RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 7:16 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Fev 15, 2014 10:02 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Fev 15, 2014 9:53 pm
Mensagens: 1
Localização: SÃO LEOPOLDO - RS
ola machado,
cara parou de funcionar o canal 5 da minha summit, e não é o servo, o que pode ser? pode ter desprogramado a função? ou pode ser meu receptor?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 02, 2014 4:38 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
cassoli6cc escreveu:
ola machado,
cara parou de funcionar o canal 5 da minha summit, e não é o servo, o que pode ser? pode ter desprogramado a função? ou pode ser meu receptor?


Pode ser várias coisas:

Veja pois pode estar travado a cabo de aço que faz a mudança.
Se não for isso pode ser ainda que o cabo do servo partiu ...afinal ele fica por baixo de toda a mecânica do carro.
Servo queimou !

Aconteceu coisa semelhante comigo mas era nos canais 1 e 2 que queimaram no radio.

E sim tem como configurar isso ...mas é somente inversão ...e não desligamento dessa função !

Abços

Enviado do meu Xperia ZQ usando TapaTalk

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 30, 2014 9:15 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
ola machado.

sou novato aqui.... se to escrevendo no lugar errado me orientem por favor.

comprei uma summit usada e preciso da linkage da marcha.

pois veio com uma adaptação. e percebi que ta queimando o servo por que sempre fica um lado do final de curso do servo forçando por mais que regule um lado ele vai até o final do curso e pro outro o servo fica forçando querendo chegar no final do curso só que a linkage adaptada não deixa.

http://postimg.org/image/4r85opx9l/

achei na net pra vender TRAXXAS 5392 SHIFT LINKAGE REVO. só que não tenho certeza se esta que e usada na marcha da summit.

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 31, 2014 12:37 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
marcionei cardoso

Revo e summit compartilham mtas peças pois sao de mesmo chassi..

A summit e especifica com esses links e a revo nao tem esse sistema de marchas e blocantes!


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 10:43 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
alguem sabe se este servo Turnigy TGY-90S tem a mesma medida da engrenagem(eixo) que conecta o braço do servo(salva servo)?

pois comprei 3 turnigy tgy9018mg e o eixo do servo tem o diametro menor do que o salva servo.

tem varias medidas esses eixos?

obrigado pela atenção!

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 12:14 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Oppaaa

Desde que seja pouca coisa vc consegue regular pelo encaixe de plastico ... É so rosquear ou desrosquear ele pra atingir o tamanho certo e não ficar forçando o servo...


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 12:50 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
Pantcholino escreveu:
Oppaaa

Desde que seja pouca coisa vc consegue regular pelo encaixe de plastico ... É so rosquear ou desrosquear ele pra atingir o tamanho certo e não ficar forçando o servo...


Abços



amigo acho que vc não entendeu minha duvida. olhe a foto pra vc entender.

http://postimg.org/image/mrr0m30nr/

os servos turnigy tgy9018mg tem o eixo com diâmetro menor.

obrigado pela atenção.

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 12:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
marcionei cardoso escreveu:
Pantcholino escreveu:
Oppaaa

Desde que seja pouca coisa vc consegue regular pelo encaixe de plastico ... É so rosquear ou desrosquear ele pra atingir o tamanho certo e não ficar forçando o servo...


Abços



amigo acho que vc não entendeu minha duvida. olhe a foto pra vc entender.

http://postimg.org/image/mrr0m30nr/

os servos turnigy tgy9018mg tem o eixo com diâmetro menor.

obrigado pela atenção.



Sim sim ..

Agora entendi...

heheh

Normal isso mesmo ... Não é so a traxxas que faz isso!

Normalmente junto dos servos sempre vem as peças que completam ele ... Isso se chama "servo Horn"... Pode colocar qquer um desde que caiba .... e de pra encaixar as regulagens !
Eu tenho toneladas disso aqui !
Em vários formatos e tamanhos ....

Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 1:03 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
Pantcholino escreveu:
marcionei cardoso escreveu:
Pantcholino escreveu:
Oppaaa

Desde que seja pouca coisa vc consegue regular pelo encaixe de plastico ... É so rosquear ou desrosquear ele pra atingir o tamanho certo e não ficar forçando o servo...


Abços



amigo acho que vc não entendeu minha duvida. olhe a foto pra vc entender.

http://postimg.org/image/mrr0m30nr/

os servos turnigy tgy9018mg tem o eixo com diâmetro menor.

obrigado pela atenção.



Sim sim ..

Agora entendi...

heheh

Normal isso mesmo ... Não é so a traxxas que faz isso!

Normalmente junto dos servos sempre vem as peças que completam ele ... Isso se chama "servo Horn"... Pode colocar qquer um desde que caiba .... e de pra encaixar as regulagens !
Eu tenho toneladas disso aqui !
Em vários formatos e tamanhos ....

Abços



o problema é os de bloqueio de diferencial. que não tem como adaptar um servo horn.

http://postimg.org/image/hp16b64lz/

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 1:09 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
Tendeu ...

Acho que o machado colocou esses servos na summit dele .... Não sei como ele o fez !

Eu tentaria transplantar as engrenagens de um pro outro e ver o que dá ....

Tenso isso ... Não sei o motivo da trocar ... MAs eu mantenho esses servos pois eles sao pouco utilizados waterproofs...
Não vale a pena trocar se eles nao tiverem queimados


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 1:12 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
Pantcholino escreveu:
Tendeu ...

Acho que o machado colocou esses servos na summit dele .... Não sei como ele o fez !

Eu tentaria transplantar as engrenagens de um pro outro e ver o que dá ....

Tenso isso ... Não sei o motivo da trocar ... MAs eu mantenho esses servos pois eles sao pouco utilizados waterproofs...
Não vale a pena trocar se eles nao tiverem queimados


Abços


queimo os 3 um atras do outro. acho que tava mal regulado ai não chegava no fim de curso e ele ficava forçando e queimo.

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 1:14 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Mar 19, 2012 10:00 pm
Mensagens: 2043
Images: 0
Localização: São Paulo - Chácara Santo Antônio
marcionei cardoso escreveu:
Pantcholino escreveu:
Tendeu ...

Acho que o machado colocou esses servos na summit dele .... Não sei como ele o fez !

Eu tentaria transplantar as engrenagens de um pro outro e ver o que dá ....

Tenso isso ... Não sei o motivo da trocar ... MAs eu mantenho esses servos pois eles sao pouco utilizados waterproofs...
Não vale a pena trocar se eles nao tiverem queimados


Abços


queimo os 3 um atras do outro. acho que tava mal regulado ai não chegava no fim de curso e ele ficava forçando e queimo.



Cara ....

Que tenso !
Eu liguei eles juntos no mesmo canal ... heheheh
Deu um trabalho danado pra regular eles .... Mas consegui ... ELes ficavam chiando ... tanto que um deles quebrei as engrenagens ...

Tente fazer isso ... REaproveite as engrenagens e tente montar ....


Abços

_________________
Traxxas 1/7 XO-1 - Pensa num trem bruto hein!
Traxxas Fiesta Ken Block 1/16 (Drift/rally/onroad) - (UPADASSSSSSSO....kkkk)
Traxxas MEGA Summit 1/10 - Loading 90% ----------- OK


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 3:02 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Mar 28, 2014 4:26 pm
Mensagens: 6
Images: 0
Localização: joinville SC
Machado escreveu:
Prefácio

Pessoal, venho aqui reunir um pouco de informações sobre o monster truck que costumo chamar de Ultimate Off-Road Monster Truck, a Traxxas Summit. Desde quando peguei a minha, eu tenho observado o que poderia ser melhorado. No nosso meio dos Summiteiros, existem usuários "cerradeiros" (que andam com sua Summit somente em terra seca, poeira, terrenos rochosos, areia e afins) e usuários "lameiros" (não preciso nem explicar né? rsrsrs). Vou falar um pouco da classe a qual pertenço, enfocando um pouco na outra também. Como sou "cerradeiro", algumas partes da minha Princesa não serão waterproof.

Primeira dica Out-Of-Box

Com uma Summit ou-of-box, recomendo fortemente que o usuário compre 2 baterias LiPo (Polímeros de Lítio) 2S 5000mAh 20C no mínimo, juntamente com um um apito eletrônico de baixa voltagem (mais adiante será explicado a parte de ligação e cuidados) e um carregador específico para baterias de LiPo. Comprando as LiPo's, o run-time irá subir muito, podendo assim aproveitar mais sua Summit juntamente com as baterias originais. Um dica pra quem vai encarar água, é colocar as LiPo's com o buzzer em um balão de festa ou camisinha, para os mais exóticos. Lembre-se de lacrar bem! Ou então, para aqueles que dispõem de um fundo de investimento maior, compre as baterias de LiPo da marca Max Amps, que são nativas waterproofs, mas cada LiPo custa em média 100 dólares ou mais! O carregador, recomendo um simples, de entrada, mas computadorizado, como por exemplo Turnigy Accucel 6, iMax B6, Hobbyking EcoSix e semelhantes. Vou deixa aqui algums exemplos de baterias que cabem perfeitamente na Summit e que considero com o Custo/Benefício muito alto. Seguem: Bateria 1, Bateria 2, Bateria 3 e Bateria 4. Existem uma gama de carregadores e LiPo's no mercado, inclusive alguns destes carregadores mais simples que venham com fonte de energia interna. Pra quem não sabe, os carregadores acima necessitam de fonta externa de 12v 5A no mínimo. Recomendo também comprar baterias que sejam HardCase, para fins de maior proteção contra quedas e evitar futuros problemas com explosões e incêndios.

Cuidados pós-uso

Enfim, falado da primeira parte para usar por mais tempo a sua Summit, vamos atravessar o carro na frente dos bois e partir para cuidados pós-uso. Muitas pessoas têm dúvidas sobre, então vou reunir aqui o que andei lendo e aprendendo ao longo do tempo. Antes de limpar e lavar sua Summit, retire as baterias! Algumas pessoas questionam que a àgua é um veneno para os rolamentos, e isso é a mais pura verdade. Muitos usuários costumam dar "chuveiradas" ou "mangueiradas" eu sua Summit, e isso particularmente falando dos rolamentos é uma forma muito errada, porém, a praticidade da limpeza e eficácia desse procedimento faz com que os usuários não liguem para o fato dos rolamentos. Como boa parte da galera não dipõem de um tempo para prestar aquela manutenção no automodelo, fazem desta forma. Eu mesmo já fiz, só que depois na hora de passar um pente fino na Summit fui ver os rolamentos e quase estavam travando. Caso sua Summit já tomou muitos banhos, recomendo tirar pelo menos todos os rolamentos dos cubos das rodas e dar aquela guaribada. Da úlima vez que dei uma geral nos rolamentos, eu coloquei eles num pote plástico, apliquei querosene, fechei o pote e dei uma sacudida de acordo para remover os detritos de dentro deles. Feito isso, limpei o pote, coloquei eles dentro, e apliquei duas demãos de WD-40. Deixei agir por 10 minutos e logo sequei com papel toalha. Ficaram como novos!
Só para firmar então, se quer prevenir um desgaste prematuro de seus rolamentos ou até perdê-los, evite água. Use ar comprimido, pincel, pano ou qualquer outro aparato para limpar seu modelo.
Já ia me esquecendo de citar, a àgua também afeta as escovas do motor Titan 775. Recentemente achei que meu motor tinha ido pro saco, e olha que as escovas estavas gordinhas como novas! Só descobri o problema depois que tirei ele da Summit e coloquei na bancada, e observando bem, havia tipo de uma corrosão na escova, um tipo de sujeira encrustrada na escova impedindo a passagem de corrente nela. Limpei devidamente e apliquei WD-40, e vòilá, tudo funcionou de novo! Fica a dica pra galera!!!
Hoje, limpo minha Summit com um pano umedecido com limpador de uso geral (Veja e afins) diluído em água, uma trincha e ar comprimido a 100psi, que é o bastante para explusar qualquer tipo de resíduo em qualquer lugar do automodelo.
A bolha pode-se lavar com uma esponja multi-uso usando o lado macio amarelo com sabão ou detergente neutro, e as rodas e pneus usando uma escova comum de lavar roupa com sãbão ou detergente neutro. Uma dica pra quem usou a Summit na água, é deixar as rodas secar no sol por 30 minutos e depois por 10 horas na sombra para remover totalmente a água de dentro dos pneus. Só eu sei o quanto é chato água dentro dos pneus! rsrsrsrs
Depois da limpeza pesada, vamos para parte de manutenção preventiva. Depois de ter secado sua Summit com ar comprimido ou pano seco, aplique cuidadosamente sem excessos WD-40 em todas as partes móveis, incluindo rolamentos. Sem excessos para evitar o acumulo de detritos nas partes, não se esqueçam!!! A parte de limpeza é um pouco chata, mas particularmente eu gosto bastante, além de distrair, quanto mais bem feita for, seu automodelo terá chances de durar mais.

Melhorias estruturais e performance

Primeira

Primeira coisa que reparei na Summit quando peguei ela foi aquela porcaria de micro servo que realiza a troca de marcha e bloqueio dos diferenciais. Foi o segundo upgrade que fiz na minha depois das baterias LiPo e buzzer. Na boa, como pode um automodelo tão completo como este ter um equipamento desse tão vagabundo? Mas enfim, vou colcar aqui a instalação dos servos Turnigy TGY-90S, que são metal gear, e praticamente impossível de serem quebrados. Seguem abaixo umas fotos:

ImagemImagemImagem

Segunda

Eu sempre achei que bloquear somente o diferencial dianteiro é uma perda de tempo, afinal, nunca usei somente ele, e sim os dois bloqueados. Bolei um jeito de, em apenas uma chave, reduzir e bloquear. Em teoria, é bem simples, eu pluguei um cabo Y no canal 4 para ligar os dois servos do bloqueio ao mesmo tempo, e deixei o servo de redução do canal 5. Abaixo segue um vídeo explicativo.
Como também não gostava dos LED's sempre ligados, bolei um forma de ligá-los pelo rádio. Então como tinha o canal 3 disponível no receptor, desmontei um micro servo, removi o motor, engrenagens e caixa e colei o potenciômetro no centro, e logo envolvi por um termoretrátil para protegê-lo no receptor. Segue abaixo o esquema de ligação e umas fotos.

ImagemImagem



Terceira

Terceira melhoria de performance para essa criança, é nosso esperado combo Brushless! Vou começar com os mais usados e recomendados aqui no fórum. Nosso famoso Speed Passion Silver Arrow v2, os famosos Tekin RX8 com motores Tekin T8, que particularmente recomendo entre 1900 e 2250Kv. Há quem use a Summit somente para off-road, sem escaladas, então alguns usam o renomado Mamba Max Monster com motor Castle/Neu 2200Kv. Uma opção muito barata, com alta performance e qualidade sem perder o potencial de Crawling da Summit, é o Hobbywing XeRun, com ESC que suporta até 6S, e um motor de 2200Kv sensorado.

Quarta

Alguns usuários denomindados dedo-pesado (um tributo ao Hiwatashi), conseguem moer os cardãns centrais e até mesmo os avançados e tecnológicos que ficam nas laterais. Então, para evitar a quebra dos centrais, a Traxxas traz como upgrade os Constant Velocity Driveshaft, mais chamado como CVD's. Logo, para aqueles que dispõem do investimento maior, a MIP fabrica também os CVD's laterais para a Summit com um preço bem salgado: MIP CVD for Summit.

Quinta

Devido aos sistemas brushless consumirem grandes amperagens, recomendo a compra de baterias 2S ou 3S que sejam acima de 30C de descarga e 5000mAh de capacidade para evitar que fique na mão por conta de uma bateria que não aguente o tranco do motor. Existem N tipos e qualidades de LiPo no mercado, então não irei citar pois são muitas.

Sexta

Mais um upgrade em consequência da alta potência do sistema motriz, recomendo fortemente que comprem novos pneus para sua Summit, pois os originais são compostos de uma borracha muito mole. Eu mesmo já cortei meus 2 pneus andando normalmente no asfalto e na terra com ela usando o combo original... Imagina com um combo brushless? Então, tenho aqui alguns dos modelos mais usados: ProLine Big Joe, ProLine Trencher X, HPI Goliath e ProLine Masher. Ambos pneus citados, precisam ser envelopados internamente por Silver Tape para evitar o famoso tire balooning durante a alta velocidade. Para quem vai andar no asfalto, recomendo os ProLine Road Rage e HPI Phaltline.

Prevenção de quebras, compra de peças reserva

A Summit é um automodelo que, se bem cuidado, não quebra com frequência (claro, depende muito do uso de quem tem). Eu particularmente nunca quebrei a minha, e olha que uso muito, dou saltos, ando rápido, enfim... Pra não deixar essa parte meio em branco, recomendo a compra do kit com os 4 cardãns laterais (depois de ter feito o upgrade dos centrais em aço), bandejas para um futuro pouso de pulo mal feito e os cubos para as rodas e não podemos esquecer do mais importante: Rolamentos reservas, principalmente para quem usa na areia e lama.. É complicado falar o que quebra, pois eu praticamente nunca ví alguém falar que quebrou alguma parte estrutural da Summit.

Dica: Cuidados e informações importantes sobre o ESC original Traxxas EVX-2

Como muitos já sabem, fiz um vídeo tirando algumas dúvidas sobre o ESC original. O vídeo abaixo é bem explicativo e possui bastante informação. Complementando apenas, os modelos 2012 já vem com Low Voltage Cut-Off e suportam apenas 4S.



Conclusão

Escrevi este post mesmo para acumular somente informações úteis sobre a Summit, afim de instruir os novos donos e mostrar também aos que já tem as possibilidades de upgrade. Tem várias outras partes de personalização que não citei, e quero deixá-las por conta dos usuários que futuramente irão postar por aqui suas experiências, práticas e inovações.




amigo este servo Turnigy TGY-90S tem a mesma medida da engrenagem(eixo) que conecta o braço do servo(salva servo)?

vc teve que adaptar alguma coisa?

pois comprei 3 turnigy tgy9018mg e o eixo do servo tem o diametro menor do que o salva servo.


http://postimg.org/image/mrr0m30nr/



obrigado pela atenção!

_________________
juntos somos mais fortes!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 04, 2014 9:12 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 11, 2011 9:13 pm
Mensagens: 783
Images: 0
Localização: Uberlândia - Minas Gerais - Minêr uai!
Voltei a ativa, podem contar comigo agora. Você precisa sim fazer a adaptação. Pegue os braços originais que acompanham o servo e então escolha o que melhor encaixar no engate da reduzida e acionamento do bloqueio de diferencial.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Set 02, 2014 2:50 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 6:40 pm
Mensagens: 19
Localização: Santo Ângelo - RS
Machado, os videos ficaram MUITO show! Show mesmo. Mas eu tive que rir "mãe, eu to gravando um vídeo... É isso mesmo, eu to gravando um vídeo!" kkkkk depois só os grilo cri cri cri...

_________________
Kyosho Inferno Neo St Race Spec 1/8 2-speed
Traxxas Summit - Monstrengo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB