Pontos de percurso e penalidades:
-Progresso: -2 ponto
-Ré: +1 ponto
-Tocar no Gate Marker: +10 pontos
-Capotamento: +5 pontos
-Passar no limite de pista (fita ou marcação no solo): +10 pontos
-Tocar na viatura (reparo & reposicionamento): +10 pontos
-Uso de Guincho: +2 pontos
-Resgate por outro veiculo: +10 pontos
-Dig/rear steer: +5 pontos
-Não terminar o percurso: +20 pontos
-Não começar o percurso: +50 pontos
Ré: (+1 pto.) o ponto é contabilizado quando o veiculo é posto em marcha a ré após o inicio da corrida. A marcha à ré é definida por qualquer movimento reverso dos pneus sendo este movimento intencional ou não. Se uma penalidade por marcha a ré for aplicada, outra penalidade só poderá ser aplicada quando se terminar o movimento de marcha à ré, ou seja, só será adicionado outro ponto se a viatura parar a ré, for pra frente e retornar a marcha à ré. Esta penalidade não será aplicada se o movimento de marcha ré for resultado ou parte de uma capotagem. Se o piloto começar o percurso dando marcha à ré, automaticamente receberá esta penalidade.
Capotagem: (+5pts) Pontos são concedidos quando um veiculo capote e não pode ser corrigido sem haver toque com as mãos. Viaturas que capotarem e acabarem com as rodas no chão não serão penalizados. Nenhuma penalidade de marcha à ré será aplicada enquanto o veiculo não estiver acertado no percurso. O veiculo não poderá ser levantado, escorregado ou movido em qualquer direção que não seja rolar levemente para esquerda ou direita ate que as rodas estejam novamente em contato com o solo. Qualquer outro tipo de manuseio do veiculo será penalizado como toque no veiculo.
Toque no veiculo: (+10 pts.) Todo e qualquer tipo de toque no veiculo, exceto capotagens, uso do guincho e auxilio de resgate, seja o toque intencional ou não, será automaticamente penalizado com +10 pontos. O juiz deve parar o tempo quando um piloto fizer o pedido de toque no veiculo ou quando decidir que o piloto deve tocar o veiculo. A viatura deve ser levada ao ultimo “Gate” passado e alinhado ao mesmo pelo eixo traseiro. Se o veiculo não puder ser alinhado em virtude do relevo do percurso, ele deve ser posicionado na próxima posição estável apos o “Gate”.
Toques na viatura: reparos, reposicionamentos, etc. Reparos durante o percurso: (+10pts) Devem ser feitos no percurso e no local onde o piloto pediu o reparo, este deve ser feito com o tempo correndo. Se não for possível o reparo, o piloto recebera a penalidade de percurso não completado.
Reparos fora do percurso: (+10pts.) Um piloto pode pedir um tempo pra fazer reparos fora do percurso, sendo que este tempo não excederá 30 minutos, se por acaso o tempo for extendido o piloto recebera a penalidade de percurso não completado. Se o reparo for bem sucedido o piloto devera posicionar sua viatura no ultimo “gate” completado.
Reposicionamento: (+10 pts.) O veiculo sera posicionado com os eixos traseiros alinhados com o ultimo “gate” concluido.
Marcador de “gate”: (+10 pts. cada) cada “gate” sera compreendido por 2 marcadores de “gate”. Os pontos serao aplicados quando nem todas as rodas da viatura atravessam o “gate” entre os marcadores ou quando qualquer parte da viatura, motorista, cinta de reboque ou cabo de guincho encostar em um ou ambos os marcadores. Uma vez que o marcador seja tocado, não serão aplicadas novas penalidades nesse marcador.
Marcadores de fronteira: (+10 pts. cada) Os pontos sao aplicados quando qualquer parte do veiculo toca um marcador de fronteira, quando isto acontecer o juiz reposicionará a viatura com oixo traseiro alinhado com o ultimo “gate” completado. Marcadores de fronteira não são obrigatorios na construção de um percurso.
Percurso não completado: (Pontuação mais alta no percurso ou +20 pts.) esta penalidade é aplicada quando por alguma razão o piloto não possa completar o percurso. Todos os pontos são contabilizados, de escala e de progresso no percurso.
WO: (+50 pontos) Esta penalidade será aplicada sempre que um piloto não possa começar um percurso por qualquer que seja a razão. A viatura deve começar o percurso impulsionada pelo próprio motor. Nenhum ponto de escala será ganho neste percurso.
Bônus de progresso: (-2 pontos) estes pontos são contabilizados quando a viatura cruzar o “Gate” por completo, ou seja, todas 4 rodas cruzarem o “Gate”.
Direção do percurso (+10 pts.) Os “Gates” devem ser cruzados na sequencia e direção corretas, se a viatura passar em algum “Gate” em direção contraria ao do percurso ou o piloto erre a sequencia dos “Gates” automaticamente será penalizado com +10 pontos. Quando isso acontecer o juiz irá parar o tempo e reposicionar o veiculo no ultimo “Gate” cruzado corretamente.
Uso do guincho: (+2 pts.) Toda vez que o guincho for ancorado essa penalidade será aplicada. Se o cabo do guincho soltar durante a operação, ou seja necessário um segundo ponto de ancoragem, uma nova penalidade será aplicada. Se durante o uso do guincho ou de outros acessórios, o carro se mover por alguma força que não seja a do guincho ou do próprio motor, será aplicada uma penalidade de toque no veiculo e o mesmo será reposicionado no ultimo “Gate” completado.
Auxilio de resgate: (+10 pts.) Em qualquer momento durante o percurso o piloto pode chamar um auxilio de resgate. Com o relógio correndo, outro veiculo pode ser posicionado no percurso para rebocar a viatura. A viatura rebocada não pode ir além do ponto onde o rebocador começou a operação de reboque, caso a viatura exceda esse limite, uma nova penalidade de auxilio de resgate será aplicada.
Dig/Rear steer (Classe 3 somente): (+5 pts.) Dig and rear steer são permitidas na classe 3, porem somente um deles pode ser usado por percurso. O primeiro uso de dig ou rear steer acarretara em uma penalidade de +5 pontos, os usos seguintes no mesmo percurso não sofrerão penalidade. Se o piloto usar optar pelo dig no percurso e usar rear steer (ou vice-versa), será aplicada uma penalidade de +10 pontos e a viatura será reposicionada no ultimo gate completado.
Tempo de segurança: O piloto pode pedir um tempo de segurança quando houver necessidade de se mover no percurso, visando sua segurança ao caminhar, este tempo não pode ser usado com o proposito de obter vantagem sobre os demais competidores. Assim que o piloto se reposicionar, o tempo volta a correr, entretanto o juiz pode soltar o relógio a qualquer momento se o piloto estiver enrolando, fazendo cera.
Veículos fora de especificação: Se o juiz tiver alguma razão pra acreditar que um veículo está fora de especificação durante uma prova, o juiz pode pedir um tempo de parada. Neste momento nenhuma modificação pode ser feita pelo piloto seja com as próprias mãos ou via rádio. O Juiz deve marcar a posição do veículo e fazer uma inspeção técnica no mesmo. Se o veiculo for aferido como dentro das especificações, ele retornara ao ponto marcado pelo juiz e se reinicia a contagem de tempo. Se o veículo for aferido como fora das especificações e o juiz determinar que o veículo obteve vantagem sobre os demais concorrentes, o piloto deve corrigir o problema, se não for possível a solução do problema para que o veiculo volte às especificações, o piloto levará WO neste percurso. Se o veículo se envolver em um acidente que resulte no mesmo ficar fora de especificação e o juiz determinar que o piloto não obteve vantagem sobre os demais, o piloto poderá continuar no percurso sem parar a marcação de tempo e sem inspeção técnica. Bolhas e painéis de carroceria não estão inclusos nessa exceção e devem ser recolocados imediatamente, procedimentos normais de reparo e penalidades serão aplicadas.