Oi Leonardo,
Segue alguns cuidados básicos para manter o automodelo em boas condições. Não estou dizendo o que é o certo ou errado, eu apenas estou passando o que eu pratico com os meus automodelos e que tem me dado bons resultados ao longo do tempo que hobby, portanto repito não é regra é apenas baseado na minha experiencia.
OBS:
1) A água salgada é inimiga no. 00 dos rolamentos e dos componentes eletro-eletrônicos (se possível NUNCA deixar a água do mar tocar no seu automodelo). Deve-se também evitar a todo custo a utilização dos modelos na areia da praia pois o sal presente na areia ataca diretamente esses componentes, a menos que estejam devidamente protegidos, mesmo assim, se usar deve-se desmontar e lubrificar rigorosamente TODOS os rolamentos e componentes eletro-eletrônicos logo após o término da brincadeira, a ação do sal é imediata nesses componentes);
2) A água doce é inimiga no.01 dos rolamentos, uma tarde de brincadeira na chuva pode detonar os rolamentos se não forem limpos e lubrificados logo imediatamente em seguida;
3) Para utilização dos modelos na água, é fortemente recomendável que, além de ter todos os componentes eletro-eletrônicos protegidos da água, os eixos dianteiro e traseiros sejam totalmente desmontados e seus rolamentos internos sejam engraxados com graxa náutica, a fim de evitar a entrada da água, uma vez que os eixos não são 100% impermeáveis;
Bom vamos aos itens:
Modelos EP (Electric Power) / Rock crawler:
Após cada uso:
Desconectar as baterias;
Limpar com um pincel ou escova para retirar poeira, areia, detritos em geral;
Inspecionar os parafusos e porcas quanto a fixação;
Se usou o automodelo na água ou areia da praia: (Para usar o automodelo na água observe que todos os componentes eletro-eletrônicos devem ser a prova d´água e os diferenciais e caixas de transmissão devem estar engraxadas com graxa náutica)
Desmontar os eixos para limpeza e engraxar com graxa náutica, para evitar corrosão nos rolamentos internos e partes metálicas;
Retirar as rodas e lubrificar com WD40 as partes metálicas como parafusos, chassis, eixos, rolamentos, ball-joints, amortecedores, links e hastes de comando, retirar o excesso com um pano limpo;
Verificar os rolamentos quanto a ruídos e aspereza, se estiverem rolando áspero ou fazendo ruídos metálicos devem ser substitídos;
Lubrificar o motor com WD40 limpar o excesso com um pano limpo;
Lubrificar os componentes eletronicos com WD40, retirar o excesso com pano limpo;
Modelos GP (Glow power) / Gasolina:
Após cada uso:
Desconectar as baterias;
Limpar com um pincel ou escova para retirar poeira, areia, detritos em geral;
Inspecionar os parafusos e porcas quanto a fixação;
Retirar o filtro de ar e lavar com detergente neutro e deixar secar ao ar livre antes de instalar novamente;
Retirar o motor e a pipa de escape, proteger as entradas do carburador e escapamento com um plug ou pedaço de jornal e lavar com WD40 para retirar excesso de sujeira na parte exterior, depois do motor limpo na parte externa, lavar a parte interna com WD40 para retirar restante de combustível, isso evita o processo de corrosão provocado pelo nitrometano nas partes internas dos motores GLOW;
Retirar o tanque de combustível e lavar o interior com água corrente, deixar secar ao ar livre antes de reinstalar, borrifar com WD40 o interior para tirar toda umidade;
Limpar o chassis e diferenciais com WD40 retirando toda sujeira e removendo o excesso com um pano limpo;
Reinstalar o motor e jogar WD40 no interior pelo carburador e girar o motor com o dedo algumas vezes e deixar um pouco de WD40 no interior para evitar formação de corrosão nos rolamentos internos;
Se usou o automodelo na água ou areia da praia: (Para usar o automodelo na água observe que todos os componentes eletro-eletrônicos devem ser a prova d´água e os diferenciais e caixas de transmissão devem estar engraxadas com graxa náutica)
Desmontar os eixos para limpeza e engraxar com graxa náutica, para evitar corrosão nos rolamentos internos e partes metálicas;
Retirar as rodas e lubrificar com WD40 as partes metálicas como parafusos, chassis, eixos, rolamentos, ball-joints, amortecedores, links e hastes de comando, retirar o excesso com um pano limpo;
Verificar os rolamentos quanto a ruídos e aspereza, se estiverem rolando áspero ou fazendo ruídos metálicos devem ser substitídos;
Lubrificar o motor com WD40 limpar o excesso com um pano limpo;
Lubrificar os componentes eletronicos com WD40, retirar o excesso com pano limpo;
Tudo isso é trabalhoso, é demorado, mas garante que seu automodelo vai ficar em ótimas condições por mais tempo, reduzindo a troca de componentes danificados precocemente como rolamentos, parafusos etc.
Boa sorte,
Abraço.
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