RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 15, 2025 3:02 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Set 04, 2009 11:55 pm 
Novo no Fórum

oi pessoal...
o prof da faculdade já jogou 1 "bomba" em nossas mãos: mandou construir um carrinho de controle remoto com fio de 3m, que ande frente e ré, esquerda e direita...
tenho um conhecimento minimo na area, não sei projetar protótipos, mas sei me virar quando tenho um esquema eletrico...quando fiz o carrinho no tecnico (era acionado por ldr, não por controle), o prof estabeleceu um esquema padrão e consegui me virar, mas o carrinho em questão difere muito do que já fiz...
procurei em vários locais, inclusive Google, revistas de mecatrônica e Santa Efigenia (SP), mas não encontrei o que preciso...
alguém sabe um local onde poderia encontrar este esquema ou poderiam me enviar por e-mail???
desde já agradeço...

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2009 2:10 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Ola meu caro. Supondo que a bateria fique no controle, nao no carrinho, da para fazer um esquema usando um servo para direcao e um motor. Voce teria um carrinho binario, ou seja, ou vai pra esquerda, ou vai para direita, para frente ou para traz.

o servo simples, nao sei precisar bem, mas parece que e um esquema de oscilacao de energia pra ele saber quanto deve virar e em qual sentido, nao e somente ligar os fios.

Para o motor, um esquema de ponte H para inverter a corrente resolveria. Voce pode usar a ideia do speed mecanico, por exemplo.

espero ter ajudado

Na garagem:
- Kyosho Skyline dNano 1/43 2.4
- Trueno Miniz AWD 1/28 Drift 2.4
- MiniZ 1/28 MR02 Lamborguini 2.4
- MiniZ 1/28 Overland
- TA03F Alfa Romeo Drift

MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2009 8:48 am 
Novo no Fórum

ajudou muuuito...
mas tbm preciso saber se o circuito vai ser muito grande...a parte mecanica já tenho alguma ideia...me disseram para usar 2 motores, um que execute o movimento da esquerda para direita, outro que execute frente e ré...
ouvi de duas fontes diferentes para usar um servo motor...nunca usei, como funciona?
ah, terei que usar microcontrolador? vi em outros locais que usaram o PIC...eu vi no tecnico o 8051...
obs: eu sou menina...rsrsrs...

MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2009 5:57 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 358
Gedeane , manda seu email que eu coloco umas fotos do chassis de um carro simples desmontado para voce ter uma ideia da parte mecanica , e de um servo e uma chave de controle de velocidade , quanto a eletronica voce vai montar tudo numa caixinha de controle onde vai a bateria , a chave para controle do motor e o controle da direção ( se voce usar um servo no carrinho então será nesc. usar um circuito para comando do servo , mas é facil , só usa um CI. 555 e poucos componentes , eu tenho o esquema ) , a ligação do controle com o carrinho vai ser por 5 fios , 2 para o motor e 3 para o servo .

se voce é de SP depois indico os locais onde voce pode encontrar os materiais nesc.

se voce quiser manda seu email por MP .

Imagem

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2009 9:58 pm 
Novo no Fórum

Ajuda show de bola...
estou compreendendo o que preciso fazer...
ah, visitei uma loja indicada pelo prof de aeromodelismo, vale a pena? tinha muita coisa para carrinhos, mas queria poupar grana, pois eles não fornecem material nenhum...
mandei meu e-mail por mp...
se alguem mais tiver sugestões, serão bem0vindas e de grande valia...
abçs

MensagemEnviado: Dom Set 06, 2009 12:24 am 
Novo no Fórum

http://www.youtube.com/watch?v=VhsXV8tZENg

para melhor compreensao este é um dos videos do pessoal do semestre passado, é algo neste estilo que preciso montar

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas