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MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 4:10 am 
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Como se mede qual corrente/tempo que a bateria deve fornecer ao motor e qual corrente/tempo que o motor necessita para operar como planejado?


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MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 5:36 am 
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Essa é uma pergunta extremamente genérica.
Você tem que ter em mente qual é a aplicação que pretende com o seu RC.
Sugiro firmemente que antes de abrir tópicos, dê uma passeada pelo fórum, tem muitos tutoriais que vão satisfazer muitas das suas dúvidas, OK?

Fat escreveu:
Como se mede qual corrente/tempo que a bateria deve fornecer ao motor e qual corrente/tempo que o motor necessita para operar como planejado?

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MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 5:52 am 
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Registrado em: Qui Jan 01, 2009 3:16 am
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Não a considero de forma nenhuma genérica.

Minha dúvida é bem consistente.

Se instalar um chuveiro na minha casa, devo saber qual a potência que ele consome por hora para saber se a fiação elétrica suporta essa corrente passando pelos fios.

Fazendo um paralelo, o motor seria o chuveiro e o a bateria a fiação.

Posso até ter feito a pergunta de forma meio confusa onde o correto seria escrever perguntando se o fabricante de motor e o fabricante de bateria fornecem esse tipo de informação para que possa se casar a bateria com o motor, pois de que adianta ter um motor que pode consumir mais corrente do que a bateria puder liberar, ou ia derreter a fiação ou o motor ia ser usado de forma limitada.


E quanto a navegar pelo fórum, faz dias que estou lendo e só agora que me registrei, pois cheguei a ter certas dúvidas que não encontrei respostas. Aliás, a maioria das informações que achei são de pessoas que também tem dúvidas e muitas das respostas são bem subjetivas ou outras do tipo eu acho que...


E de tutorial só achei esse (viewtopic.php?f=1&t=3370) que preste e ele é bem simples, por isso algumas dúvidas a mais do que o tutorial consegue suprir surgiram.


Sei que o seu papel é esse de evitar complicação no fórum, mas minhas questões estão muito bem definidas e não são como várias repetidas genéricas e sem sentido que vejo como, por exemplo, qual o melhor carro, ou qual o melhor motor, etc.

Obrigado pela atenção que está me dispensando e ainda nessa hora. :D

Valeu.


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MensagemEnviado: Qui Jan 01, 2009 6:06 am 
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OK, OK, não precisava de tanto.
Mas vou então explicar:
Depende da aplicação. Você quer fazer o quê, onroad (e subdivisões), offroad (e mais subdivisões)? Andar de boa, na frente da sua casa ou no sítio, frequentar as pistas, drift, escala, o quê?
Pra cada aplicação, existe uma solução de chassi e motor.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 1:10 pm 
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Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
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sou novatao tb.. e achei a pergunta do FAT muito interessante e como ele eu já li bastante coisa e nao me lembro de ter visto algo explicando isso..

bom, o que ele quer saber é basicamente o CONSUMO em Amperes Hora de um motor...
dai sim.. existem dezenas de motores de RC e cada um deles com sua potencia e consumo

sobre baterias, por exemplo, um de 3600 mAh ( ou 3,6Ah, tanto faz) significa que essa bateria é capaz de fornecer 3,6 amperes durante UMA HORA, portanto se vc tiver um motor que tenha um consumo de 7 Amperes, vc consigira rodar com esse motor por aproximadamente 30minutos..

caso o consumo de amperes do motor nao seja declarado, existe uma forma de se calcular a amperagem consumida atravez da informacao de potencia em watts e a voltagem de operacao, porem nao me lembro da formula do calculo agora..

mas isso seria muito interessante sim, pois se a informacao de consumo em amperes hora do motor fosse declarada, seria bem mais facil vc comprar uma bateria que atendesse a sua expectativa de runtime do carrinho...

claro que o consumo pode tb ter uma variacao dependendo da demanda do motor ( tipo de terreno / esforco no qual será exigido o motor) e tb lembrando que a bateria alimenta tb os servos e receptores de radio, entao teria que descontar esse consumo...

a conta de tempo nao ficaria 100% precisa, mas já daria p/ ter uma boa ideia na hora de adequar a capacidade da bateria ao seu carrinho..

T+

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 1:23 pm 
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poutz gente, esse negócio de saber quanto a bateria vai fazer quanto tempo vou poder brincar.. é complicadíssimo..

o que sei é que as baterias de nimh é muito relativo, não da pra se comparar a um chuveiro. pois as variáveis são bem maiores.

vamos seguir num exemplo um motor latinha, e uma bateria de 4200mah

se vc usar o carro no quintal. o carrinho vai ficar ali por quase 1h vc vai chegar a enjoar de tanto ver ele ir. parar, virar, voltar. e assim por diante.

se vc colocar ele na pista, em 10 min ou menos a bateria acaba.

seria mais ou menos como um carro a gasolina, a fabricante diz que ele faz 10km/L mas todo mundo sabe que se vc acelerar ele até o limite vai fazer uns 4km/L

entenderam, saber quanto seu motor vai consumir é fácil. quer dizer, pelo menos deve ser. alguém que entenda de eletricidade que me ajude, mas pelo que sei é pegar o consumo do motor e fazer as continhas pra ver quanto a bateria vai aguentar, se a conta no papel não ficar igual o que acontecer na pratica. ai ja é outra história.

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MensagemEnviado: Ter Jan 06, 2009 1:48 pm 
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Cold .. isso é uma conta que da trabalho até pra engenheiros.... mas vou explicitar qui como é feita...

o consumo do motor eletrico é uma coisa cheia de variaveis..

tem as percas com o atrito dos rolamentos ou buchas
tem a peras no cobre (isso mesmo.. no enrolamento que dissípa calor)
tem as percas com o fluxo magnético (dependendo do imã no caso dos brushed e dos ferromagnetico no caso dos brushless
tem a potencia de regime... como vc disse.. em casa é uma na pista é outra....

alem das coisas fora do motor que sao.. atrito dos pneus com o chao, isso depende se é de borracha ou espuma, largo ou fino.. etc etc etc..

relação.. curta, longa.. etc...

terreno.... subida descida etc...
e assim por diante...

o que fazer para calcular!?
porque dificilmente da certo!?

simples!.. na hora de calcular, agente fixa as variaveis.. tipo..

decidimos que as percas no motor vao ser X
que as percas com atrito vao ser Y
que a relação vai ser W
que a aceleração vai ser fixa em T... etc etc etc...

dai sobra uma so variavel, que é a autonomia.. por isso nao da certo quase nunca... igual carro 1:1... se eu e vc fizermos o mesmo percuso com o mesmo carro provavelmente o consumo sera diferente. Abraço!

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