digospzn escreveu:
Obrigado meu amigo por todas as dicas.
E vou aprender na raça a fazer trocar e tudo mais, não tem outra escola.
Você me deu uma dica de ouro agora, eu ia fechar os parafusos com parafusadeira que eu uso direto.
Abusando de você, Onde você compra esses acessorios que me disse que é importante ter ?
Algum site ?
Abraço e muito obrigado novamente !
Fala digo, blz?
Com um pouco de calma e dedicação voce vai fazer tudo tranquilamente, existem muitos sites que dão dicas muito úteis para todo tipo de manutenção nos automodelos é só ter calma e paciência, se começar a se estressar porque não está conseguindo resolver algum problema, dá um tempo e esfria a cabeça pra recomeçar de novo um outro momento, como te disse, na minha opinião a manutenção tem que ser encarada como parte do hobby, um passatempo e não como obrigação...
É só te cuidado com as peças do motor, sempre manter tudo bem limpo e lubrificado.
Voce pode até usar a parafusadeira para colocar os parafusos mas NUNCA use parafusadeira para dar o TORQUE nos parafusos, porque voce corre o risco de detonar a cabeça dos parafusos ou a rosca, melhor que o torque seja feito manualmente, então muito cuidado com isso.
Quanto as peças para fazer um pequeno estoque voce verifica no manual do seu modelo o código de cada uma (ex: rolamentos) e compra em lojas de modelismo:
Eu compro muito nesses 2 abaxio, mas existem outros sites e também no mercado livre vc encontra.
http://www.bigfield.com.br/http://www.ingamodelismo.com.br/Mais uma coisa:
Lembre-se que o inimigo nº1 do seu motor é a sujeira então tome muito cuidado com o filtro de ar, na preparação, colocando óleo na quantidade correta, na fixação correta e principalmente na hora de retirar depois da corrida para não deixar entrar sujeira no carburador, melhor retirar somente depois que limpar toda poeira do motor como te falei.
(veja esse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=rd8OeizQ1js - aliás esse canal do panda é muito bom, tem muitos vídeos que podem ajudar em algumas dúvidas)
Coelho escreveu:
Nitro é quase uma religião, cada um usa algumas dicas, mas no geral todas funcionam bem.
Eu ja gosto de Lavar o carro com agua e sabão mesmo, retiro a eletronica ou uso ela aprova d'agua e vedo bem as entradas e saídas do motor. Dessa maneira eu garanto que vai ficar tudo bem limpo sem resíduos de terra ou areia nas partes moveis do carro.
Depois do banho, eu ligo o motor por alguns minutos para garantir que ele fique bem seco, retiro o restante de combustível do tanque e dou varias partidas no motor até garantir que não ficou nada de combustível lá dentro.
A eletronica eu limpo apenas com um pincel ou pano com WD ou seco mesmo, depende da sujeira.
Apos isso monto novamente as partes que removi e aplico um filme de WD nas partes metálica e parafusos para não oxidarem.
No motor eu uso o after run, mas em alguns casos eu tb uso o WD, apesar de ja ter lido que esse tipo de oleo não ser indicado para o interior do motor, e dou a "partida" algumas vezes para garantir que o oleo atinja todas as partes internas, partida entre aspas porque é logico que o motor não vai ligar...
A vela eu não retiro sempre pq no passado eu ja perdi um cabeçote de motor por ficar tirando e pondo a vela muitas vezes, afinal aquela rosca é de aluminio .... mas se fizer com cuidado não vejo problema, e com o tempo vc vai pegando a manha e do seu motor e ja passa a verificar a vela apenas próximo do fim da sua vida util...
Geralmente eu uso um combustível chamado Byron Race, esse combustível dispensa o uso do after run, eu já usei ele por anos e realmente não tive problemas, posso garantir pois meus carros as vezes ficam meses parados e nunca tive o motor travado... o segredo é garantir que não ficou nada de combustível “não queimado” dentro do motor e de tempos em tempos dar uma “mexida” no motor com o dedo mesmo para ele não ficar sempre na mesmo posição.
Com a pratica tudo vai ficando bem claro e o medo vai indo embora.
[]´s
Concordo contigo coelho, não existe receita de bolo pra manutenção dos modelos, o importante é manter tudo limpo e lubrificado.
Abraço!