RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Jul 08, 2025 1:41 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Nov 16, 2009 10:00 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Galera, procurei no fórum e não vi nenhuma dúvida parecida com a que eu tenho... Tenho um HPI Sprint que comprei há uns 5 anos atras e depois de brincar um tempo ele ficou parado um bom tempo... Bom, acontece que me encasquetei de mexer nele e queria transforma-lo num Sprint 2... Comparei os manuais e a lista de peças dos dois modelos e descobri que as principais diferencas sao as pecas da suspensao (o sprint simples nao tem caster nem cambagem, possui links fixos e uma série de desvantagens eu acho). Procurei pelas peças que teria que trocar e o total delas seriam em torno de US$100. Isso colocando correias de melhor qualidade e trocando praticamente toda a suspensão e sistema de direção que são diferentes. Na verdade eu queria uma base melhor para poder fazer upgrades de potência com mais segurança... Aí fica a dúvida: Será vale a pena fazer isso? Alguém no fórum já fez um upgrade desse tipo?

HPI sprint: http://www.hpiracing.com/kits/sprint/sprint-m.htm
HPI sprint 2: http://www.hpiracing.com/kitinfo/708/

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Nov 17, 2009 10:17 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

mtaira escreveu:
Galera, procurei no fórum e não vi nenhuma dúvida parecida com a que eu tenho... Tenho um HPI Sprint que comprei há uns 5 anos atras e depois de brincar um tempo ele ficou parado um bom tempo... Bom, acontece que me encasquetei de mexer nele e queria transforma-lo num Sprint 2... Comparei os manuais e a lista de peças dos dois modelos e descobri que as principais diferencas sao as pecas da suspensao (o sprint simples nao tem caster nem cambagem, possui links fixos e uma série de desvantagens eu acho). Procurei pelas peças que teria que trocar e o total delas seriam em torno de US$100. Isso colocando correias de melhor qualidade e trocando praticamente toda a suspensão e sistema de direção que são diferentes. Na verdade eu queria uma base melhor para poder fazer upgrades de potência com mais segurança... Aí fica a dúvida: Será vale a pena fazer isso? Alguém no fórum já fez um upgrade desse tipo?

HPI sprint: http://www.hpiracing.com/kits/sprint/sprint-m.htm
HPI sprint 2: http://www.hpiracing.com/kitinfo/708/

Os turnbuckle de direção e cambagem vc pode comprar generico mesmo sai muito mais barato,não precisa ser original da HPI que sai caro.

MensagemEnviado: Ter Nov 17, 2009 8:31 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Opa! Valeu a dica SUB-ZERØ... Não sabia disso... Já vou economizar uma graninha com essa dica...
Vou procurar isso neste fim de semana... Acabei de encomendar um Kit Brushless Ezrun 9t pro meu carrinho, hehe... Já fazia tempo que eu queria ver ele correndo mais!!! Será que é necessário uma correia mais resistente? A HPI faz umas de Uretano e a minha ainda é a normal...

MensagemEnviado: Qua Nov 18, 2009 12:09 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Quanto a correia não sei se vai precisar trocar.
Quem pode te informar melhor é quem tem o Sprint com motor forte.
Quanto aos outros ups,se não for mudar muito o rendimento acho que nem compensa trocar,tipo peças de alumínio,se o seu tem 5 anos e ainda não quebrou nada melhor deixar assim mesmo hehehehehehe,pois o bicho é valente e aguenta, pelos comentários que já li por aqui no fórum.

MensagemEnviado: Qua Nov 18, 2009 2:16 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

mtaira escreveu:
Opa! Valeu a dica SUB-ZERØ... Não sabia disso... Já vou economizar uma graninha com essa dica...
Vou procurar isso neste fim de semana... Acabei de encomendar um Kit Brushless Ezrun 9t pro meu carrinho, hehe... Já fazia tempo que eu queria ver ele correndo mais!!! Será que é necessário uma correia mais resistente? A HPI faz umas de Uretano e a minha ainda é a normal...

Eu tenho um Sprint 2 drift e instalei um combo Siderwinder+motor 5700. Comprei usado o Sprint 2, mas ainda uso as correias que vieram nele. Sempre tive aversão a automodelos a correia, mas mesmo andando forte, essas de Uretano da HPI aguentam muito.

MensagemEnviado: Qua Nov 18, 2009 7:38 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Legal, acho que por enquanto vou deixar assim mesmo entao... Minha prioridade agora são os turnbuckes pra poder fazer todas as regulagens... As outras coisas vou trocando depois, de acordo com a necessidade...
Citação:
Eu tenho um Sprint 2 drift e instalei um combo Siderwinder+motor 5700. Comprei usado o Sprint 2, mas ainda uso as correias que vieram nele. Sempre tive aversão a automodelos a correia, mas mesmo andando forte, essas de Uretano da HPI aguentam muito.

Angelo, qual a relação que vc está usando no seu sprint 2? Vc trocou o original? Encomendei um Ezrun 9T combo e estou pesquisando o gear ratio ideal... Ainda não sei como vou fazer...

Valeu Galera!!!

MensagemEnviado: Qua Nov 18, 2009 9:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

mtaira escreveu:
(o sprint simples nao tem caster nem cambagem, possui links fixos e uma série de desvantagens eu acho)

Não vejo isso exatamente como uma desvantagem. Se for só pra brincar por aí você não precisa se preocupar se o setup está correto, pois a peça é fixa mesmo.

MensagemEnviado: Qui Nov 19, 2009 10:31 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

mtaira escreveu:
Legal, acho que por enquanto vou deixar assim mesmo entao... Minha prioridade agora são os turnbuckes pra poder fazer todas as regulagens... As outras coisas vou trocando depois, de acordo com a necessidade...
Citação:

Angelo, qual a relação que vc está usando no seu sprint 2? Vc trocou o original? Encomendei um Ezrun 9T combo e estou pesquisando o gear ratio ideal... Ainda não sei como vou fazer...

Valeu Galera!!!

Eu não lembro de cabeça, mas não é mais a original não. Depois eu posto aqui a que eu tô usando.

MensagemEnviado: Qui Nov 19, 2009 8:19 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Isao_TKR escreveu:
mtaira escreveu:
(o sprint simples nao tem caster nem cambagem, possui links fixos e uma série de desvantagens eu acho)

Não vejo isso exatamente como uma desvantagem. Se for só pra brincar por aí você não precisa se preocupar se o setup está correto, pois a peça é fixa mesmo.

Issao, então talvez sejam não-vantagens...rss O fato é que eu gostaria de começar a brincar um pouco mais "sério", se é que vc me entende... Tenho vontade de ter um carro mais ajustável, até porque eu vou adorar mexer no carro e fazer testes de desempenho depois... Os conceitos que eu sei sobre setup pra mim ainda estão só na teoria.

Angelo, se vc puder postar eu agradeço!

A minha preocupação em rodar um Gear Ratio ideal é em não forçar demais algum componente e acabar estragando ou queimando algo... Alguém aqui que usa o ezrun 9t poderia me ajudar tb? Existe alguma formula matemática pra se obter uma relação eficiente? Do tipo que leva em consideração a potência, RPM, peso do carro etc...

MensagemEnviado: Sex Nov 20, 2009 9:13 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

mtaira escreveu:
Isao_TKR escreveu:
mtaira escreveu:

Issao, então talvez sejam não-vantagens...rss O fato é que eu gostaria de começar a brincar um pouco mais "sério", se é que vc me entende... Tenho vontade de ter um carro mais ajustável, até porque eu vou adorar mexer no carro e fazer testes de desempenho depois... Os conceitos que eu sei sobre setup pra mim ainda estão só na teoria.

Angelo, se vc puder postar eu agradeço!

A minha preocupação em rodar um Gear Ratio ideal é em não forçar demais algum componente e acabar estragando ou queimando algo... Alguém aqui que usa o ezrun 9t poderia me ajudar tb? Existe alguma formula matemática pra se obter uma relação eficiente? Do tipo que leva em consideração a potência, RPM, peso do carro etc...

Para calcular o Gear ratio (relação de transmissão) basta você pegar o tamanho da coroa (número de dentes) e dividir pelo tamanho do pinhão (número de dentes). Depois pega o resultado e multiplica pela relação interna.

Cálculo = (coroa/pinhão)*relação interna

Sei que o Sprint 2 drift (o meu) tem relação interna de 2,13. Mas acho que deve ser igual para todos os Sprint 2. Pra drift, o melhor é mais torque e menos velocidade final. Já grip, depende da pista (se tem retas longas ou curtas, muitas curvas em alta ou baixa velocidade, etc). Se não tiver pista, o ideal é um valor médio (nem muito baixo, nem muito alto).

Quanto maior o resultado do cálculo, mais torque e menos final.
Quanto menor o resultado do cálculo, mais velocidade final e menos torque.
A relação também pode fazer o motor esquentar bastante, portanto cuidado.

MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 6:49 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pois é Angelo, a minha preocupação é de forcar demais o motor ou o esc... Nesse caso farei testes com o combo que está para chegar pra ver se esquenta muito ou nao.

A relação que eu tenho hoje é a original, acho que é de 6,86 a relação final...

MensagemEnviado: Ter Dez 01, 2009 6:37 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Camarada, nao sei se posso ajudar, meu combo eh mais fraco, uso uma relacao de 6,2 se nao meu engano (28t/81T).

Zero stress.

MensagemEnviado: Sáb Dez 05, 2009 3:11 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Opa... Valeu!

Um dia desses pesquisando sobre gear ratio encontrei uma tabelinha...
Estou postando caso isso possa ajudar alguém...

Imagino que isso seja uma tabela com um gear ratio "médio", pois não leva em consideração o tipo de pista ou a tocada de cada um... Vou usar isso como um setup inicial pra começar a fazer testes e depois fazer alterações que eu sinta necessidade...

Um outro detalhe é que essa tabela tb indica uma estimativa da corrente puxada pelo motor em Amperes... Interessante pra quem nao tinha idéia nenhuma, como eu...rss

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 10:15 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Camarada, taí um link que ajuda pra caramba pra calcular relação:

http://www.zerogravitydriftrc.com.br/in ... ew=relacao

E já tem os modelos com seus ratio (HPI Sprint, Cyclone, etc).

Outra coisa: se vc anda em pista, não precisa reinventar a roda, veja com quem já corre nela a relação mais apropriada. Por exemplo, em Jundiaí, na pista do carrefour, ja descobriram que a melhor relação é por volta de 6 a 6,2, e assim por diante.

Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas