RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 8:50 am 
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Vídeos do funcionamento :drinks:





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MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2014 6:44 pm 
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Fala ACR, ficou bala teu RC! Tava navegando na net e vi esse modelo da AXIAL, podes achar algumas peças que sejam compatíveis com o teu EXO!
http://www.rcplanet.com/Axial_Yeti_4WD_1_10_Electric_Rock_Racer_RTR_p/axi90026.htm
Abç

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MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2014 7:07 pm 
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Então, baixei o manual dele para ver os detalhes...O que vai me interessar é somente os Hubs e Steering Knuckles, me parecem serem mais reforçados.


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MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2014 7:14 pm 
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Mais um update no projeto e desta vez é o meu rádio Spektrum DX3E.

O sistema original do 3º canal é ruim, nada confortável quando utilizado com sistema DIG e pensando nisso resolvi alterar sua posição e seu funcionamento.
Esse mod permite travar as rodas traseiras com um toque.

Imagem do Mod:
Imagem

Vídeo dele funcionando:


Vídeo em ação com o EXO:


Editado pela última vez por ACRDurao em Ter Jul 15, 2014 8:07 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2014 8:19 pm 
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Pelo que vi o eixo traseiro do yeti é rígido, como dos crawlers, ele é um misto do exo e do whrait. Tuas modificações estão legais, mas o custo não ficou muito alto? Muita gente só olha esse lado, mas eu acho (como construtor "mechânico") que o que vale mais é o prazer de dizer "eu que fiz", hehe, e curtir o carro andando como tu imaginou, fazer mais ajustes e coisas assim. Como resolveste o problema de bloqueio dos diffs? Os primeiros que mexi resolvi de maneira fácil, trocando as engrenagens do planetário por um eixo fixo na engrenagem maior, sendo preso por um pino no centro. Pra mim fica fácil de fazer, pois tenho torno, mas podes achar um eixo do mesmo diâmetro e fazer você mesmo. Digo isso porque não sei se os bloqueios da axial servem em todos os modelos. Aquele que fiz no meu projeto ficou bom, mas deu um trabalho do k-raio! Segue postando as novidades aí, tá ficando show!
Abç.

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MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2014 8:52 pm 
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Olha, o custo dessa 2ª fase não, já no começo sim. Testei vários motores e sem um resultado satisfatório, os colegas avisaram que eu teria que colocar uma transmissão adequada e eu insistia no mesmo sistema original do Exo, fazer o quê né? :pedala:
Com a compra do SCX10 Dingo e com mais pesquisas entendi melhor o funcionamento de um RC, assim pude ter mais foco...então resolvi ser radical, novo chassi, nova transmissão.

Não acho legal essa mistura de diferencias, o conjunto coroa/pinhão dos do SCX10 e Wraith ocupam muito espaço e prejudicam a distância do solo. Já no Exo é melhor, passa por obstáculos mais facilmente, hoje pude comprovar(editando vídeo).

O bloqueio dos diffs são iguais para toda linha da Axial, o problema do Exo são os copinhos que podem sair do alojamento, quando há o sistema original(engrenagens) vai uma trava interna chamado e-clip. Estou estudando como travar os diffs para ter maior vida útil, no momento travei com parafuso mesmo heheheh.


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MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2014 9:08 pm 
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Pois é, às vezes um boa GAMBI fica sendo a solução definitiva. Se funcionou e não estragou outras peças ao redor, valeu! No meu projeto vou começar com uma elétrica bem simples, só modificando pra algo melhor se ficar tudo nos conformes. Eu penso que se a caixa de redução for boa, o motor não é muito exigido e não precisa ser algo de ponta, digo por experiências anteriores. Eu concordo com a tua teoria da suspensão de eixo rígido, tanto que tenho um projeto semelhante ao teu, mas que tá na gaveta até eu terminar o escala. Isso pode ser comprovado com o summit, que passa com facilidade em muitos lugares onde os escalas e crawlers com eixos rígidos precisam manobrar. É isso aí, trocando ideias a gente aprende um monte!

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MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2014 8:10 pm 
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Agora é hora dos vídeos!

Teste de rodagem 1


Teste de rodagem 2


Abraço!


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MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2014 11:02 pm 
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Gostei da ideia, porém acho que este chassi o deixou alto d+++

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MensagemEnviado: Ter Jul 15, 2014 11:23 pm 
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sarna escreveu:
Gostei da ideia, porém acho que este chassi o deixou alto d+++
Realmente por fotos parece muito alto Sarna, ainda mais quando a suspensão é aliviada...Já ao vivo a impressão é outra.
Durante os testes capotou umas 3 vezes e nas curvas rápidas se manteve estável.
Em comparação ao meu SCX10 aumentou 2,7cm a altura livre do solo.
SCX10 = 7,3cm
EXO = 10cm

Abraço!


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MensagemEnviado: Qua Jul 16, 2014 3:41 pm 
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Eu gostei do vão livre entre rodas.
Em comparação à aquela bolota que tem no diff do scx10, a tua suspa lhe da muita vantagem.
Já o centro de gravidade se perde um pouco...
O fato de ter mais estabilidade se deve ao fato tbm de ter uma boa largura, ao passo que o scx-10 é mais estreito.

Legal seu projeto, estaremos esperando mais vídeos, abc

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MensagemEnviado: Dom Jul 27, 2014 8:48 pm 
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sarna escreveu:
Eu gostei do vão livre entre rodas.
Em comparação à aquela bolota que tem no diff do scx10, a tua suspa lhe da muita vantagem.
Já o centro de gravidade se perde um pouco...
O fato de ter mais estabilidade se deve ao fato tbm de ter uma boa largura, ao passo que o scx-10 é mais estreito.

Legal seu projeto, estaremos esperando mais vídeos, abc
Realmente Sarna, o CG foi um pouco prejudicado, mas a gente sabe, não existe ganha ganha né? kkkkkk
No geral é muito gostoso andar com ele, estou muito satisfeito com o resultado e já estou maquinando mais melhorias tais como: Amortecedores e me livrar dos marditos Dogbones, estou fazendo uns pinos para adaptar dentro dos "copinhos" com saída de 5mm para colocar cardãs, espero que funcione. :bruce:

Agora vai mais 2 vídeos:





Vou postar um vídeo do projeto em detalhes.
Abraço!


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MensagemEnviado: Seg Jul 28, 2014 12:44 am 
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ACRDurao escreveu:
Realmente Sarna, o CG foi um pouco prejudicado, mas a gente sabe, não existe ganha ganha né? kkkkkk
No geral é muito gostoso andar com ele, estou muito satisfeito com o resultado e já estou maquinando mais melhorias tais como: Amortecedores e me livrar dos marditos Dogbones, estou fazendo uns pinos para adaptar dentro dos "copinhos" com saída de 5mm para colocar cardãs, espero que funcione. :bruce:

Agora vai mais 2 vídeos:





Vou postar um vídeo do projeto em detalhes.
Abraço!

Não sei bem como é o sistema de eixos, mas dá uma olhada nesse da foto. É semelhante aos que coloquei no meu RC. O que daria para fazer seria a ponta que vai no copo com uma cruzeta e um copo direto nos eixos do diff, como os traxxas, mas teria que ser um cardã de correr, como os centrais. Me passa uma MP pra eu lembrar, é uma ideia que tenho pros cardãs centrais do meu projeto. É relativamente simples de fazer, só depende de saber como é o sistema do teu carro e as medidas. Se teu carro utiliza dogbones simples tenta colocar um pedaço de mangueira de glow dentro de cada copinho que tu centra os dogbones, é uma maneira antiga de resolver isso, e uso até hoje nos meus RC's. Abç.


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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MensagemEnviado: Seg Jul 28, 2014 8:15 pm 
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Então Daniel, fiz um protótipo de um adaptador para encaixar nos "copinhos", a vantagem de usar os copinhos originais são a resistência que eles possuem e também se quebrar é fácil achar o copinho, o copinho do diferencial dianteiro do Axial SCX10 é o mesmo do meu...

O protótipo: Aonde vai encaixar no copinho tem +/- 7mm e saída de 5mm, ambos com furos de 2.5mm para os pinos(ou até mesmo uma chapa como a foto abaixo)
Imagem
Imagem

com a saída de 5mm posso utilizar esse tipo de cardã, esse é móvel e permite alterar seu tamanho...
Imagem

Agora, o pulo do gato é esse abaixo, ali é fixado a coroa do diferencial e naturalmente é um blocante, elimina a caixa interna...Só colocar a coroa e os rolamentos e pronto!
Imagem

Imagem

E aí Daniel, acha que dá pra fazer um desses? :bruce:

Agora um vídeo com os detalhes do brinquedo :mrgreen: Coloquei um servo que comprei do colega Alison, BlueBird. Vamos ver se é bão mesmo!


Abraço a todos!


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MensagemEnviado: Ter Jul 29, 2014 12:32 am 
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ACRDurao escreveu:
Então Daniel, fiz um protótipo de um adaptador para encaixar nos "copinhos", a vantagem de usar os copinhos originais são a resistência que eles possuem e também se quebrar é fácil achar o copinho, o copinho do diferencial dianteiro do Axial SCX10 é o mesmo do meu...

O protótipo: Aonde vai encaixar no copinho tem +/- 7mm e saída de 5mm, ambos com furos de 2.5mm para os pinos(ou até mesmo uma chapa como a foto abaixo)
Imagem
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com a saída de 5mm posso utilizar esse tipo de cardã, esse é móvel e permite alterar seu tamanho...
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Agora, o pulo do gato é esse abaixo, ali é fixado a coroa do diferencial e naturalmente é um blocante, elimina a caixa interna...Só colocar a coroa e os rolamentos e pronto!
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E aí Daniel, acha que dá pra fazer um desses? :bruce:

Agora um vídeo com os detalhes do brinquedo :mrgreen: Coloquei um servo que comprei do colega Alison, BlueBird. Vamos ver se é bão mesmo!


Abraço a todos!


Bueno, a tua ideia é boa, mas se não fixar o pino no copo o cardã vai abrir quando precisar? Eu pensei em fazer uma peça já com o pino, seria um copo com pino em uma peça só. Esse da outra foto é uma peça inteira, é possível fazer, mas pro meu torno ficaria pesado, já que teria que ser em material duro, como aço carbono ou inox. O que posso fazer é a peça em alumínio com o eixo em inox, fixado por pino ou chaveta. Aí acho que chego bem perto dessa peça, só precisaria das medidas. Vou fazer um desses que pensei e te mando com os amortecedores pra que vejas como é. Depois eu tiro uma foto de como eu bloqueio meus diffs só com um eixo, e nem precisa fazer essa peça inteira. Vamos conversando que as ideias surgem. Té mais!

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