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MensagemEnviado: Qui Ago 13, 2015 9:48 pm 
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Olá amigos,

Baseado na minha experiência com o modelo GELANDE II eu fiz este tópico para os que possuem ou querem comprar este chassis espetacular possam aproveitar sem ter que se preocupar ou desapontar com quebras precoces.

O chassis em si dispensa comentários, é tudo muito bem fabricado e projetado para dar rigidez e robustez ao modelo, a suspensão é muito boa, uma dica é preencher os amortecedores com óleo de viscosidade média para que o carro não fique muito mole, do jeito que vem na caixa, os amortecedores estão sem óleo, nada impede de usar assim, eu particularmente prefiro com óleo.

Vamos ao que interessa:

Os cardãs de nylon são os primeiros itens que devem ser substituídos, eles não aguentam muito tempo, ainda mais se for fazer trilhas mais pesadas.

Este modelo com carroceria da D90 usando alguns acessórios como o bagageiro no teto, parachoques com guincho, parachoques traseiros com suporte para o pneu, barra de luz no bagageiro, fora os itens no bagageiro e outros penduricalhos chega aos 4,5 kgs, e a D110 com essa configuração chega a uns 6 kgs facilmente. Com isso o esforço nos cardãs originais detona eles muito rápido. Acho que a RC4WD deveria rever isso e já que o kit é alto nível, eles tinham que fornecer o kit com os cardãs em metal para evitar esse tipo de situação, que na minha opinião é o único ponto fraco do kit.

Existem vários cardãs universais de aço que podem ser usados no GELANDE II, lembre-se apenas de respeitar os limites dimensionais dos cardãs dianteiro (80mm-100mm,3.15"-3.93") e traseiro (90.5mm-110.5mm - 3.56"-4.35").
Os eixos diferenciais originais Yota II são bonitos e realçam o visual em escala do modelo, mas se voce for encarar trilhas mais rardcore com esses eixo, pode ter problemas, principalmente no dianteiro, pois as juntas da direção são o ponto fraco deste eixo.

Problemas como o que aconteceu comigo, a manga do eixo dianteiro do lado esquerdo quebrou, numa trilha de pedras soltas e tubos de pvc, e meu carro perdeu tração na roda dianteira. Nada que impedisse de continuar a brincadeira, mas perdi a capacidade de descer barrancos mais inclinados controladamente, pois umas das rodas não tinha tração para segurar e a outra sim, fazendo o carro perder o traçado.

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Além disso, estes eixos originais são bloqueados para dar mais tração nas trilhas, perfeito para trilhas, e não tem como desbloquear, então se voce quiser andar em uma superfície lisa ou asfalto, o carro fica sem jogo pra manobrar, quando voce faz curva a roda de dentro tende a rodar menos que a roda de fora por isso o carro não faz curva direito.

Então fiz umas buscas no google e encontrei algumas opções de eixos diferenciais compatíveis com a escala 1/10 de vários fabricantes, mas os que mais me chamaram a atenção foras os KOMODO (http://www.modeltrainplace.com/images/u ... 0Axles.jpg) e os TAMIYA (http://www.rcchannel.com.tw/images/TA90400.JPG). Eles são fornecidos em várias dimensões 180mm, 190mm, 200mm, 210mm.

Os originais do GELANDE II são de 180mm, mas eu comprei um par dos de 190mm para ficar com visual mais legal e ter um ganho a mais em estabilidade. Além do visual espetacular e o eixo é robusto, as juntas do eixo dianteiro são fortes e bem isoladas da poeira e lama, o alojamento do diferencial é vedado por uma anel de borracha - (muito útil pra quem gosta de mergulhar o carro na água), além disso, o mais legal é que ambos são bloqueáveis por meio de um pino que acompanha o kit, portanto quando voce vai andar na terra ou asfalto pode desbloquear os diferenciais e quando for encarar uma lama ou rock crawling mais severo, trava-se os diferenciais com esse pino, tudo muito rápido e descomplicado, como alguns eixos 1/1 que podem ser travados e destravados e mais um detalhe que achei muito bacana é que as pontas dos eixos, aonde vão os hexas das rodas, são iguais aos tambores de freio, achei muito legal, enfim, acabei comprando um par desses diferenciais para colocar na minha D90.

TAMIYA METAL AXLES
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Vou instalar e depois coloco aqui o resultado.


Abraços.


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MensagemEnviado: Sex Ago 14, 2015 11:00 am 
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Muito legal o seu review, SC8E!

E seu carro é caprichado demais, parabéns!

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MensagemEnviado: Sex Ago 14, 2015 2:15 pm 
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Olá cardinal, tudo bem?

Obrigado, o objetivo também é mostrar aos mais novatos que o hobby nem sempre é apenas a brincadeira que importa, mas que a parte da manutenção é importante para os modelos continuarem com bom desempenho, afinal é um investimento caro e é preciso cuidar bem deles.

Abraço.


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MensagemEnviado: Qui Set 03, 2015 3:49 pm 
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Continuando a montagem dos diferenciais no chassis Gelande II

Desmontei tudo para pintar de preto, aproveitei e coloquei graxa náutica nas caixas dos diferenciais pra proteger da água.



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Hoje a noite vou montar tudo.


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MensagemEnviado: Sáb Set 05, 2015 11:51 am 
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Olá pessoal,

Dando sequencia na montagem dos diferenciais no chassis, foi tudo certo, os diferenciais da TAMIYA serviram como uma luva no GELANDE II, utilizando os mesmos suportes para os links e amortecedores, ficou perfeito, só um pouco mais longo (cerca de ,05 mm pra cada lado) o que deixou com um visual mais robusto para o conjunto pois os pneus ficaram um pouco mais pra fora da carroceria, achei bacana.
O eixo traseiro utilizou 100% das fixações originais dos links e amortecedores do YOTA II.
O eixo dianteiro só tive que mudar duas coisas: a fixação dos amortecedores do próprio eixo para os suportes dos links como na suspensão traseira, mas ficou show e os links de direção que no YOTA II eram posicionados na parte traseira do diferencia, agora foram pra parte dianteira como voces pode ver nas fotos, mas não interferiu em nada no desempenho do sistema, permitindo inclusive utilizar o servo na posição origina.

Gostei muito do resultado visual, ficou muito bonito, e os testes em casa na superfície lisa o diferencial desbloqueado fez a diferença, agora faz curvas com mais facilidade do que quando era bloqueado. Agora bloquear os dois diferenciais e vou testar na trilha pra ver como se comporta.

Vejam as fotos.

Diferencial traseiro no lugar, utilizando os mesmos suportes para os links e amortecedores

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Diferencial dianteiro no lugar, mostrando os links de direção, agora na parte dianteira do eixo, protegido pela placa de alumínio do parachoque.

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Resultado final:

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Abraço a todos.


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MensagemEnviado: Ter Set 08, 2015 1:47 pm 
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Nussss!!

Essa Land é muito caprichada, a cada "revisão" fica mais top, parabéns!

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MensagemEnviado: Qui Set 10, 2015 1:31 pm 
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Valeu cardinal, obrigado!


Não deixem de ver a D90 em ação no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=XoIu7vRT1Vc

https://www.youtube.com/watch?v=QGO-GkLRGPY

Abraço.


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MensagemEnviado: Sáb Fev 27, 2016 7:10 pm 
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Boa tarde pessoal, muito legal as dicas, estou comprando uma pick up land rover que esta anunciada no mercado livre e gostaria de saber se é boa pois sou iniciante e não sei nada desse hobby, por favor me ajudem


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MensagemEnviado: Sáb Mar 19, 2016 2:38 pm 
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estou procurando um jogo de eixos diferencial de plastico mesmo porque deve ser mais barato, alguém tem ou sabe onde posso encontrar aqui no brasil.


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MensagemEnviado: Seg Mar 21, 2016 8:13 am 
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JEFERSON K escreveu:
Boa tarde pessoal, muito legal as dicas, estou comprando uma pick up land rover que esta anunciada no mercado livre e gostaria de saber se é boa pois sou iniciante e não sei nada desse hobby, por favor me ajudem


Oi Jefferson,

Se for a D90 da RC4WD, pode comprar tranquilo, mas antes procure saber quais os eletrônicos (motor, esc, rádio) estão instalados e se são de marcas de qualidade, pois o carro dispensa comentários.
Se for usado tenha atenção especial com os rolamentos das rodas, com os eixos e cardãns podem estar estragados.

Abraço.


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MensagemEnviado: Sex Mar 25, 2016 5:27 pm 
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obrigado pela dica....a land rover que comprei foi montada pelo Emilio - ecampi, agora a minha duvida é em relação a que lubrificantes de diferenciais e amortecedores...


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MensagemEnviado: Ter Jun 28, 2016 11:29 am 
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Oi Jefferson,
Legal ter comprado do Emilio, os trabalhos dele são mesmo fora de série.
Quanto aos lubrificantes, nos diferenciais pode usar uma graxa nautica que protege melhor as engrenagens e rolamentos da áqua, nos amortecedores pode usar óleo de silicone pra amortecedor utilizando a viscosidade que voce preferir.
É bom manter os diferenciais sempre bem lubrificados se utilizar o modelo em água frequentemente, para não detonar os rolamentos.


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MensagemEnviado: Dom Fev 05, 2017 9:19 am 
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Olá amigos! Pretendo montar um d90 RC4WD. Quero colocar um diferencial desse mesmo que vem com opção de bloqueio, mas oque me preocupa e a manutenção... alguém sabe me informar onde posso encontrar peça de reposição?


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MensagemEnviado: Qua Mar 01, 2017 11:32 am 
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luksmateus escreveu:
Olá amigos! Pretendo montar um d90 RC4WD. Quero colocar um diferencial desse mesmo que vem com opção de bloqueio, mas oque me preocupa e a manutenção... alguém sabe me informar onde posso encontrar peça de reposição?


Oi amigo,

Os originais são bons, mas os dianteiros principalmente não aguentam muita pauleira, no próprio site RC4WD existem peças reforçadas para esses diferenciais, por isso resolvi trocar e fazer um upgrade, já que as vezes uso o carro em pisos de concreto, mas tenho um amigo que não trocou os diferenciais originais, o dianteiro dele quebrou, assim como o meu e ele comprou as peças reforçadas e resolveu o problema. não quebrou mais.

Até hoje não tive problemas com os diferenciais TAMIYA, acho que não precisa se preocupar com eles, somente de vez em quando fazer uma limpeza e lubrificação.


Abraço.


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