RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 5:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 12:55 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Fala aí galera,

Sou novo nessa modalidade de auto e novo no Forum, estou com uma dúvida que está difícil de eu achar a solução kkkk

Montei um Tamiya High Lift com um rádio Futaba 4GWD, mas não tenho nem noção de nada kkkk seguinte, eu ligo o rádio, ligo o carro, eu ouço o carro funcionando, eu mexo nas alavancas do rádio vejo os servos trabalharem, mexo nas alavancas e vejo as rodas virarem pra esquerda e direita numa boa, aí que vem o problema

Como eu faço pra rodar com o carro? kkkk Não estou conseguindo engatar o carro pra girar as rodas , já tentei de tudo, já procurei em vários lugares se tem alguma coisa sobre isso e não achei nada !

Será que alguém poderia me dar essa mão?

Muito obrigado galera e espero ter criado o tópico na seção certa rs, qualquer coisa, me desculpem!


Abs a todos.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 2:41 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Vamos por partes .
Você diz que escuta ele funcionando , então você montou com a MFC-02 , certo ?
Se foi isso então o acelerador está na alavanca do lado esquerdo , estou considerando que você ligou os 4 fios da MFC numerados nos canais certos do radio ,

Quando você coloca a alavanca da esquerda para cima ou para baixo ele acelera o barulho do motor ?

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 2:46 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Vamos por partes .
Você diz que escuta ele funcionando , então você montou com a MFC-02 , certo ?
Se foi isso então o acelerador está na alavanca do lado esquerdo , estou considerando que você ligou os 4 fios da MFC numerados nos canais certos do radio ,

Quando você coloca a alavanca da esquerda para cima ou para baixo ele acelera o barulho do motor ?


Obrigado pela resposta, amigo!

Vamos lá, eu não instalei o MFC não, o barulho que eu disse que escuto é sinal que o carro liga normal e faz barulho quando eu mexo nas alavancas , por exemplo, quando eu coloco alavanca para cima ou para baixo ele faz um barulhão como se estivesse acelerando, mas as rodas não giram de jeito algum !

Eu vejo até o motor dando faiscas dentro e tudo mais, vejo as rodas virarem, vejo os servos trabalhando, mas não consigo fazer as rodas girarem!

Não sei se estou sendo bem claro, você conseguiu compreender o que eu quis dizer?

Abs e obrigado novamente ...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 2:49 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Então você consegue ver o motor girando , e os cardãs não giram ?

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 2:51 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Então você consegue ver o motor girando , e os cardãs não giram ?


Eu consigo ver o motor dando umas faíscas dentro igual de um on road que eu tenho que roda normal, os cardãs não reparei ! De primeira imaginei que seria algo no rádio, alguma configuração sei lá, será que é algo desse tipo?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 2:56 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Você que montou ?

Esse câmbio é complicado , verifica se o motor gira e os cardãs não , solta o link do servo do câmbio , então se estiver certo o trambulador vai para o meio na segunda marcha ,

Se assim ele funcionar então é só ajustar o servo do câmbio , se não rodar tem coisa errada na montagem do câmbio .

O primeiro que montei desse também apanhei .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 4:27 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Você que montou ?

Esse câmbio é complicado , verifica se o motor gira e os cardãs não , solta o link do servo do câmbio , então se estiver certo o trambulador vai para o meio na segunda marcha ,

Se assim ele funcionar então é só ajustar o servo do câmbio , se não rodar tem coisa errada na montagem do câmbio .

O primeiro que montei desse também apanhei .



Então, acabei de testar aqui, motor gira e os cardãs não, soltei o link do servo do câmbio mas continuou a mesma coisa, os cardãs parados e o motor girando... vc falou de parar no meio na segunda marcha, como eu faço as marchas no rádio? pois o servo ficou no meio mas eu não mexi em nada, eu tirei o link liguei e ele tava no meio ...

Será que é o cambio mesmo? O que pode ser além do cambio?

Se for o cambio, só desmontando tudo e mexendo para ver né? puts kkkk


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 7:18 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Sim , eu falei para você soltar o link porque aquela vareta do trambulador do câmbio vai para o meio , pelas molas internas , se você vê que o motor gira e as duas saídas de cardã estão paradas é certeza que tem coisa errada no câmbio , ele tem uma embreagem na parte da frente mas mesmo que ela estivesse frouxa ele iria rodar sem força ,
Um problema comum é que o pessoal que monta não coloca trava rosca no alen do pinhão e ele pode soltar , mas já vi muitos desses câmbios montados errados ( eu sou o técnico da Tamiya Brasil ) , de qualquer forma pelo que você diz vai ter que desmontar esse câmbio para ver oque acontece ,
Foi você que montou ?

Obs: não insiste se estiver fazendo barulho e dando trancos , essas engrenagens você não encontra para venda com facilidade , se quebrar uma vai ser problema .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 7:24 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Sim , eu falei para você soltar o link porque aquela vareta do trambulador do câmbio vai para o meio , pelas molas internas , se você vê que o motor gira e as duas saídas de cardã estão paradas é certeza que tem coisa errada no câmbio , ele tem uma embreagem na parte da frente mas mesmo que ela estivesse frouxa ele iria rodar sem força ,
Um problema comum é que o pessoal que monta não coloca trava rosca no alen do pinhão e ele pode soltar , mas já vi muitos desses câmbios montados errados ( eu sou o técnico da Tamiya Brasil ) , de qualquer forma pelo que você diz vai ter que desmontar esse câmbio para ver oque acontece ,
Foi você que montou ?



Então vou abrir e ver o que pode ser, fui eu que montou ele sim , demorei dias e dias pra fazer com calma e ainda deu errado kkkkk

Vou já essa noite ver isso então ... Eu abrindo, o que eu devo olhar inicialmente? Ver se coloquei o trava rosca no pinhao?

Valeu mesmo pela ajuda cara


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 7:38 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Você retira o conjunto do câmbio , abre as duas tampas pretas ,
Primeiro verifica se o pinhão do motor está preso corretamente e se ele encaixa certo na engrenagem maior ,
Estando certo roda a coroa ( essa engrenagem maior de fora ) e verifica se tudo dentro do câmbio roda ,
Com o trambulador solto ( no meio ) ele está na segunda marcha , aquela engrenagem de alumínio do meio no eixo de cima tem que acionar a de plástico em baixo ,
Se não rodar as saídas para os cardã tem erro na montagem , vai ter que conferir tudo ,
Se rodar aperta o trambulador para traz e roda a engrenagem , vai rodar a terceira marcha ,
Depois aperta o trambulador para frente e roda a engrenagem , vai rodar a primeira marcha ,

Quando eu monto esse câmbio ( ele é igual ao dos caminhões ) eu sempre testo fora antes de montar no chassis , já tive problema montando tudo direto e no final ele não rodou e tive que desmontar tudo denovo .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jun 20, 2014 9:20 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Você retira o conjunto do câmbio , abre as duas tampas pretas ,
Primeiro verifica se o pinhão do motor está preso corretamente e se ele encaixa certo na engrenagem maior ,
Estando certo roda a coroa ( essa engrenagem maior de fora ) e verifica se tudo dentro do câmbio roda ,
Com o trambulador solto ( no meio ) ele está na segunda marcha , aquela engrenagem de alumínio do meio no eixo de cima tem que acionar a de plástico em baixo ,
Se não rodar as saídas para os cardã tem erro na montagem , vai ter que conferir tudo ,
Se rodar aperta o trambulador para traz e roda a engrenagem , vai rodar a terceira marcha ,
Depois aperta o trambulador para frente e roda a engrenagem , vai rodar a primeira marcha ,

Quando eu monto esse câmbio ( ele é igual ao dos caminhões ) eu sempre testo fora antes de montar no chassis , já tive problema montando tudo direto e no final ele não rodou e tive que desmontar tudo denovo .



Perfeito, segui tudo que você falou e os cardãs estão rodando conforme o procedimento que você falou !

Já que os cardãs estão rodando, o que pode ser? Estou com ele desmontado aqui, o que devo fazer então? rsrsrs


Mais uma vez cara, muitissimo obrigado !!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2014 2:10 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Você retira o conjunto do câmbio , abre as duas tampas pretas ,
Primeiro verifica se o pinhão do motor está preso corretamente e se ele encaixa certo na engrenagem maior ,
Estando certo roda a coroa ( essa engrenagem maior de fora ) e verifica se tudo dentro do câmbio roda ,
Com o trambulador solto ( no meio ) ele está na segunda marcha , aquela engrenagem de alumínio do meio no eixo de cima tem que acionar a de plástico em baixo ,
Se não rodar as saídas para os cardã tem erro na montagem , vai ter que conferir tudo ,
Se rodar aperta o trambulador para traz e roda a engrenagem , vai rodar a terceira marcha ,
Depois aperta o trambulador para frente e roda a engrenagem , vai rodar a primeira marcha ,

Quando eu monto esse câmbio ( ele é igual ao dos caminhões ) eu sempre testo fora antes de montar no chassis , já tive problema montando tudo direto e no final ele não rodou e tive que desmontar tudo denovo .


Cara, eu desmontei e montei ele novamente, agora está mais ou menos rodando, eu ligo o radio, ligo o carro e ele já está meio que caminhando, só que depois de alguns segundos ele começa dar uns trancos e se eu acelero ele para de dar tranco e vai que vai !

O que pode ser esses trancos que ele está dando?

Estou sem sorte , cada hora é uma novidade kkkkkk

Valeu pela ajuda


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2014 9:50 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Bem se você resolveu a parte mecânica então verifica a eletrônica ,
Isso de você ligar e ele começar a andar pode ser o ajuste do trim no radio ,
Que tipo e marca de esc você está usando , ele tem configuração ? .
Alguns deles é nescessario configurar com o radio , o ponto morto , aceleração máxima pra frente e ré .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2014 11:13 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Fev 17, 2014 9:04 pm
Mensagens: 8
Oliveirarmp escreveu:
Bem se você resolveu a parte mecânica então verifica a eletrônica ,
Isso de você ligar e ele começar a andar pode ser o ajuste do trim no radio ,
Que tipo e marca de esc você está usando , ele tem configuração ? .
Alguns deles é nescessario configurar com o radio , o ponto morto , aceleração máxima pra frente e ré .



Cara, o esc que uso é esse aqui:

http://s17.postimg.org/72p9n2o67/Moped_ ... al_ESC.jpg

Ele está dando uns trancos , tipo como se estivesse travando ele acelera um pouco e para da umas travadas e volta ... Esse esc tenho que fazer alguma configuração ?

Como eu faria os ajustes do trim no radio? Vc teria algum link que fala disso?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jun 21, 2014 11:42 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
A meio mais rápido de ver esses ajustes é nos manuais ,
Procurei no Google e não achei o manual desse esc , eu não conheço esse modelo .
Deve ser básico , mas isso é coisa que leva um segundo para fazer e um ano para esplicar , na mão é fácil vendo as reações dele pelo led ,
No radio do lado da alavanca de aceleração tem um botão que da pulso para cima e para baixo , você vai ver no display se está + 1,2,3,4.....ou - 1,2,3,4......vai apertando até ficar zero , isso é o centro do trim ,
Se esse esc for ajuste básico , é assim :
Ajusta esse trim do radio primeiro , deixa ele ligado ,
Solta um dos fios do motor , para evitar que ele dispare no ajuste ,
No esc tem um botão perto do led , aperta ele , segura apertado e liga a chave do esc ,
O led deve piscar ,
Então acelera o radio até o fim , segura um pouco , veja se o led muda a forma de piscar ,
Volta o acelerador para o meio e coloca tudo para a ré , veja se o led muda a forma de piscar ,
Volta o acelerador para o meio ,

Desliga a chave , liga o fio do motor e verifica como está funcionando ,

Como disse esse é o ajuste padrão , não conheço o seu , teria que ver o manual .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB