RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 7:28 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Fev 14, 2011 10:55 am 
Novo no Fórum

Amigos, venho acompanhando os tópicos do forum a algum tempo afim de agregar conhecimento acerca do assunto

...o que quero destacar é que consegui aprender bastante lendo e assimilando as info's postadas pelo pessoal, realmente a galera sabe MUITO e se ajuda tambem.

Desde criança sempre fui apaixonado por carros elétricos RC mas aquela velha história "Automodelo é MUITO caro, nunca vou ter um, vou comprar um brinquedo que eh mais barato e diverte igual..." mentira. Durante anos pensei assim, hoje tenho uma prateleira CHEIA de carrinhos estragados de variadas marcas onde gastei um absurdo de dinheiro e dentre as coisas que eu captei aqui no forum foi que brinquedos são brinquedos.

Hoje com o auxilio dos post's do pessoal estou escolhendo meu automodelo, mas mesmo assim após revirar este forum e aprender um pouco restam algumas dúvidas sobre o funcionamento e a terminologia utilizada para as peças, peço ajuda aos experts para ver se assimilei alguma coisa:

Transmissor = controle
Receptor = recebe o sinal do controle no chassis (deve ser compativel com o transmissor)
ESC = controlador de velocidade do motor (deve ser compativel com o motor em potencia e se escovado ou não)
Bateria = Alimenta o sistema todo (tem de ter capacidade para alimentar o ESC, pelo que percebi a conta é: mAh x c /1000 = A)
Servo = Basicamente sistema de direção

...a dúvida que tenho e não encontrei na busca é: Que critério se usa para avaliar "Esse ESC serve para esse motor..." ou " Essa bateria serve para esse ESC para tocar tal motor..." que tipo de bateria usar para tal ESC e tal motor..."

Desculpe o texto enorme, mas procurei o maximo possivel antes de postar alguma coisa.

Abraço

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Seg Fev 14, 2011 1:06 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Olá!
Primeiramente, bem-vindo ao hobby.
Bem, eu sou "novo" em eletrico e vou falar o que eu acho que está certo, mas recomendo esperar outras pessoas responderem, mas vamos lá:
Um ESC tem seu limite de motor indicado por T's (se leu, sabe o que é :D ). Por exemplo, um ESC aguenta um motor de no maximo 9.5T, ou seja, ele vai aceitar um motor de 10.5T, mas não um de 8T, pois um 8T puxa mais que um 10.5T
Além disse tem o Sensored / Sensorless. ESCs Sensored's rodam ambos os motores (Sensored / less), mas ESC Sensorless roda apenas motor Sensorless.
A bateria é mais facil, eu vejo da sequinte maneira:
Levamos a exemplo um ESC de 120A. O ESC vai puxar, no máximo, 120A, mesmo que o motor aguente 200A, ele vai receber apenas 120A.. Entao devemos ter uma bateria que consiga fornecer, no mínimo, 120A, mas como isso? Simples, A x C. Lembrando que 5000mAh = 5Ah.
Então, uma bateria de 5000mAh e com 40C de descarga tem a capacidade de 200A, mais do que o necessario para o ESC. Eu recomendo que se utilize essa margem de segurança boa.
Lembrando que a bateria tem descarga constante e de pico. Constante é aquela que ela pode ficar "doando" até acabar sua carga, a de pico é uma alta descarga que deve ser utilizada, no max, durante 5 segundos, após isso a LiPo pode danificar-se.

Qualquer dúvida basta postar!

Abraços e boa sorte! :drinks:

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4

MensagemEnviado: Seg Fev 14, 2011 1:30 pm 
[Moderador]

Retificando e complementando a afirmativa sobre diferença de ESC brushless sensored e sensorless:
Um ESC sensorless serve para motores com e sem sensor. Já o ESC sensored - salvo excessões como o Mamba Max Pro e outros que não me lembro - só servem para motores com sensor; sem o sinal do sensor do motor, o ESC não sabe em que posição está o rotor e não manda sinal pro motor.
Agora, sobre vantagens e desvantagens de cada sistema, tem muita literatura a respeito no fórum.

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum

MensagemEnviado: Seg Fev 14, 2011 2:59 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Helvio Lagares escreveu:
Retificando e complementando a afirmativa sobre diferença de ESC brushless sensored e sensorless:
Um ESC sensorless serve para motores com e sem sensor. Já o ESC sensored - salvo excessões como o Mamba Max Pro e outros que não me lembro - só servem para motores com sensor; sem o sinal do sensor do motor, o ESC não sabe em que posição está o rotor e não manda sinal pro motor.
Agora, sobre vantagens e desvantagens de cada sistema, tem muita literatura a respeito no fórum.

Agradecido! Tinha duvidas realmente sobre esse assunto e em conversa, foi sanado! Lembrando que um HK 150A Sensored rodou um motor Sensorless.

Abraços! :drinks:

Minha Garagem:
Eletric Powered:
Mini-Z MR-03 / Orion 900 & 1100 / EX-5UR ASF Red Version - Limited Edition

Glow Powered:
Mugen MBX6 / Novarossi P4 / O'donnell (?) / Sweep Tires / Sanwa MT4

Criar novo tópico Responder  [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas