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MensagemEnviado: Qua Set 05, 2012 9:03 pm 
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Pessoal,

Há algum tempo vinha pensando em regras para um competição de rock crawling e achei estas no rccrawler.com, fiz uma tradução livre aqui em casa e apresento a vocês.

SORRCA
Scale Off Road RC Association
2012 Regras Oficiais para Competições de Rock Crawling


Introdução:
Este manual de regras tem por objetivo regular as competições de automodelismo off-road em escala que acontecem em variados locais espalhados pelo mundo. A intenção é que todos os eventos e clubes utilizem estas regras como aqui descritas, entretanto, tais regras podem ser modificadas localmente. Toda e qualquer mudança feita nestas regras em um evento da SORRCA deve ser sancionada preliminarmente pelos pilotos e divulgada antes do evento.


Descrição das Classes:

- Classe-1 “Carros de Rua”
Descrição – Um veiculo off-road que você utilizaria pra ir ao trabalho, fazer trilhas ou expedições, exemplo, Land Rover Defender do Camel Trophy.

- Classe 2 – “Trail”
Descrição – Um veículo original com modificações para se tornar mais apto a trilhas, não necessariamente um carro de rua legalizado.

- Classe-3 “Modificados”
Descrição – Um veiculo que você construiu do zero e que poderia ser visto em competições do tipo Top Truck Challenge e King of Hammer.


:arrow: É obrigatório o uso de um chassi com longarinas (por exemplo, Bruiser/Mountaineer, SCX-10, Reign RC K2-3S, 3L, 4, 5, MFM, X-Trail, CR-01, UTE, etc...) Sem chassis do tipo TVP (twin vertical plate) ou extensões de longarinas nos mesmos. A exceção a esta regra são os Tamiya CC-01 ou TA-02 (Hummer, S-10, Ford F-150 and Toyota Hilux) e carros modificados com chassis tubulares.

:arrow: 4-wheel steering ou DIG são permitidos somente na Classe 3 – Modificados (o piloto deve escolher somente 1 que será usado no percurso).

:arrow: "Motor On Axle" (MOA) de qualquer tipo não são permitidos. Todos os motores transmissões e outros eletrônicos devem estar localizados no chassi. Seus eixos devem ser impulsionados por uma transmissão ou caixa de transferência e um mínimo de 2 cardãs (exceto CC-01, TA-02, etc).
Controles de aceleração distintos nos cardas ou nos eixos não são permitidos.

:arrow: Não há distinção de tamanho de rodas. Por exemplo, você pode rodar com rodas 1.55, 1.9 e 2.2 em qualquer classe de viatura.
Rodas maiores que 2.2 não são permitidas em qualquer classe de viatura assim como rodas de shortcourse que possuem diâmetros interno e externo diferentes.

:arrow: Estepes devem ter diâmetro semelhante aos usados na rodagem para obterem pontos de escala.

:arrow: Qualquer equipamento de resgate que o piloto queira usar durante o percurso deve ser carregado na viatura durante todo o tempo, exemplo, cintas, ancoras, pranchas de desatolagem, etc..

:arrow: O guincho só poderá ser ancorado em pontos naturais, tais como, arvores, pedras, etc., ou outros veículos, assim como pontos de ancoragem espalhados pelo construtor da pista. Ancorar o guincho em alguma pessoa (pés, mãos) não é permitido.

:arrow: Todos os veículos devem ter obrigatoriamente o motor, transmissão e parte eletrônica coberta e escondida quando se olha a viatura por cima e pelos lados. Baterias devem ser montadas no chassi e escondidas da visão.

:arrow: As pistas são pensadas e construídas para levar as viaturas ao limite. Isto encoraja ao piloto sempre melhorar a performance de sua viatura com o passar do tempo.

:arrow: Guinchos são altamente recomendados. Venha preparado para usar o guincho.

:arrow: “Waterproofar” a viatura é altamente recomendado. Venha preparado para molhar seu veiculo.

Lista de Pneus Banidos:

• Losi Claws (todos os tamanhos e tipos)
• Hot Bodies Rovers (todos os tipos)
• Hot Bodies Sedonas
• HPI Rock Grabbers
• Panther Cougars
• Panther Leopards
• Pro-Line Chisels (todos os tamanhos)
• RC4WD Rocklin
• RC4WD X-Locks (todos os tamanhos)
• RC4WD Crazy Crawlers
• Imex Skulls and Bones
• Losi Bashers

Os pneus devem parecer com pneus 1:1, se isso for questionado, deve ser feito antes da competição, recomendamos trocar seus pneus se eles não são escala.

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MensagemEnviado: Qua Set 05, 2012 9:07 pm 
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:arrow: Classe-1 “Street” - Detalhes:

- A viatura deve possuir para-brisa e este deve ser do tamanho da moldura de para-brisa.

- Para-choques com a largura do veiculo são obrigatórios na dianteira e traseira. Para-choques na própria bolha também contam sendo que este deve fazer parte da mesma, exemplo, tamiya Pajero, tamiya hilux, etc. Em camionetes não é obrigatório à existência do para-choque traseiro, mas se o mesmo houver receberá pontos de escala. (Para-choques são medidos pelos cantos externos e devem ter no mínimo o tamanho do para-brisa).

- As rodas devem estar alinhadas com os para-lamas da bolha.

- As bolhas devem estar intactas. A única exceção é aparar os para-lamas sem exageros ou remover o teto. Se o teto for removido, é obrigatória a existência do interior completo da viatura seja ele 2D ou 3D.

- A largura dos pneus não pode se extender para fora dos para-lamas mais do que a metade da largura total dos pneus, alargadores de para-lama (fender flares) são permitidos.

- A viatura deve possuir as longarinas do chassi em sua extensão original (as longarinas devem ser maiores que a medida do entre eixos) (Tamiya CC-01 é permitido).

- Truggies não são permitidos, picapes com as longarinas originais são permitidas sendo que a caçamba deve ter a mesma largura da cabine, somente a cabine não é permitida.

- Os pneus não devem se extender além dos para-choques aumentando assim os ângulos de ataque e saída, qualquer acessório do para-choque (quebra matos, anilhas, etc.) não conta nessa medida.

- Veículos articulados não são permitidos

- Seccionar ou diminuir a bolha não é permitido.

- 106 mm / 4.19" é o tamanho máximo permitido para os pneus inclusive o estepe.


:arrow: Class-2 “Trail” Details:

- A face interna dos pneus dianteiros não pode exceder a largura da bolha nas portas.

- É obrigatório o uso de para-choque dianteiro montado no chassi, mais largo que a distancia entre as longarinas. Travessas do chassi não contam com para-choques.

- É obrigatório o uso do chassi com as longarinas completes\inteiras, e o chassi (incluindo os para-choques deve ter 3” a mais que o entre eixos da viatura (incluindo os truggies com gaiola traseira.

-Truggies são permitidos, porém a caçamba deve ser substituída por uma gaiola ou prancha que se extenda até passar a bola do diferencial traseiro. A estrutura no lugar da caçamba deve ter “roll bar”, suportes de amortecedor integrados e fazer parte do chassi da viatura (se não forem atendidos todos os requisitos acima, a viatura não será considerada um truggy).

- 120 mm / 4.75" é o tamanho máximo permitido dos pneus, e 2.2” para as rodas, incluindo o estepe.

- Os “Gates” tem no máximo 12”, lembre disso.


:arrow: Detalhes Classe-3 “Modified”:

- 146 mm / 5.75" é o tamanho máximo permitido dos pneus, e 2.2” para as rodas, incluindo o estepe.

- Para-choque não são obrigatórios, mas para contarem pontos de escala devem ser montados no chassi e mais largos que as travessas do chassi (travessas não contam como para-choques.

- Os "Gates" terão um mínimo de 13”.

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Pontos de Escala:

Pontos de escala serão aplicados a um percurso não completado porem não serão aplicados em um WO.

:arrow: Caçamba:

- Caçamba de tubos ou caçamba normal: metal -3, plástico -1

- Santo-Antônio ou Roll Cage montados na caçamba: metal -2 plástico -1

-Truggy: metal -4, plástico -2 (É obrigatória à reposição da caçamba por estrutura tubular, esta deve se extender além da bola do diferencial do eixo traseiro e possuir os suportes dos amortecedores traseiros integrados). A gaiola tubular deve fazer parte da estrutura do veiculo. Se não forem atendidos todos os requisitos, o veículo não será considerado como truggy.

-Tuber: metal -8, plástico -4, um tuber consiste em um veiculo cuja bolha é uma estrutura tubular.

- Painéis de carroceria (somente para tubers): Plástico rígido/metal -1

- Santo-Antônio ou exo-cage: (-3 metal -1 plástico) por fileira de assentos ou área onde os assentos estariam (o veiculo não necessita ter um interior em escala para obter estes pontos).


:arrow: Acessórios tubulares:
- Rock Sliders: (ambos os lados) metal -3, plástico -1
- Fenders tubulares: metal -1 (por par)
- Suportes de amortecedor tubular integrados ao chassi: metal -1 (por par)


:arrow:Bolha

- Bolha rígida: complete -8, só a cabine -4

- Caçamba rebaixada: -3

- Bolha completamente construída em casa (metal ou plástico rígido, lexan não conta) completa -4, só a cabine -2 (somando aos pontos de bolha rígida).

- Caixas de roda: -1 por par


:arrow: Para-choques (devem ser montados no chassi, separados da bolha).

- Para-choques: metal -3 cada, plástico -1 cada.

- Stinger/quebra-mato: -1

:arrow: Faróis no teto e bagageiros (só pode ser escolhido 1)

- Bagageiro: metal: -2, plástico -1
- Faróis no teto: metal -1


:arrow: Interior:

- Interior 3D: 1 assento -3, 2 assentos (ou banco inteiriço) -4, 4 assentos -5 (um interior para ser classificado como 3D deve ter obrigatoriamente, assento, painel, volante e assoalho). Um porta-malas 3D em um SUV receberá um ponto adicional.

- Interior 2 D: 1 assento -1, 2 assentos -2, 4assentos -3.

- Figuras Humanas Realísticas em Escala: completa (tornozelos acima) -3, parte -2 (abdômen acima)

– Os pontos são contabilizados a partir de 2 bonecos e somente acompanhados de interior (não adianta pendurar uns bonecos na caçamba da camionete)

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MensagemEnviado: Qua Set 05, 2012 9:16 pm 
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:arrow: Suspensão/drivetrain/steering:

- Feixe de molas (dianteiro/traseiro): -3 dianteira ou traseira, -7 ambos.
- Eixos Múltiplos: 3 eixos -3, 4 (ou mais) eixos -5

- Servo de direção montado no chassi: -5 (dianteira) -2 (traseira) *traseiro= Somente Classe 3-Modified

- Caixa de transferência funcional: -4.

- Motor 3D: -4.


:arrow: Acessórios realísticos no exterior (máx. -6 pts.): Itens não funcionais mas que são comuns em viaturas off-road

- Tanque de combustível, escapamento, galões, calotinhas em todas as rodas, amortecedor de direção, discos de freio ou tambores em todas as rodas, retrovisores (2), limpadores de para-brisa (2), antena, placas, extintor, ferramentas (Hi-lift, pá, enxada etc.) kit de primeiros socorros, etc. -1 cada.


:arrow: Itens funcionais (máx. -8 pts. para todos os itens listados abaixo):

- Cinta, anilha, ancora, prancha de desatolagem etc. -1 cada

- Faróis (2) e lanternas traseiras(2) -2

- Guincho -2 na dianteira, -2 na traseira (max. -4)

- Estepe. -3

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MensagemEnviado: Qua Set 05, 2012 9:18 pm 
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:arrow: Pontos de percurso e penalidades:

-Progresso: -2 ponto

-Ré: +1 ponto

-Tocar no Gate Marker: +10 pontos

-Capotamento: +5 pontos

-Passar no limite de pista (fita ou marcação no solo): +10 pontos

-Tocar na viatura (reparo & reposicionamento): +10 pontos
-Uso de Guincho: +2 pontos

-Resgate por outro veiculo: +10 pontos
-Dig/rear steer: +5 pontos

-Não terminar o percurso: +20 pontos

-Não começar o percurso: +50 pontos


:arrow: : (+1 pto.) o ponto é contabilizado quando o veiculo é posto em marcha a ré após o inicio da corrida. A marcha à ré é definida por qualquer movimento reverso dos pneus sendo este movimento intencional ou não. Se uma penalidade por marcha a ré for aplicada, outra penalidade só poderá ser aplicada quando se terminar o movimento de marcha à ré, ou seja, só será adicionado outro ponto se a viatura parar a ré, for pra frente e retornar a marcha à ré. Esta penalidade não será aplicada se o movimento de marcha ré for resultado ou parte de uma capotagem. Se o piloto começar o percurso dando marcha à ré, automaticamente receberá esta penalidade.

:arrow: Capotagem: (+5pts) Pontos são concedidos quando um veiculo capote e não pode ser corrigido sem haver toque com as mãos. Viaturas que capotarem e acabarem com as rodas no chão não serão penalizados. Nenhuma penalidade de marcha à ré será aplicada enquanto o veiculo não estiver acertado no percurso. O veiculo não poderá ser levantado, escorregado ou movido em qualquer direção que não seja rolar levemente para esquerda ou direita ate que as rodas estejam novamente em contato com o solo. Qualquer outro tipo de manuseio do veiculo será penalizado como toque no veiculo.

:arrow: Toque no veiculo: (+10 pts.) Todo e qualquer tipo de toque no veiculo, exceto capotagens, uso do guincho e auxilio de resgate, seja o toque intencional ou não, será automaticamente penalizado com +10 pontos. O juiz deve parar o tempo quando um piloto fizer o pedido de toque no veiculo ou quando decidir que o piloto deve tocar o veiculo. A viatura deve ser levada ao ultimo “Gate” passado e alinhado ao mesmo pelo eixo traseiro. Se o veiculo não puder ser alinhado em virtude do relevo do percurso, ele deve ser posicionado na próxima posição estável apos o “Gate”.


Toques na viatura: reparos, reposicionamentos, etc.

:arrow: Reparos durante o percurso: (+10pts) Devem ser feitos no percurso e no local onde o piloto pediu o reparo, este deve ser feito com o tempo correndo. Se não for possível o reparo, o piloto recebera a penalidade de percurso não completado.

:arrow: Reparos fora do percurso: (+10pts.) Um piloto pode pedir um tempo pra fazer reparos fora do percurso, sendo que este tempo não excederá 30 minutos, se por acaso o tempo for extendido o piloto recebera a penalidade de percurso não completado. Se o reparo for bem sucedido o piloto devera posicionar sua viatura no ultimo “gate” completado.

:arrow: Reposicionamento: (+10 pts.) O veiculo sera posicionado com os eixos traseiros alinhados com o ultimo “gate” concluido.

:arrow: Marcador de “gate”: (+10 pts. cada) cada “gate” sera compreendido por 2 marcadores de “gate”. Os pontos serao aplicados quando nem todas as rodas da viatura atravessam o “gate” entre os marcadores ou quando qualquer parte da viatura, motorista, cinta de reboque ou cabo de guincho encostar em um ou ambos os marcadores. Uma vez que o marcador seja tocado, não serão aplicadas novas penalidades nesse marcador.

:arrow: Marcadores de fronteira: (+10 pts. cada) Os pontos sao aplicados quando qualquer parte do veiculo toca um marcador de fronteira, quando isto acontecer o juiz reposicionará a viatura com oixo traseiro alinhado com o ultimo “gate” completado. Marcadores de fronteira não são obrigatorios na construção de um percurso.

:arrow: Percurso não completado: (Pontuação mais alta no percurso ou +20 pts.) esta penalidade é aplicada quando por alguma razão o piloto não possa completar o percurso. Todos os pontos são contabilizados, de escala e de progresso no percurso.

:arrow: WO: (+50 pontos) Esta penalidade será aplicada sempre que um piloto não possa começar um percurso por qualquer que seja a razão. A viatura deve começar o percurso impulsionada pelo próprio motor. Nenhum ponto de escala será ganho neste percurso.

:arrow: Bônus de progresso: (-2 pontos) estes pontos são contabilizados quando a viatura cruzar o “Gate” por completo, ou seja, todas 4 rodas cruzarem o “Gate”.

:arrow: Direção do percurso (+10 pts.) Os “Gates” devem ser cruzados na sequencia e direção corretas, se a viatura passar em algum “Gate” em direção contraria ao do percurso ou o piloto erre a sequencia dos “Gates” automaticamente será penalizado com +10 pontos. Quando isso acontecer o juiz irá parar o tempo e reposicionar o veiculo no ultimo “Gate” cruzado corretamente.

:arrow: Uso do guincho: (+2 pts.) Toda vez que o guincho for ancorado essa penalidade será aplicada. Se o cabo do guincho soltar durante a operação, ou seja necessário um segundo ponto de ancoragem, uma nova penalidade será aplicada. Se durante o uso do guincho ou de outros acessórios, o carro se mover por alguma força que não seja a do guincho ou do próprio motor, será aplicada uma penalidade de toque no veiculo e o mesmo será reposicionado no ultimo “Gate” completado.

:arrow: Auxilio de resgate: (+10 pts.) Em qualquer momento durante o percurso o piloto pode chamar um auxilio de resgate. Com o relógio correndo, outro veiculo pode ser posicionado no percurso para rebocar a viatura. A viatura rebocada não pode ir além do ponto onde o rebocador começou a operação de reboque, caso a viatura exceda esse limite, uma nova penalidade de auxilio de resgate será aplicada.

:arrow: Dig/Rear steer (Classe 3 somente): (+5 pts.) Dig and rear steer são permitidas na classe 3, porem somente um deles pode ser usado por percurso. O primeiro uso de dig ou rear steer acarretara em uma penalidade de +5 pontos, os usos seguintes no mesmo percurso não sofrerão penalidade. Se o piloto usar optar pelo dig no percurso e usar rear steer (ou vice-versa), será aplicada uma penalidade de +10 pontos e a viatura será reposicionada no ultimo gate completado.

:arrow: Tempo de segurança: O piloto pode pedir um tempo de segurança quando houver necessidade de se mover no percurso, visando sua segurança ao caminhar, este tempo não pode ser usado com o proposito de obter vantagem sobre os demais competidores. Assim que o piloto se reposicionar, o tempo volta a correr, entretanto o juiz pode soltar o relógio a qualquer momento se o piloto estiver enrolando, fazendo cera.

:arrow: Veículos fora de especificação: Se o juiz tiver alguma razão pra acreditar que um veículo está fora de especificação durante uma prova, o juiz pode pedir um tempo de parada. Neste momento nenhuma modificação pode ser feita pelo piloto seja com as próprias mãos ou via rádio. O Juiz deve marcar a posição do veículo e fazer uma inspeção técnica no mesmo. Se o veiculo for aferido como dentro das especificações, ele retornara ao ponto marcado pelo juiz e se reinicia a contagem de tempo. Se o veículo for aferido como fora das especificações e o juiz determinar que o veículo obteve vantagem sobre os demais concorrentes, o piloto deve corrigir o problema, se não for possível a solução do problema para que o veiculo volte às especificações, o piloto levará WO neste percurso. Se o veículo se envolver em um acidente que resulte no mesmo ficar fora de especificação e o juiz determinar que o piloto não obteve vantagem sobre os demais, o piloto poderá continuar no percurso sem parar a marcação de tempo e sem inspeção técnica. Bolhas e painéis de carroceria não estão inclusos nessa exceção e devem ser recolocados imediatamente, procedimentos normais de reparo e penalidades serão aplicadas.

:drinks:

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MensagemEnviado: Sáb Set 08, 2012 10:10 am 
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Rapaz, muito legal essas regras, sera quem alguem ta pensando em fazer uma competição desta?


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SHOW Rico!!

Agora sim... Muito bom o tópico!!

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Guh Killer escreveu:
SHOW Rico!!

Agora sim... Muito bom o tópico!!



Valeu Gustavo, agora to querendo montar uma tabela no Excel com as pontuações, daí é só imprimir ou tirar xerox e levar pras trilhas.

Abraço.

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Cara...deu até vontade de ter um carro escala... acho muito louco esses Axial SCX-10! O duro é q sonho com uma summit :putz: :putz: :putz:

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Minhas qualificações viewtopic.php?f=3&t=28273


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Rico,

Parabéns ai pelo estudo.

Este final de semana testamos subir os barrancos entre as badeirinhas, ficou bem legal, pois passa a ter um trajeto obrigatorio a cumprir.

Não sei já viu mas o Carlos já postou uns videos na pagina 6 deste topico viewtopic.php?f=58&t=29383&start=75

Abs

Alex

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MensagemEnviado: Ter Set 11, 2012 9:17 am 
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ALEX OHARA escreveu:
Rico,

Parabéns ai pelo estudo.

Este final de semana testamos subir os barrancos entre as badeirinhas, ficou bem legal, pois passa a ter um trajeto obrigatorio a cumprir.

Não sei já viu mas o Carlos já postou uns videos na pagina 6 deste topico viewtopic.php?f=58&t=29383&start=75

Abs

Alex


Valeu Alex, deu trabalho mas acho que ficou bom. Assisto todos os vídeos de vocês e achei muito fino o esquema das bandeirinhas, já rola de aplicar umas regras.

Tava pensando aqui, na pista do Jeep Clube do Brasil quais regras eles usam nas competições?

Alguem já foi lá correr e sabe o esquema?


Abraços!

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MensagemEnviado: Ter Set 11, 2012 9:20 am 
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Fala Rico e aí tudo tranquilo?
Bacana mesmo essas regras, eu tava lendo e diz q não pode usar os MOA, mas na classe 3 será q pode?
Vejo uma galera usando o XR10 lá fora, não entendi direito...
Abração...

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Fala Andy, tudo na paz e por ai?

Cara, os MOA não são permitidos porque estas são regras de Rock Crawling em escala, as viaturas tem que ter um correspondente em escala 1:1, as competições de com os XR-10 devem ser outras regras.

Os classe 3 são os wraith, wroncho, carros com eixos mais largos que a bolha e por ai vai, em 1:1 seriam viaturas monstro construidas para trilhas pesadas e que não podem andar em vias públicas.

Abraço!

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na minha opniao, toda competiçao, obviamente deve ter regulamento, mas nossa realidade é mmuuuiiiitttooooo diferente dos EUA.
se for aplicar regras de campeonatos americanos p/ nós aqui, vai sobrar 1/2 duzia de competidor com carros que se enquadrem ao regulamento e olhe lá...

nos EUA existem milhares de praticantes de rccrawling, aqui no brasil mal conseguimos quorum p/ juntar uns gatos pingados p/ brincar no barranco no fundo do quintal.. :mrgreen:

eu acho que deveriamos começar "nivelando" as categorias apenas por tamanho de pneus 1.9 e 2.2 e fica a preparaçao livre... talvez no maximo restringir o uso de DIG e 4WS ( tipo, se de 10 participantes de uma etapa do campeonato apenas 1 ou 2 carros tiverem DIG / 4WS dai o uso fica vetado p/ nao deixar a etapa pouco competitiva)

depois que tiver um numero espressivo de participantes, dai começam a se colocar mais regras e sub categorias, como carros MOA, escala, crawler, com DIG, 4WS, e o escambau...

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Fabricando os Gates. Idéia do Rico:

Fazendo a forma para o molde
Imagem

Depois do gesso seco, felizmente deu certo de primeira
Imagem

Molde pronto:
Imagem

Imagem

Aplicando o silicone:
Imagem

Agora é só esperar secar:
Imagem

Depois de seco, não é que deu certo?!
Imagem

Imagem

Imagem

Vamos fazer de silicone branco agora:
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