RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 12:44 am 
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Olá, pessoal estou começando a ter um certo interesse pelo Hpi Baja 5sc 1/5. Eu já tive um Nitro 1/8 mas fazia muito sujeira. Então voltei para os Elétricos, que sempre tive.

Agora tenho algumas dúvidas com relação e esse tipo de carro, como;

- Esse modelo vale apena?
- Terei dificuldades de achar peças?
- Por ser maior, mais alto, etc ele também faz as mesmas sujeira de óleo, vazamentos que os Nitros 1/8 ou 1/10 fazem?
- Quais os PRÓS e CONTRA de se comprar um carro desses?

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 7:39 am 
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minha opinião é que não vale a pena um carro desses.
é muito grande, não tem pista pra colocar um carro desse tamanho muito menos gente pra andar junto.
se for pra andar numa chácara, sozinho e você não se importar manda bala.
sujeira faz igual, é motor a explosão vai ter resíduo do mesmo jeito. um amigo tem o buggy, a vantagem que vi nesses carros é que gastam muito pouco, o tanque cheio dá um runtime incrível. as peças nos sites gringos tem aos montes, inclusive site só de baja.
pegar um baja 1/5 elétrico é outra coisa que ao meu ver não vale a pena, o investimento em baterias pra um carro desse porte é muito grande comparando que você gastaria no máximo R$3,00 num litro de gasolina.

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 12:33 pm 
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Opa cara vale muito a pena o carro é um monstro, to falando pq já to no meu 5° baja e não fico mais sem, estou com um hpi 5sc ss e antes tinha um 5b ss e pra ti ter idéia só vendi o 5b depois q chegou o 5sc pra não correr o risco de ficar sem, o carro é muito resistente, um tanque dura muito e é bem pratico tbm, peças acha no mercado livre ou lojas de fora, mas normalmente o que estraga é coisa barata e que tem aqui, mas é bem dificil de estragar, tem alguns pontos q no original vale trocar já de cara q não te incomoda nunca mais, a principal é a aranha do sino da embreagem q deve custar uns 160 o de aluminio, pois a q vem original é de plastico e normalmente derrete com o tempo, mas fora isso é ups, sugeira de óleo tem pouco eu uso uma estopa na saida da pipa e já era, a gasolina como é podiun não tem o cheiro ruim da gasolina normal, e evapora rápido, de resto é só alegria, mesmo andando sozinho dá pra se divertir muito e se tiver onde andar melhor ainda, é outro tipo de carro tração traseira e depois q o cara pega a manha é fenomenal, qq dúvida dá um grito já montei 5 então se precisar de ajuda avisa, abs.

Ps se tiver condições comprar o hpi q não se incomoda, todos os meus foram hpi e não tive problemas e conheço quem tem outras marcas q já reclamou, abs.

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Tá nervoso? Vai pilotar!

Reputação de vendas - viewtopic.php?f=3&t=23876

http://lmgtfy.com.br/?q=moisessalib&l=1


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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 6:31 pm 
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Moisés escreveu:
Opa cara vale muito a pena o carro é um monstro, to falando pq já to no meu 5° baja e não fico mais sem, estou com um hpi 5sc ss e antes tinha um 5b ss e pra ti ter idéia só vendi o 5b depois q chegou o 5sc pra não correr o risco de ficar sem, o carro é muito resistente, um tanque dura muito e é bem pratico tbm, peças acha no mercado livre ou lojas de fora, mas normalmente o que estraga é coisa barata e que tem aqui, mas é bem dificil de estragar, tem alguns pontos q no original vale trocar já de cara q não te incomoda nunca mais, a principal é a aranha do sino da embreagem q deve custar uns 160 o de aluminio, pois a q vem original é de plastico e normalmente derrete com o tempo, mas fora isso é ups, sugeira de óleo tem pouco eu uso uma estopa na saida da pipa e já era, a gasolina como é podiun não tem o cheiro ruim da gasolina normal, e evapora rápido, de resto é só alegria, mesmo andando sozinho dá pra se divertir muito e se tiver onde andar melhor ainda, é outro tipo de carro tração traseira e depois q o cara pega a manha é fenomenal, qq dúvida dá um grito já montei 5 então se precisar de ajuda avisa, abs.

Ps se tiver condições comprar o hpi q não se incomoda, todos os meus foram hpi e não tive problemas e conheço quem tem outras marcas q já reclamou, abs.


Moisés, desculpa a brincadeira mas,
é sério que vc acha cheiro de gasolina normal ruim?
Eu pareço drogado cheirando cola quanto to com um galão de gasolina na mão,
fico tipo esse meme aqui:

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 7:37 pm 
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Moisés escreveu:
Opa cara vale muito a pena o carro é um monstro, to falando pq já to no meu 5° baja e não fico mais sem, estou com um hpi 5sc ss e antes tinha um 5b ss e pra ti ter idéia só vendi o 5b depois q chegou o 5sc pra não correr o risco de ficar sem, o carro é muito resistente, um tanque dura muito e é bem pratico tbm, peças acha no mercado livre ou lojas de fora, mas normalmente o que estraga é coisa barata e que tem aqui, mas é bem dificil de estragar, tem alguns pontos q no original vale trocar já de cara q não te incomoda nunca mais, a principal é a aranha do sino da embreagem q deve custar uns 160 o de aluminio, pois a q vem original é de plastico e normalmente derrete com o tempo, mas fora isso é ups, sugeira de óleo tem pouco eu uso uma estopa na saida da pipa e já era, a gasolina como é podiun não tem o cheiro ruim da gasolina normal, e evapora rápido, de resto é só alegria, mesmo andando sozinho dá pra se divertir muito e se tiver onde andar melhor ainda, é outro tipo de carro tração traseira e depois q o cara pega a manha é fenomenal, qq dúvida dá um grito já montei 5 então se precisar de ajuda avisa, abs.

Ps se tiver condições comprar o hpi q não se incomoda, todos os meus foram hpi e não tive problemas e conheço quem tem outras marcas q já reclamou, abs.



Parece ser bacana mesmo, mas uma das coisa puder perceber na pista que creio que não tenha solução direta seria o barulho do scap. As poucos vezes que o pessoal estava andando fazia um barulho tremendo e estava encomodando as pessoas que estavam vendo. Será que existe uma forma de diminuir esse barulho, pois parecia um racha de Mobiletes, kkkkk.
Já cheguei a falar com a importadora da HPI sobre uma versão desse Baja elétrico, mas pro Brasil eles não vão trazer tão cedo a versão elétrico.

O elétrico é bem mais forte que a combustão. Da uma olhada nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=8qLKmsjI ... ata_player

Pena que fica muito caro o kit de conversão que só acha lá fora.
Com relação a sujeira, por conter óleo na mistura, imagina que as peças devem ficar todas sujas e meladas de óleo, porém mais fáceis de se limpar, pelo grande espaço no chassis.

Talvez dois fatores que impedem de pegar um desse seriam, Barulho excessivo e sujeira de combustível com óleo.
Quando vc gasta em média de combustível por mês? Ou quanto vc gasta de Gás por final de semana?

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 10:42 pm 
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Ajudando com o vídeo.



Alguns discordam mais o que me desanima nos baja é serem 4x2...

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 10:49 pm 
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Elétricos da hpi tem 2 modelos
Esse que usa até 6s que tem 2200kv que é parecido com uma savage flux esticada
Imagem
E esse que usa 8s 780kv e é parecido com os bajas a gasolina
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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 11:22 pm 
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Eu tive 3 autos glow... chegou uma hora que encheu o saco ficar regulando motor. Eu passava mais tempo regulando do que andando.
Ai parti para os elétricos e adorei... passei a gastar mais tempo andando do que dando manutenção... Mas meus olhos sempre brilharam com os autos à gasolina... depois de bastante tempo comprei meu Baja HPI 5B SS (kit).

Rapidamente algumas vantagens e desvantagens:

DESVANTAGENS
- Por causa do tamanho, dificulta o transporte
- Por causa do tamanho, é difícil encontrar lugares na cidade de São Paulo para andar.
- Por causa do barulho, não dá pra ficar andando na rua de casa... os vizinhos me matariam provavelmente. Eu não gostei da pipa tunada da HPI que vem na versão SS. Muito barulhenta... Coloquei aquela pretinha simples e o som, ao meu gosto, ficou muito melhor (menos ardido, mais baixo).
- Tudo pra ele é mais caro... por exemplo, um jogo de pneus onroad (4 pneus+rodas+foams) sai por volta de 500 reais.

VANTAGENS
- Valor do combustível baixísismo (podium + óleo motul 800)
- Um tanque dura muito tempo... uns 45 minutos se andar forte, 1 hora se andar de boa
- Anda bem pra caramba, pelo menos o motor 26CC (versão SS)
- O motor é ridiculamente fácil de regular
- O motor não perde regulagem qdo há mudança de temperatura
- O motor não esquenta
- Liga muito, mas muito fácil. Quando tá frio, 3 puxadas com o afogador, mais 2 ou 3 sem o afogador. A partir do segundo tanque, 1 puxada.
- E não morre, nem a pau.
- Não precisa de aquecedor de velas pra ligar

Eu particularmente não vejo muito sentido em ter um carro 1/5 elétrico... eu comprei um carro 1/5 não pelo tamanho, mas por causa do motor dele não ser manhoso como os glows... se a HPI lançar os carros 1/8 a gasolina como prometeu, eu preferiria (por causa das desvantagens que citei acima).

Caso interesse, neste tópico no RcMasters eu relatei toda a experiência de compra:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... c&p=475789

E neste, toda a experiência da montagem:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... 788#475788

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 11:43 pm 
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GustavoT.Orlandi escreveu:
Elétricos da hpi tem 2 modelos
Esse que usa até 6s que tem 2200kv que é parecido com uma savage flux esticada
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E esse que usa 8s 780kv e é parecido com os bajas a gasolina
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Legal hen.

Onde eu acho esse primeiro modelo pra comprar? Não entendi, esse tamanho todo ele usa motor de 2200kv, o mesmo do Vorza? Nossa da conta de todo o peso?

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MensagemEnviado: Qua Set 26, 2012 11:47 pm 
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alpha775 escreveu:
GustavoT.Orlandi escreveu:
Elétricos da hpi tem 2 modelos
Esse que usa até 6s que tem 2200kv que é parecido com uma savage flux esticada
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E esse que usa 8s 780kv e é parecido com os bajas a gasolina
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Legal hen.

Onde eu acho esse primeiro modelo pra comprar? Não entendi, esse tamanho todo ele usa motor de 2200kv, o mesmo do Vorza? Nossa da conta de todo o peso?


É porque é quase uma savage flux, só que modificado, é bem mais leve que um 1/5 convencional...
Tem até peças intercambiáveis entre esse SC e a savage flux...

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 12:23 am 
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fellipeborges escreveu:
Eu tive 3 autos glow... chegou uma hora que encheu o saco ficar regulando motor. Eu passava mais tempo regulando do que andando.
Ai parti para os elétricos e adorei... passei a gastar mais tempo andando do que dando manutenção... Mas meus olhos sempre brilharam com os autos à gasolina... depois de bastante tempo comprei meu Baja HPI 5B SS (kit).

Rapidamente algumas vantagens e desvantagens:

DESVANTAGENS
- Por causa do tamanho, dificulta o transporte
- Por causa do tamanho, é difícil encontrar lugares na cidade de São Paulo para andar.
- Por causa do barulho, não dá pra ficar andando na rua de casa... os vizinhos me matariam provavelmente. Eu não gostei da pipa tunada da HPI que vem na versão SS. Muito barulhenta... Coloquei aquela pretinha simples e o som, ao meu gosto, ficou muito melhor (menos ardido, mais baixo).
- Tudo pra ele é mais caro... por exemplo, um jogo de pneus onroad (4 pneus+rodas+foams) sai por volta de 500 reais.

VANTAGENS
- Valor do combustível baixísismo (podium + óleo motul 800)
- Um tanque dura muito tempo... uns 45 minutos se andar forte, 1 hora se andar de boa
- Anda bem pra caramba, pelo menos o motor 26CC (versão SS)
- O motor é ridiculamente fácil de regular
- O motor não perde regulagem qdo há mudança de temperatura
- O motor não esquenta
- Liga muito, mas muito fácil. Quando tá frio, 3 puxadas com o afogador, mais 2 ou 3 sem o afogador. A partir do segundo tanque, 1 puxada.
- E não morre, nem a pau.
- Não precisa de aquecedor de velas pra ligar

Eu particularmente não vejo muito sentido em ter um carro 1/5 elétrico... eu comprei um carro 1/5 não pelo tamanho, mas por causa do motor dele não ser manhoso como os glows... se a HPI lançar os carros 1/8 a gasolina como prometeu, eu preferiria (por causa das desvantagens que citei acima).

Caso interesse, neste tópico no RcMasters eu relatei toda a experiência de compra:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... c&p=475789

E neste, toda a experiência da montagem:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... 788#475788



Realmente para mim o barulho está em primeiro lugar, pois como já tenho um PickUP CEN gigante que na real seria tamanho de 1/6, inclusive usa o mesmo tamanho das rodas do Baja.

- No quesito sujeira interna, ele baba gasolina com óleo tipo os glow?
- O processo de amaciar esse motor, é mais fácil?
- Qual gasolina realmente deve ser usada e qual quantidade de óleo?
- Já vi pra vender kit que transforma o Baja em 4X4, vale apena?

Agradeço pelo relato, foi muito bom.

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 12:48 am 
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Respostas abaixo em negrito.

alpha775 escreveu:
Realmente para mim o barulho está em primeiro lugar, pois como já tenho um PickUP CEN gigante que na real seria tamanho de 1/6, inclusive usa o mesmo tamanho das rodas do Baja.

- No quesito sujeira interna, ele baba gasolina com óleo tipo os glow?
Um pouco, mas bem pouco mesmo. Nada comparado a sujeira do glow.
- O processo de amaciar esse motor, é mais fácil?
Muito fácil. Apenas 1 tanque, segundo instruções da própria HPI pode ser feito andando bem devagar. Tem um pessoal que prefere queimar um tanque parado... eu fiz um mix das duas coisas... mas cara, um tanque parado demora muiiiiitoo rsrss
- Qual gasolina realmente deve ser usada e qual quantidade de óleo?
A gasolina aqui no Brasil tem que ser a Podium dos postos BR, é a que tem menos mistura. A HPI recomenda a proporção de 25/1 (25 partes de gasolina para 1 de óleo), ou seja, para um litro são 960ml de gasolina e 40ml de óleo.
- Já vi pra vender kit que transforma o Baja em 4X4, vale apena?
Não vejo muita necessidade... de fato é mais difícil pra pilotar, mas pega o jeito. Nos fóruns gringos se ve muito o pessoal retirando coisas pra deixar o carro mais leve... não acho que adicionar mais peso seria um bom negócio.

Agradeço pelo relato, foi muito bom.

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 1:12 am 
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Apesar de não ter muito lugar pra andar com um monstro desse, fiquei mais empolgado em pegar um Baja 5sc, que pra mim é o mais bacana.

Agora uma duvida, vi em alguns vídeos que alguns najas tem um arrancada muito forte. Nesse caso é trocado o pinhão ou peças do motor pra ele ficar forte assim?

Da uma olhada nesse vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=kOBSFjoo ... ata_player

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 1:19 am 
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alpha775 escreveu:
Legal hen.

Apesar de não ter muito lugar pra andar com um monstro desse, fiquei mais empolgado em pegar um Baja 5sc, que pra mim é o mais bacana.

Agora uma duvida, vi em alguns vídeos que alguns najas tem um arrancada muito forte. Nesse caso é trocado o pinhão ou peças do motor pra ele ficar forte assim?

Da uma olhada nesse vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=kOBSFjoo ... ata_player


Eu também acho o 5SC mais bacana, só que ele é mto mais caro também, infelizmente.
Quanto a arrancada, acredito que esse carro do vídeo só está bem afinado e talvez com um motor 29CC.
Um detalhe importante, a embreagem da versão SS abre em 8.000rpm (a normal abre em 6mil), entao qdo engata o motor já manda bastante força.

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MensagemEnviado: Qui Set 27, 2012 12:06 pm 
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alpha775 escreveu:
GustavoT.Orlandi escreveu:
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Importando
5sc super flux http://www.amainhobbies.com/product_inf ... dio-System

Baja 5b Flux http://www.amainhobbies.com/product_inf ... dio-System



Video que a HPI postou hoje de manhã do 5sc super flux

E do 5b


E tb o 5sc flux é 4x4 o 5b é 4x2


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