RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Mar 29, 2024 12:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 11:44 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Galera, muito boa tarde!

Seguinte: Comprei um Tamiya CR-01 (rock crawler) e instalei nele um ESC Futaba MC210CB, porém com este ESC não consigo fazer uma rampa de aceleração suave, o que é necessário para rock crawler, com este speed, por mais lentemente que se vá aplicando aceleração, o motor começa a tracionar muito pouco e então aplicando-se mais um "fio de cabelo" de acelerador o motor já gira muito forte, creio que isto se deve ao fato deste speed ser para velocidade.

Então pergunto para a galera que pratica crawling, qual speed usar??

Abraços a todos.


Editado pela última vez por Hidden em Sex Jan 16, 2009 9:12 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 4:21 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 2:15 am
Mensagens: 1965
Localização: SJC - SP
Hidden escreveu:
Galera, muito boa tarde!

Seguinte: Comprei um Tamiya CR-01 (rock crawler) e instalei nele um ESC Futaba MC210CB, porém com este ESC não consigo fazer uma rampa de aceleração suave, o que é necessário para rock crawler, com este speed, por mais lentemente que se vá aplicando aceleração, o motor começa a tracionar muito pouco e então aplicando-se mais um "fio de cabelo" de acelerador o motor já gira muito forte, creio que isto se deve ao fato deste speed ser para velocidade.

Então pergunto para a galera que pratica crawling, qual speed usar??

Abraços a todos.

ja tentou encurtar mais a relacao?
Calibrou o curso do acelerador no ESC?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 4:40 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
sabongi escreveu:
ja tentou encurtar mais a relacao?
Calibrou o curso do acelerador no ESC?


Bem, a relação está original, que já é bem reduzida...

Quanto ao ESC está "setado" corretamente, mas é que em uma crawler se deseja manter o motor girando bem lentamente mesmo, peguei um ESC xing-ling emprestado com um amigo de um buggy 1/18 e o funcionamento foi até melhor que o futaba, mas mesmo assim não está o ideal, e olha que estou utilizando um rádio de 6 canais para helicópteros, ele me permite ajustar a curva de aceleração da forma desejada, mas mesmo assim o ESC não responde do forma muito progressiva no começo da aceleração.

Vi em fóruns estrangeiros que existem espeed's próprios para rock crawler, mas como vi que aqui no fórum tem uma galera que curte crawler, eles devem poder indicar um ESC que atenda de forma satisfatória.

Depois vou postar um vídeo do auto para se ter uma idéia do "problema".

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 4:56 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 4:45 pm
Mensagens: 1777
Images: 358
Localização: Sao Paulo
Hidden , tenho 2 esc MC210 e tambem não consegui usar nos meus trucks e nos crawlers, ele acelela derrepente e não tem uma marcha lenta, um esc que eu vejo o pessoal usar nos crawlers e o Novak Rouster e o Super Rouster ( são esc antigos mas muito bons para essa finalidade, só que dificil de achar ) eu tenho um Rouster num truck e ele acelara bem devagar, nas minhas crawlers eu estou usando os Futaba MC330 e tambem funcionam muito bem, outro detalhe é que se o seu radio tiver aceleração exponencial ajuda muito ( deixa ela em 50% ) .

_________________
Rene Oliveira


Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 8:31 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Qua Abr 09, 2008 10:35 am
Mensagens: 1939
Localização: Piracicaba - SP
Olha, na minha crawler pra nao ter mais dor de cabeça, ja coloquei um moto 55t (o novak fifty five) com o esc Sidewinder (bl e escovado)... cara, melhor coisa que fiz, da pra controlar toda a curva de aceleraçao.. o investimento é medio, mas a resposta é enorme.. vale muito a pena..

_________________
-HPI Sprint 2 - MMax / 5700kv
-Traxxas T-Maxx - MM Pro / 3950kv
-Tamiya M04L - Beetle 1968 - esse fica na estante.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 9:28 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 10, 2008 10:47 pm
Mensagens: 2531
Localização: Presidente Prudente - SP
Hidden escreveu:
Galera, muito boa tarde!

Seguinte: Comprei um Tamiya CR-01 (rock crawler) e instalei nele um ESC Futaba MC210CB, porém com este ESC não consigo fazer uma rampa de aceleração suave, o que é necessário para rock crawler, com este speed, por mais lentemente que se vá aplicando aceleração, o motor começa a tracionar muito pouco e então aplicando-se mais um "fio de cabelo" de acelerador o motor já gira muito forte, creio que isto se deve ao fato deste speed ser para velocidade.

Então pergunto para a galera que pratica crawling, qual speed usar??

Abraços a todos.


Eu tenho uma WK com kit crawler e reduction box original da HPI, com essa caixa de redução vc pode socar o dedo que a velocidade e traçao dela é bem reduzida mesmo, chega a irritar em trechos que não tem obstaculos... :? Estou usando o ESC original e motor original que vem com a WK, motor Saturn 27t e HPI EN-1 ESC w/Reverse...lembro que mesmo com a wheely sem o kit e sem acaixa de redução eu conseguia fazer com que ela andasse num ritmo bom para o crawler, agora nao sei se essa caixa de redução pode ser adaptada no seu auto, mas dá uma olhada no site da towers ou da propria HPI que tem as fotos e dimensoes dele...tenho um video postado tambem no forum da minha wk andando, dá pra ter uma ideia da força que ela ficou...abraços!!

_________________
_______________________
HOT BODIES CYCLONE S 9T 4300KV
AXIAL SXC10 F350 - BLACK EDICTION
AXIAL SXC10 F350
TEAM ASSOCIATED SC10 4X4 MAKITA
BUGGY TT XB 9T 4300KV
RC4WD TRAIL FINDER 2 TOYOTA


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jan 10, 2009 10:51 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Set 03, 2008 9:16 pm
Mensagens: 1262
aí!!

a HK do hummer realmete ficou muito boa!! dá de 10 na minha hl com teu302 (?) e motor stock.. suave,sem trancos!!

mas se vc preferir um "especial"mesmo pra crawler,tenta o Novak Rooster Crawler ESC/55 Motor Combo ou se quer um fera mesmo,use o Novak Goat Crawler Brushless Motor/ESC System (terminando o Deuce,meu proximo investimento 8) )


abraço
cidao

_________________
o negocio é ir testando..e se vai fazer,faça direito!!!


Editado pela última vez por topolino em Dom Jan 11, 2009 10:37 pm, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Jan 11, 2009 10:27 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Galera, valeu pelas sugestões!!

Bem, seguindo a dica do Oliveirarmp, consegui achar um speed Novak Rooster usado no ML e já dei o lance, fechando a negociação com o vendedor amanhã creio que até o meio da semana o ESC já estará em minhas mãos. Para começar com o CR-01 acho que será suficiente.

Posteriormente talvez eu invista em um combo da Novak próprio para crawler como o Hummer fez, mas vamos ver primeiro como o esc "comum" se sairá...

Quanto ao auto, estou adorando o mesmo, comprei-o semi-novo e já montado, e após uma desmontagem geral já fiz algumas pequenas modificações em relação às instruções do manual que melhoraram bastante o funcionamento da suspensão, mas vou abrir outro tópico sobre o auto, com fotos e mais detalhes.

Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 16, 2009 9:22 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 9:36 pm
Mensagens: 283
Localização: Itabirito-MG
Bem, somente para "fechar" o tópico, venho agradecer novamente as dicas, comprei um NOVAK Rooster e o ESC realmente atendeu muito bem a minha necessidade.

Foi golpe de sorte, quando li a resposta do Oliveirarmp dizendo que os Novak Rooster são bons ESC's para controlar a aceleração gradativamente porém difíceis de encontrar atualmente (os antigos, não os novos modelos) fiz uma pesquisa no google e achei um a venda no ML, juntamente com uma bateria de 1800mha nova, tudo por R$135,00, então arrematei o "pacote" e o ESC chegou hoje, o mesmo encontra-se em excelente estado de conservação e somente o ESC vale tranquilamente os R$135,00, então pode-se dizer que ganhei a bateria de brinde! rsrsrsrsrsrsrsrs

Bem, por enquanto é isto, agora sou mais um que indica estes ESC's para aplicação em rock crawler, se o rooster que é um modelo antigo já é muito bom, fico só imaginando o combo da Novak próprio para crawler, deve ficar o bicho mesmo...


Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB