RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2014 6:14 pm 
Novo no Fórum

Boa tarde a todos. Procurei algum tópico semelhante e não encontrei, por isso abri esse novo tópico.

Bom, eu sei que vão me dizer que fiz burrada em comprar esse RC da Candide, anda quase nada, na grama mais geme que anda!

Bom, como este foi meu primeiro brinquedo com controle remoto, vou me perdoar, afinal, não conhecia este fórum.

Eu estou determinado a vitaminar um pouco o desempenho desse brinquedo (não dá pra chamar de automodelo de modo algum) trocando o motor e a bateria, preservando os demais componentes e a voltagem original.

Até achei um motor, que acho que cabe no compartimento do Tufão (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... urnigy-_JM), mas ainda tenho uma dúvida em relação à engrenagem que fica no eixo do motor original, que não sai de jeito nenhum.

Eu vi em alguns videos que existem engrenagens que são "parafusados" no eixo é isso?

Alguém já se aventurou em trocar o motor do Tufão da Candide?

Que engrenagem usar?

Obrigado a todos.

PS: Vou comprar um RC de verdade, mas por hora vou tentar dar sobrevida neste brinquedinho. :drinks:

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2014 6:24 pm 
[Moderador]

Images: 0
koba164, o motor que vc postou, é um motor brushless, ou seja, possui 3 fios, e é incompatível com a placa do Tufão.
Você deve procurar por motores brushed, que possuem 2 fios.
Mas além do tamanho do motor, e da adaptação necessária pra colocar o pinhão (engrenagem que vai direto ao eixo do motor),
você tem que saber se a placa aguentará o motor, sem que estrague, eu não sei se dá pra fazer esse calculo, alguém que entende de eletrônica
saberia lhe dizer.
E ainda tem o fato de que o Tufão, como qualquer carrinho de brinquedo, não possui peças de reposição, colocando um motor mais forte,
você deixa o carrinho mais rápido, e consequentemente mais suscetível a quebras. E se acontecer, você não terá opções de peças para repor.
E essa é a principal diferença entre um automodelo e um carrinho comum.
Digo também que não será uma adaptação fácil, e não sei se será viável usar a mesma placa, nesse caso, se ela não for utilizável para um motor mais forte,
vc vai ter que comprar toda a eletrônica de um automodelo comum para montá-lo, valendo mais a pena pegar logo um automodelo que tenha peças para repor.

MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2014 8:07 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Images: 4
Koba164, a forma mais simples é vc descartar toda a eletronica e instalar radio+esc+motor+servo...

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2014 8:55 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Images: 3
Koba 164, se você trocar o motor por um maior com certeza vai puxar mais corrente e os transistores da "ponte" H vão queimar

Personal album

MensagemEnviado: Ter Nov 18, 2014 9:12 pm 
[Moderador]

Pelo que o Renato disse, confirmo o que já desconfiava, a placa não aguenta, e vc terá que colocar toda uma eletrônica de automodelo, como disse o vrodrigues.
É uma adaptação dificil, porque você terá que achar um modo de adaptar o motor, o servo (que vira a roda) e terá que achar espaço para ESC (controlador de velocidade) e receptor,
além de que terá que ser uma eletrônica bem fraquinha para não estragar o modelo.
Na minha opinião, não vale todo o trabalho, sendo que no final se obteria um modelo que até anda legal, mas não tem peças pra repor em caso de quebra...
Pra mim, valeria mais pegar um automodelo, ou quem sabe, até montar um kit...

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 6:10 pm 
Novo no Fórum

Boa noite, eu agradeço a todos que tiveram a paciência de compartilhar seus conhecimentos sobre automodelismo aqui no forum.

Realmente, levando em consideração o que o João Victor, o vrodrigues e o Renato c.g disseram, não tem como ser economicamente $$$ viável a troca dos componentes do meu brinquedo.

Vou comprar um Himoto 1/10 Bowie, pra começar a me divertir um pouco, porque o tufão tem um desempenho decepcionante :( .

Mais uma vez agradeço a todos que contribuíram.

Valeu! :drinks:

MensagemEnviado: Qua Nov 19, 2014 6:20 pm 
[Moderador]

koba164, uma dica, o Bowie ainda não possui peças de reposição no Brasil,
automodelos mais comuns, como o Himoto EMXT-1 ou Himoto Nascada, ou Himoto ZMoto3, têm peças com mais facilidade,
pode ser decepcionante, porque eu sei que o Bowie é bem mais bonitinho, mas vale mais um feio andando, que um lindo esperando peças chegarem do exterior né...

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas