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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:05 am 
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E ai galera, blz? Tenho algumas dúvidas sobre os COOLERS, vejam se podem me ajudar, é o seguinte:

1 - Eles devem ser apontados para o motor ou para o ESC?;
2 - Eles devem ser exaustores ou ventiladores? Ou seja, eles devem soprar ou sugar o calor?

Tenho essas dúvidas, pois andando hj com uns amigos, o cooler de um deles, que ele tinha acabado de instalar, ali na hora, derreteu!!! E ele estava funcionando como exaustor, da marca Integy - Eagle Racing. E a dúvida sobre pra onde ele deve estar apontado, pro motor ou pro ESC, é devido alguns ESCs, qdo superaquecidos, interrompem o funcionamento do auto, só liberando depois de resfriado...

E isso ai, espero a ajuda de voces!!!

Abraços!!!

Reynaldo

Cylone Hot Bodies/ Motor Tamiya 23T RZ

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 10:57 am 
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reynaldo babalu escreveu:
E ai galera, blz? Tenho algumas dúvidas sobre os COOLERS, vejam se podem me ajudar, é o seguinte:

1 - Eles devem ser apontados para o motor ou para o ESC?;
2 - Eles devem ser exaustores ou ventiladores? Ou seja, eles devem soprar ou sugar o calor?

Tenho essas dúvidas, pois andando hj com uns amigos, o cooler de um deles, que ele tinha acabado de instalar, ali na hora, derreteu!!! E ele estava funcionando como exaustor, da marca Integy - Eagle Racing. E a dúvida sobre pra onde ele deve estar apontado, pro motor ou pro ESC, é devido alguns ESCs, qdo superaquecidos, interrompem o funcionamento do auto, só liberando depois de resfriado...

E isso ai, espero a ajuda de voces!!!

Abraços!!!

Reynaldo

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olha, não faz diferença ele exaustor ou ventilador, depende de como vc instala.

os meus eu sempre coloco como ventilador. pois sempre faço abro o "vidro" do carro. e como o ar entra por ali. ele bate no ventilador, e joga mais ar frio para o motor.

acho que se fizer ao contrario. colocar ele como exaustor, e abrir a janela, não vai funcionar.

o esquema é seguir o fluxo do ar. pelo menos pra min funciona e nunca derreteu nenhum ventilador. alias, nunca ouvi ninguém da pista dizendo que teve esse problema.

eu sempre usei no motor. e no esc só uso se for o original do esc, se tiver que usar um ventilador em um esc que não tem essa opção, é possivel que seu amigo esteja forçando de mais o esc. pois ele não pode esquentar mais do que aguenta.

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 12:38 pm 
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Cold Fusion escreveu:
reynaldo babalu escreveu:
E ai galera, blz? Tenho algumas dúvidas sobre os COOLERS, vejam se podem me ajudar, é o seguinte:

1 - Eles devem ser apontados para o motor ou para o ESC?;
2 - Eles devem ser exaustores ou ventiladores? Ou seja, eles devem soprar ou sugar o calor?

Tenho essas dúvidas, pois andando hj com uns amigos, o cooler de um deles, que ele tinha acabado de instalar, ali na hora, derreteu!!! E ele estava funcionando como exaustor, da marca Integy - Eagle Racing. E a dúvida sobre pra onde ele deve estar apontado, pro motor ou pro ESC, é devido alguns ESCs, qdo superaquecidos, interrompem o funcionamento do auto, só liberando depois de resfriado...

E isso ai, espero a ajuda de voces!!!

Abraços!!!

Reynaldo

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olha, não faz diferença ele exaustor ou ventilador, depende de como vc instala.

os meus eu sempre coloco como ventilador. pois sempre faço abro o "vidro" do carro. e como o ar entra por ali. ele bate no ventilador, e joga mais ar frio para o motor.

acho que se fizer ao contrario. colocar ele como exaustor, e abrir a janela, não vai funcionar.

o esquema é seguir o fluxo do ar. pelo menos pra min funciona e nunca derreteu nenhum ventilador. alias, nunca ouvi ninguém da pista dizendo que teve esse problema.

eu sempre usei no motor. e no esc só uso se for o original do esc, se tiver que usar um ventilador em um esc que não tem essa opção, é possivel que seu amigo esteja forçando de mais o esc. pois ele não pode esquentar mais do que aguenta.



Então Cold, o ventilador que derreteu era meu, foi a coisa mais estranha, a parte do meio, que segura o induzido do ventilador derreteu (ou descolou)... eu sei que, andei 5 minutos após ter instalado, e antes de começar a andar verifiquei que ele estava girando, livre sem nada pegando. depois de uns 5 minutos andando no talo, parei e vi que a bagaça estava parada, tirei a bolha e ele estava travado e fora de centro, como se a helice estivesse caindo, nessa hora ele já estava travado.
Com certeza ele não derreteu por causa do aquecimento excessivo do motor enquanto funcionava, ou pegou alguma sujeira que travou a hélice ou então, me ocorreu um pensamento agora: como a hélice estava "caindo", pode ser que ela tenha caído de fato, e como não tinha como sair dalí, travou o motorzinho, aí com ele travado derreteu... pode ter sido isto, porque não havia nenhuma sujeira enroscada, pelo menos na hora que tirei a bolha...

Quanto a ser ventilador, parece que fica melhor mesmo, tenho a impressão que se fosse como exaustor, o motor teria que ficar dentor de uma espécie de "caixa", com um lado todo furado pra entrar o ar, e do outro lado um buraco do tamanho do ventilador, com ele puxando o ar pra fora, o mesmo princípio de um ventilador de fonte de PC, mas ficaria um tanto "trambolhoso" o negócio.... Quando eu tinha um hobbico eu instalei um ventilador de 40mm jogando ar pra fora, o bixo não esquentava "nem cá pega" hehehehe.

Quanto ao esc, é verdade, o meu está um pouco além do limite, as vezes ele para por super aquecimento, mas por enquanto vai ficar assim, pq a grana tá curta pra um esc novo.. :?

Valeu,
Fernando Scolari

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:13 pm 
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esse negócio de derreter por que travou. não existe. o motorzinho nem tem força para esquentar.

deve ter derretido pelo aquecimento do motor, agora, como que vc instalou ele? tem o dissipador? grudou ele direto no motor.

dependendo do motor ele pode chegar a 90ºC e isso com certeza juntando com o calor interno do motorzinho ja deve derreter o bixinho. acho que vc precisa fazer uma ventilação na sua bolha. abrir a janela talvez. e juntar a galera ai e comprar um termômetro comunitário. pois em dias ensolarados, pode se perder um esc, ou um motor por causa do aquecimento

Scolari escreveu:

Então Cold, o ventilador que derreteu era meu, foi a coisa mais estranha, a parte do meio, que segura o induzido do ventilador derreteu (ou descolou)... eu sei que, andei 5 minutos após ter instalado, e antes de começar a andar verifiquei que ele estava girando, livre sem nada pegando. depois de uns 5 minutos andando no talo, parei e vi que a bagaça estava parada, tirei a bolha e ele estava travado e fora de centro, como se a helice estivesse caindo, nessa hora ele já estava travado.
Com certeza ele não derreteu por causa do aquecimento excessivo do motor enquanto funcionava, ou pegou alguma sujeira que travou a hélice ou então, me ocorreu um pensamento agora: como a hélice estava "caindo", pode ser que ela tenha caído de fato, e como não tinha como sair dalí, travou o motorzinho, aí com ele travado derreteu... pode ter sido isto, porque não havia nenhuma sujeira enroscada, pelo menos na hora que tirei a bolha...

Quanto a ser ventilador, parece que fica melhor mesmo, tenho a impressão que se fosse como exaustor, o motor teria que ficar dentor de uma espécie de "caixa", com um lado todo furado pra entrar o ar, e do outro lado um buraco do tamanho do ventilador, com ele puxando o ar pra fora, o mesmo princípio de um ventilador de fonte de PC, mas ficaria um tanto "trambolhoso" o negócio.... Quando eu tinha um hobbico eu instalei um ventilador de 40mm jogando ar pra fora, o bixo não esquentava "nem cá pega" hehehehe.

Quanto ao esc, é verdade, o meu está um pouco além do limite, as vezes ele para por super aquecimento, mas por enquanto vai ficar assim, pq a grana tá curta pra um esc novo.. :?

Valeu,
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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 1:23 pm 
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Tem o dissipador sim, é aquele conjunto da 3racing que todo mundo usa, o primeiro ventilador entrou sujeira e travou aí um pequeno acidente tentando limpar e quebrou... então comprei esse de ontem, que aconteceu essa coisa esquisita aí... a noite vou postar fotos pra vocês verem. Ele estava como exaustor, com os devidos espaçadores pra não encostar no dissipador...

O Reinaldo tem um termometro que vamos usar sempre agora.

To pensando em "abrir o vidro" da ferrari um pouco... hehehehe


Cold Fusion escreveu:
esse negócio de derreter por que travou. não existe. o motorzinho nem tem força para esquentar.

deve ter derretido pelo aquecimento do motor, agora, como que vc instalou ele? tem o dissipador? grudou ele direto no motor.

dependendo do motor ele pode chegar a 90ºC e isso com certeza juntando com o calor interno do motorzinho ja deve derreter o bixinho. acho que vc precisa fazer uma ventilação na sua bolha. abrir a janela talvez. e juntar a galera ai e comprar um termômetro comunitário. pois em dias ensolarados, pode se perder um esc, ou um motor por causa do aquecimento

Scolari escreveu:

Então Cold, o ventilador que derreteu era meu, foi a coisa mais estranha, a parte do meio, que segura o induzido do ventilador derreteu (ou descolou)... eu sei que, andei 5 minutos após ter instalado, e antes de começar a andar verifiquei que ele estava girando, livre sem nada pegando. depois de uns 5 minutos andando no talo, parei e vi que a bagaça estava parada, tirei a bolha e ele estava travado e fora de centro, como se a helice estivesse caindo, nessa hora ele já estava travado.
Com certeza ele não derreteu por causa do aquecimento excessivo do motor enquanto funcionava, ou pegou alguma sujeira que travou a hélice ou então, me ocorreu um pensamento agora: como a hélice estava "caindo", pode ser que ela tenha caído de fato, e como não tinha como sair dalí, travou o motorzinho, aí com ele travado derreteu... pode ter sido isto, porque não havia nenhuma sujeira enroscada, pelo menos na hora que tirei a bolha...

Quanto a ser ventilador, parece que fica melhor mesmo, tenho a impressão que se fosse como exaustor, o motor teria que ficar dentor de uma espécie de "caixa", com um lado todo furado pra entrar o ar, e do outro lado um buraco do tamanho do ventilador, com ele puxando o ar pra fora, o mesmo princípio de um ventilador de fonte de PC, mas ficaria um tanto "trambolhoso" o negócio.... Quando eu tinha um hobbico eu instalei um ventilador de 40mm jogando ar pra fora, o bixo não esquentava "nem cá pega" hehehehe.

Quanto ao esc, é verdade, o meu está um pouco além do limite, as vezes ele para por super aquecimento, mas por enquanto vai ficar assim, pq a grana tá curta pra um esc novo.. :?

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MensagemEnviado: Seg Jan 19, 2009 11:43 pm 
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aí Cold e quem mais quiser ver a "coisa esquisita"...

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a última foto é só pra passar raiva mesmo, olha o preço da bagaça, quer dizer, do bagaço, da porcaria, da m....

Não entendi até agora o que ocorreu, só pode ter quebrado enquanto andava, desprendido a helice, porque, não esquentou tanto assim ontem, estava frio e nublado, e com o ventilador da 3racing, original do dissipador, eu já endei no sol uns 20 miutos com relação mais longa que aguentava tirando racha de reta até travar o esc... e o ventilador continuava rodando na boa... acho que esse daí veio com defeito de fabrica mesmo... sei lá..

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MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 8:10 pm 
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Scolari escreveu:
aí Cold e quem mais quiser ver a "coisa esquisita"...

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a última foto é só pra passar raiva mesmo, olha o preço da bagaça, quer dizer, do bagaço, da porcaria, da m....

Não entendi até agora o que ocorreu, só pode ter quebrado enquanto andava, desprendido a helice, porque, não esquentou tanto assim ontem, estava frio e nublado, e com o ventilador da 3racing, original do dissipador, eu já endei no sol uns 20 miutos com relação mais longa que aguentava tirando racha de reta até travar o esc... e o ventilador continuava rodando na boa... acho que esse daí veio com defeito de fabrica mesmo... sei lá..



iiiish mano... ta parecendo defeito de fabrica mesmo...

qui azar hein!!!

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MensagemEnviado: Ter Jan 20, 2009 10:45 pm 
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Cold Fusion escreveu:
Scolari escreveu:
aí Cold e quem mais quiser ver a "coisa esquisita"...

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a última foto é só pra passar raiva mesmo, olha o preço da bagaça, quer dizer, do bagaço, da porcaria, da m....

Não entendi até agora o que ocorreu, só pode ter quebrado enquanto andava, desprendido a helice, porque, não esquentou tanto assim ontem, estava frio e nublado, e com o ventilador da 3racing, original do dissipador, eu já endei no sol uns 20 miutos com relação mais longa que aguentava tirando racha de reta até travar o esc... e o ventilador continuava rodando na boa... acho que esse daí veio com defeito de fabrica mesmo... sei lá..



iiiish mano... ta parecendo defeito de fabrica mesmo...

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Pois é, como diz um amigo: "é foda"...

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MensagemEnviado: Qua Jan 21, 2009 12:04 am 
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Quebrou a peca de plastico onde prende o rotor.... nao foi aquecimento nao... eh ma qualidade da peca mesmo...


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