RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 11, 2025 2:26 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 12:09 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Olá pessoal, tenho um E-revo Brushless 1/10 e um Tamiya TT-01 1/10. como sou novato tenho muitas duvidas sobre baterias.

primeira duvida, estou usando uma bateria de 7.2v NIMH no meu tamiya, como meu e-revo veio com duas baterias de 3000mah 8.4v nimh pensei em colocalas no meu tamiya, será q posso colocar no tamiya mesmo sendo 8.4v??? sera q alguem sabe c ele vai queimar ou n tem nada a ver??? o tamiya é o original motor conhecido como latinha...

segunda duvida, perguntei aqui no forum mesmo, qual bateria de lipo posso colocar no meu e-revo brushless, e me indicaram duas Turnigy 3S 5000mah 20C, uma dessas eu comprei mais gostaria de saber se posso comprar a mesma só q em vez de 20C, 30C, ou 40C pra ligar em serie. qual a diferenca disso??? é q vejo nos videos do youtube, o pessoal usa geralmente 30C 40C. c alguem puder me ajudar agradeco

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 7:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
guto_guinso escreveu:
Olá pessoal, tenho um E-revo Brushless 1/10 e um Tamiya TT-01 1/10. como sou novato tenho muitas duvidas sobre baterias.

primeira duvida, estou usando uma bateria de 7.2v NIMH no meu tamiya, como meu e-revo veio com duas baterias de 3000mah 8.4v nimh pensei em colocalas no meu tamiya, será q posso colocar no tamiya mesmo sendo 8.4v??? sera q alguem sabe c ele vai queimar ou n tem nada a ver??? o tamiya é o original motor conhecido como latinha...

segunda duvida, perguntei aqui no forum mesmo, qual bateria de lipo posso colocar no meu e-revo brushless, e me indicaram duas Turnigy 3S 5000mah 20C, uma dessas eu comprei mais gostaria de saber se posso comprar a mesma só q em vez de 20C, 30C, ou 40C pra ligar em serie. qual a diferenca disso??? é q vejo nos videos do youtube, o pessoal usa geralmente 30C 40C. c alguem puder me ajudar agradeco

sobre a primeira dúvida, não deve queimar não, mas o ideal seria ver se o esc aguenta, no manual deve ter a informação.

sobre a segunda dúvida, ligar em série seria fazer uma bateria de 22V, também vai depender do esc aguentar tudo isso, seria o mesmo que colocar uma lipo 6S. A mesma coisa, veja no manual o que diz sobre a tensão máxima que o ESC suporta.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 8:10 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

quanto ao 20 e 30C, o ideal é que voce saiba o consumo do motor, se a bateria é de 5000 e 20C, ela aguenta descarga continua de 100A, o ideal (para mim), é que o motor consuma o maximo de 80% disso (80A). uma bateria de 30C aguenta descarga de 150A, de tdo modo, nao tem problema usar uma de 20C e uma de 30C, só que se seu motor consumir mais de 80A, a de 20C não é indicada.

http://riodejaneirorc.ning.com/

MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 10:21 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O mamba monster, combo da e-revo, eh feito pra consumir 120A.
Portanto baterias que sejam capazes de fornecer essa corrente serao as ideais. Uma dica: na hobbycity as baterias sao levemente mais fortes do que publicado. As vezes uma 25C se comporta como uma 30C.

MensagemEnviado: Qua Mai 26, 2010 11:05 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

O Ideal seria vc comprar Lipos 5000 mAh com 30c, só tem uma coisa se vc usar duas 3s ligadas em serie vc vai andar com 6s :twisted: seu carro vai andar muito, muito mesmo mas tome cuidado pq a e-revo não guenta andar com 6s ela sempre vai quebral alguma coisa, o ideal pra ela é 4s ou seja duas 2s que vc podera até usar com seu Tamiya.

Personal album

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 2:50 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

será q vai quebrar mesmo,?o meu é mamba monster. eu sei q duas lipos 3s vai fica o bixo, mais se a propria Traxxas indica pra colocar as lipos de 3s pra atingir as 65Mph acho q n quebrara tao facil, só tem q cuidar é claro, tem q saber a hora de afunda o gatinho... e o pior q jah anda muito com as baterias normais kkkk n vejo a hr de chegar minhas lipos...
mais entao pessoal, o que q vcs acham,compro as duas lipos 3s com 20C ou compro uma de 30C agora??? uso uma de 20C e uma 30C??? me derem uma luz o que acham melhor???

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 2:56 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Se o motor consome 120A, esquece as 5000mah 20C amigo.

MensagemEnviado: Qui Mai 27, 2010 7:42 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

guto_guinso escreveu:
será q vai quebrar mesmo,?o meu é mamba monster. eu sei q duas lipos 3s vai fica o bixo, mais se a propria Traxxas indica pra colocar as lipos de 3s pra atingir as 65Mph acho q n quebrara tao facil, só tem q cuidar é claro, tem q saber a hora de afunda o gatinho... e o pior q jah anda muito com as baterias normais kkkk n vejo a hr de chegar minhas lipos...
mais entao pessoal, o que q vcs acham,compro as duas lipos 3s com 20C ou compro uma de 30C agora??? uso uma de 20C e uma 30C??? me derem uma luz o que acham melhor???

O unico Monster Truck que guenta 6s é a savage flux, na revo ela queima a embreagem e roça a coroa, aqui em CG todos tinha e-revo, teve uma que entortou os cardans estourou dobbones, ou seja mesmo a traxxas indicando ela não guenta, quanto a bateria, se for pegar baterias chinesas pega no minimo 30C, ou até 40C, pq elas não tem descarga real como as baterias de 1º, assim vc garante que elas não vão inchar e estragar.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 1:34 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

gil, me explica melhor pq esquecer as baterias 5000mah 20C ??

putz q merda cada vez to mais confuso, o problema é q jah comprei uma de 20C mais n vou poder usar??? a bateria é essa aqui pessoal http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9184&Product_Name=Turnigy_5000mAh_3S_20C_Lipo_Pack .e se eu comprar agora uma de 30C e ligar em serie as duas??? uma de 20C junto com uma de 30C??? n tem problema??? me ajudem to lascado agora.

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 6:15 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

amigo, porque de acordo com o sabongi:

Citação:

sua bateria de 5000mah 20C, aguenta descargas continuas de até 100A, seu motor pede uma bateria com uma descarga maior, caso voce use essa bateria com esse conjunto, ela vai inchar porque nao vai suportar trabalhar a 120A.

Se voce ligar uma 30C junto, vai da na mesma, de todo jeito essa bateria (a de 20C) vai ser mais exigida do que ela aguenta.

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 10:18 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

20C é a capacidade de descarga da bateria, isso mesmo ligado em serie ou paralelo não muda. Quer uma dica, vende sua bateria, que pode ser usado em muitos carros. O kit Mamba Monster é bruto mesmo, se possivel pega uma de 40c. Pois nem sempre a descarga dessas baterias são reais.

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 10:50 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 125
esanti escreveu:
20C é a capacidade de descarga da bateria, isso mesmo ligado em serie ou paralelo não muda.

Na verdade, quando ligadas em serie:

Soma a voltagem
Mantem a Amperagem e Descarga
Ex: 2X lipo 3S 5000Mah 20C em série = 6S 5000Mah 20C(100A)

Em paralelo:

Mantém a Voltagem
Soma a Amperagem, consequentemente somando a descarga.
Ex: 2X lipo 3S 5000Mah 20C em paralelo = 3S 10000Mah 20C(200A)

Anderson

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 11:06 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Citação:
Em paralelo:

Mantém a Voltagem
Soma a Amperagem, consequentemente somando a descarga.
Ex: 2X lipo 3S 5000Mah 20C em paralelo = 3S 10000Mah 20C(200A)

Nao nao anderson, voce soma a CAPACIDADE, a corrente que ela pode fornecer ao todo, mas a descarga continua limitada. o que define 20C é a celula, 3S1P significa que as 3 ligadas em serie, cada uma descarrega 20C, se voce ligar 3S3p, cada celula ainda vai continuar limitada a 20C dela mesma, que no total dao 100A no caso de baterias 5000mah 20C.

teria q serem baterias realmente de 100000mah 20C 3S1P.

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 1:51 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

entao blz galera, muito obrigado pelas dicas
vou vender minha lipo 3s 5000mah 11.1v 20C e comprar uma de 40C é isso neh

obrigado pela atencao

MensagemEnviado: Sex Mai 28, 2010 2:31 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

gil escreveu:
amigo, porque de acordo com o sabongi:

Citação:

sua bateria de 5000mah 20C, aguenta descargas continuas de até 100A, seu motor pede uma bateria com uma descarga maior, caso voce use essa bateria com esse conjunto, ela vai inchar porque nao vai suportar trabalhar a 120A.

Se voce ligar uma 30C junto, vai da na mesma, de todo jeito essa bateria (a de 20C) vai ser mais exigida do que ela aguenta.

De acordo com meu comentario, a bateria fornece 100A continuo e 150A de pico. Funciona perfeitamente num mamba monster.

Criar novo tópico Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas