Cold Fusion escreveu:
reynaldo babalu escreveu:
E ai galera, blz? Tenho algumas dúvidas sobre os COOLERS, vejam se podem me ajudar, é o seguinte:
1 - Eles devem ser apontados para o motor ou para o ESC?;
2 - Eles devem ser exaustores ou ventiladores? Ou seja, eles devem soprar ou sugar o calor?
Tenho essas dúvidas, pois andando hj com uns amigos, o cooler de um deles, que ele tinha acabado de instalar, ali na hora, derreteu!!! E ele estava funcionando como exaustor, da marca Integy - Eagle Racing. E a dúvida sobre pra onde ele deve estar apontado, pro motor ou pro ESC, é devido alguns ESCs, qdo superaquecidos, interrompem o funcionamento do auto, só liberando depois de resfriado...
E isso ai, espero a ajuda de voces!!!
Abraços!!!
Reynaldo
Cylone Hot Bodies/ Motor Tamiya 23T RZ
olha, não faz diferença ele exaustor ou ventilador, depende de como vc instala.
os meus eu sempre coloco como ventilador. pois sempre faço abro o "vidro" do carro. e como o ar entra por ali. ele bate no ventilador, e joga mais ar frio para o motor.
acho que se fizer ao contrario. colocar ele como exaustor, e abrir a janela, não vai funcionar.
o esquema é seguir o fluxo do ar. pelo menos pra min funciona e nunca derreteu nenhum ventilador. alias, nunca ouvi ninguém da pista dizendo que teve esse problema.
eu sempre usei no motor. e no esc só uso se for o original do esc, se tiver que usar um ventilador em um esc que não tem essa opção, é possivel que seu amigo esteja forçando de mais o esc. pois ele não pode esquentar mais do que aguenta.
Então Cold, o ventilador que derreteu era meu, foi a coisa mais estranha, a parte do meio, que segura o induzido do ventilador derreteu (ou descolou)... eu sei que, andei 5 minutos após ter instalado, e antes de começar a andar verifiquei que ele estava girando, livre sem nada pegando. depois de uns 5 minutos andando no talo, parei e vi que a bagaça estava parada, tirei a bolha e ele estava travado e fora de centro, como se a helice estivesse caindo, nessa hora ele já estava travado.
Com certeza ele não derreteu por causa do aquecimento excessivo do motor enquanto funcionava, ou pegou alguma sujeira que travou a hélice ou então, me ocorreu um pensamento agora: como a hélice estava "caindo", pode ser que ela tenha caído de fato, e como não tinha como sair dalí, travou o motorzinho, aí com ele travado derreteu... pode ter sido isto, porque não havia nenhuma sujeira enroscada, pelo menos na hora que tirei a bolha...
Quanto a ser ventilador, parece que fica melhor mesmo, tenho a impressão que se fosse como exaustor, o motor teria que ficar dentor de uma espécie de "caixa", com um lado todo furado pra entrar o ar, e do outro lado um buraco do tamanho do ventilador, com ele puxando o ar pra fora, o mesmo princípio de um ventilador de fonte de PC, mas ficaria um tanto "trambolhoso" o negócio.... Quando eu tinha um hobbico eu instalei um ventilador de 40mm jogando ar pra fora, o bixo não esquentava "nem cá pega" hehehehe.
Quanto ao esc, é verdade, o meu está um pouco além do limite, as vezes ele para por super aquecimento, mas por enquanto vai ficar assim, pq a grana tá curta pra um esc novo..
Valeu,
Fernando Scolari