RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qua Abr 17, 2024 9:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 6:09 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Olá galera, estou criando este tópico para registrar o meu auto atual, um tamiya CR-01 Unimog, digo registrar pois como eu não paro muito tempo com as coisas em mãos, em breve devo estar me desfazendo deste, e já tive muitos autos que nem fotos tenho de recordação, então registrar aqui no fórum é bom para lembrar depois, rsrs.

Outra coisa também é que vou explicar resumidamente algumas mudanças e ajustes que fiz nesse auto, e que melhoram em muito a sua capacidade de escalada, para alguns creio que nada do que eu postar aqui será novidade, mas já para outros proprietários desse modelo de chassis algumas dicas poderão ajudá-los a tirar o máximo de desempenho deste auto que eu adoro.


Este auto eu adquiri no final do ano passado já montado e usado, ele estava com motor original (que é mais que suficiente para este tipo de auto) pneus sem peso e setup da suspensão original, incluindo as barras estabilizadoras, ou seja, setup todo original mesmo, e isso deixa a articulação da suspensão mais limitada.

Vamos a algumas fotos para ilustrar o tópico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 6:12 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Um dos ups mais clássicos nesse tipo de auto é instalar um guincho, eu optei por retirar o quebra-matos original do CR-01 e fazer um pára-choques de alumínio que já servisse de base para o guinho, o resultado foi esse:

Imagem

Imagem

Imagem





O suporte do pára-choques original foi mantido sem nenhuma alteração, sendo a modificação totalmente reversível.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 7:26 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Com relação às rodas e suspensão, primeiramente adicionei os pesos às rodas e fiz uma melhoria nas mesmas, quando o fiz tirei fotos do processo mas infelizmente perdi as fotos.

Vamos lá, o CR-01, embora possua rodas com beadlock, tem um probleminha de projeto onde os bedlocks não apertam corretamente o talão do pneu contra a roda, isso faz com que caso os pneus se molhem (o que é normal no off-road) ou em alguns casos até secos, as rodas girem em falso dentro dos pneus.

Outro inconveniente é que as rodas do CR-01 possuem furinhos para a saída do ar, o que faz com que, caso os pneus sejam mergulhados em água, os inserts de espuma se encharquem de água, pesando e desbalanceando as rodas.

Então após analisar, verifiquei que seria possível resolver os dois problemas de forma bem simples, basicamente desmonteis as rodas, e colocando uma lixa d'água sobre uma superfície plana fui lixando as laterais das rodas (prepare os braços, vai ser cansativo, rsrs) bem onde os beadlocks vão parafusados, acho que tirei quase 1mm de material de cada lado da roda, feito isso os beadlocks realmente vão pressionar o talão dos pneus contra as rodas, impedindo inclusive a entrada e saída de ar, finalmente fechei os furos das rodas com cola quente.

Desta forma os pneus do meu CR-01 ficaram vedados à água e as rodas não patinam mais dentro dos pneus quando molhadas, e posso mergulhar totalmente as rodas em água que não encharcam mais os inserts.

Uma observação: Como foram colocados os chumbos dentro das rodas, e como a saída de ar foi impedida, isso faz com que os pneus fiquem muito duros caso os inserts sejam mantidos no tamanho original, o ideal é cortá-los na parte externa no formado estrela e também retirar um pouco de material na parte interna, pois os chumbos acabam empurrando os inserts mais para fora, feito o corte dos inserts os pneus irão se deformar bem e grudar às superfícies, mesmo com a saída de ar impedida.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 7:45 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
No caso da suspensão, na minha opinião a tamiya criou o setup original do CR-01 para que o mesmo tenha um desempenho mais escala e que tenha menos torção no chassis quando o auto é forçado, a primeira coisa a se fazer é retirar a barra estabilizadora da suspensão dianteira e substituir a traseira que é mais dura pela da dianteira que é mais macia, feito isso o chassis vai torcer um pouco nas subidas e os pneus traseiros pegam um pouco na bolha quando estão no máximo do curso, mas isso não trás nenhum problema, os jipes escala 1/1 tem os mesmos contra-tempos.

Outro detalhe que eu alterei foi o ponto de conexão dos links que ligam os eixos aos amortecedores, no manual pede-se para conectar no furo mais ao centro, e passei para o furo da ponta, a foto a seguir explica melhor, isso faz com que se ganhe algum curso a mais na suspensão:

Imagem




Bom, feitas essas alterações (simples por sinal) e com os pesos nas rodas (acho que coloquei quase 100g de chumbo em cada uma, estão com 230g cada uma montada) consigo elevar uma das rodas 13,5cm sem que as outras três saiam do chão:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 8:17 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
O CR-01 ainda continua sendo um chassis com centro de gravidade alto e que exige uma tocada mais técnica em obstáculos difíceis, mas essas pequenas alterações realmente ampliam em muito a capacidade deste auto de superar obstáculos mais difíceis, eu recomendo fortemente a proprietários deste chassis que experimentem as alterações.

Bem, agora como está inclusive no título do tópico, acabei bolando um limpador de pára-brisas "funcional" para meu unimog, não é nada muito complicado, utilizei dois micro-servos (que eu tinha na minha sucatinha de aeros) e um testador de servos:

Imagem

Imagem


O testador de servos basicamente é uma pequena plaquinha que quando alimentada por uma bateria e ligados servos em sua saída permite movimentar os servos através do knob existente, este modelo de testador que usei tem também um botão que ao ser pressionado uma vez trava os servos na posição central e ao ser pressionado uma segunda vez entra no modo de auto-teste, que consiste em ficar movendo os servos sozinhos de um lado ao outro, e aí creio que a maioria já deve ter "pescado" a idéia.

Bem, peguei o testador, retirei a capa plástica, retirei o potenciômetro que permitia mover os servos manualmente e fiz um jumper de solda na placa como se o potenciômetro estivesse todo virado para um dos lados. Finalmente retirei também os 3 pequenos led's indicativos que tinha na plaquinha, pois não iria precisar deles, tirei também dos conectores para os servos e bateria, uma vez que iria soldar tudo diretamente na placa, feito isso fiquei com uma pequena plaquinha em mãos, somente com o pequeno botão que seria usado para ativar ou desativar o limpador, então fiz um furinho na lateral da bolha e fixei a plaquinha por dentro com fita dupla face:

Imagem


Vejam bem a frente da maçaneta da porta, o pequeno botão para ativação:

Imagem


O próximo passo foi fazer dois furos nos pontos onde deveriam sair os eixos dos limpadores, e os servos eu fixei utilizando tiras de cartão de crédito e fita dupla face:

Imagem

Imagem

Imagem


Depois utilizando pedaços de arame e solda, fiz os dois limpadores da melhor forma que pude, depois colei os mesmo em dois horns de servo que cortei deixando só um pedaço pequeno próximo ao ponto de fixação no servo e finalmente pintei de preto:

Imagem

Imagem

Imagem



Bão, depois dessa "gambiarra" toda, instalei um jogo de leds e passei toda a fiação, para ganhar praticidade, liguei tudo a um único conector que vai ligado em uma extensão que sai do receptor, desta forma tem-se uma única conexão a se fazer quando se coloca/retira a bolha, e instalei uma chave liga/desliga na lateral da bolha, desta forma posso ligar os faróis facilmente, e os limpadores só funcionam se os faróis estiverem ligados:

Imagem

Imagem




Bem, acho que é isso, fiz um vídeo dos limpadores funcionando, só vou dar uma editada rápida e upar pro youtube, aí posto aqui também.

Se alguém se interessou em alguma das modificações e tem dúvidas, fique a vontade para perguntar.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2014 9:13 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Registrado em: Dom Set 15, 2013 1:54 pm
Mensagens: 235
Localização: Belo Horizonte / MG
Show!! Leva lá depois no Morro da Skol para gente ver.

Adriano
BH/MG


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 12:23 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Galera, segue o vídeo dos limpadores de pára-brisas em funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=x2D4h-XcJq8


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 12:24 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Estou editando um vídeo do Unimog em ação em uma pequena pista que fiz no quintal de casa, assim que estiver pronto vou postar aqui também.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 1:47 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jun 03, 2011 11:16 pm
Mensagens: 892
Images: 4
Localização: São Paulo - SP
Bacana a ideia, só falta desembaçador traseiro.

_________________
Ronan
GARAGEM
TAMIYA TG10 mk1 2005 (Glow)
---Skyline GTR 34
---Audi RedBul
AXIAL SCX10 2011 (EP)
---Toyota Hilux
TAMIYA BRUISER 1985 (EP)
---Toyota Hilux (Restaurada)
SAND SCORCHER - Home Made(EP)
---Fusca Baja


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB