RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 6:50 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mar 29, 2017 2:54 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qui Dez 28, 2006 3:21 pm
Mensagens: 5
Galera, boa noite! Estava lendo o tópico para iniciantes, mas o foco dele não atendeu bem minha dúvida.

Sempre tive nitro, mas quero montar um elétrico pra desfilar com minha bolha em espaços fechados, estacionamentos, etc... Nada de competir !

Achei um kit bonitinho, que deve ser frágil, mas atende o que preciso.

http://www.rcmart.com/3racing-kitd4awd- ... 62224.html


A dúvida vem na montagem. Qual motor? Qual bateria? Qual dissipador, tamanho, etc? Esc?? Alguma atenção ao cooler?

Podem me dar sugestões do que montar? Heheh

Muito obrigado


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Mar 29, 2017 11:33 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
depende mto...

mas qui no forum dando uma pesquisada vc consegue ver que ja existem receitas prontas inclusive de combos e baterias e radios


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mar 30, 2017 10:20 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Esse chassi é voltado para drifting e até que é bem resistente sim, um amigo meu tem a versão RWD *tração traseira* e a unica coisa que faltou foi trava-rosca nos parafusos dos pinhões e polias dele!

Eu recomendo um esc de ao menos 60A e um motor até 4000kv, nas medidas 36mm de diametro, 50mm de comprimento, padrão do motor é 540.

Bateria pra esse chassi é até 4000mah, maior que isso não vai caber nele!

Já que vai desfilar apenas, acredito que seja uma boa combinação! Evite motores acima de 4300kv, pois eles tem tendencia de esquentarem bastante.

Espero ter ajudado! ^_^


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 05, 2017 10:46 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Boa noite,
Pegando um gancho nesse tópico e para economizar um novo.
Sou novo no modelismo, e para começar, como gostaria de "xeretar" no carro, comprei um usado para não ter muita dó, até que aprenda um pouco mais.
Comprei um Monster Truck Kyosho DMT VE, quase completo, com motor brushless Vortex 2800KV original, lipo 2s Turnigy nano-tech 5800mah 30C-60C não estufada e durando em torno de 25 minutos, rádio transmissor e receptor 2.4Ghz originais KT6, carregador iMax B8+ com fonte, pneus com meia vida e bolha meio surrada...por R$ 400,00.
As perguntas para os colegas são:
1. foi uma boa compra?
2. recomendam algo para a diversão ficar melhor?
3. como puderam notar, o carro veio sem o ESC, foi testado antes da compra com um ESC Hobbyking EZRun S10-RTR de 45a, qual ESC posso comprar? Esse motor suporta ESC de 60a? Alguém recomenda um ESC bom, bonito, barato e fácil de configurar?
4. a bateria que está nele é hardcase e o cabo que sai dela para o ESC tem conector dean, isso influencia no ESC que devo comprar?
Obrigado antecipadamente pelas ajudas.
Abs,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 05, 2017 11:05 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
abraghetti escreveu:
Boa noite,
Pegando um gancho nesse tópico e para economizar um novo.
Sou novo no modelismo, e para começar, como gostaria de "xeretar" no carro, comprei um usado para não ter muita dó, até que aprenda um pouco mais.
Comprei um Monster Truck Kyosho DMT VE, quase completo, com motor brushless Vortex 2800KV original, lipo 2s Turnigy nano-tech 5800mah 30C-60C não estufada e durando em torno de 25 minutos, rádio transmissor e receptor 2.4Ghz originais KT6, carregador iMax B8+ com fonte, pneus com meia vida e bolha meio surrada...por R$ 400,00.
As perguntas para os colegas são:
1. foi uma boa compra?
2. recomendam algo para a diversão ficar melhor?
3. como puderam notar, o carro veio sem o ESC, foi testado antes da compra com um ESC Hobbyking EZRun S10-RTR de 45a, qual ESC posso comprar? Esse motor suporta ESC de 60a? Alguém recomenda um ESC bom, bonito, barato e fácil de configurar?
4. a bateria que está nele é hardcase e o cabo que sai dela para o ESC tem conector dean, isso influencia no ESC que devo comprar?
Obrigado antecipadamente pelas ajudas.
Abs,
Alessandro



Se foi boa compra? Você tá de brincadeira? Só o Imax B8 já chega nesse valor, só o Vortex e a Lipo já chega nesse valor, não foi boa compra, foi a melhor que eu já ouvi falar...

Você poderia comprar uma bateria 3S para deixar o carrinho mais forte, o motor é de baixo KV então tenho certeza que suporta 3S e deve dar um ótimo desempenho.

Olha só, se você usar seu motor Vortex com um ESC de 45A e depois usar com um de 200A, nada mudará. O ESC só 'dosa' a velocidade, mas ele não empurra a corrente elétrica para o motor, na verdade é o motor quem puxa a corrente, então basicamente é o seguinte: Se seu motor puxa 50A, você tem que ter um ESC que suporte essa corrente (com uma folga), então o indicado seria no mínimo um ESC de 60A.

Comprar um novo ESC não dará velocidade ao seu RC nem nada do tipo, mas creio que para usar uma bateria 3S (o que fará seu motor gerar uma potência maior), um ESC de 45A não suportará não, indico um de 60A no mínimo.

Sobre conectores, a coisa mais fácil do mundo é cortar eles e soldar novos conectores. No caso, ao comprar uma nova bateria, caso ela não venha com conectores deans, compre uns conectores desses e peça para alguém soldar (caso não tenha as ferramentas), uma solda dessa não passa de R$7,00.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 05, 2017 11:17 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Obrigado João pela resposta e pelas dicas, valeu.

Só mais uma para completar: o motor puxa 50A, o ESC precisa suportar isso com folga, pra isso imaginamos usar o de 60A, mas essa bateria que está nele fornece o que um ESC de 60A precisa? E se colocar o ESC de 200A que você citou, ele suprirá o motor sossegado mas a bateria atual não fornecerá o que ele precisa, é isso?

Abs,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 06, 2017 12:31 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
abraghetti escreveu:
Obrigado João pela resposta e pelas dicas, valeu.

Só mais uma para completar: o motor puxa 50A, o ESC precisa suportar isso com folga, pra isso imaginamos usar o de 60A, mas essa bateria que está nele fornece o que um ESC de 60A precisa? E se colocar o ESC de 200A que você citou, ele suprirá o motor sossegado mas a bateria atual não fornecerá o que ele precisa, é isso?

Abs,
Alessandro



Sim, a bateria também precisa ser capaz de fornecer a corrente que o motor puxa, quando ela não consegue, a tendência é que ela inche.

Vou te ensinar o cálculo: pegue a quantidade de miliampéres (mAh) que a sua bateria tem e divida por mil, assim você obterá a Amperagem dela.

Após isso, multiplique esse valor obtido pela descarga dela (não a de burst, mas sim a contínua), assim você obterá a capacidade de descarga dela.

No caso da sua, ela é de 5800mah e 30C de descarga, 5,8A * 30 = 174A de capacidade de descarga, ou seja, está com uma margem muito boa e por isso ela não incha. (com o tempo a bateria vai perdendo capacidade e descarga, então essa margem gigante provavelmente fará ela durar mais tempo).

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 06, 2017 10:09 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Bom dia,
Mais uma vez muito obrigado João.
Abs,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 09, 2017 11:25 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Boa noite,

Estou de volta com alguns questionamentos. Uso esse tópico para evitar criar um novo, se estiver errado por favor me avisem.

Como citei logo acima, estava faltando o ESC e comprei um como recomendado, de 60A comum (foto anexa).
Depois disso fiquei com o pacote completo, motor brushless 2800kv, esc 60a, bateria lipo 2s 5800mAh...e o carro andamento muito bem....por alguns minutos.

O carro funcionou com o ESC como veio de fábrica, mesmo assim repassei toda a configuração do ESC e continuou funcionando bem.
Estava brincando por uns 10 minutos e o carro começou a falhar, como se perdesse o controle do rádio e voltasse, depois funcionava mais um pouquinho e falhava de novo, as vezes falhava 4, 5 vezes seguidas, como se o sinal estivesse "engasgando". Quanto mais perto chegava melhor andava, mas não cheguei a ficar mais de 20 metros do carro e pensei que conseguiria pilotar a uns 50 metros.
De repente o carro parou e não respondia mais ao rádio, nenhum comando, nada. Nem a mexidinha nas rodas quando ligamos o ESC.

Checagem:
- o rádio continuava ligando, mesmo assim testei pilhas novas, nada;
- o ESC no carro continua ligando e repassa todas as luzes e etapas da configuração, como se estivesse normal;
- apertei os cristais e nada.

Pensamentos:
- falha no rádio;
- falha no receptor;
- falha nos cristais;
- alguma relação de energia entre o ESC e o receptor, já que a alimentação para o receptor vai do ESC e o ESC é novo e mais forte que o anterior.

Como sou novato, nem sei se cristal queima, se o receptor queima ou se rádio queima, rs.

Aproveitando o espaço para a ajuda acima, pergunto mais algumas coisas abaixo:

- como os cristais são AM significa que o rádio é de 27Mhz e não 2.4Ghz?
- tem muitos cristais AM, posso usar qualquer um? Ou posso usar um FM?
- como detectar se o cristal está com problema?
- receptor e rádio tem como detectar problema neles ou só testando com outro?

Anexei a foto do ESC, do receptor e do rádio.

Novamente, obrigado de antemão.

Abs,
Alessandro


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 10, 2017 12:41 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Eu tenho um rádio desse em casa e geralmente ele não dá muito problema não, talvez uma ou outra interferência...

Mas é difícil consertar um automodelo sem ter outras peças pra testar no mesmo... Se você tivesse um outro ESC, um outro rário, outros cristais, vc ia trocando e descobria o problema por eliminação, pelo que você explicou, parece ser realmente algo relacionado ao rádio.

Iniciamente achei que era o cutoff (corte de energia pra não estragar a bateria), mas o cutoff não desativa a função do servo, então acho realmente que há algum problema na comunicação do seu receptor com o ESC ou do receptor com o rádio, agora para descobrir o que é, só testando...

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 23, 2017 6:22 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
pegue um multimetro

meça os cabos do motor e do esc e depois a bateria

quanto ao cutoff pode desligar geral sim ... kkk

FAça o teste tambem com o servo desligado do canal 1

Se possivel meça tambem os canais do receptor ...pois ele pode ter queimado ...


Abços e poste o que acontecer pra ajudarmos e entendermos !

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 24, 2017 8:39 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Boa noite,

Obrigado pelas respostas João e Pantcholino.
Fiz todos esses testes e mais alguns, testei os canais do receptor também, invertendo os cabos.
A única coisa que apontou erro foi o cabo que sai do ESC para o receptor, não tem energia nele...pelo menos não que o multímetro tenha encontrado...rs...

O João tinha alertado para isso num outro post, acho que o BEC queimou mesmo.

Abs,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB