RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Jul 21, 2025 7:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 10:27 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom dia a todos.

Sou novato aqui na área de R/C mas sou plastimodelista com vertente em aviação militar.

Eu sempre quis ter um rádio controlado mas monster ou mesmo 4x4 tipo rock crowler.

Mas recentemente, um amigo me enviou um vídeo onde mostrava um fusquinha fazendo umas piruetas (drift) e fiquei de boca aberta.

Comecei a pesquisar aqui e acolá e até em alguns fóruns mas não fiquei satisfeito então vamos tentar por aqui!

Minha intensão é ter dois modelos: um para iniciar mesmo: pintura de bolha, montagem, up-grade e outro mais elaborado para Drift mais sério.

Este último eu já decidi e aqui não adianta muito enfeitar o pavão pois é tudo brincadeira.

Mas o outro que será meu laboratório, este vou dar uma melhorada com o passar do tempo. Então temos:

1 - o carro base: pretendo comprar um XEME pro da HSP, pelo custo/benefício e pelas possibilidades de up-grades;
2 - bolha da Bolhapoint modelo Saveiro quadrada de 200,00mm.

Muita gente deve torcer o nariz para estes dois itens mas, para começar e ir mexendo logo de cara, acredito que devam ser a melhor pedida.

Após ler aqui neste fórum algumas considerações sobre este carrinho, ainda tenho algumas dúvidas que não consegui definir bem uma solução:

1 - a bateria e todo o resto de eletrônica (esc / motor) são meio perebentos. O carregador demora uma pequena eternidade para carregar a bateria e a mesma só proporciona pouco minutos de diversão. Então de cara, o uso de um motor FORTE demais é inviável mas um motor mais dócil porém com melhores resposta é bem vindo. Então qual seria o melhor conjunto: BATERIA + ESC + MOTOR para substituir de cara neste carro? Lembro os amigos que não adianta meter um foguete de motor e continuar com uma relação nos diferenciais original de fábrica.

2 - amortecedores: quais eu posso adquirir para modificar ou melhorar a suspensão.

3 - lubrificantes e graxas: vi muita gente dizendo óleo para amortecedores e diferencial, mas quais são eles? onde encontrá-los?

4 - blocar diferencial: como proceder? bloqueia os dois ou só o traseiro?

5 - rodas: com a configuração acima Bolha saveiro + XEME HSP, eu tava querendo colocar umas rodinhas mais bacanas. Que offset usar?

6 - agora a perfumaria: acessórios tipo iluminação, discos de freios e asa traseira, escape etc. Onde comprar?

Valeu.

Marcelo

Editado pela última vez por Marcelo Campos em Sex Jun 15, 2012 4:15 pm, em um total de 3 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 11:49 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

1- Sobre as baterias, já se foi o tempo em que ela eram pesadas e fracas. No meu Tamiya, claro, tenho uso um motor praticamente stock, 25T e por isso consigo com uma Lipo de 4000mAH da skylipo, andar sem parar durante pelo menos 30 minutos!
Vejo na pista do vila lobos os caras de combustão que andam 5 minutos e tem que parar....! kkkkkkkkk

O importante é ter um BOM carregador, com balanceador de lipo, pois isso vai te garantir uma boa durabilidade das baterias. Sobre o tempo de carga isso depende também do carregador e da bateria, mas as minhas costumam demorar uns 30 minutos no maximo a 4 amperes, metade da capacidade de carga da bateria. Isso se deve principalmente devido a um fato interessante sobre as Lipos: Elas devem ser conservadas a uma carga media quando nao estao sendo usadas, por exemplo a 3.8v, ou seja, toda vez depois de usar, uso a função do meu carregador chamada "Storage", onde o carregador automaticamente carrega/descarrega a bateria até o ponto optimum de "storage" e ainda balanceia as celulas, deixando a bateria a meia carga, 3,8volts. Então quando vou andar de novo, só tenho que carregar até 4.2v, o que demora 30 minutos! Carrego 30 e ando 30...justo?

2- Amortecedores é um assunto dificil de responder, pois envolve muitas variáveis e o que vale pra um, muitas vezes não vale pro outro. Acredito que a suspensão o importante mesmo seja o ajuste e não os amortecedores em si. Nessa questão entram altura da susp, droop, viscosidade do oleo de silicone, furos do pistão, angulo do amortecedor, etc etc etc. Já perguntei aqui no forum, ja pedi ajuda quanto a isso e nunca ninguem respondeu. Por isso te recomendo testar e testar, trial & error.

4- Blocar o diferencial? Isso vai de chassis para chassis, depende do tipo de diferencial. Se for desses de engrenagens, selado, quanto mais viscoso for o oleo de silicone, mais "travado" ele vai estar. Tem gente que até mesmo cola com durepox para garantir uma boa blocada! kkkk Se for ball diff, ai é questão de ajuste, é apertar o parafuso do diferencial e testar.

As outras perguntas quanto a motor, acessorios e rodas quem pode te responder são os drifteros de plantão, pois nessa parte sou leigo!

Espero ter ajudado,
Abs

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 1:13 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Valeu meu amigo!!
Vou ter que pesquisar mais alguns pontos.

Marcelo

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 2:46 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Vou te dar uma dica, o texto é um pouco tecnico as vezes, mas acho que vc não vai ter problema com isso:

http://users.telenet.be/elvo/

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 3:02 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bom pessoal, dando continuidade a esta pequena saga. Já encomendei a bolha da saverinho.

Tô pensando em pintá-la de ver com párachoques em cinza quase igual ao cinza urano da VW. O problema é achar esta cor aproximada.

A cor geral ainda tô em dúvida mas provavelmente será com cores PACTRA. Tô estudando aqui...

Well my friends, vamos ao que interessa.

BATERIA + CARREGADOR/BALANCEADOR + ESC (?) + MOTOR (?).

A bateria original, pelo que eu pude perceber depois de ler, é uma verdadeira negação. O primeiro ponto seria de cara substituir ou até mesmo comprar em paralelo uma nova bateria que acredito que possa ser de 2.200mAh. Ora, mas e o restante? Deixando o motor e o ESC (se vier neste modelo) originais compraria apenas um carregador que possua um sistema de balanceamento de carga entre as células, correto?

Pergunto aos amigos: que marca de bateria e carregador recomendam?

Valeu Marcelo

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 3:03 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Valeu pelo link storm

MArcelo

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 3:08 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Mais dois links:

http://www.ultimaterc.com/forums/showthread.php?t=115264
http://www.ultimaterc.com/forums/showthread.php?t=115188

abs

MensagemEnviado: Qui Mai 10, 2012 6:27 pm 
Novo no Fórum

Images: 8
boas pessoal eu tambem tenho uma duvida. tenho uma e maxx mas pos lhe o motor da leoparde de 2100kv ou 2400kv e esc 120. agora so mao sei o pinhao, tenho andado com um de 17e uma lipo 3s 20c, atencao a e maxx veio com mamba mas pos no meu bazzoka hsp. alguem me ajuda'

Personal album

MensagemEnviado: Sex Mai 11, 2012 4:13 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Pessoal. E aí?

Após encomendar a Saveirinho, agora é hora de partir para tintas e rodas. Abri um tópico só para pintura e espero a ajuda dos amigos.

RODAS: como as que vêm no kit são meia chinfrim, decidi por trocar por rodas HPI Mesh 3712 também de 26mm mas ainda não sei o offset das disponíveis. O que sei é que esta roda pode vir com 0 e / ou 3 mm de offset.

Agora falta saber mais sobre como recalibrar amortecedores e diferenciais com adição de fluido lubrificante e a especificação dos mesmos.

Ajuda aí galera...

Marcelo

MensagemEnviado: Sex Mai 11, 2012 5:28 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Cara, sobre as rodas eu te recomendaria ficar ligado aqui no site e mercado livre e ir com a maré, pois se vc for sempre encomendar rodas e pneus da gringa, vai gastar uma pequena fortuna. Aqui no forum sempre tem alguem vendendo a preços razoáveis, principalmente se vc levar em consideração essa operação da receita federal: Eu tenho 3 pacotes vindo de hong kong que estão presos em algum lugar do brasil desde 27 de fevereiro!!!!! kkkk

A algum tempo atras eu vi um video no youtube de como montar dos amortecedores, inclusive tocava no assunto de rebound. Da uma pesquisada no Youtube que lá tem muita coisa interessante!

MensagemEnviado: Seg Mai 14, 2012 9:03 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala Storm....

Pois é.

Tô na pilha por enquanto só definindo algumas coisas. Já encomendei a bolha da Saveiro. A pintura é que estou apanhando para aprender e decifrar os macetes.

Aproveitando: que bateria e sua capacidade e qual carregador eu compraria de cara para substituir os equipamentos originais?

Valeu.

Marcelo

MensagemEnviado: Seg Mai 14, 2012 10:26 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

O meu é um HPI reactor 500 que comprei quando um parente foi pra Londres. Paguei caro nele, mas não tinha opção, pois o brother que me trouxe o meu chassis dos EUA já tava com a mala sobrecarregada. Estou muito feliz com esse carregador, apesar de não ser o mais forte, posso carregar tranquilo a 4A que nem ele nem as baterias esquentam. Ja devo estar no 40o ciclo dessa bateria em questão, e apesar da bateria ser dessas baratas genericas da skylipo, as celulas estão funcionando em equilibrio ainda. Muita gente que compra esses carregadores chineses reclamam que começa a dar diferença de voltagem entre as celulas muito cedo.

Sobre as baterias vc tem que se informar com donos e ex-donos desse XEME para ver que baterias são compativeis. Por exemplo, minhas skylipo entram no meu Tamiya Df-03ra mas não entram no TB-01! Não existe um padrao de bateria como existia antes com as NiMH. Cada Lipo tem seu formato, tamanho e posição dos fios!

Uma pergunta, por quê é que você escolheu esse chassis afinal? Dei uma olhada no site, mas como nunca ouvi falar desse chassis não pude formar uma opinião. Porém por esse preço você pode pegar um Sakura Zero S da 3Racing que eu já vi andar andar na pista e andam bem!

abs

MensagemEnviado: Ter Mai 22, 2012 7:00 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala galera.

Comprei o bichão...

Era o carro do Zaranza, um HPI RTR 2 sprint, com chassis de carbono, com algumas modificações tipo bateria, esc, receptor, rádio etc..

Pra começar acho que tá bom demais. Minha bolha chegou hoje, é uma saveiro da bolha point. Tintas, ferramentas e rodas HPI também a caminho...

Por enquanto é só qdo. tudo estiver aqui posto fotos...

Marcelo

MensagemEnviado: Sáb Mai 26, 2012 11:47 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Marcelo,pegou um bom carro,agora é caprichar na pintura e se divertir,depois posta fotos ok
abç e fique com Deus

OFNA LX2E MAMBA,6S CLUBE 3D(185KM/H)
sakura xi sport,sakura xi sport cs drift,tt02 drift

QUALIFICAÇÕES
viewtopic.php?f=3&t=23242

MensagemEnviado: Ter Jun 05, 2012 4:40 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala galera. Dei uma sumida mas voltei com mais novidades.

O carro tá completinho mas tô vendo um perrengue na suspensão dele que teima em desencaixar dos terminais mas tem como resolver.
Tirando isso o carro é show de bola.
Já tô com as tintas, tesouras novas rodas, carregador etc. Mas tô esperando novos amortecedores e se der certo amortecedores de alumínio.
Como prometi seguem algumas fotos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se alguém possuir peças deste chassis em bom estado é só enviar MP para mim...

Assim que der eu começo a pintura e montagem do carro.

Marcelo.

Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas