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MensagemEnviado: Qui Set 05, 2013 10:10 am 
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Bom, já que existe um tópico para a atualização do firmware deste ESC, acho que devia ter um tópico prá falar sobre as configurações mais usadas, tanto para onroad quanto para offroad, só prá diversão, prá competição (se é que alguém usa esse ESC em cometições), etecétera...

Bom, primeiro o básico: O que faz cada função?

No manual do ESC, temos as seguintes opções de configuração:
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1. Runing Mode: É o modo como o modelo vai se comportar com relação a acelerar, frear e dar ré. No caso, há 3 opções de configuração, que são FWR+Brake, FWR/REV+Brake e FWR/REV. A primeira é acelerar e frear (sem ré); A segunda é acelerar, frear e dar ré. Nesse caso, o freio é acionado no primeiro toque dado no gatilho, e para acionar a ré, é necessário colocar o gatilho no neutro e dar um segundo toque; A terceira opção é simplesmente acelerar e dar ré. Deve-se tomar cuidado nesta opção, pois a maioria dos modelos RTR têm engrenagens de plástico, que podem se danificar devido ao tranco da mudança de sentido repentina.

2. Drag Brake Force: É o comportamento do modelo quando ele está em movimento, e soltamos o gatilho do acelerador. Em 0%, ele vai manter o momento e desacelerar devido à resistência do ar, atrito, etc, sem nenhuma interferência do motor. Já quando aumentamos a força (que varia de 5% a 100%), temos o freio-motor, que vai ser acionado de acordo com as especificações. Prós: em uma pista, o carro vai diminuir a velocidade sem a necessidade de frear antes de uma curva mais aberta; Contras: na minha opinião, nenhum, a não ser que você esteja querendo que o modelo continue na mesma velocidade mesmo soltando o acelerador. Segundo o manual, esta opção é indicada para rock climbing, mas como nunca fiz, não sei o porque...

3. Low Voltage Cut-off Threshold: Esse a maioria conhece: é a voltagem do cut-off. Lembrando que o valor mostrado na tabela é para cada célula, e não para a bateria inteira. O padrão é 3V/célula, mas o ideal é, pelo menos, 3,2V/célula. Para baterias NiMH, pode ser desativado.

4. Start Mode (Punch): É a arrancada. No Lvl 1, é bem suave, no Lvl 9 é 100% do motor instantaneamente. Recomendo colocar no máximo o padrão (lvl 7) para quem não tem coroa e pinhão de aço, pois a violência do acionamento pode transformar essas peças em discos.

5. Max Brake Force: Aqui começam as opções ditas "avançadas". Nesta opção, você configura a força máxima do freio, que vai de 25% (diminuição gradativa da velocidade) até 100% (travamento das rodas). Nas 3 primeiras opções, é como se o modelo tivesse ABS, o que pode ser bom em onroad.

6. Max Reverse Force: Força máxima da ré. Vai de 25% a 100%. Cuidado com a coroa e o pinhão nesse caso também, especialmente se você usa, na primeira opção, a configuração de ré direta.

7. Initial Brake Force: Força inicial do freio. Vai de 0% a 40%.

8. Neutral Range: "Zona neutra", ou ponto morto. É o quanto se têm que apertar o gatilho até que o motor comece a funcionar. Igual ao que acontece em joystiks analógicos de computador.

9. Timing: É aqui que a gente começa a falar de desempenho de fato. O Timing determina a "potência" do motor, mas cuidado: valores muito altos podem diminuir o tempo de carga da bateria, superaquecer o motor ou mesmo queimar o ESC em casos isolados.

10. Over-heat Protection: Proteção de superaquecimento. Sempre deixe ligada, pois desativa o ESC em caso de superaquecimento. Simples assim.

Em segundo lugar, temos que escolher um método para acessar a config do ESC. Existem 3 formas, uma fácil, uma média e uma terrivelmente chata e difícil.

A forma fácil: interface USB no PC. Com um adaptador USB próprio para isso, você acessa e altera as informações diretamente na tela do computador. É necessário baixar um programa monstruosamente grande (menos de 3 MB :bleh: ), instalar ele no PC e, usando o cabo que vai do ESC pro receptor, conectar ele ao adaptador USB. Não esqueça que, para que o PC consiga ler as informações, é necessário que o ESC esteja ligado, então lembre de conectar a sua bateria e ligar o ESC para que o PC reconheça.

A forma média: cartão de configuração. Achei mais difícil encontrar o cartão próprio do X-Car do que o adaptador USB para comprar. As informações são as mesmas disponíveis no modo "PC-interface", mas não é possível fazer atualizações de firmware do ESC com o cartão.

A forma terrivelmente chata e difícil: usando o botão "SET", que está no switch do ESC. Consiste em prestar muiita atenção a uma série de bipes e piscadas de leds do ESC, o que torna o processo chato e confuso. Até tentei ler o manual prá explicar, mas é tão chato que nem terminei de ler. Se quiserem a explicação, o WanderleiLeite explica no post sobre atualização do firmware (http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=52&t=43552).

Bom, é isso... coloquem as suas configurações, sem esquecer de mencionar o tipo de modelo (onroad, offroad, crawler, trail, etc) e o tipo de pista, para termos uma noção de como configurar nossos ESCs.

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Editado pela última vez por Bushido em Qui Set 05, 2013 2:12 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qui Set 05, 2013 11:50 am 
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Boa Bushido , pois é o esc mais usado por nós aqui e deixa o outro tópico mais vazio.

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MensagemEnviado: Qui Set 05, 2013 2:02 pm 
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Ok, vou começar então... Segue aí a config que uso no meu Turnigy SCT 2WD 1/10, usado para bashing com alguns saltos, e algumas vezes em uma pista de bicicross:

1. Running Mode: FWR/REV + Brake;
2. Drag Brake Force: 40%;
3. Low Voltage Cut-off Threshold: 3.2V (LiPO 2S 5000 mAh)
4. Start Mode (Punch): lvl 5 (poderia ser mais, mas como é 2WD, fica complicado não perder o controle na arrancada)
5. Max Brake Force: 75%
6. Max Reverse Force: 25%
7. Initial Brake Force: 25%
8. Neutral Range: 6%
9. Timing: 15.00º
10. Over-heat Protection: enabled

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MensagemEnviado: Dom Set 08, 2013 10:46 am 
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BOA Bushido, desta forma conseguimos ajudar melhor os usuários do ESC X-Car da HobbyKing. Na Firmware padrão deste ESC dificilmente o usuário conseguirá queimá-lo.
Apenas cuidado ao alterar o Timing do ESC junto com o Timing do motor e cuidar bem da FDR.

Claro que deve-se ficar atento quanto a qual motor utilizar, de acordo com o manual.

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MensagemEnviado: Qua Set 25, 2013 1:56 pm 
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ótimo tutorial !! Valeu mesmo.

Só pra completar aí vai o link para a versão 60A e 120A :

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... aff=875694

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MensagemEnviado: Sáb Jul 19, 2014 10:51 am 
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Bom dia galera

preciso de ajuda tenho um esc x car 60A em um bandit vxl motor velinion
peguei um radio kt 201 kyosho mais por algum motivo q não sei não consigo engatar a ré Jah tá configurado na opção 2 frente freio e ré. Porem a ré só entra quando quer e quase nunca e se configuro com a 3 opção frete e ré entra normal o e acha q pode ser não sei mais o q testar.. E não tenho outro radio aqui.


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MensagemEnviado: Sáb Jul 19, 2014 5:01 pm 
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Paulo Murilo escreveu:
Bom dia galera

preciso de ajuda tenho um esc x car 60A em um bandit vxl motor velinion
peguei um radio kt 201 kyosho mais por algum motivo q não sei não consigo engatar a ré Jah tá configurado na opção 2 frente freio e ré. Porem a ré só entra quando quer e quase nunca e se configuro com a 3 opção frete e ré entra normal o e acha q pode ser não sei mais o q testar.. E não tenho outro radio aqui.


Enquanto eu náo fritei o BEC do meu esc, ele tb funcionava assim... nunca pesquisei a respeito tanto por falta de tempo quanto por falta de paciência...
Mas deve ter uma explicação, tente procurar no próprio link de compra do seu modelo de ESC na HK.

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MensagemEnviado: Dom Jul 20, 2014 3:29 am 
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Excelente post, Bushido, veio bem na hora da minha dúvida. Hoje estava reconfigurando meu esc e surgiu uma dúvida: O modo Rock Crawler (1.3 forward and reverse) altera alguma coisa a mais do que simplesmente a retirada do freio em relação ao modo (1.2) forward/reverse with brake?
A configuração que fiz por último foi a seguinte:
1. Running Mode: FWD/REV + Brake;
2. Drag Brake Force: 60%;
3. Cut-off Threshold: 3.0V (LiPO 2S 5000)
4. (Punch): 7
5. Brake Force: 100%
6. Max Reverse Force: 75%
7. Initial Brake Force: 40%
8. Neutral Range: 6%
9. Timing: 18.75º
10. Over-heat Protection: enabled

O manual alerta que o timing muito elevado diminui consideravelmente o desempenho geral do conjunto. Esse que tô usando é o mais alto que já coloquei, mais pra ver se muda muito, mas costumo usar o nível 3.
O que acontece com o Paulo Murilo já notei no meu, mas resolvi nas configurações do rádio, dando mais gatilho à frente na trimagem (mais freio), que por mais que tenha tentado configurar como usava, sempre falhava uma hora ou outra, assim, resolvi o enrosco do meu! Parece que há uma falha no reconhecimento do rádio, isso acontecia com meus dois rádios.

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MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2014 10:29 am 
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dz7modelismo escreveu:
Excelente post, Bushido, veio bem na hora da minha dúvida. Hoje estava reconfigurando meu esc e surgiu uma dúvida: O modo Rock Crawler (1.3 forward and reverse) altera alguma coisa a mais do que simplesmente a retirada do freio em relação ao modo (1.2) forward/reverse with brake?



Sobre isso, o que muda é que, quando você está acelerando e inverte o gatilho, ele não vai frear e depois dar ré, vai direto dar ré... Imagina o efeito disso na relação? Se você usa coroa de plástico, vai moer na primeira tentativa. Se usa de aço, pode entortar o eixo cardã (ou arrebentar a correia, dependendo do modelo), ou causar algum outro problema ainda mais grave.

Sobre a outra pergunta, nunca tentei configurar o rádio... só bindei e saí usando... pode ser que resolva, mas com o BEC queimado no ESC nem vou tentar ajustar isso. Estou vendendo a SCT mesmo, quero comprar um trail/crawler/scale...

[]'s

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MensagemEnviado: Seg Jul 21, 2014 1:24 pm 
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Bushido escreveu:
dz7modelismo escreveu:
Excelente post, Bushido, veio bem na hora da minha dúvida. Hoje estava reconfigurando meu esc e surgiu uma dúvida: O modo Rock Crawler (1.3 forward and reverse) altera alguma coisa a mais do que simplesmente a retirada do freio em relação ao modo (1.2) forward/reverse with brake?



Sobre isso, o que muda é que, quando você está acelerando e inverte o gatilho, ele não vai frear e depois dar ré, vai direto dar ré... Imagina o efeito disso na relação? Se você usa coroa de plástico, vai moer na primeira tentativa. Se usa de aço, pode entortar o eixo cardã (ou arrebentar a correia, dependendo do modelo), ou causar algum outro problema ainda mais grave.

Sobre a outra pergunta, nunca tentei configurar o rádio... só bindei e saí usando... pode ser que resolva, mas com o BEC queimado no ESC nem vou tentar ajustar isso. Estou vendendo a SCT mesmo, quero comprar um trail/crawler/scale...

[]'s

Fala Bushido! Valeu a explicacão! Isso eu já sabia, só estava em dúvida sobre alguma outra alteração que pudesse ter além dessa, pois sei que os sensorless não são ideais pra crawler, mas... Tem alguns carros 1/18 que vem com essa configuração. Não tem tanto risco de moer com tudo porque são leves, mas é bem estranho de pilotar.

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MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2014 6:46 pm 
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galera to com o mesmo problema citado à alguns meses atrás... to com o HK x-car 80a e não entra o ré de jeito nenhum... oque faço?

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MensagemEnviado: Seg Nov 24, 2014 8:26 pm 
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puta... tô com um aqui de 80A que não dá ré tb !!! que porra!

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MensagemEnviado: Qua Nov 26, 2014 7:12 pm 
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alguem tem do esc da X-Racing 60a ? estou realmente precisando o custof dele esta muito alto estou rodando muito pouco ai quando coloco no carregador esta boa ainda !!


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MensagemEnviado: Qui Set 24, 2015 2:35 pm 
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Olá pessoal. A não ser que alguém tenha alguma informação ao contrário, penso que meu ESC X-car 120 A está com um problema. Uso o cartão programador e a princípio consigo configurar todos os itens sem problemas, porém não consigo frear o carrinho de jeito nenhum, muito embora eu tenha estabelecido 100% de brake force. Simplesmente não existe freio e aí não tem brincadeira né. Meu carro é um Buggy da HSP 1/10 com motor sensorado 4.5 T e o meu rádio é FS gt2b. Alguém já teve uma experiência parecida ?? grato por qualquer ajuda.


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MensagemEnviado: Sex Abr 15, 2016 8:27 pm 
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Boa noite a todos, comprei um esc desses de 60A. Ao instalar percebi que no mode 1.2 frente freio e reverso para dar a re além de freiar tenho que dar 2 toques pra frente pra poder dar a re.. Eu sempre vi apenas um toque.. Será que eh um problema no esc ou alguma configuração? Alguém tem o manual em português do esc? Grato a todos


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