Pessoal,
Bom dia!!!
Como tive um pouco de dificuldade em achar esses itens.... vou postá-los aqui no fórum para os próximos não terem a mesma dor d kbç q eu tive....
Motor Brushless Sensorless
Motores sensorless às vezes têm dificuldade para seguir o que o ESC “ordena” é como se houvesse uma falha na comunicação...Mais por parte do Motor ao receber do ESC o comando; que resulta em “gagueira”. Infelizmente essa falha na comunicação entre ESC e Motor Sensorless é causada por que o sistema Sensorless apenas informa ao ESC onde esta o rotor a uma determinada Rotação(RPM), fazendo assim com que o Motor perca Eficiência em sua velocidade inicial.
Sensor de motores baseados é mais freqüentemente utilizado em aplicações onde o torque de partida varia muito ou quando um alto torque inicial é necessário, como em um carro de RC. Se olharmos para as aplicações industriais ou aeroespacial de motores brushless, seria difícil encontrar motores sensorless sendo usado devido à falta de torque de partida e operação confiável sob condições ruidosas elétrica.
Motor Brushless Sensored
Motores sensored oferecem benefícios adicionais. Motores Sensored não têm esse problema, pois conseguem manter o ESC em constante comunicação com o motor. Resultando num controle mais suave e mais preciso!
Sistema Sensored nos motores brushless faz com que o ESC sempre saiba a posição do rotor. Isto é especialmente crítico em baixa velocidade, bem como na condição de início, quando não há movimento do rotor. Com as informações de posição adequada do rotor, o ESC pode fornecer energia para a combinação correta de fase do rotor
Ou seja...
Os motores "sensored" possuem um sensor que indica a posição do rotor, por isso que eles têem um cabinho a mais. O ESC de motores sensored lê a posição do rotor e ajusta o controle de acordo, por isso eles são tidos como mais "suaves" e precisos na aceleração. (não tem cogging)
Os ESCs "sensorless" estimam a posição do rotor pela corrente induzida pelo imã do rotor, que em teoria é um método menos preciso.
Tá aí! Por isso que dificilmente alguém compra um sensorless (nem sei se vende....me corrijam se eu estiver errado!)
Como não gosto de ganhar o mérito sozinho,rsrs...
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte:
http://zerogravitydriftrc.com.br/phpBB3 ... =13&t=2558http://rcoffroad.forumeiros.com/t541-mo ... sensorless