RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 1:52 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Nov 02, 2010 8:58 am 
Novo no Fórum

E ai pessoal, entrei neste Forum pq acho importante ter a opinião de quem gosta e entende do assunto. Então... comprei um Tamyia TB03, vou usá-lo com um X12 Vector 5.5t, Sphere competition Tc Spec Esc e bateria 5100mAH NiMH. Estou morando aqui no Japão e como não falo muito o japonês fiquei na dúvida sobre a engrenagem do carro. As engrenagens originais são 64T Spur e 22t pinion, entao por indicação do atendente da loja comprei 96T e 31T. Pelo o que eu entendi o meu carro irá mais rápido com essas engrenagens, a minha intenção é chegar nuns 75km/h, será que eu consigo com essa configuração no meu carro? Será que essa relação de engrenagem é realmente compatível ?

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Nov 02, 2010 9:38 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
Cara, primeiro precisa saber a relação interna do seu auto, mas o que você comprou vai te dar uma relação mais curta, chegando mais rápido à velocidade final do motor mas com menos arranque.
Pelo pouco que sei, aí no Japão as pistas são curtas então nem sempre é possível alcançar altas velocidades finais dos carros.
Um motor 5.5T deve chegar à 75 Km/h tranquilamente.
Todas as configurações de coroa x pinhão são compatíveis até que não seja possível físicamente colocá-las nos carros (diâmetro da coroa por exemplo).
Pra sentir bem a diferença, ande com o carro com a relação original e depois troque só o pinhão (que é mais fácil de trocar) e ande denovo. Com a diferença de 9 dentes no pinhão você deve perceber bem a diferença.
Se colocar uma LiPo 30C o desempenho vai ser melhor com certeza. As NiMh não tem tanta descarga assim. Eu mesmo moí um diferencial só trocando a bateria de NiMh pra LiPo. Só te recomendo atenção à esse ponto dos diffs, recomendo você já comprar um de reserva, de preferência diff de engrenagens.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 02, 2010 8:45 pm 
Novo no Fórum

IWaver02M, valeu pelas dicas, no manual do motor diz que para pistas grandes eu teria que ter uma relacao de 7.5:1, o que esta bem longe da que eu vou usar, nao sei ate que ponto isso pode afetar no aquecimento do motor, mas eu vou fazer uns testes...por aqui as pistas sao realmente pequenas, mas eu procuro correr em estacionamentos ou mesmo em ruas nao movimentadas. Eu tinha antes um TT01 e queria botar um brushless potente nele, mas descobri que o chassi não era muito bom, entao decidi montar um carro novo. Com relacao as baterias lipos vc tem razao, elas sao bem mais potentes mesmo, o problema é que além da bateria e do carregador , acho que eu teria que comprar mais alguns acessorios como controlador de voltagem, nao sei bem como funciona... so sei que iria mais uma boa grana, mas quem sabe mais pra frente.

MensagemEnviado: Qua Nov 03, 2010 12:39 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 5
Blz, espero ter ajudado. Só tome cuidado com manuais, eu aconselho você a ir na pista e ver com a galera qual relação eles usam e entender o porquê. Aqui em jundiaí tem uma pista grande com reta de mais de 50m mas a parte do misto é uma encrenca então não podemos exagerar na relação porque acaba esquentando demais.
Se andar com relação curta, esquenta o motor por ficar no giro máximo por mais tempo. Se for o contrário pode esquentar o ESC por ter que forçar demais pro carro andar.
Vai pela galera que já anda na pista antes de sair comprando um monte de coroa e pinhão. Eu tenho dois pares, um pra pista curta e um pra pista longa, dependendo de qual das duas pistas daqui de jundiaí eu vou andar.

Té mais.

CARRO ----- READY.....Inferno US Sports convertido 2200Kv 4S

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas