RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 7:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Mar 27, 2011 7:41 am 
Novo no Fórum

Olá Pessoal,

Não sei muito bem se é aqui que posto esse tópico, mas me pareceu ser a área mais apropriada.
É o seguinte pessoal:
Sou integrante e fundador de um grupo de circo e teatro do Rio de Janeiro, o Circo Dux(http://www.circodux.com.br)
Estreamos um novo espetáculo agora em março, o Zarak Show, no qual usamos um carro de controle remoto em cena durante o espetáculo.
O carro foi feito sob encomenda para a gente, em cima de uma estrutura de um kit. (Pelo que vejo aqui, acredito que seja um kit de boa qualidade).
Já tenho frequentado o fórum há algum tempo, pois na época dos ensaios aconteceram alguns problemas do carro parar durante a cena. Pesquisei por aqui e descobri que provavelmente o problema seria bateria. Comprei uma boa bateria e um carregador bom, e o problema se resolveu.
Já estamos na segunda semana de temporada e até agora ele tinha andado bem. Ontem tivemos um pequeno problema que o carro não andou durante uma cena, depois resolveu andar.
O espetáculo tem sido um sucesso, e creio que apresentaremos ele durante um bom tempo.
Pensando nisso, decidi buscar auxilio aqui no fórum.

Precisamos de alguem que entenda da manutençao e funcionamento de um Carro Elétrico. Preciso aprender a fazer manutenção do meu carro. Em uma situação de viagem para apresentação, preciso confiar que o carro vá estar ok na cena, e não vá parar enquanto apresentamos. O trabalho seria primeiramente uma manutenção do carro e juntamente com isso o ensino para mim da parte básica desse funcionamento e manutenção. Vamos remunerar essa assessoria. Realmente precisamos disso. Temos bastante urgência. Portanto peço a ajuda dos integrantes do fórum, se houver alguem aqui que seja do Rio e esteja disposto ao trabalho seria ótimo. Se houver alguem para indicar também seria muito bom.

Temos um outro projeto futuro, patrocinado pela petrobrás, que começa em agosto. Nesse projeto estaremos montando um espetáculo que queremos incluir mais maquinas de controle remoto. Como helicopteros e talvez máscaras. Também buscamos nesse contato um possível inicio de parceria para esse projeto.

Envio algumas imagens para ilustrar melhor o carrinho e o espetáculo.

Desde já agradeço,
Fabricio Dorneles,
Circo Dux
http://www.circodux.com.br

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Mar 27, 2011 8:30 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

E aí Fabrício, td bem?

Acho que podemos te ajudar por aqui, aliás, por aqui várias pessoas te ajudarão.

O ideal era você tirar algumas fotos do carro sem a carcaça do carro de Darius e Igor :) ! Assim saberemos qual o kit, o modelo do rc. Assim fica mais fácil de indicar peças de reposição e etc, apesar de eu achar que, sua maior necessidade é ter um conjunto eletro/eletrônico robusto.

A bateria que comprou, é uma nimh que hoje considero ultrapassada. Se eu você fosse, logo compraria uma bateria lipo de 7,4V. Aqui mesmo na seção de classificados temos algumas, pelo que vejo seu carregador pode carregá-las sem problemas. Este tipo de bateria funciona mais uniformemente e acredito ter mais autonomia para durar bem durante o espetáculo (considere uma de 4000 / 5000 mah).

Bom, passe mais dados do veículo, do rádio, enfim, nos dê mais informações para podermos te ajudar!

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 10:57 am 
Novo no Fórum

Olá Seanikaido,

Em primeiro lugar muito obrigado pela resposta rápida e pela boa vontade.
Apresentamos ontem ainda, e só hoje consegui ter o tempo de trazer o caminhão para casa e tirar mais algumas fotos.

Abri o caminhão da forma que pude até agora. Ele tem algumas partes coladas o que torna um pouco difícil de abrir mais do que isso. Mas acho que vou dar um jeito de mudar um pouco o sistema até o final da semana, de forma que o acesso ao motor fique mais fácil, para que eu possa fazer a manutenção se necessário.

Ontem ele andou bem, não houve nenhum problema. Fiquei achando que pode ter sido a antena talvez que não estava completamente levantada no dia do problema. Será?

De qquer forma preciso aprender sobre a manutenção do carro. Que peças ter sobressalentes para levar numa viagem, como trocá-las, etc.

Seguem as fotos

muito obrigado,
um abraço,
Fabricio.

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 10:59 am 
Novo no Fórum

mais fotos.

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 11:01 am 
Novo no Fórum

O controle.

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 2:20 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

muito interessante amigo, no caso, radios fm, que eh o seu caso, necessitam obrigatoriamente ter toda antena levantada para que ele funcione corretamente. seria ideal um sistema de radio 2.4ghz ao inves do fm, ja evita interferencias e tem o alcance muito maior, e da pra pegar um bem barato. aconselho a utilizar baterias lipo de 5000mah ou mais, visto que vc precisa de maior run time. no caso das suas baterias de NiMh, vc cicla elas? eh extremamente necessario efetuar a ciclagem nesse tipo de bateria para evitar que elas viciem. ja uma lipo vc ja carrega ela balanceando e n tera problemas. vc tem somente uma bateria? eu ja utilizei em um rc, 2 baterias juntas de 3000, somando-se a 6000mah, para dar um run time maior.

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 5:15 pm 
Novo no Fórum

Obrigado pela resposta Mujoo,

Para montar um sistema de 2.4ghz eu teria que trocar o receiver e o controle, ok?
Vc me aconselha alguma marca que tenha uma boa relação custo benefício?

Sobre a bateria NiMH, ela pode ser ciclada? É que pesquisando no fórum há algum tempo atrás li um post que aconselhava a não ciclar este tipo de Bateria. Apenas a de Nicd deveria ser ciclada. Isso é verdade?

Consegui abrir o carro, achei os parafusos para tirar a parte de trás.

Seguem mais fotos

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 6:02 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 0
Olá, uma olhada básica por cima, notei que está usando motor brushed, na cena em que ele parou e resolveu andar depois, pode ser que as escovas do motor tenha ido para o beleleu, como o Seanikaido disse, estes equipamentos utilizados estão meio ultrapassados, eu também aconselho você a pegar algo mais robusto.

Poderia pegar 1 Combo eZRun 9T e uma Lipo 5000mah, com isso vc teria um bom "runtime" autonomia, e também pegar um rádio com sistema 2.4ghz, livre de interferências.

Abraço!

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 7:38 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Eu aconselharia entrar em contato com o Topolino, como você disse em um possivel contrato com a Petrobras.. o Topolino poderia ajudar vocês.. até desenvolver algo diferente para o espetaculo..

alguns trabalhos do Topolino

viewtopic.php?f=57&t=22059
.
viewtopic.php?f=57&t=11031
.
viewtopic.php?f=57&t=8775

pode clicar no (MP) logo apaixo do topico que ele fez e assim manda uma "mensagem privada" que ele irá lhe responder..

Abraços...

Qualificações -> viewtopic.php?f=3&t=23420

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 7:56 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom, vamos lá Fabrício. Eu uso o sistema mais simples e barato que tem atualmente de Rádio 2.4Ghz e nunca me deixou na mão, exceto quando inverti os polos e queimei o rádio, hehee !

Bateria de 2S (7.4v) 5000mah - US$17: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=9437

Rádio 2.4Ghz - US$ 17: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=10608
Bom desse rádio: Supomos que você monta outro RC para andar, vc simplesmente compra outro receiver a parte (AQUI) e sincroniza no MESMO rádio, ou seja, podes usar quanto RCs quiser no mesmo rádio, 1, 5, 10... claro, nunca ao mesmo tempo.

Combo de Motor Brushless 9T + ESC 35A: Frete Grátis + US$75 (Optando por pagar o frete, sai por US$93): http://www.dealextreme.com/p/hobbywing- ... -car-35948
Vantagem: Motor LIVRE de manutenção, não terás de se preocupar com escovas e essas coisas de combo escovado.

Eu aconselho, pegar ao menos duas baterias, sempre ter as duas carregadas, enquanto anda com uma, a outra recarrega tranquilamente. O combo brushless indicado de 9T não consome quase nada, eu chuto run time de mais de 1 hora com ela, visto que eu uso essas bateria que te indiquei com um combo de 5.5T e dura em torno de 50 minutos, e consome o triplo no minimo.

investimento básico vc deixa esse caminhãozinho turbinado, hehe, andará muito bem, mais potente, mais tempo andando, mais confiável. E aconselho vc a fazer alguma saída de ar para refrigerar o ESC pois o Brushless mesmo, já vem com ventoinha, e ele necessita de ventilação, e o motor também.

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 8:07 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
E tbm te aconselho a ter algumas peças reservas !!!!
Como baterias lipo ! 2+ http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0c-74v-_JM

Um ezrun de 60a que vc acha na hobbyking.com ou no BR http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... la-110-_JM

E tbm como já diceram um radio 2.4 vc pod achar aqui no BR um por 120 reais ! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... hk-gt2-_JM

Personal album

MensagemEnviado: Seg Mar 28, 2011 9:27 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Bom..como me perguntaram tb vou dar meu palpite...vou deixar minha opiniao,só isso..as ideias da galera acima sao boas, mas acho q vc nao precisa de tudo isso...90% dos meus carros eu uso a configuraçao a seguir...entao,eu deixava como está..faz uma revisao ..primeiro dá uma limpada....rs
depois veja as conexoes se nao estao com mal contato..se o carro for muito usado ,muito mesmo talvez as buchas do motor estejam gastas..entao coloque um moto"latinha" 540 normal mesmo..tipo 27T...10 dolares

qto ao radio..pra um ambiente fechado o AM ou FM funfa muito bem...eu tenho ainda aviao voando com AM e nunca caiu..e olha q aviao nao pode falhar nunca! e .meu radio de aviao AM ta desmanchando mas ainda voa) os outros sao todos FM e sem problemas...(qdo da interferencia normalmente o carro fica loco..vc saberia que o problema seria interferencia.).

alem de que se precisar trocar RX e TX é bem barato ...o equipo novo comprado no ebay eu tenho pago 20 dolares por um radio novo com Rx

se vc optar por um sistema brushless vc vai pagar caro do motor,caro do ESC,caro das baterias e caro do carregador..sem contar que pra carregar as baterias de litio , "enche o saco" ja as de metal comum é só espetar o carregador na parede e ta pronto..

eu uso muito litio aqui,mas por mim eu so usava de niquel ou metal hidreto..

so o q eu faria..nao quero criar polemica alguma..junte tudo a escolha o melhor pra vc..

abraçao

boa sorte e quebre a perna!! :mrgreen: :drinks:

MensagemEnviado: Ter Mar 29, 2011 7:35 pm 
Novo no Fórum

Valeu pessoal por todas as dicas.

Resolvi que vou fazer um novo caminhão, para ter os dois prontos em cena. Acho que é a melhor opção.
Gostei bastante do sistema que o mujoo sugeriu.
Comprando de fora, daria em torno de 250 reais. para Controle + receiver + 2 baterias lipo + speeder

ai acho que só precisaria de um servo(é isso?) e um chassi que suportasse isso tudo e que eu pudesse dividir em dois.
(o chassi do caminhão tem um peça de madeira, a cabine, que divide o chassi de plástico no meio.)
Qual o chassi que pode ser dividido no meio?)

Gostei tb da sua idéia Topolino de um sistema mais barato, mas não achei tão caro o sistema sugerido pelo mojoo.
Será que a diferença é significativa? O carro aparece em várias cenas e é peça chave da trama, por isso que fico com medo das falhas.
Vi os alguns dos seus trabalhos e gostei muito. Vc mora aqui pelo Rio de Janeiro?

agradeço tb a Tedim, roger_fci e Jason pelo toques!

Criar novo tópico Responder  [ 13 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas