bkamogawa escreveu:
Olá,
Acabo de me registrar no forum. Tenho lido bastante e cada vez mais acho que sou completamente iniciante... hahaha. Tenho várias dúvidas. Em abril estarei no EUA e pretendo comprar um RC (ainda estou em dúvida se off ou on) de até US$ 600,00.
Os carros onroad precisam andar em superfícies muiiiiito lisas? ou bastaria ser um asfalto? aqueles pisos das áreas comuns de prédios (que tem um certo relevo) já é um problema?
Depende do modelo, alguns são pra superfícies bem lisas, como o caso dos 'Pan Car', mas se for Onroad comum, pode ter um ou outro relevo sim sem te causar probleams.
Com relação as baterias: Vejo o pessoal falando de lipo 2S, 3S, 4S, 6S... enfim o que significa isso? Como identificar qual vem com o carrinho e o quanto ele suporta? Quanto maior, melhor? Tenho pesquisado na amazon, mas não consigo saber qual é a bateria que vem.
Quando se trava de baterias de 2S, 3S, 4S, etc. nos referimos à quantidades de células de uma bateria, geralmente LiPo (a mais utilizada), cada célula ligada em série soma mais 3,7V (nominal), ou seja, uma bateria LiPo 2S possui 7,4V (nominal), uma 3S possui 11,1V, uma 4S possui 14,8V e por aí vai. Pra saber qual a bateria mais potente que o carrinho aguenta, você tem que ver qual a voltagem máxima que ele suporta e se ele é preparado para LiPo (baterias LiPo não podem descarregar abaixo de 3V por célula (ex: 2S não pode cair pra menos de 6V), então seu carrinho tem que ter uma proteção pra não cair muito a voltagem, caso ele não tenha você tem que usar um buzzer que apita na hora correta de carregar), nem sempre quanto maior melhor, quanto maior a bateria mais pesada ela fica, então é sempre bom achar um equilíbrio, depende do modelo que você usa também, se você usa um automodelo 1/10, você usa 2S pra ser moderado e 3S se for loucão, se for 1/8 você usa 4S pra ser moderado ou 6S pra ser loucão (e se ele suportar).
Os automodelos costumam vir com uma bateria de NiMh, que não segura muito a carga, tem uma descarga baixa, que deixa o modelo lento além de descarregar rápido, ou seja, é só pra quebrar um galho.
A mesma coisa acontece com a potência do motor. Como identifico se o carrinho vai correr bastante ou não? Vi que uns falam em 4000kv...
KV significa quantas RPM o motor dá a cada VOLT da bateria, Ex: Esse motor 4000kv que você falou, com uma bateria de 10volts daria um máximo de 40.000RPM, por isso quanto mais volts na bateria mais rápido o carrinho fica, mas ao mesmo tempo que a rotação do motor aumenta com o kv maior, o torque diminui, Ex: Um motor de 12000kv não teria força nem pra tirar um 1/8 do lugar, como os 1/8 são pesados, geralmente se usa um motor de baixo kv, variando entre 1600 a 2800kv, já os mais leves você pode usar um motor de uns 3000kv até uns 6000kv (se for bem leve), etc.
O carregador da bateria sempre é vendido a parte? O que mais eu precisaria comprar? Vale a pena ter 2 baterias?
Alguns modelos vêm com bateria NiMh e carregador incluso, depende de qual você pegar, mas geralmente esses carregadores são lentos e as baterias ruins, só pra quebrar um galho, além do carregador e da bateria, se seu automodelo não tiver proteção pra LiPo (função CutOff), você deve comprar um Buzzer. Na minha opinião vale muito à pena ter 2 baterias, enquanto uma carrega você pode ir usando a outra, assim você fia parado menos tempo esperando carregar.
Vocês podem me indicar algumas opções nesse valor?
Abs.