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Após um longo intervalo, vou postar enfim mais um tópico da série "nostalgia", sobre os modelos RC que fizeram parte dos meus sonhos de infância, mas que na época, estavam fora das minhas possibilidades ($$$). Agora, com a Tamiya relançando alguns destes modelos, posso enfim realizar esses sonhos e, de quebra, ainda ver como o RC evoluiu desde estes primeiros carrinhos até os modelos hipersofisticados de hoje! (Notem a ausência de alumínio aeronáutico e fibra de carbono nesses modelos mais antigos...)

Na verdade, montei este carro um pouco depois do Tamiya Frog (vejam review em http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=46&t=15349), mas só agora arrumei tempo e disposição para postar a matéria. Espero que vocês curtam! :drinks:

O TAMIYA HOTSHOT
(clique nas imagens para ampliar)

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O Hotshot foi o 1o modelo de buggy off-road 4x4 do mercado, lançado pela Tamiya em abril de 1985. O carro foi uma inovação tanto para a Tamiya quanto para o RC em geral, e na sua época o Hotshot foi o carro a ser batido nas pistas, na categoria buggy 1/10. Ele possui suspensão independente "double wishbone" (bandejas sobrepostas) nas 4 rodas. Uma suspensão com uma característica bem peculiar, que usa apenas um amortecedor e uma mola para cada par de rodas, ou seja, a suspensão das 4 rodas utiliza apenas 2 amortecedores e 2 molas. Em seu tempo, o Hotshot era um carro leve, robusto e compatível com diversos acessórios. Nos anos que se seguiram, as peças do Hotshot evoluíram, sendo reutilizadas em diversos outros modelos de buggys 4x4 da Tamiya, como o Hotshot 2 - que era idêntico ao Hotshot, mas com uma suspensão traseira mais simples, o Boomerang (abr-1986), o Super Sabre (out-1987), e o carro comemorativo do 10o aniversário da linha de RC da Tamiya - o Bigwig (jul-1986).

Em 2007, o Hotshot foi relançado com algumas melhorias, como a inclusão de um speed eletrônico (um adesivo metálico foi colocado na bolha, para funcionar como dissipador de calor para o speed), os eixos dogbone foram simplificados, tornando-se mais robustos, o parafuso e o copo dos universais sextavados, que conectavam as caixas dos difffs dianteiro e traseiro, foram substituídos por dogbones, mais simples e resistentes. Devido ao uso do speed eletrônico, os dissipadores originais usados para resfriar o resistor do speed mecânico não eram mais necessários, mas peças plásticas foram incluídas para manter o visual único do Hotshot. Entretanto, outros pontos fracos do Hotshot continuam com design idêntico ao modelo original: excesso de bump steer (alteração do ângulo das rodas quando a suspensão é comprimida), bandejas dianteiras raspando o interior das rodas e fragilidade do ponto de fixação das molas dianteiras nas bandejas inferiores. Isto faz com que este relançamento seja mais voltado aos colecionadores do que àqueles que buscam um carro off-road 4x4 com bom desempenho e durabilidade em pista...

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MONTAGEM

Já na abertura da caixa você percebe o capricho da Tamiya. A caixa aberta é como um mostruário do kit, com os itens separados em caixas menores e compartimentos, ao contrário de haver um monte de saquinhos de peças amontoados, como na maioria das outras marcas.
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Um detalhe importante é a separação das peças menores (parafusos, porcas, arruelas, etc.) em saquinhos. É importante não misturar o conteúdos destes saquinhos, pra facilitar a montagem! Eu costumo despejar o conteúdo de cada saquinho num potinho, pra facilitar o acesso às peças, sem misturar tudo.
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Seguindo as instruções do manual, a montagem começa pelas caixas da transmissão 4x4, que inclui os diferenciais de engrenagens. A coroa do carro é essa peça composta de 2 engrenagens moldadas, e também fica na caixa de transmissão. Ou seja, trocar a coroa dá um certo trabalho...

Como este carro deve ficar na estante, instalei as buchas de plástico que acompanham o kit, ao invés de substituí-las por rolamentos. Um ponto que me confundiu um pouco nessa montagem foi a identificação das graxas. Notem que o manual especifica o uso de duas graxas diferentes, sendo que a graxa preta é representada por um tubo com inscrição, e a graxa branca é representada apenas por um tubo cinza! Em alguns passos da montagem, eu confundi as graxas, e depois tive que limpar e reaplicar! :pedala: (Mais por preciosismo, já que o carro nem vai andar... :roll: )
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Um dos poucos rolamentos que vêm no kit é o thrust bearing da transmissão. Notem a complexidade das caixas de transmissão, pois elas servem para proteger a transmissão, fixar o motor e também fixar as bandejas de suspensão! Na montagem da caixa traseira, outra pegadinha: tem um local pra instalar um rolamento fica inacessível depois de instaladas as engrenagens. Aí tem que remover as engrenagens, instalar o rolamento, e recolocar as engrenagens...

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Uma das coisas que eu considero um grande avanço no RC é a (quase) extinção dos e-clips. Odeio e-clips!!! :twisted: Nesses modelos mais antigos, eles estão em todo lugar!
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Aí está uma metade da caixa de transmissão traseira montada (com cada graxa no seu lugar...):
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E a montagem da outra metade:
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Aí é só juntar as duas metades com cuidado, pra nenhuma peça cair nem sair do lugar.
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O motor é fixado na caixa de transmissão traseira, e curiosamente o conjunto coroa/pinhão fica protegido dentro da caixa de diff. Bom para proteger da sujeira do off-road, ruim para trocar a relação (pra trocar a coroa, é preciso remontar a transmissão traseira!). Por isso também, a posicão do pinhão no eixo do motor tem que ser precisa, uma vez que não dá pra ver se o pinhão e a coroa ficaram corretamente alinhados. De acordo com o tamanho da coroa utilizada, o manual recomenda uma quantidade de espaçadores para serem instalados com o parafuso de fixação do motor. São eles que vão garantir o correto encaixe da coroa com o pinhão. Esta é uma das partes mais chatas da montagem deste kit, pois os espaçadores vivem caindo durante a fixação do parafuso!
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A caixa de transmissão dianteira é um pouco mais simples de montar, mas seu formato é ainda mais esquisito. Notem que praticamente toda a transmissão fica selada nas caixas, protegida da sujeira!
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Agora, as bandejas de suspensão. O plástico utilizado pela Tamiya nesse modelo é bem duro, por isso a instalação dos parafusos exige uma certa força, mas também cuidado, pra não quebrar nem espanar nada. A chave de boca que vem no kit ajuda bastante na montagem.
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Nos hubs das rodas, mais buchas plásticas. Notem que aí já começa a aparecer a cor vermelha, marca registrada do Hotshot!
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Os "hinge pins" das bandejas são bem interessantes, pois possuem uma parte com rosca, que se fixa no plástico, eliminando assim a necessidade de fixação adicional (e-clips, "set screws", etc).
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As bandejas superiores e inferiores são fixadas diretamente na caixa de transmissão.
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A Tamiya incluiu neste kit 2 pares de "hubs" dianteiros, se eu não me engano, 1 deles (o que vem na "árvore" de peças) é o original do Hotshot, e o outro (que vem solto) é o do Hotshot2.

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A montagem do hub é bem esquisita pros padrões atuais. Os hubs são presos por "ball ends", que por sua vez são presos por arruelas de plástico fixadas a plaquinhas de metal, e essas plaquinhas são presas nas bandejas de suspensão. Me parece um conjunto frágil, pesado e complexo.
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Aqui uma boa sacada da Tamiya. O furo para a instalação dos "ball links" é triangular por dentro, pra reduzir a área de contato do parafuso, facilitando a instalação e diminuindo a possibilidade de quebrar ou espanar o plástico duro das bandejas.
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Bandejas dianteira prontas e instaladas na caixa de transmissão:
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O chassis é uma complexa peça moldada,e nessa etapa da montagem começa também a pintura. Pra meu modelo ficar igual à figura da caixa, decidi comprar as tintas nas cores recomendadas pela Tamiya.
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Juntando o chassis com as duas caixas de transmissão, o Hotshot já começa a tomar forma...
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Os amortecedores não são muito diferentes dos que costumamos ver nos modelos mais atuais, com a exceção do engenhoso mecanismo de ajuste de altura. O alicate da Tamiya ajuda bastante na montagem de amortecedores em geral, recomendo a todos que gostem de montar kits!
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E aí está a curiosa suspensão do Hotshot com apenas 2 amortecedores! É uma solução engenhosa, mas que não deu muito certo em termos de performance, tanto é que foi descontinuada pela própria Tamiya nos modelos subsequentes e substituída pela suspensão com 4 amortecedores que conhecemos hoje...
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Para aumentar o realismo, a Tamiya inclui uma "rede" de plástico, imitando as grades dos buggys off-road de antigamente. Dá um certo trabalho pra cortar a redinha e alinhá-la corretamente na "gaiola", mas o resultado final compensa!
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Os eletrônicos ficam dentro do chassis, num compartimento selado. Não é muito espaçoso, mas cabe tudo sem muito esforço, e isso porque o speed basicão que vem junto do kit é relativamente grande. Mas uma vez montado o chassis, o acesso é feito por uma abertura menor, por isso é bom planejar a instalação dos eletrônicos, pra poder acessar o que for necessário depois (cristais, botões, etc.)!
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Pra evitar que os fios fiquem soltos e sejam danificados, a Tamiya inclui passagens e locais para fixação, coisas de kits "pro"!
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MensagemEnviado: Sáb Dez 25, 2010 3:46 pm 
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As rodas e pneus são parecidas com as de hoje, nada de montagens complicadas. De diferente mesmo, só as peças triangulares que fixam as rodas aos pinos dos eixos.
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O Hotshot quase pronto, só falta a bolha:
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A bolha do Hotshot é bem simples, é mais uma carenagem dianteira, pois o chassis e a "gaiola" do piloto já fazem as vezes de carroceria. A pintura, lógico, tinha que ser no tradicional vermelho!
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Enfim, o resultado final!
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Curti muito montar esse carrinho que faz parte da história do RC! Espero que vocês tenham curtido o post! Um grande abraço a todos!

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MensagemEnviado: Sáb Dez 25, 2010 10:09 pm 
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Christian,

Excelente tópico... parabéns!! Assim como você, eu também ODEIO os e-clips!! hehe.

É muito gostoso montar os kits da Tamiya, ainda mais esses antigos que dão um certo sentimento de volta à infância para quem sonhava com esses carrinhos nos anos 80... hehe. Eu mesmo era fã do Madcap, se um dia relançarem talvez eu compre um. :mrgreen:

A coleção tá crescendo, heim? Vai ter que fazer umas fotos da estante e postar aqui em breve... :wink:

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MensagemEnviado: Ter Jan 25, 2011 3:05 pm 
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Belo carrinho, nostalgia pura, eu so loco pelo Tamiya Attack
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Ainda mais quando vi aqui pelo forum o episódio da PUNK a Levada da Breca, lembrei da minha infancia na hora... na época fiquei lokoooo por um desses mas nao achava em nenhuma loja.. da cidade..


Voltando..
Agora é fazer um Case de Acrilico pra colocar na estante e proteger da sujeira.. :mrgreen:



Abraços :drinks:

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MensagemEnviado: Sáb Jul 20, 2013 2:36 pm 
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parabéns pela montagem! sou novo no assunto, queria comprar um carro pro meu filho e comprei esse modelo pelo ebay, não sabendo que vinha desmontado, montei ele certinho mais na hora da pintura amigo, comprei um spray pra plástico e não fico legal, encomendei outra bolha e outro spray pra fazer direito, outra! a caixa onde segura as engrenagens da parte dianteira quebrou, colei com araldite vou ver c fica bom, bati umas fotos tb mais não tantas como você, gostei muito do brinquedo, mais o plástico é muito frágil, ia encomendar outro pelo ebay mais vou optar por um kyosho ou axxial,
ps*, o meu caro saiu por 600 reais completo, não foi parado pela alfandega!!


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MensagemEnviado: Sáb Jul 20, 2013 8:26 pm 
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E aí Christian !!!
Cara ... que lindo este Buggy !!!
Apesar de não ser tão sofisticado e moderno quanto os que encontramos hoje, é como ter um carro antigo ... só que ZERO !!! OLD IS GOLD !!!
Curti muuuuuuuuito as fotos ... PARABÉNS pelo trabalho !!! Só que ... sinceramente ... se fosse meu, só pra decorar ... não teria coragem de por pra rodar não ... rsrsrsrs !!!
Abração.
Elvis.

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