RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 5:07 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 11:13 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Galera há muito tempo estava querendo compartilhar esta idéia com vocês do fórum, durante o campeonato brasileiro seria legal se tivesse uma categoria parecida com a prova do caixote que existe no Aeromodelismo.

As equipes teriam que construir o seu chassi de acordo com a planta e com a matéria prima indicada no regulamento, o chassi e peças teria que ser totalmente caseiro.

O piloto ou equipe poderia construir o chassi em casa e levar no dia da prova ( O Fernando Paneto deu a dica que no dia do Brasileiro não da tempo para fazer nada ..... valeu Paneto :drinks: ) Por este motivo editei o topico.

O chassi poderia ser tipo Pan Car só que tamanho 1/10 o sistema de tração poderia ser bem simples eixo com uma coroa parafusada a seco, um projeto bem simples que poderia ser bem facil de fazer e gostoso de competir.

Lista de material para construção do Chassi.

- Chassi de placa de circuito impresso.

- Montante do motor e peças de tequinil, plástico, madeira ou metal.

Nada de amortecedor e tração somente na traseira direto no eixo.

Seria legal desenvolver uma planta do automodelo, e sendo obrigatório a todos os que participarem da competição, seguir o mesmo padrão de chassi, a idéia para construção de chassi seria usar com base este modelo da foto abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Editado pela última vez por riopretomusic em Sáb Mar 21, 2009 9:29 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 11:18 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Prova do caixote

Regras: http://www.mecatronicaatual.com.br/files/file/ed_18/regulamento.txt


_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 11:41 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 30, 2005 11:58 am
Mensagens: 1956
Localização: Santo André - ABC - SP
Acho que você nunca viu uma competição de Automodelismo... hehehe
Não dá tempo de fazer nada entre os heats. :mrgreen:


Falow,

Fernando - PaNeTo

_________________
:twisted: Movimento PTZ: PaNeTo TOLERÂNCIA ZERO! :twisted:
** SERPENT S400 / XPRESS RoadRunner**
** Latinha - ESC KO VFS1 e LRP QC2 **
** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Mar 20, 2009 11:59 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Fernando_Paneto escreveu:
Acho que você nunca viu uma competição de Automodelismo... hehehe
Não dá tempo de fazer nada entre os heats. :mrgreen:


Falow,

Fernando - PaNeTo


Rssss... Verdade eu nunca assisti uma corrida de automodelos EP, acho que no brasileiro não deve rolar fazer uma parada dessa, mas a idéia até que é boa.....

Tipo ..... Desenvolver um chassi 100% nacional e caseiro, com um dremel da para modelar todas as peças em tequinil, para colocar no chassi ..... as peças de pan car são muito simples...

Seria bacana amadurecer essa idéia, que sabe alguem aqui do forum não trabalha com torno ou algum esquema de usinagem e consiga fornecer os montantes do motor e outras peças de aluminio para montar o chassi, o resto é mamão com açucar..

Abraço :drinks:

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 10:15 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Aqui no ITA de SJC todo ano tem o Aerodesign que é +/- parecido com essa prova o caixote... alunos de enganharia de várias faculdades do Brasil vem pra cá e cada equipe tem que construir um aeromodelo. Só que ganha aquele que puder decolar e voar com mais carga, se não me engano.

É claro que pra equilibrar parte-se do principio de que todos tem que ter especificações semelhantes (motor, tamanho, etc.)... teve uma vez lá que eu vi um modelo feito todo em bambu pra vc's terem uma idéia... bem interessante.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 5:48 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Gunz escreveu:
Aqui no ITA de SJC todo ano tem o Aerodesign que é +/- parecido com essa prova o caixote... alunos de enganharia de várias faculdades do Brasil vem pra cá e cada equipe tem que construir um aeromodelo. Só que ganha aquele que puder decolar e voar com mais carga, se não me engano.

É claro que pra equilibrar parte-se do principio de que todos tem que ter especificações semelhantes (motor, tamanho, etc.)... teve uma vez lá que eu vi um modelo feito todo em bambu pra vc's terem uma idéia... bem interessante.


Muito loco este Aerodesign em Gunz!

Dei uma fuçada no youtube e achei um video do evento de 2008.



Deveria ser muito legal um evento anual no Automodelismo R/C (por isso que tinha mencionado o campeonato brasileiro), que fosse neste mesmo esquema, as equipes montam um chassi baseado em uma planta padrão e o chassi tem que ser construído 100% na mão, nada de usar peças de terceiros e com a matéria prima do regulamento da prova.

Exceto para rolamentos, aros e pneus, coroa e pinhão no caso da relação à equipe escolhe o pitch que mais gostar e eletrônica liberada também exceto o motor.

Há muitos anos atrás eu fazia aeromodelos de caixa de uva, com isopor e cedro e o negocio voava.

Um chassi no estilo pan car na minha opinião acho mais fácil construir, já que se for analisar não tem perigo de quebra na parte eletrônica e nenhuma perca maior caso o projeto não for bem sucedido.

Se tivesse aqui no fórum umas três pessoas realmente interessadas a desenvolver a planta do um chassi 1/10 tração traseira, baseado em Pan Car, bem simples e de domínio publico e 100% tupiniquim iria ser bem loco, porque conforme mais pessoas construísse o chassi poderia postar os aperfeiçoamentos e cada vez o chassi ficar melhor...


Mais isso são só idéias pura viagem da minha cabeça, mas que se tivesse outros doidos envolvidos no projeto poderia dar certo.

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 21, 2009 6:14 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Cara, pior que no dia que filmaram isso aí eu tava lá vendo os aviões (estava fazendo um curso no ITA e dei uma fugida pra ver os modelos)... Hehehehe.

Vale lembrar tbm que ese evento é de dimensão razoável... vem equipes até de outros países pra competir, os caras tem infraestrutura, apoio ($$$), etc.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mar 23, 2009 9:14 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
olha fazer um campeonato só disso ai, até que blz, mas tentar enfiar isso ai no meu de um campeonato de autmodelismo. 100% inviavel, a não ser que sejam duas competições diferentes. pois geralmente que participa do automodelismo compete sozinho. não tem equipe.

a idéia é legal, mas pra min, meio irreal se for colocada dentro de um campeonato.

alias. Riopretomusic.. voce vem para participar do latinha né??? voce disse que viria. então vem, assim vc assiste e participa. vc vai curtir muito.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Mar 23, 2009 10:41 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Cold Fusion escreveu:
olha fazer um campeonato só disso ai, até que blz, mas tentar enfiar isso ai no meu de um campeonato de autmodelismo. 100% inviavel, a não ser que sejam duas competições diferentes.


Fazer um esquema desse, se tivesse bastante gente interessada poderia rolar uma etapa dentro de um campeonato só de protótipo ....

Cold Fusion escreveu:
alias. Riopretomusic.. voce vem para participar do latinha né??? voce disse que viria. então vem, assim vc assiste e participa. vc vai curtir muito.


Então Cold, cara nem toquei mais no assunto meio que para sair pela tangente ...rsss....

Até dezembro de 2008 estava comprando Carregador, baterias, equalizador, motor latinha para deixar de reserva, pneus, só não comprei o chassi do Jonnydb porque ele acabou recebendo uma proposta melhor que a minha, mas eu estava empenhado a entrar de cabeça no latinha em 2009, ja estava com grana na mão para investimentos de equipamentos e despesas de viagem....

Mas olha como este mundo é engraçado, logo na primeira semana de janeiro arrumei um socio que acreditou em uma idéia que tinha de montar uma Lan Racing, e desde então estamos a 1000 por hora todos os finais de semanas para acabar logo a reforma do prédio e poder inaugurar logo ...

Resumindo tudo que tinha planejado foi por agua abaixo, mas este ano ou no brasileiro de R/c ou na corrida de F1 em interlagos eu apareço por ai e levo meu carro para andar ai com vocês na AARC..

Forte abraço :drinks:

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 7:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Se o eixo é preso direto na coroa, isso quer dizer que ele não tem diff? Nesse caso, também não teria T-Bar?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 10:21 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Isao_TKR escreveu:
Se o eixo é preso direto na coroa, isso quer dizer que ele não tem diff? Nesse caso, também não teria T-Bar?


A ideia a principio seria deixar a coroa sem diff, e fazer o T bar mesmo assim, para ele absorver um pouco o amortecimento de impacto.

Imagem

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Abr 01, 2009 10:51 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Hoje subiu um topico antigo, sobre a construção de um chassi frankenstein, com peças de maximus ...

Achei muito loco um video que o Scolari postou :drinks:

Scolari escreveu:
Cara, dá uma olhada no que esse cara fez, e o mais surpreendente, o chassi foi feito com madeira ! Muito legal, repare na complexidade da suspensão.

http://www.youtube.com/watch?v=KM0yVQxQBSs

Valeu.




Tópico:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=19&t=3408

Mais ideias para fazer uma suspensão eficiente e simples, muito engenhoso a parada..

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB