RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Set 18, 2018 5:57 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 600 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 40  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 11:00 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Fala Galera,

Estou abrindo esse tópico para concentrar-mos todas as informações possíveis sobre formulinha que precisem, assim fica mais organizado.
O outro motivo é que é o modelo da categoria que recebe mais investimento competitivo na industria de 1/1, e que de certa maneira esta mais bem documentado que categorias como a DTM Européia e/ou a StockCar.

Assim, peço que Vcs postem apenas informações pertinentes a essa categoria!! :drinks:

Segue alguns videos sobre aerodinâmica F1:

http://www.youtube.com/watch?v=ojJfF4bHPZc

http://www.youtube.com/watch?v=3-p0NPyk ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=AtfPn4Se ... re=related


Vamos retomar essa categoria galera!!!

Abraços. :drinks:

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Editado pela última vez por Astronauta em Qui Nov 17, 2011 1:21 pm, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 11:17 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Modelos no mercado:

HPI: http://www.hpiracing.com/kitinfo/102851/

Tamiya: http://www.tamiya.com/english/products/ ... /index.htm

3Racing: http://www.3racing.hk/f109/index.html

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 06, 2010 11:36 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Setup Básico: ( Autor: Marcos Mayer - AARC do ABC )



Suspensão dianteira > o mais travado possivel....usando a mola mais dura possivel ou até mesmo trocando a molas e travando a suspensão com o-ring / arruelas... (tipo oring/arruela/oring/arruela/oring... igual na montagem de amortecedores por exemplo)

cambagem dianteira (geralmente quem tem F103) não da esta opção então da pra esquentar um pouco a balança superior e invergar um pouquinho pra criar esta cambagem ( a medida fica no olhômetro mesmo)

Relação pra latinha >>> 3
preferencia usar o conjunto menor possivel...tipo uma relação pinhãoxcoroa de 99x33 é pior do que uma 75x25 mesmo as duas tendo um rateo final de 3,0
pitch 64 vai melhor nos formulinhas, porem o risco de ralar tambem é maior...

pneus >> gostei mais de espuma do que borracha...e quando testei não vi muita diferença entre nacional e importado, na verdade pra mim o Nacional funcionou melhor..
Do pneu Nacional melhor médio na frente e soft na traseira
(
o motor bem amaciado vai melhor que um sem amaciar
(amaciamente com agua e sabão com 3V por 15/30 minutos)

Fórmula Indy (F103L)mais estavel nas retas
Fórmula 1 (F103) melhor e mais ligeiro nas curvas

Amortecedores...ajuste individual, preferencia trocar o original(bem fuleira) por um melhorzinho
Torção lateral >> o mais apertado possivel
Altura do eixo traseiro (depende muito do desgaste do pneu) mas eu sempre usei a peça que deixa o eixo 1mm acima
Diferencial >> ajuste individual

Existem algumas mudanças que podem ser feitas, mas não sei até onde ajudam..dependendo do regulamento e ou corridae ou da pilotagem
Trocar as buchas por rolamentos nas rodas dianteiras ( desde a corrida não seja na chuva).
Colocar montante de aluminio
Radio plate com encaixe rápido de bateria
trocar linkagem por opcionais
colocar salva servo opcional
aerofolio traseiro flexivel

Para os fórmulas HPI que tem regulagem de cambagem / caster pode ser deixar 1mm de caster e -1,5º de cambagem na dianteira, o restante é tudo igual

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 20, 2010 8:19 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Como colar pneus de formulinha:

http://www.youtube.com/watch?v=R3POuXZG ... re=related

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 10, 2010 11:01 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 24, 2008 6:37 pm
Mensagens: 448
Images: 0
Ola Astronaulta!!

então....pra dar uma colaboração no tópico , fiz uns testes com o 103 e 104 , colocando motores fortes pra ver se responderia bem na pista......tipo F1 de verdade (rs :mrgreen: )...um deles foi o X12 de 6,5 voltas!!! bom....como o 103 é bem mais largo,ele respondeu bem em curvas de alta e de baixa mas meio incontrolável....muita potencia........ com pneus de espuma...o mais macio na tras. e o mais duro na diant....inclusive com o liquido p/pneus grip pois com os de borracha....sem chance!!....ele simplesmente vira...ou capota nas entradas das curvas....o 104 nem de espuma!!! pois como é mais estreito capota mesmo!!! mudei os tipos de asas diant. e tras.....as molas ...e nada....

bom , agora com os " latinhas"....os pneus de borracha vão muito bem....desde que não esteja muito frio,pois demoram pra aquecer....ou seja , no inverno o ideal são os de spuma......outra coisa são as mudanças...pra mim usando o que vem descrito no manual vai bem....uma coisa que é fundamenteal nos ...."formulinhas "...são os pneus (tanto de espuma e borracha ) são praticamente uns 70% no acerto do carro....103 e 104.....

uma coisa que vc comentou bem Astronaulta, é sobre o amortecedor......pôe " fuleira naquilo " :putz: ....eu usei no 103 o amortecedor do kit original do chassi de turismo da propria Tamiya...um TB-03 (plasticão mesmo) com o proprio oleo que vem no kit.....aquele amarelo e funciona muito bem....

o montante de aluminio é bom pq o motor fica bem mais fixado....e quanto ao aérofolio tras. flexivel , é bom nos casos de capotagens ou batidas por trás....aquentam mais!!! o bom dos formulinhas é o custo....não é tão alto e dá p/ competir ou simplesmente tirar um "baratinho" com esse chassi!!!

bom...vô ficando por aqui....espero ter ajudado em alguma coisa , e espero que por ai no Brasilsão volte com tudo essa categoria, pois por aqui o bicho voltou com tudo,inclusive a Tamiya tá lançando uns modelos dos anos 70`s !!!

abs galera :drinks:

_________________
TOMITA MUGEN I
TAMIYA
YOKOMO
SPEC-R
LRP
FUTABA


Website http://tomitamugen.forumeiros.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 11, 2010 1:31 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Olá Mugem!!

Muito obrigado por sua contribuição!!! Meu Formulinha é um HPI e está só esperando o nosso fabricante nacional encontrar o composto de espuma certo para Eu comprar e começar a andar com ele, pois a Pista da AllRacing que fica dentro do Autódromod e Interlagos será o templo dos Formulinhas!!!

E como Vc mesmo reforçou, os pneus são 70% do ajuste do carro!!! sem os pneus certos Vc não consegue nem acelerar o carro, é incrível!!! nada mais realista, pois na F! é assim também!!

Abraços, e contribua sempre que quiser. :drinks:

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 11, 2010 2:28 pm 
Offline
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Registrado em: Dom Mai 09, 2010 5:24 pm
Mensagens: 95
Localização: São Paulo - Interlagos
Tenho um F104 troquei os pneus de espuma por borracha ficou show em Interlagos...
Quando teremos uma corrida de formula??

_________________
Tamiya Grupo "C" F40
Tamiya Grupo "C" Jaguar
Tamiya TA05 Ver.II
Tamiya F104
Tamiya F104/W
Tamiya F103GT
Tamiya F103
Tamiya M-04M
Tamiya M-05
Tamiya M-06PRO
Tamiya DF-03RA


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 11, 2010 2:45 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 02, 2008 2:06 pm
Mensagens: 2168
Localização: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca
Muito legal esse tópico. Tomei a liberdade de postar por aqui, pois o acerto de um formulinha é muito parecido com o de um Mini-z, devido à semelhança estrutural...

Em primeiro lugar, concordo sobre os pneus!!! São 70% do acerto do carro. Em segundo lugar, acertar a relação também é muito bom, pois ajuda a controlar o torque final do conjunto (se usar relação muito alta, vai ter muito torque e uma dificuldade imensa em plantar a traseira no chão). Assustei um pouco com a relação 3:1 utilizada.... O ESC deve sofrer um pouco, mas como o Latinha não consome muito, quem sofre é ele mesmo.... Além disso, acertar a relação depende muito do dedo e do traçado utilizado. Se for travado e o caboclo tiver um dedo leve, pode usar relações mais curtas sem medo de rodar... Se o dedo for meio pesado, o carro fica mais permissivo aos erros, mas terá retomadas mais lentas.

Nos formulinhas, tem algum chassi que tenha T-plates substituíveis? Digo aquela peça que liga o chassi ao motor-mount, que torce de forma independente. Pelo que me lembro, o único que é diferente neste quesito é o da 3racing, que possui um pivô.

Nos micros, uso a frente com camber variável, mas algo entre 1 e 3° fixo é bem interessante.
O caster, caso possível, 2 a 4° deixam o carro com uma saída de curva fantástica!

As molas mais duras na dianteira ajudam a tirar um pouco a frente do carro, ajudando a evitar o traction roll (rodar durante uma curva por causa da aceleração sem grip suficiente), e é nesse ponto também que faz diferença a maior torção do chassi usando um T-plate mais macio. No caso dos formulinhas, experimentar combinações de molas soft nas laterais, caso tenham.

Notei que o povo não costuma usar muito o DDS (Damper Disk System), mas nos micros é basicamente o sistema mais eficaz para controlar a torção lateral (deixando ela constante ao longo do curso), e auxiliar o curso da suspensão traseira (junto com o amortecedor).

Nos pan-cars antigos existiam o sistema de 3 amortecedores em T, algum chassi suporta isso? Não creio ser necessário, pois será muito complicado o acerto e colocar ele dentro da bolha.

Em breve, pretendo comprar um chassi de formulinha para esporadicamente correr em Interlagos na All Racing. Aliás, parabéns pela pista!!!

_________________
Representante R1wurks Brasil (Baterias AAA para competição) e fanático por Mini-z.
Mini-z MR-03 50T Mini Cooper from Hell!
dNaNo, Drift Delorean AWD, Losi Micro Crawler, Micro Rally, Micro Desert Truck - www.galpas.com.br


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Ago 11, 2010 7:52 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 24, 2008 6:37 pm
Mensagens: 448
Images: 0
Astronauta escreveu:
Olá Mugem!!

Muito obrigado por sua contribuição!!! Meu Formulinha é um HPI e está só esperando o nosso fabricante nacional encontrar o composto de espuma certo para Eu comprar e começar a andar com ele, pois a Pista da AllRacing que fica dentro do Autódromod e Interlagos será o templo dos Formulinhas!!!

E como Vc mesmo reforçou, os pneus são 70% do ajuste do carro!!! sem os pneus certos Vc não consegue nem acelerar o carro, é incrível!!! nada mais realista, pois na F! é assim também!!

Abraços, e contribua sempre que quiser. :drinks:


Ooopa Astronauta......no que eu puder ajudar , tamus aí :D

Pra você que tem o Formula TEN a HPI vai lançar...ou já lançou....o kit com a bolha da WILLIANS e da RENAULT ficou show as bolhas....bom a HPI em se tratando de bolhas é a " TOP " pra mim e não seria diferente no seu chassi de Formula TEN!!
Tomara que o fabricante daí consiga chegar no composto ideal que seria o de SHORE 25 na tras.( que é bom em qualquer situação de temperatura e tipo de asfalto....principalmente os sem " grip ") e dois SHORE na diant. de 35 (medio) e 38 ou 40 (duro) , o que é mais usado por aqui e o principal...." PREÇO BOM COM QUALIDADE " :mrgreen: :mrgreen: .....inclusive usei os pneus da Tamiya originais e descolaram muito fácil das rodas....ficando a cola com um pouco da spuma na roda e o resto se soltando....com outras marcas não me aconteceram isso....agora os pneus da Tamiya são bons....e o principal mais baratos!!

ABS :drinks:

_________________
TOMITA MUGEN I
TAMIYA
YOKOMO
SPEC-R
LRP
FUTABA


Website http://tomitamugen.forumeiros.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 12, 2010 1:18 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Quem dera Amigão meu carro fosse esse modelo mais novo!!! na verdade o o que Eu tenho é o 1° Formulinha da HPI, ele é bem antigo, tem até alguns ajustes que o novo não tem.

Olha o manual dele:

http://www.hpiracing.com/instructions/instruct-f1.htm

Ele esta guardadinho lá em casa só esperando os pneus certos para Eu brincar com ele, pois não dá pra usar outra roda que não a dele, então não tenho como mudar de pneus tão facilmente quanto o de Vcs.....

Mais já andei com ele, e vou te dizer: é um espetáculo!!!

Abraços. :drinks:

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 12, 2010 4:32 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 30, 2009 8:25 am
Mensagens: 208
Localização: Londrina - PR
Olá Pessoal !!!!

Estou muito interessado em comprar um formulinha, mais especificamente o F-104 Pro da Tamiya.

http://www.rcmart.com/catalog/rc-tamiya ... h=420_1167


e li no topico que não da pra colocar motores muito forte, é isso mesmo? pois minha ideia seria usar um brushlles 5,5T. Será que é muito forte?

outra coisa, cabe lipo nele, pois só tenho baterias de lipo, aquelas tipo hard case.

Pois o que eu realmente gostaria do formulinha, é que ele fosse mais rápido que meus outros carros, e todos usam brushless, 12t e 9t. será que não vou conseguir um formula comparando aos outros????????

Outra coisa, no kit F-104 Pro vi que tem muitos ups de boa qualidade, como por exemplo os amortecedores da TRF. A duvida é, alem do kit original a algo que eu possa fazer (que realmente valha a pena) para melhora-lo? E para um motor tão forte quanto o que eu desejo por qual composto de pneu seria melhor, borracha ou espuma?

Ando em duas pistas diferentes, ambas outdoor, uma de asfalto, muito grande com a reta principal com mais ou menos 60metros...... e algumas curvas de alta e baixa. E outro, de concreto, bem travado, com reta principal com 14metros.......

Bom é isso pessoal, aceito sugestões......... to com muita vontade de montar esse kit, e só não comprei ainda pois gostaria de tirar essas duvidas....... pq realmente gostaria de um carro muito rapido..... um formula mesmo... rs

Abraço

_________________
Rangel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Ago 12, 2010 7:16 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 02, 2008 7:28 pm
Mensagens: 1706
Images: 3
Localização: Salvador/Bahia
Olá Dlrsm!! Vamos por parte e pelo que sei:
dlrsm escreveu:

Olá Pessoal !!!!

Estou muito interessado em comprar um formulinha, mais especificamente o F-104 Pro da Tamiya.

http://www.rcmart.com/catalog/rc-tamiya ... h=420_1167


e li no topico que não da pra colocar motores muito forte, é isso mesmo? pois minha ideia seria usar um brushlles 5,5T. Será que é muito forte? Dá pra colocar sim!!! mais fica bem mais dificil de pilotar dependendo do traçado, pois a maior dificuldade é que Vc vai ter toda essa potência apenas na trazeira percebeu?? então a "tocada" em entradas e saidas de curvas tem que ser bem feitas!! ou seja, Vc tem que alinhar bem cada manobra, mais na reta Vc vai ter um canhão!!!
outra coisa, cabe lipo nele, pois só tenho baterias de lipo, aquelas tipo hard case. Cabe sim!! pode comprar!!
Pois o que eu realmente gostaria do formulinha, é que ele fosse mais rápido que meus outros carros, e todos usam brushless, 12t e 9t. será que não vou conseguir um formula comparando aos outros???????? Pode ter certeza que ele será!! mais sua habilidade vai ter que crescer exponecialmente também!!

Outra coisa, no kit F-104 Pro vi que tem muitos ups de boa qualidade, como por exemplo os amortecedores da TRF. A duvida é, alem do kit original a algo que eu possa fazer (que realmente valha a pena) para melhora-lo? E para um motor tão forte quanto o que eu desejo por qual composto de pneu seria melhor, borracha ou espuma? É bom Vc ter compostos diferentes no seu estoque, pois os pneus são 70% do ajuste do carro, e pneus de espuma acabam rápido também, então é bom Vc ter reservas.

Ando em duas pistas diferentes, ambas outdoor, uma de asfalto, muito grande com a reta principal com mais ou menos 60metros...... e algumas curvas de alta e baixa. E outro, de concreto, bem travado, com reta principal com 14metros.......

Bom é isso pessoal, aceito sugestões......... to com muita vontade de montar esse kit, e só não comprei ainda pois gostaria de tirar essas duvidas....... pq realmente gostaria de um carro muito rapido..... um formula mesmo... rs

Vou tentar fazer um video dos pegas lá da Allracing entre o Miltão e o Vinicios para Vc ter uma ideia de como esses carros são rápidos com motor Latinha!!

Abraço


Boa sorte e nos mantenha informados sobre sua aquisição!!

Abraços.

_________________
Formulinhas: F103 - FGX - Cyclone TC


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 3:40 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 24, 2008 6:37 pm
Mensagens: 448
Images: 0
Putz Astronaulta.......nem sabia desse modelo aí......seria tipo um 102 da Tamiya....o meu 103, só p/ vc ter uma ideia,tem uns 14 anos!!!!! e ainda corro com ele.... :mrgreen:

No seu caso realmente é mais dificil, como as rodas ....só dá p/ trocar a espuma.....

Vendo seu manual, será que não é possivel colocar todo o eixo tras. da 103 inclusive com seu diferencial no lugar do seu....dá uma pesquisada.....se der certo vc pode usar as rodas do 103 :D

Faloww :drinks:

_________________
TOMITA MUGEN I
TAMIYA
YOKOMO
SPEC-R
LRP
FUTABA


Website http://tomitamugen.forumeiros.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 3:55 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 24, 2008 6:37 pm
Mensagens: 448
Images: 0
dlrsm escreveu:
Olá Pessoal !!!!

Estou muito interessado em comprar um formulinha, mais especificamente o F-104 Pro da Tamiya.

http://www.rcmart.com/catalog/rc-tamiya ... h=420_1167


e li no topico que não da pra colocar motores muito forte, é isso mesmo? pois minha ideia seria usar um brushlles 5,5T. Será que é muito forte?

outra coisa, cabe lipo nele, pois só tenho baterias de lipo, aquelas tipo hard case.

Pois o que eu realmente gostaria do formulinha, é que ele fosse mais rápido que meus outros carros, e todos usam brushless, 12t e 9t. será que não vou conseguir um formula comparando aos outros????????

Outra coisa, no kit F-104 Pro vi que tem muitos ups de boa qualidade, como por exemplo os amortecedores da TRF. A duvida é, alem do kit original a algo que eu possa fazer (que realmente valha a pena) para melhora-lo? E para um motor tão forte quanto o que eu desejo por qual composto de pneu seria melhor, borracha ou espuma?

Ando em duas pistas diferentes, ambas outdoor, uma de asfalto, muito grande com a reta principal com mais ou menos 60metros...... e algumas curvas de alta e baixa. E outro, de concreto, bem travado, com reta principal com 14metros.......

Bom é isso pessoal, aceito sugestões......... to com muita vontade de montar esse kit, e só não comprei ainda pois gostaria de tirar essas duvidas....... pq realmente gostaria de um carro muito rapido..... um formula mesmo... rs

Abraço


Ola dlrsm!!

Quanto ao 104 Pro...compre tranquilo ....é um P...chassi!!!!! :mrgreen:

Só pra acrescentar , se for por um ...."motorzão mesmo "...troque o montante do motor por um de aluminio....o de plastico não " aquenta "....o motor inclina....eu usei um 6,5 e o mesmo começou a " raspar " no chão :putz:

e prepara o dedo.....pois BRUSHLESS 5,5 em DIREC DRIVE é o bicho meu :twisted: :twisted:

Abs e posta aí os resultados

_________________
TOMITA MUGEN I
TAMIYA
YOKOMO
SPEC-R
LRP
FUTABA


Website http://tomitamugen.forumeiros.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Ago 13, 2010 9:40 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 30, 2009 8:25 am
Mensagens: 208
Localização: Londrina - PR
MUGEM, ASTRONAUTA..... muito obrigado pelas dicas.......

eu to fazendo uma comparação com meus outros carros, mas esqueci do detalhe Direct drive......

ou seja, acho que não vou precisar de um motor mais forte que os que eu já uso pra ter um carro mais veloz que os meus...... por exemplo um 9T já daria uma grande diferença.......

Bom, vou dar umas pesquisadas, ver uns videos...... e quando me decidir posto aqui pra vcs.....

Pelo menos já sei que vou ter que comprar uns pneus a parte, e um mount de motor em aluminio....

grande abraço

_________________
Rangel


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 600 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 40  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB