doug01n escreveu:
Em primeiro lugar, concordo sobre os pneus!!! São 70% do acerto do carro. Em segundo lugar, acertar a relação também é muito bom, pois ajuda a controlar o torque final do conjunto (se usar relação muito alta, vai ter muito torque e uma dificuldade imensa em plantar a traseira no chão). Assustei um pouco com a relação 3:1 utilizada.... O ESC deve sofrer um pouco, mas como o Latinha não consome muito, quem sofre é ele mesmo.... Além disso, acertar a relação depende muito do dedo e do traçado utilizado. Se for travado e o caboclo tiver um dedo leve, pode usar relações mais curtas sem medo de rodar... Se o dedo for meio pesado, o carro fica mais permissivo aos erros, mas terá retomadas mais lentas.
R.: A Relação dos formulinhas esta ligada ao tamanho dos pneus, entra no merito de quantos giros o motor tem que dar para completar uma volta completa do pneu.... no F104 onde os pneus são maiores eu utilizava a relação 4.3~4.6... ninguem acreditava ate eu mostrar a coroa e o pinhão para fazer os calculos hehehe
quanto a pista, sim, tem que levar em consideração o tamanho da pista mas em prioridades esta relacionado em segundo lugar (minha concepção)
Nos formulinhas, tem algum chassi que tenha T-plates substituíveis? Digo aquela peça que liga o chassi ao motor-mount, que torce de forma independente. Pelo que me lembro, o único que é diferente neste quesito é o da 3racing, que possui um pivô.
R.: Sim tem chassis onde pode ser substituidos os T-Plates, acredito que a maioria dos Tamiya, o F104 é certeza!
As molas mais duras na dianteira ajudam a tirar um pouco a frente do carro, ajudando a evitar o traction roll (rodar durante uma curva por causa da aceleração sem grip suficiente), e é nesse ponto também que faz diferença a maior torção do chassi usando um T-plate mais macio. No caso dos formulinhas, experimentar combinações de molas soft nas laterais, caso tenham.
R.: No Formulinha não usava molas e sim borrachinhas pequenas no lugar das molas, quer dizer totalmente travada.
Notei que o povo não costuma usar muito o DDS (Damper Disk System), mas nos micros é basicamente o sistema mais eficaz para controlar a torção lateral (deixando ela constante ao longo do curso), e auxiliar o curso da suspensão traseira (junto com o amortecedor).
R.: sim no formulinha é utilizado eu utilizava em media 8mm de aperto com um oleo 500 andando na aarc, tem pessoas que não usam
Nos pan-cars antigos existiam o sistema de 3 amortecedores em T, algum chassi suporta isso? Não creio ser necessário, pois será muito complicado o acerto e colocar ele dentro da bolha.
R.: não sei te responder sobre isso.
Em breve, pretendo comprar um chassi de formulinha para esporadicamente correr em Interlagos na All Racing. Aliás, parabéns pela pista!!!
acho que é isso!