RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 9:03 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 12:23 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá pessoal sou novo aqui e gostaria de, primeiramente, parabenizar pelo fórum, que, pelo que vi, já possui uma vasta gama de informações a respeito de automodelos elétricos. Nunca tive um automodelo, porém tive a chance de brincar algumas vezes com a savage X 4.9 de meu cunhado e fiquei apaixonado pelo "esporte" e pelo carro hehe. Acho que o automodelismo elétrico será predominante no futuro, uma vez que há muitas vantagens sobre o glow. Vantagens essas que já me cativaram, tais como waterproof, menos manutenção, mais facilidade de limpeza, mais resistência, menos barulho (não gosto de chamar muita atenção dos vizinhos enquanto brinco hehe) e além de tudo mais potência. Por isso decidi ir de elétrico.

Porém, após ler várias horas aqui no fórum não consegui esclarecer algumas dúvidas devido à minha ignorância, pois certamente as respostas estão em algum lugar. Contudo não as encontrei. Estou inclinado a comprar uma savage flux. E queria tirar as dúvidas que naturalmente devem existir em uma pessoa que nunca botou as mãos em um rc elétrico, mas que gostaria de comprar um e deixálo pronto para o uso... Fiquei muito confuso em relação às baterias e ao recarregador. Bom, aí vai minhas perguntas, agradeço a quem tiver paciência para poder respondê-las.

1- Após eu ter a bateria eu precisaria de um recarregador para dar carga a elas. Porém pelo que vi não é bem assim. Além do recarregador é preciso um transformador 12V? Por que o próprio recarregador já não transfroma para 12V? Precisa fazer umas gambiarras com fonte de computador para deixar o recarregador funcional? Quais cabos e/ou plugs seriam necessários para isso?

2- Existe algum recarregador que não precise dessas gambiarras? Que seja só enfiar na tomada e plugar as baterias nele e pronto? Se sim ele seria igualmente bom?

3- É necessário cabos ou plugues para conectar as baterias na savage flux ou os mesmos já vem junto com a bateria?

4- É necessário cabos ou plugues para conectar as baterias ao recarregador, ous os mesmos já vem junto com a bateria ou o recarregador?

5- É possivel conectar as baterias em série ou em paralelo na savage? Qual modo eu deveria usar e porque?

6- Por último, esta é uma pergunta de segurança caso eu não saiba de algum equipamento necessário: Quais são exatamente os equipamentos necessários, além de recarregador e 2 baterias, para deixar a savage flux funcional?

Bom, resumindo é isso, na verdade apenas gostaria de saber o que é preciso comprar para deixar esse automodelo pronto para o uso, além de algumas informações básicas. Pois pretendo comprar recarregador, bateria e fios e plugues (se necessários), da hobbyking, onde os preços estão muito mais em conta.

As baterias que pretendo comprar são essas: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8578# e/ou essas: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9932&Product_Name=ZIPPY_Flightmax_5800mAh_3S1P_30C_

Ainda estou em dúvida quanto ao recarregador, porém pelo que vi a maioria do pessoal utiliza esse aqui: http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028&Product_Name=Turnigy_Accucel-6_50W_5A_Balancer/Charger

Só para relembrar, mas já perguntei antes, queria aproveitar e comprar tudo o que fosse necessário dessa loja para poder aproveitar o mesmo frete, portanto além das baterias e recarregador o que mais eu deveria comprar para deixar a savage flux funcionando?

Creio que há mais pessoas com as mesmas dúvidas que eu. Porém não há um tópico explicativo para quem nunca teve automodelos e quer começar do zero. Acho que este tópico já seria de uma grande ajuda. E futuramente quando eu já souber de tudo (quando eu já tiver as manhas rsrsrs) pretendo criar um grande tópico contendo todas essas informações do que é necessário para um iniciante, talvez assim, garantindo que mais pessoas entrem no hobby, pois muitos devem ficar perdidos e acabam desistindo de adquirir um automodelo. Grande abraço. Agradeço a quem se dispuser a ajudar.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 3:55 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
1- Após eu ter a bateria eu precisaria de um recarregador para dar carga a elas. Porém pelo que vi não é bem assim. Além do recarregador é preciso um transformador 12V? Por que o próprio recarregador já não transfroma para 12V? Precisa fazer umas gambiarras com fonte de computador para deixar o recarregador funcional? Quais cabos e/ou plugs seriam necessários para isso?
R - Dependendo da bateria que você for usar, precisa de carregadores melhores. Se for usar baterias de niMh ou niCd pode usar carregadores simples, já para lipo precisa de outros tipos de carregadores. Alguns não tem entrada de corrente alternada(tomada) por isso o pessoal usa fonte do PC ou bateria de carro, ou mesmo um transformador que forneça 12V e uns 5A tá bom. essa é um exemplo de fonte.
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... r_Chargers
2- Existe algum recarregador que não precise dessas gambiarras? Que seja só enfiar na tomada e plugar as baterias nele e pronto? Se sim ele seria igualmente bom?
R - Sim existe. eles são mais caros, mas você acha. Eu uso o bantam BC6. na hobbyking tem esse também http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... _1-6_Cells
3- É necessário cabos ou plugues para conectar as baterias na savage flux ou os mesmos já vem junto com a bateria?
R - geralmente a gente troca o plug da bateria para ficar igual ao do ESC, as baterias que voce escolheu com certeza terá que trocar o plug. não sei o modelo do plug da savage, dá uma pesquisada. e se precisar pode trocar o plug do ESC também para usar algum conjunto da sua preferencia.
4- É necessário cabos ou plugues para conectar as baterias ao recarregador, ous os mesmos já vem junto com a bateria ou o recarregador?
R - mesmo esquema, geralmente eles vem com um cabo com vários formatos, mas dificilmente batem com o da bateria, então você pode fazer um cabo específico ou fazer um adaptador.
5- É possivel conectar as baterias em série ou em paralelo na savage? Qual modo eu deveria usar e porque?
R - geralmente pode sim. se conectar em série você aumenta a tensão (Volts) se colocar em paralelo aumenta a corrente (A). mais Volts mais velocidade, mais Corrente maior run-time. se não me engano a savage flux você consegue colocar baterias até 6S. então pode colocar em série 2 de 3S que aguenta.
6- Por último, esta é uma pergunta de segurança caso eu não saiba de algum equipamento necessário: Quais são exatamente os equipamentos necessários, além de recarregador e 2 baterias, para deixar a savage flux funcional?
R -precisa de um cabo pra poder balancear as Lipo. dependendo do carregador que você pegar, tem que achar qual é o modelo dele. é um cabo tipo esse http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... _connector

acho que essa bateria que você escolheu vai ser melhor: http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... _3S1P_30C_

cara entra nesse link que é o Clube da Savage Flux, lá você pode conseguir tirar melhor as dúvidas.
viewtopic.php?f=56&t=14464

Personal album

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 4:49 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá sdrubow, muito obrigado pela grande ajuda! Já ajudou a esclarecer um pouco mais minhas dúvidas. :D obrigado pela dica do clube da savage, já postei lá, vamos ver no que dá..

Outra coisa que não tinha pensado ainda, quantas baterias é possível recarregar ao mesmo tempo no recarregador?

Além disso, ainda estou um pouco confuso em relação ao que preciso comprar. Alguém saberia quais seriam todos os items necessários a partir da hobbyking para eu poder deixar minha savage flux pronta para andar?

Desculpem tantas dúvidas, porém estou meio perdido aqui meio a tantas informações. Além disso não vejo a hora de poder comprar a savage e botar a bixinha para andar hehe. Só não vou comprá-la antes de saber exatamente do que preciso para fazê-la funcionar.
Obrigado pela ajuda, abraços.

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 7:00 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Vamos lá...

vc vai ter que comprar:

o auto, no caso a Savage Flux,
*par de baterias lipo 2s ou 3s( recomendo 2s, pois com 3s é muuuuita coisa, é até ruim de tão potente!),
carregador pra suas bateras,
8 pilhas AA para o controle!

pronto!!!

vc pluga as duas baterias no carro, liga o rádio, liga o carro e acalera......

* Na Savage Flux tem que usar duas baterias por vez, ela vem com seus plugs ligados em série ou seja,
colocando duas baterias de 2s (totaliza 4s), colocandio duas de 3s (totaliza 6s!)

:drinks:

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 8:11 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

sergipe escreveu:
Vamos lá...

vc vai ter que comprar:

*par de baterias lipo 2s ou 3s( recomendo 2s, pois com 3s é muuuuita coisa, é até ruim de tão potente!),

pronto!!!

* Na Savage Flux tem que usar duas baterias por vez, ela vem com seus plugs ligados em série ou seja,
colocando duas baterias de 2s (totaliza 4s), colocandio duas de 3s (totaliza 6s!)

Pronto nao, precisa trocar os conectores das baterias pro conector que vem na savage...

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 9:29 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

sabongi escreveu:
sergipe escreveu:
Vamos lá...

vc vai ter que comprar:

pronto!!!

Pronto nao, precisa trocar os conectores das baterias pro conector que vem na savage...

Aiai, acho que não é à toa a minha confusão. :( Eu queria aproveitar tudo no mesmo frete, não queria depois ter que comprar mais peças, esperar 2 meses para chegar e pagar outro frete :(

Mas valeu. Se possível, gostaria de mais opiniões, mas obrigadão pelas respostas atuais. :)

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 10:22 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

seguinte lista de compra seria (minha opnião):
1 x fonte: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... r_Chargers
1 x carregador: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... _1-6_Cells (pergunta pra alguem que tenha o carregador como faz para balancear as LIPO)
4 x baterias: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... _Lipo_Pack
5 x http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... oduct=9194

esse cara é pra balancear a lipo dependendo de como for o carregador.
talvez: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... ce/Charger

aí você pega esses plugs e troca o do ESC da savage e o das baterias.
coloca 8 pilhas no controle liga tudo e acelera.

Personal album

MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2010 10:44 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

sdrubow escreveu:
seguinte lista de compra seria (minha opnião):
1 x fonte: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... r_Chargers
1 x carregador: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... _1-6_Cells (pergunta pra alguem que tenha o carregador como faz para balancear as LIPO)
4 x baterias: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... _Lipo_Pack
5 x http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... oduct=9194

esse cara é pra balancear a lipo dependendo de como for o carregador.
talvez: http://www.hobbyking.com/hobbycity/stor ... ce/Charger

aí você pega esses plugs e troca o do ESC da savage e o das baterias.
coloca 8 pilhas no controle liga tudo e acelera.

Wow! Muiiitoo obrigado sdrubow! Era exatamente dessa resposta que eu precisava hehe. :D
Só mais uma coisa, essa fonte se encaixa nesse carregador que você indicou sem a necessidade de nenhum adaptador? E esse balanceador que vc indicou é compatível com o carregador que vc também indicou? valeu! :o

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 8:18 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

no carregador, a entrada vai ser um cabo vermelho e preto e na ponta dele tem um jacaré. com esse jacaré você prende ele na fonte, que vai ter uma saida vermelha e preta. se ele não prender, você vai numa eletronica ai na sua cidade e pede pro cara fazer um cabo pra você prender na saída da fonte e prender os jacarés.

seguinte, acabei de procurar aqui e achei o manual desse carregador. ele já tem a entrada para o balanceador, então nem precisa comprar o balanceador cara. na imagem ai to de explicando.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 8:01 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

sdrubow escreveu:
no carregador, a entrada vai ser um cabo vermelho e preto e na ponta dele tem um jacaré. com esse jacaré você prende ele na fonte, que vai ter uma saida vermelha e preta. se ele não prender, você vai numa eletronica ai na sua cidade e pede pro cara fazer um cabo pra você prender na saída da fonte e prender os jacarés.

seguinte, acabei de procurar aqui e achei o manual desse carregador. ele já tem a entrada para o balanceador, então nem precisa comprar o balanceador cara. na imagem ai to de explicando.

Poxa, valeu sdrubow, sua ajuda foi de grande valia. Pessoas assim que tornam o mundo um lugar melhor. :D

Agora já estou bem mais seguro. Acho que vou comprar essas peças que vc falou mesmo, só vou tentar dar mais uma pesquisada pois me falaram no clube da savage sobre os plugs deans que também seriam necessários.

Grande abraço e muito obrigado mesmo de coração!

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 9:29 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

To boiando com esse negócio de baterias/carregadores/balanceadores e outros ores
:mrgreen:

São tantos plugues e tipos diferentes de coisas que confunde realmente quem ta começando kkk eu comecei a pesquisar apouco tempo e estou adquirindo um auto, mas baterias e carregadores deixei pro final por estar boiando no assunto kkkkkk

:putz:

Imagem

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 9:45 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

MarmoR escreveu:
To boiando com esse negócio de baterias/carregadores/balanceadores e outros ores

São tantos plugues e tipos diferentes de coisas que confunde realmente quem ta começando kkk eu comecei a pesquisar apouco tempo e estou adquirindo um auto, mas baterias e carregadores deixei pro final por estar boiando no assunto kkkkkk

hehe, pois é, antes eu achava que era só pegar uma bateria um recarregador e pronto, mas é bem mais complicado do que eu pensava. Pelo menos agora já tenho noção do que tenho que comprar. Eu já estou tentando entender tudo sobre baterias antes mesmo de pegar o auto. Não vou aguentar ter o auto e o mesmo ter que ficar 1 mês parado por que não entendo nada de baterias e recarregadores rsrsrs... O negócio é pedir ajuda aqui pro pessoal e tentar se informar o máximo possível. :wink:

MensagemEnviado: Qua Fev 03, 2010 10:46 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Thiws87 escreveu:
MarmoR escreveu:

hehe, pois é, antes eu achava que era só pegar uma bateria um recarregador e pronto, mas é bem mais complicado do que eu pensava. Pelo menos agora já tenho noção do que tenho que comprar. Eu já estou tentando entender tudo sobre baterias antes mesmo de pegar o auto. Não vou aguentar ter o auto e o mesmo ter que ficar 1 mês parado por que não entendo nada de baterias e recarregadores rsrsrs... O negócio é pedir ajuda aqui pro pessoal e tentar se informar o máximo possível. :wink:

Eu já fiz o contrário kkkkk
Mas um dia a gente consegue :mrgreen:

Imagem

MensagemEnviado: Qui Fev 04, 2010 7:56 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

MarmoR os plugs dean são bons também, você compra eles ao invés do EC3.
na verdade a dúvida surge porque são 3473285789237589237 fabricantes e cada um inventa o seu padrão. o que vocês vão ver é que no fundo vai tudo dar na mesma.
o lance é escolher uma bateria boa, um carregador bom e pronto. cabos, plugs e adaptadores isso vai dar tudo na mesma. a não ser que você seja um cara mais que perfeccionista e não queria perder 0,01v ou 0,03A aí você compra tudo de ouro que é um dos melhores condutores. caso contrário, deans, ec3, ec5, traxxas...vai dar na mesma.

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Fev 06, 2010 11:24 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Já decidi pelo meu carregador :mrgreen:

vai ser o TURNIGY ACCUCELL - 6

já vem com fonte e diversos plugs, então acho que vai suprir minnha demanda :mrgreen: :mrgreen:

Esse tópico ajudou bastante :P

Agradeço ao sdrubow que tirou várias dúvidas em sua primeira resposta do tópico!!

Imagem

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas