MauricioMachado escreveu:
Boa noite gurizada! Há alguns anos tenho a vontade de entrar para o modelismo mas por vários motivos fui adiando a ideia, até que agora, novamente me chamou atenção. Eu estava na dúvida sobre por onde começar, mesmo lendo vários tópicos aqui mesmo no fórum e mátérias diversas na internet não ajudaram.
Sendo iniciante não vejo vantagem em comprar um modelo caro e complicado, até porque posso acabar deixando de lado por não me acostumar ou ter outras prioridades. Como não quero extrapolar o financeiro a minha busca ficou bastante limitada. Outro ponto é que não tenho muito espaço disponível inicialmente, cogitei inclusive um modelo offroad, apesar de não simpatizar com a categoria, mas me daria mais liberdade no local de prática.
Todas as variáveis me direcionaram para um modelo de escala pequena e elétrico. Como eu disse, pesquisei alguns modelos, encontrei um Traxxas 1/18, um HSP e um WLToys muito semelhantes, mas mais um meio termo entre on e offroad. Deixando de lado a qualidade, tanto de produto quanto de tocada, estava procurando algo que fosse barato e me desse experiência para seguir adiante. Mas não vou entrar em detalhes, pois percebi que não adianta gastar tempo e dinheiro em algo que não me agrada totalmente, sempre preferi carros "reais" e um modelo pequeno me atenderia muito melhor agora, então optei por um Mini Z, pelas opções diversas, oferta de peças, customização, etc e tal.
Mas a diversidade me deixou mais perguntas que respostas e é isso que gostaria de solucionar aqui.
Com tantas opções de chassi, apesar de ter pesquisado sobre cada um as informações são confusas e a nomeclatura não ajuda. Em princípio, um 2wd já me basta, então poderia ficar entre o MR-01/015/02/03, dispensando a variante 4wd atual, que é mais cara.
Mas além do layout dos motores, que até então não me afeta, pois estou começando, não buscando ganhar centésimos em pista, há a questão de poder mudar o espaçamento e que nem todas as bolhas são compatíveis com todos os chassis. Não que eu vá manter uma coleção, mas sempre é bom saber que posso mudar se quiser, o mais importante é o espaçamento, pois entendi que os de 110mm tem competição própria (em princípio a maiorias da bolhas são dos protótipos de Le Mans, que não são meu foco agora, então imagino que qualquer outro espaçamento possa me atender). Há alguma restrição normalmente para os outros espaçamentos?
O transmissor é o ponto que mais me preocupa, pois vi relatos de que os antigos (27MHz) deveriam ser evitados, mas são os modelos que mais vejo à venda. Terei mesmo problemas relacionados à interferência ao correr contra outras pessoas, estejam elas usando os de 27MHz ou novos da casa dos GHz?
Mais tarde eu poderia comprar um transmissor/receptor, um KT-18 por exemplo e instalar no meu carro? E mesmo se possível, valeria mais a pena trocar por um carro já com um transmissor mais novo do que fazer o uppgrade no antigo? Optando por um desses poderei praticar e eventualmente correr contra outras pessoas sem problemas?
Por hora acredito que sejam essas as dúvidas, dependendo das respostas já saberei em qual modelo focar. Estou atrás de um modelo usado com bom custo benefício, há alguns disponíveis em vários canais que venho acompanhando e dependendo vou optar por algum desses...
Peço desculpas pelo texto longo e agradeço pela atenção!
Olá, Maurício, bem-vindo ao fórum.
Eu não sou um especialista em Mini-Z, mas acho que posso te dar algumas dicas.
Primeiramente: não compre um Mini-Z para andar sozinho; você vai enjoar em 2 horas. E estes carros só funcionam nas pistas apropriadas (própria da Kyosho, de EVA, ou carpete).
A linha atual de entrada da Kyosho é o MR-03 Sports II. Ainda se encontra o MR-03 Sports à venda, mas a versão II é a mais recente, a única diferença é basicamente a possibilidade de instalar um gyro (vendido à parte). Estes carros já vem com rádio 2.4ghz (modelo Perfex KT-19).
A maioria dos pilotos prefere carros com o entre-eixos de 98mm, configuração Wide (Aston Martin, McLaren GT3, Honda NSX GT Concept, etc.).
É possível alterar o entre-eixos dos carros, para adequar à maioria das bolhas, com poucas peças, ou mesmo com as que já vem no kit.
Em relação à suas perguntas específicas:
- Não há uma restrição séria para os espaçamentos de entre-eixos na maioria das pistas que você for andar.
- Dificilmente há problemas de interferência. Se você pegar um MR-03 Sports, já vem com rádio 2.4ghz, livre de interferência na prática, independente do número de pessoas.
- Não vale a pena pegar um carro antigo de 27mhz e trocar por um sistema 2.4ghz, pois a placa é integrada.
Sei que existe um grupo bem ativo andando de Mini-Z em Porto Alegre; a melhor coisa é você fazer uma visita e ver o que o pessoal está usando.
Um abraço!