RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mar 29, 2024 3:16 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2016 1:45 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 01, 2016 1:34 pm
Mensagens: 4
Olá,

Acabo de me registrar no forum. Tenho lido bastante e cada vez mais acho que sou completamente iniciante... hahaha. Tenho várias dúvidas. Em abril estarei no EUA e pretendo comprar um RC (ainda estou em dúvida se off ou on) de até US$ 600,00.

Os carros onroad precisam andar em superfícies muiiiiito lisas? ou bastaria ser um asfalto? aqueles pisos das áreas comuns de prédios (que tem um certo relevo) já é um problema?

Com relação as baterias: Vejo o pessoal falando de lipo 2S, 3S, 4S, 6S... enfim o que significa isso? Como identificar qual vem com o carrinho e o quanto ele suporta? Quanto maior, melhor? Tenho pesquisado na amazon, mas não consigo saber qual é a bateria que vem.

A mesma coisa acontece com a potência do motor. Como identifico se o carrinho vai correr bastante ou não? Vi que uns falam em 4000kv...

O carregador da bateria sempre é vendido a parte? O que mais eu precisaria comprar? Vale a pena ter 2 baterias?

Vocês podem me indicar algumas opções nesse valor?

Abs.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2016 2:38 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
bkamogawa escreveu:
Olá,

Acabo de me registrar no forum. Tenho lido bastante e cada vez mais acho que sou completamente iniciante... hahaha. Tenho várias dúvidas. Em abril estarei no EUA e pretendo comprar um RC (ainda estou em dúvida se off ou on) de até US$ 600,00.

Os carros onroad precisam andar em superfícies muiiiiito lisas? ou bastaria ser um asfalto? aqueles pisos das áreas comuns de prédios (que tem um certo relevo) já é um problema?

Depende do modelo, alguns são pra superfícies bem lisas, como o caso dos 'Pan Car', mas se for Onroad comum, pode ter um ou outro relevo sim sem te causar probleams.

Com relação as baterias: Vejo o pessoal falando de lipo 2S, 3S, 4S, 6S... enfim o que significa isso? Como identificar qual vem com o carrinho e o quanto ele suporta? Quanto maior, melhor? Tenho pesquisado na amazon, mas não consigo saber qual é a bateria que vem.

Quando se trava de baterias de 2S, 3S, 4S, etc. nos referimos à quantidades de células de uma bateria, geralmente LiPo (a mais utilizada), cada célula ligada em série soma mais 3,7V (nominal), ou seja, uma bateria LiPo 2S possui 7,4V (nominal), uma 3S possui 11,1V, uma 4S possui 14,8V e por aí vai. Pra saber qual a bateria mais potente que o carrinho aguenta, você tem que ver qual a voltagem máxima que ele suporta e se ele é preparado para LiPo (baterias LiPo não podem descarregar abaixo de 3V por célula (ex: 2S não pode cair pra menos de 6V), então seu carrinho tem que ter uma proteção pra não cair muito a voltagem, caso ele não tenha você tem que usar um buzzer que apita na hora correta de carregar), nem sempre quanto maior melhor, quanto maior a bateria mais pesada ela fica, então é sempre bom achar um equilíbrio, depende do modelo que você usa também, se você usa um automodelo 1/10, você usa 2S pra ser moderado e 3S se for loucão, se for 1/8 você usa 4S pra ser moderado ou 6S pra ser loucão (e se ele suportar).

Os automodelos costumam vir com uma bateria de NiMh, que não segura muito a carga, tem uma descarga baixa, que deixa o modelo lento além de descarregar rápido, ou seja, é só pra quebrar um galho.


A mesma coisa acontece com a potência do motor. Como identifico se o carrinho vai correr bastante ou não? Vi que uns falam em 4000kv...

KV significa quantas RPM o motor dá a cada VOLT da bateria, Ex: Esse motor 4000kv que você falou, com uma bateria de 10volts daria um máximo de 40.000RPM, por isso quanto mais volts na bateria mais rápido o carrinho fica, mas ao mesmo tempo que a rotação do motor aumenta com o kv maior, o torque diminui, Ex: Um motor de 12000kv não teria força nem pra tirar um 1/8 do lugar, como os 1/8 são pesados, geralmente se usa um motor de baixo kv, variando entre 1600 a 2800kv, já os mais leves você pode usar um motor de uns 3000kv até uns 6000kv (se for bem leve), etc.

O carregador da bateria sempre é vendido a parte? O que mais eu precisaria comprar? Vale a pena ter 2 baterias?

Alguns modelos vêm com bateria NiMh e carregador incluso, depende de qual você pegar, mas geralmente esses carregadores são lentos e as baterias ruins, só pra quebrar um galho, além do carregador e da bateria, se seu automodelo não tiver proteção pra LiPo (função CutOff), você deve comprar um Buzzer. Na minha opinião vale muito à pena ter 2 baterias, enquanto uma carrega você pode ir usando a outra, assim você fia parado menos tempo esperando carregar.

Vocês podem me indicar algumas opções nesse valor?

Abs.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2016 3:06 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 01, 2016 1:34 pm
Mensagens: 4
João,

Obrigado pela resposta.

Andei vendo, o que você acha de um savage xs flux? http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XBFNA&P=SM

com lipo 3s...

Apesar de ser offroad, ele corre bastante? Seria um bom equilibrio? Li que a HPI tem garantia na américa do sul e bastante peça....

Abs.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Fev 01, 2016 3:29 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Os offroads também correm bastante, a única diferença é que não têm muita estabilidade,
aí você vai ter que segurar no braço, ou melhor, no dedo...
Com LiPo 3S ele fica bem forte, vai empinar, vai fazer os carambas... Eu sou meio vovozão, gosto do RC rápido, mas nada exagerado, eu usaria 2S que eu sei que a velocidade já te impressionaria, assim você conseguiria andar com o RC sem desgastá-lo muito, mas é opção sua.

A HPI tem realmente bastante peças por aqui, sobre a garantia eu não faço ideia... As coisas que costumam dar problema são peças eletrônicas, tipo ESC, Servo, Receptor, esse tipo de coisas, quando queima um deles (Receptor ou Servo), às vezes nem vale a pena esperar tanto porque são baratos na maioria das vezes, e o ESC é da Castle, acho que terá que enviar pros EUA e esperar eles enviarem um novo, o que sai caro porque mesmo sendo garantia a receita aqui taxa... Eu nunca conto com garantia nenhuma, mas de peça realmente tá bem servido.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2016 3:11 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 01, 2016 1:34 pm
Mensagens: 4
Estou pensando em comprar:

Savage XS Flux, iMAX B6AC V2 Dual Power (não entendi se ele carrega 2 baterias ao mesmo tempo. Será melhor um de 80w? Pode me indicar?) e 2 baterias Venom LiPo 2S 7.4V 5000mAh 30C Hard Case ROAR (o que é ROAR? fiquei inseguro quanto aos conectores das outras baterias. Nessa vem o conector dean)

Você sabe me dizer se a savage xs tem cutoff?

Acha que vale a pena comprar um pneu como esse??? http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXM974&P=7


Acho que com essas coisas, estou completo, certo???

Obrigado pela ajuda, abs.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2016 3:36 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Esse Imax B6 não carrega 2 baterias ao mesmo tempo não, no caso você pode comprar uma placa de carregamento em paralelo. Eu acho um de 80W melhor que esse Imax, já que ele é de 50W apenas...

ROAR é um certificado de peso ideal pra corrida, ROAR é uma instituição de corrida de RC ou algo do tipo, tá mal explicado mas é mais ou menos isso.

A Savage XS tem sim cutoff, tem que configurar lendo o manual....

E esses pneus são bons sim pra andar no asfalto, os pneus da Savage XS são mistos, pra Off e Onroad, mas desgastam mais rápido no asfalto, então é bom sim.

Com essas coisas que você tá comprando já tá tudo show, só se lembre de comprar a roda junto com o pneu kkkkkkkkk

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2016 3:39 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 01, 2016 1:34 pm
Mensagens: 4
hahahaha sim!! já escolhi tbm...

to pegando um liquidozinho tbm pra passar na roda/pneu...

Qual carregador vc indica?? Acha as baterias venom boa?

Obrigado por tudo!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Fev 02, 2016 5:07 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
As baterias Venom são ótimas, sobre carregadores eu não sei, eu costumo comprar da China,
nos EUA geralmente só vende de marca mais conceituada, tipo a Orion, Venom, Hitec, Hyperion, Dynamite, etc... Não conheço muito bem, mas qualquer carregador que carregue e balanceie e tenha 80W de potência vai te servir, fica a seu critério.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB