Após um longo intervalo, vou postar enfim mais um tópico da série "nostalgia", sobre os modelos RC que fizeram parte dos meus sonhos de infância, mas que na época, estavam fora das minhas possibilidades ($$$). Agora, com a Tamiya relançando alguns destes modelos, posso enfim realizar esses sonhos e, de quebra, ainda ver como o RC evoluiu desde estes primeiros carrinhos até os modelos hipersofisticados de hoje! (Notem a ausência de alumínio aeronáutico e fibra de carbono nesses modelos mais antigos...)
Na verdade, montei este carro um pouco depois do Tamiya Frog (vejam review em
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=46&t=15349), mas só agora arrumei tempo e disposição para postar a matéria. Espero que vocês curtam!
O TAMIYA HOTSHOT(clique nas imagens para ampliar)
O Hotshot foi o 1o modelo de buggy off-road 4x4 do mercado, lançado pela Tamiya em abril de 1985. O carro foi uma inovação tanto para a Tamiya quanto para o RC em geral, e na sua época o Hotshot foi o carro a ser batido nas pistas, na categoria buggy 1/10. Ele possui suspensão independente "double wishbone" (bandejas sobrepostas) nas 4 rodas. Uma suspensão com uma característica bem peculiar, que usa apenas um amortecedor e uma mola para cada par de rodas, ou seja, a suspensão das 4 rodas utiliza apenas 2 amortecedores e 2 molas. Em seu tempo, o Hotshot era um carro leve, robusto e compatível com diversos acessórios. Nos anos que se seguiram, as peças do Hotshot evoluíram, sendo reutilizadas em diversos outros modelos de buggys 4x4 da Tamiya, como o Hotshot 2 - que era idêntico ao Hotshot, mas com uma suspensão traseira mais simples, o Boomerang (abr-1986), o Super Sabre (out-1987), e o carro comemorativo do 10o aniversário da linha de RC da Tamiya - o Bigwig (jul-1986).
Em 2007, o Hotshot foi relançado com algumas melhorias, como a inclusão de um speed eletrônico (um adesivo metálico foi colocado na bolha, para funcionar como dissipador de calor para o speed), os eixos dogbone foram simplificados, tornando-se mais robustos, o parafuso e o copo dos universais sextavados, que conectavam as caixas dos difffs dianteiro e traseiro, foram substituídos por dogbones, mais simples e resistentes. Devido ao uso do speed eletrônico, os dissipadores originais usados para resfriar o resistor do speed mecânico não eram mais necessários, mas peças plásticas foram incluídas para manter o visual único do Hotshot. Entretanto, outros pontos fracos do Hotshot continuam com design idêntico ao modelo original: excesso de bump steer (alteração do ângulo das rodas quando a suspensão é comprimida), bandejas dianteiras raspando o interior das rodas e fragilidade do ponto de fixação das molas dianteiras nas bandejas inferiores. Isto faz com que este relançamento seja mais voltado aos colecionadores do que àqueles que buscam um carro off-road 4x4 com bom desempenho e durabilidade em pista...