RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:03 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 9:55 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 28, 2008 2:49 pm
Mensagens: 399
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro
Galera,

Já li inumeros post aqui sobre o uso (ou não do BEC) em Rock Crawler. Afinal, devemos ou não utilizar ? Pergunto isto, pois estou com um servo 12Kg, e as vezes parece que o mesmo não esta dando conta no Crepeer, então pensei que utilizando o BEC poderia sanar o problema.

Mas li que alguns acham que traz vantagem, outros não. Afinal, adianta ? Realmente melhora ? O que a galera que tem Crawler esta utilizando ?

_________________
E-Maxx (Mamba Monster 2200kv)
Inferno VE
Vorza HPI
Venom Creeper


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 10:23 am 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 30, 2010 10:07 pm
Mensagens: 1670
Images: 59
Localização: São Paulo - ZS
Servos porrudos puxam corrente alta, as vezes mais altas que o bec interno do seu esc pode fornecer...
Eu to usando um servo turnigy, todo de aluminio, e o tekin deu conta de tocar ele sussegado com os pneus originais, ja com os rock crushers que são bem maiores ja travou 2x, não falta força no servo , trava o esc mesmo, então um bec vai resolver, só estou esperando umas compras chegarem pra pedir um bec e outras tralhas na hobbyking

_________________
BL4x4


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 10:42 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 28, 2008 2:49 pm
Mensagens: 399
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro
BL4x4 escreveu:
Servos porrudos puxam corrente alta, as vezes mais altas que o bec interno do seu esc pode fornecer...
Eu to usando um servo turnigy, todo de aluminio, e o tekin deu conta de tocar ele sussegado com os pneus originais, ja com os rock crushers que são bem maiores ja travou 2x, não falta força no servo , trava o esc mesmo, então um bec vai resolver, só estou esperando umas compras chegarem pra pedir um bec e outras tralhas na hobbyking


Estou usando um Mamba Max, e o servo trava em alguns momentos. O servo e' de 12Kg, vou aproveitar e instalar um BEC que tenho, vamos ver se melhora. Depois te falo.....

Valeu,

[]'s

_________________
E-Maxx (Mamba Monster 2200kv)
Inferno VE
Vorza HPI
Venom Creeper


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 5:35 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
no meu começou esse problema , ele tem dois servos de 9k e esc novak que o bec deve ser de 1A ,
uso os pneus da clodbuster , se andar só no plano não dá problema mas se começar a manobrar nas pedras ele trava em menos de 5 minutos ,( deve esquentar o bec do esc ) , cheguei a trocar o esc mas não adiantou , então deixei um multimetro colado na carroceria e ligado na entrada de 5V do receptor e notei que a voltagem ia caindo quando forçava nas manobras , coloquei um bec externo em paralelo com a saida do esc para o receptor , só fiz um teste em casa forçando o crawler de lado na parede e não deu problema , preciso de um tempo para testar direito nas pedras .

é esse aqui , essas rodas são muito pesadas .
Imagem

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Editado pela última vez por Oliveirarmp em Ter Set 06, 2011 5:45 pm, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 5:44 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 30, 2010 10:07 pm
Mensagens: 1670
Images: 59
Localização: São Paulo - ZS
Oliveira , longe de mim querer ensinar missa pro vigario , sei que vc tem inumeros anos de hobby , mas um dica , não ligue o BEC em paralelo ao esc não , elimine os fios +/- que ligam o esc ao RX , e ligue o bec na entrada de bateria do rx para alimentar o rx e os servos ..
ou seja , a unica ligação esc rx é o fio de sinal ...

isso evita que o bec envie tensão por bec do esc e vice versa causando aquecimento e possivel falha em ambos

_________________
BL4x4


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 6:10 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
BL4x4 , nesse caso não tem problema porque a fonte de tensão ( no caso a bateria ) é a mesma e a saida do bec externo eu regulei na mesma voltagem do bec do esc ,
outro detalhe é que a saida do transistor do bec funciona como um diodo , a voltagem não retorna ,
a que for maior é que vai predominar na entrada do receptor , e se baixar a tensão no bec do esc o outro garante o funcionamento do esc ,
eu tenho esc que pifou o bec interno e só coloquei um outro externo para continuar usando sem problemas .
nos trucks eu uso até 6 servos e mais de 30leds e tenho esse esquema funcionando ,

na teoria não tem problema , mas como disse ainda não testei direito para ver o resultado .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 6:36 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 30, 2010 10:07 pm
Mensagens: 1670
Images: 59
Localização: São Paulo - ZS
bem observado , se tem um transistor fazendo papel de diodo na saia então ok ...
afinal a grosso modo diodos funcionam como valvula anti retorno ... energia só passa em um sentido ...

_________________
BL4x4


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 08, 2011 1:48 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 05, 2009 3:48 pm
Mensagens: 1611
Localização: Belo Horizonte - MG
meus pitacos;

p/ crawler com pneus 2.2, se nao tiver um servo de no minimo 15kg nao rola... sempre vai travar direçao, se o carro tiver com muito chumbo nas rodas/eixos entao, até os de 15kg já começam a pedir arrego

eu uso no Kalango um Savox 1258 de 20kg quando ligado em 7,4v, atualmente ele está ligado em 6,0v ( uso um BEC externo configuravel, no caso o da Castle) e fornecendo 16kg, vira muito, mas tem algumas situaçoes que ele pede arrego ( mas preferi deixar assim, do que socar 20kg de começar a quebra munhoes etc..)

braço de servo de plastico??? nem pensar... espanan as estrias na primeiro rolé..heheh

já usei os MG995 de 10kg e sao raquiticos, antes desse savox 1258 eu usava um Axial AS-2 ( dizem ser o mesmo futaba S3305) que tem 12kg nao durou 3 rolés e fumaceou... no Joaninha uso outro AS-2 que já moeu as buchas de nylon e troquei por rolamentos de um MG955 sucata

já usei MG995 no Kalango e esse era uma piada, mal dava conta de virar o carro parado no chao plano...

atualmente uso:
-savox 1258com BEC no Kalango
-Axial AS-2 no Joaninha sem BEC e pede arrego na maioria das situaçoes em pedras
-MG995 no Aranha sem BEC e mal vira no plano

já encomendei um SAVOX 0251 de 16kg que é beeemmm mais barato que o 1258 ( U$70,00 deste contra os U$34,00 do 0251) e vou usar um BEC que já tenho reserva

um detalhe importante ao colocar servo mais forte é trocar os munhoes e links de plastico do carrinho, pois com servo parrudao é bem provavel que quebrem.

pelo que andei pesquisando, p/ servos de menos de 15kg o uso de BEC é dispensavel, pois a maioria dos ESC 1/10 conseguem fornecer energia suficiente, mas acima disso só com BEC ou vai fumacear o ESC

_________________
Fabiano - BH/MG
Axial AX-10 - Kalango
Axial AX-10 - Kamaleao
HPI SAVAGE FLUX HP - El Diablo
Venom Creeper - Aranha


Editado pela última vez por fabil em Qui Set 08, 2011 2:16 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Set 08, 2011 2:09 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 28, 2008 2:49 pm
Mensagens: 399
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro
Instalei um BEC externo e estou usando um Servo de 12Kg, aparentemente ficou bom, mas falta testar pra valer......

_________________
E-Maxx (Mamba Monster 2200kv)
Inferno VE
Vorza HPI
Venom Creeper


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB