RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 24, 2024 8:55 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 16, 2015 2:43 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Jun 15, 2015 2:03 pm
Mensagens: 8
Localização: Piracicaba/SP
Prezados, bom dia

Mais um novato e entusiasta para restaurar este brinquedo que era o sonho de consumo de qualquer muleque nos anos 80/90. Já vi vários posts aqui no fórum, e tenho algumas coisas específicas que preciso saber, então resolvi abrir um novo tópico.

Resgatei o meu Maximus SE que ganhei em 92, ficou bastante tempo guardado. O original até funciona ainda, liguei ele e inclusive a bateria ainda parece que ok, só que ele está com vários problemas de interferência, principalmente no servo (fica doidão) e na mecânica da alavanca de direção (aquele regulador esquerda/direita está meio solto, e mesmo colocando ele no meio, quando direciono para um dos lados ele acaba movendo junto e desalinhando as rodas). Até pensei em tentar recuperar o servo, mas aí vem a falta de conhecimento profundo na área, não faço ideia do que possa ser. Fiz até um videozinho sobre o problema, se tiverem curiosidade, olhem o que está acontecendo:



Lendo os tópicos aqui, até pensei em fazer uma restauração completa, com motor brushless e tal, mas tem muita coisa envolvida e eu não estou a fim de colocar muita grana (problemas com adaptação das engrenagens, retífica da carenagem para encaixar o motor, etc, etc). E outra: seria uma heresia descaracterizar esta obra de arte, não é? kkkkk

Então vou ficar no básico: substituir a eletrônica por um ESC novo (moderno), trocar o rádio/servo e colocar uma bateria nova (provavelmente uma Lipo 2S). Estou apenas em dúvida no que é mais indicado comprar, para mantê-lo mais próximo possível do original. Queria manter o radio original, porque adoro o estilo de alavancas, mas pelo jeito não vou conseguir, vou ter que partir pra um rádio novo de 2.4 Ghz/2ch. Tem um milhão de possibilidades que o pessoal fala, umas mais baratas, outras mais caras, aí não consegui enxergar o custo/benefício de cada opção.

Em resumo, gostaria da opinião de vocês em relação aos equipamentos que estou pensando:

- ESC: basicamente, estou entre dois modelos

Turnigy 20A BRUSHED ESC
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9090

ESC 320a
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666867266-esc-320a-p-motores-brushed-540-e-550novoexceedhsp-_JM#redirectedFromParent

Em relação a preço, são bem similares. Agora, em relação à proximidade da eletrônica original (principalmente em relação ao motor original Mabuchi), qual seria o mais indicado?

- Radio (receptor e controle)

HobbyKing® ™ GT-2 2.4Ghz 2Ch Tx & Rx
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10608__Hobby_King_GT_2_2_4Ghz_2Ch_Tx_Rx.html

Este foi o melhor custo/benefício que encontrei, mas também não sei se é durável e/ou muito simples. O que podem me falar a respeito dele? Alguma outra opção melhor e sem uma grande diferença de preço?

- Servo

HXT 6.9kg / 39.2g / .16sec Twin bearing Digital Servo
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__3743__HXT_6_9kg_39_2g_16sec_Twin_bearing_servo.html

Esta vai ser a parte mais complicada, já que, como falei acima, o meu servo original está doidão. Realmente não sei se é o servo em si, ou o rádio, já que me falta conhecimento. Vi este servo acima em alguns carrinhos restaurados, e parece que a adaptação é relativamente simples. Minha única preocupação é em relação a "salva-servo" (é aquela parte em "L", certo?). Eu teria que adaptar o salva-servo original neste novo, ou o novo já vem com um que eu possa usar/adaptar?

- Bateria

Turnigy 1800mAh (ou 2200mAh) 2S 20C Lipo Pack
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9169__Turnigy_1800mAh_2S_20C_Lipo_Pack.html
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8933__Turnigy_2200mAh_2S_20C_Lipo_Pack_.html

Hobbyking® DC-4S Balance Charger & Cell Checker 30w 2s~4s
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21044__Hobbyking_DC_4S_Balance_Charger_Cell_Checker_30w_2s_4s.html

OU

Maximus Bateria Duratrax Onyx NiCd 1.800mAh 7,2V (com carregador)
http://www.playtoy.com.br/loja/product_info.php?products_id=31020

Este é outro ponto de dúvida: sei que as baterias de NiCd estão meio ultrapassadas, e que as de Lipo tem vantagens. Provavelmente é por falta de conhecimento que tenho este receio, que é em relação à descarga. Vi que as Lipo não podem descarregar totalmente, tanto que tem muita gente que instala os buzzers (alarmes) para avisar quando a carga está baixa (já que os ESC que estou pensando em colocar não possuem esta funcionalidade, provavelmente o buzzer será a melhor opção). Mas é algo que dá pra se adaptar, e ter a disciplina de usar a bateria da melhor forma. A dúvida é: em relação à descarga X potência, as Lipo tirariam um melhor desempenho do motor original? Em relação à duração, daria para brincar mais tempo, se comparado com as originais de NiCd? Lembro que quando era muleque, tinha que esperar 6 horas pra carregar a bichinha, e durava no máximo uma meia hora de diversão!

Outra dúvida: com relação à amperagem, 1800 ou 2200 para o motor original? Qual a diferença entre elas na prática?

Agora um último ponto, em relação à mecânica: uma das rodar dianteiras está com folgas (pra variar, kkkkk) naquelas partes plásticas hexagonais que vão entre a roda e o eixo. A folga na verdade é na roda em si, os hexágonos de plástico estão inteiros. Estava pensando em comprar um conjunto de rodas a mais, pra ver se consigo deixá-los como a outra roda (que está 100%, sem qualquer folga). Ou, pensei também em outra opção: rolamentar! Mas aí é outro detalhe que eu desconheço, existem rolamentos hexagonais que caberiam alí? Vi alguns sugerindo o uso de rolamentos de coolers de fontes antigas, mas que são redondos e necessitariam de adaptação. Tem um cara vendendo um par por $40, achei muito caro, mas como não existe mais, quem tem cobra o preço da raridade kkkkkk

Rodas Dianteiras Do Maximus Da Estrela
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658808805-rodas-dianteiras-do-maximus-da-estrela-_JM

Na pior das hipóteses, estou pensando em uma adaptação técnica (gambeta da braba): compensar a folga entre a roda e o hexágono de plástico com Super Bonder (literalmente, "colar" o hexágono na roda), só não sei se ficaria bom. Mas do jeito que a roda está, melhor isso do que deixar ela bamba!

É isso ai pessoal, acho que mencionei as minhas principais dúvidas! Vou continuar na empreitada pra restaurar esta jóia, e agradeço a ajuda de vocês!

Abraço

Antonio Matos
Piracicaba/SP

_________________
Antonio Matos


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 35 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB