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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 11:26 am 
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Alguém pode por obséquio responder as questões que coloquei no meu post lá em cima? :cry:

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 11:43 am 
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doug01n escreveu:
Alguém pode por obséquio responder as questões que coloquei no meu post lá em cima? :cry:


Esta falando algo parecido com aquele mini-z que vc me mostrou.
Não vi nada deste tipo tanto pro F103 como F104.

Aproveitando coloquei um motor(escovado) de 14 voltas no meu Daytona Thumder realmente fica muito difícil de acelerar 100%.

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 11:55 am 
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doug01n escreveu:

Em primeiro lugar, concordo sobre os pneus!!! São 70% do acerto do carro. Em segundo lugar, acertar a relação também é muito bom, pois ajuda a controlar o torque final do conjunto (se usar relação muito alta, vai ter muito torque e uma dificuldade imensa em plantar a traseira no chão). Assustei um pouco com a relação 3:1 utilizada.... O ESC deve sofrer um pouco, mas como o Latinha não consome muito, quem sofre é ele mesmo.... Além disso, acertar a relação depende muito do dedo e do traçado utilizado. Se for travado e o caboclo tiver um dedo leve, pode usar relações mais curtas sem medo de rodar... Se o dedo for meio pesado, o carro fica mais permissivo aos erros, mas terá retomadas mais lentas.

R.: A Relação dos formulinhas esta ligada ao tamanho dos pneus, entra no merito de quantos giros o motor tem que dar para completar uma volta completa do pneu.... no F104 onde os pneus são maiores eu utilizava a relação 4.3~4.6... ninguem acreditava ate eu mostrar a coroa e o pinhão para fazer os calculos hehehe

quanto a pista, sim, tem que levar em consideração o tamanho da pista mas em prioridades esta relacionado em segundo lugar (minha concepção)



Nos formulinhas, tem algum chassi que tenha T-plates substituíveis? Digo aquela peça que liga o chassi ao motor-mount, que torce de forma independente. Pelo que me lembro, o único que é diferente neste quesito é o da 3racing, que possui um pivô.

R.: Sim tem chassis onde pode ser substituidos os T-Plates, acredito que a maioria dos Tamiya, o F104 é certeza!


As molas mais duras na dianteira ajudam a tirar um pouco a frente do carro, ajudando a evitar o traction roll (rodar durante uma curva por causa da aceleração sem grip suficiente), e é nesse ponto também que faz diferença a maior torção do chassi usando um T-plate mais macio. No caso dos formulinhas, experimentar combinações de molas soft nas laterais, caso tenham.

R.: No Formulinha não usava molas e sim borrachinhas pequenas no lugar das molas, quer dizer totalmente travada.

Notei que o povo não costuma usar muito o DDS (Damper Disk System), mas nos micros é basicamente o sistema mais eficaz para controlar a torção lateral (deixando ela constante ao longo do curso), e auxiliar o curso da suspensão traseira (junto com o amortecedor).

R.: sim no formulinha é utilizado eu utilizava em media 8mm de aperto com um oleo 500 andando na aarc, tem pessoas que não usam

Nos pan-cars antigos existiam o sistema de 3 amortecedores em T, algum chassi suporta isso? Não creio ser necessário, pois será muito complicado o acerto e colocar ele dentro da bolha.

R.: não sei te responder sobre isso.

Em breve, pretendo comprar um chassi de formulinha para esporadicamente correr em Interlagos na All Racing. Aliás, parabéns pela pista!!!




acho que é isso!

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 2:32 pm 
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É.. direct drive, como nos mini-z!

Então estou bem acostumado com isso... Ando com relação 4.2 a 4.0 no Mini-z, e fica bem legal, dependendo do traçado.

Realmente, é isso que mais gosto nos Mini-z, e também nos formulinhas. O fato de ser 4x2 exige bem mais do traçado e do controle do dedo no acelerador... pois qualquer torque a mais ou entrada errada na curva, o bicho roda!!! :D

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MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 11:32 pm 
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Andei dando uma olhada nos MINI-Z....e como não conheço nada sobre eles....não fiz nenhum comentário....mas realmente é ou são um legitimo DIRECT-DRIVE!!! simplesmente em scala menor....ou seja doug01n , pegando um formulinha vc se adaptará facilmente!! :D

Sobre a pergunta do sistema dos Pancars , acho que os 3 amortecedores foram um sistema antigo , ou seja , o Dumper Friction os substituiram ....mais simples e funcional...apesar que o sistema novo que estão usando principalmente nos 1/12 é o Link-suspension com um Dumper sem molas que faz a função de amortecer os movimentos laterais...

Completando o que o Jonnydb falou sobre os T - plates (Ola Jonny....faz tempo hêim) vi no site da 3racing vários T-plates com medidas de 1.3 , 1.5 , 1.8 de fibra se não me engano tanto p/ 103 como 104 .....vi tbm da Tamiya...muito caro pro 104!!!

Se alguem tiver um video dos formulinhas correndo , posta aí pra deixar o tópico mais completo!! :mrgreen:

ABS GALERA :drinks:

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MensagemEnviado: Sáb Ago 14, 2010 1:18 am 
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opa, então vejam este vídeo!!

Para mim o melhor ângulo da corrida acontece com 2:00 minutos de vídeo.


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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 9:05 am 
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Muito Bacana esse video...... esses carrinhos são realmente fantasticos.......

Em relação ao monte de perguntas que eu havia feito anteriormente, graças a ajuda de vcs eu me decidi, encomendei um F-104 Pro !!!!!!

Inicialmente vou colocar o motor latinha nele, pois nunca andei com um carro direct drive, e dai por diante vou tentando aumentar gradativamente a motorização até chegar a uma configuração ideal pra mim!!!!

E pra finalizar, uma outra pergunta....... qual q relação coroa e piao que vem nele alguem sabe? e qual seriam boas variações para fazer testes.....

Abraço

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 9:25 am 
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Voltando um pouco na questão do uso de dampers, a curiosidade sobre o uso do tri-damper era justamente pq está sendo usado (com sucesso) no mini-z...

Segue uma foto da traseira de um Z, que seria muitíssimo semelhante à traseira de um F1:

Imagem

Tá certo que é um c* pra acertar isso tudo, pois nesse caso, são 2 molas laterais e 2 molas nesse amortecedor dual spring (mola de avanço e retorno da suspensão) que vcs vêm na foto.

Desculpem fazer parecer que o assunto está saindo do tópico, mas na verdade não está... pois o formulinha e o Mini-z têm estruturas praticamente idênticas (direct-drive, suspensão dianteira e traseira... etc).

Vou procurar em foruns gringos sobre o uso deste tipo de configuração em formulinhas, pois acho que uma vez acertada, essa suspa traseira torna o carro IMBATÍVEL!

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 1:47 pm 
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dlrsm escreveu:
Qual q relação coroa e piao que vem nele alguem sabe? e qual seriam boas variações para fazer testes.....

Abraço


Eu comprei o meu usado então não sei exatamente o que vem nele...

Mas estava usando C 93T P 36T mas o motor esquentava um pouco... Como acabei com a coroa neste fim de semana. Vou testar na quinta-feira uma nova configuração. Meu irmão tb tem um F104Pro e esta usando 93T com 30T não sei como fica a temperatura...

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 3:09 pm 
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dlrsm escreveu:
Muito Bacana esse video...... esses carrinhos são realmente fantasticos.......

Em relação ao monte de perguntas que eu havia feito anteriormente, graças a ajuda de vcs eu me decidi, encomendei um F-104 Pro !!!!!!

Inicialmente vou colocar o motor latinha nele, pois nunca andei com um carro direct drive, e dai por diante vou tentando aumentar gradativamente a motorização até chegar a uma configuração ideal pra mim!!!!

E pra finalizar, uma outra pergunta....... qual q relação coroa e piao que vem nele alguem sabe? e qual seriam boas variações para fazer testes.....

Abraço



o melhor é ver pela temp do motor não pode passar de 50 graus em dias de sol ..... isso vai variar do seu motor


no F104 eu uso coroa tamiya 93t e pinhão 26t = 3.57

na indyF103L coroa kawada 96t e pinhão 29t = 3,31

no f109 3racing coroa 3racing 96t pinhao 25t = 3.84 ( esse com motor sportuned)

todos os meus motores não passam de 40 graus .......isso por causa da relação.......

se alguem for comprar coroas,as da tamiya me parecem mais duradouras "no meu caso" do que as da kawada(não que essas sejam ruins as me parecem mais moles e umpouo mais frageis)...eu comprei as do f103gt que vem uma de 93t e uma de104t muito boas.......

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 3:41 pm 
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Astronauta !!!!!!

Na primeira pagina do tópico, em que vc fala em relação ao setup do carro, mais precisamente sobre pneus, vc diz que não viu muita diferença entre os pneus de borracha nacionais e importados.... junto com o meu kit, encomendei tambem um set de pneus importados....... só pra aproveitar o frete...... porem, gostaria de saber sobre esses pneus nacionais, que marca são, em que site encontro...... pois fiz uma breve pesquisa no google e não encontrei..... e tambem tenho interesse em esperimentar os nacionais..... é uma opçao a mais, e mais rapida se precisar de reposição.....

Abraço

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 7:28 pm 
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dlrsm escreveu:
Muito Bacana esse video...... esses carrinhos são realmente fantasticos.......

Em relação ao monte de perguntas que eu havia feito anteriormente, graças a ajuda de vcs eu me decidi, encomendei um F-104 Pro !!!!!!

Inicialmente vou colocar o motor latinha nele, pois nunca andei com um carro direct drive, e dai por diante vou tentando aumentar gradativamente a motorização até chegar a uma configuração ideal pra mim!!!!

E pra finalizar, uma outra pergunta....... qual q relação coroa e piao que vem nele alguem sabe? e qual seriam boas variações para fazer testes.....

Abraço


ola dlrsm.

no kit do 104 Pro o pinhão é de 25T e vem duas coroas...a de 93T e a 104T.

e quanto ao motor "latinha"...vem no kit.

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 8:02 pm 
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Quanto à pergunta do doug01n , faz alguns 2 anos que ando "fuçando" sobre PAN-CARS e lembrei que vi um chassi com esse tipo de suspensão...seria o PC10H2 da RC Devil...uma marca alemâ!!!! inclusive em se tratando de Pan-Cars , eles são "feras" tbm!!! :D

Agora essa foto do Mini-Z em que tem essa susp. achei incrivel.......como pode num chassi tão pequeno né meu!!

vai uma foto:

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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 8:06 pm 
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Fuçando o Youtube achei um vídeo de uma .....susp. alternativa p/ formulinhas.....achei interessante....vale á pena assistir!!


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MensagemEnviado: Seg Ago 16, 2010 9:39 pm 
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Caracaaaaaa....

Mal sabia eu que tem gente andando de formulinha até hoje...

Estava procurando peças para colocar a minha para andar novamente e esbarrei no forum de vocês....

Tenho um Mclaren MP4/13 com motor mabush de fabrica. Uma Tamiya F103RS que deve estar a uns 10/12 anos parada...

Será que pode pintar algumas perguntas?

Que conjunto motor/Esc/Bateria existe hoje pra colocar nela???

Comentaram sobre pneus nacionais/importados, onde encontro os nacionais?
Na mushroom encontrei os pneus da Zen, porém nenhum em estoque...

As peças da F104 são compativeis com a F103RS? A exemplo, rolamentos, esferas de diferenciais, montante do motor?

Quais bolhas irão servir na minha que é uma F103RS e onde as encontro? Lojas internacionais...


Galera....
Muito bacana o forum de vocês e espero ser bem recebido....

Sou o Guile do RCmasters, viciado em RC.... Sempre andei de On 1/10 235mm, 1/8 .21 e a questão de 2 anos apanhando nos off road com uma Losi 8ight 2.0....

Parabéns pelo tópico e pelo forum em geral....

Sds.,
Humberto vulgo "Guile"

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Setup by Guile...o Setup com Melhor GRIP da Categoria.

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