RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jun 06, 2024 1:02 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:23 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Registrado em: Qua Abr 09, 2008 10:35 am
Mensagens: 1939
Localização: Piracicaba - SP
Rodrigobeg escreveu:
Pessoal, posso começar testando os ezrun com a relação original ou recomendam de cara já mudar alguma coisa? Lembrando que ela já é ready brushless...

Posso rodar esses ezrun em 3s sem perigo?


é oque eu ja tinha te falado, normalmente, quanto mais forte o motor, mais curta é a relaçao! isso é um principio/teoria, nao é uma lei...

com o esc de 60a da pra usar 3s sim, só ficar de olho na temp. do esc..

_________________
-HPI Sprint 2 - MMax / 5700kv
-Traxxas T-Maxx - MM Pro / 3950kv
-Tamiya M04L - Beetle 1968 - esse fica na estante.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Já testei o 8.5T e vou te falar, é um monstro! Muito forte, motor torcudo, excelente para offroad, na pista da Aerosampa sobra muito motor. É triscar o dedo no acelerador para pegar impulso para saltar, o freio é ótimo, muito gostoso tipo "drifar" na terra, vc vira, freia com tudo para perder trajetória e acelera para conseguir fazer curvas fechadas em alta velocidade, para conseguir fazer isto legal o motor tem que ter bom freio, bom torque e agüentar trabalhar neste regime, não é qualquer motor que agüenta na minha mão...rs Não tem Glow 1/10 ou 1/8 que conseguiu acompanhar o meu Buggy nos dias que eu fui para a pista até agora.

Augusto Beck escreveu:
Acompanha os glows off tipo dst e drt com lipo 3s de reta , de aceleração e retomada é bem melhor.
O ezrun 9T tem aletas para poder aumentar o tamanho do motor (o interior dele é de um motor 380) , e isso auxilia na refrigeração.Não é nenhum problema ter ou não ter aletas .
O 8.5T nao tem nenhum defeito , acho apenas que quem tem não divulgou muito no forum .

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
A diferença entre o 9T e o 8,5T é mínima, pega o que tiver melhor preço, mas sempre com ESC 60A.

Rodrigobeg escreveu:
Bom... Vou procurar um esc de 60a ezrun, se conseguir o 60 + 9t melhor senão compro um combo com o 8.5t, creio que vai me agradar, se nao ficar como eu quero, vai ficar assim por um tempo e futuramente já tenho esc pra usar com o velineon, pelo menos com 2s, para na forçar demais o esc!

Pessoal se entendi a diferença entre os 9t e 8.5t é só o tamanho deles e o consumo certo? A performance é igual? Na stampede o 9t nao vai forçar por ser na realidade um 380?

Da pra esperar que velocidade do carro com esse combo? (9 e 8.5t)

90 graus é a temperatura limite certo?

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 12:58 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Acho que o ESC 60A tem mesmo isto pq qualquer relação errada com o 5.5T o ESC já entra em proteção, fica bem em cima do máximo.

Rodrigobeg escreveu:
NATTIS escreveu:
Acredito que se o manual estivesse correto o Velineon não ia tomar um pau tão feio do EZRun 5,5T que consome muito perto dos 60A. Fora que 65A com os KVs que tem ele teria mais torque que qualquer 550mm, coisa impossível...

É sempre bom ficar atendo ao óbvio, porque até nos manuais verificamos alguns absurdos.

Augusto Beck escreveu:
Acho que o velineon não chega realmente a 60A .
Creio que não precise mudar a relação , mas fique de olho na temperatura , se estiver muito alta , diminua o tamanho do pinhão , e se estiver baixa , você pode , se quiser , aumentar o tamanho do pinhão.
O combo é muito bom , gostei muito do motor , tem um bom torque , não esquenta muito ...




Foi um comnetario bem interessante Nattis :roll:

Alguma coisa ta errada, ou os escs ezrun aguentam mais de 60a continuo, ou o 5.5 é muito economico...

nattis te mandei mp!

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:01 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Eu fiz um teste com o motor 5.5T no ESC EZRun 60A, XERun 120A e Mamba Max 100A, o rendimento foi exatamente o mesmo em todas as situações. Acredito que hoje tendo uma bateria que atenda a descarga que o motor exige todos os ESC vão dar conta, já que o pico de todos os ESC são bem maiores do que as baterias agüentam.

_HuMMeR_ escreveu:
A questao que veja nao é ser economico, mas sim, rodar a capacidade maxima do motor.
É mais do que obvio que se voce pegar um motor 5700kv, ele vai rodar muito mais forte com um esc, por exemplo, mamba max, do que se voe ligar em um esc de 35a.

No 35a ele vai rodar, claro, e ate bem, mas nao vai poder fornecer sua potencia maximo em ALTA (leia-se constante).

A questao é que temos que identificar o tempo que eles (manuais e fabricantes) consideram constante e de pico. um esc de 60a pode aguentar um pico de 15seg a 120a... isso deixa ele muito forte numa pista, onde o "pico" é usado na reta!

Outra coisa, nao podemos esquecer da bateria.... se ela nao fornecer a pontencia total que o esc pede, nao adianta nada.. sou a prova viva disso!!

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:02 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Pode testar com a relação original, mas antes verifica no cartão de programação se a proteção do ESC esta ativada, se tiver blz pq ela é muito eficiente, se o automodelo parar e ficar piscando uma luz verde é a proteção, ai vc deve usar uma relação mais curta.

Rodrigobeg escreveu:
Pessoal, posso começar testando os ezrun com a relação original ou recomendam de cara já mudar alguma coisa? Lembrando que ela já é ready brushless...

Posso rodar esses ezrun em 3s sem perigo?

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:21 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
Olá pessoal, vou deixar aqui a minha experiencia com o ezrun 8,5T com Life 3S e 4S:

1.
Comprei ele para usar em uma evader, com 3S de Life(tensão de trabalho de 9,9V), ficou muito forte mesmo, dava pulos impressionantes e se segurasse o dedo no máximo ela ficava enpinando não importava a velocidade que estava. Como o carro era leve, facilmente ele levantava voo :shock:
Mas fiquei com medo de quebras e vendi o carro, mas fiquei com o combo.

dados:
coroa original e um pinhão de 20t, não esquentava nada.
Bateria: Life 10,8V 3S 30C 2300, durava em torno de 25min as lifes de 2300Mah secando elas até o carro não andar mais, saiam geladas do carro e iam direto para o carregador a 4,2C de carga :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2:


2. Bom vendi a evader e comprei um slash, coloquei o combo com a coroa original e o pinhão de 20t. Com 3S Life(tensão de trabalho de 9,9V) ficou muito forte em torno de 60 Km/h e com um torque muito bom, por ser 4x2 e pneu linguiça :lol: se acelerasse muito na terra ou mesmo na grama ele patinava e não andava, tinha que ser uma aceleração progressiva.

dados:

Coroa Original e pinhão de 20t, poderia ser usado um pinhão maior, pois a temperatura ainda estava boa.
Bateria: Life 10,8V,3S, 30C, 2300Mah, durava em torno de 20min as lifes de 2300Mah secando elas até o carro não andar mais, saiam mornas do carro e iam direto para o carregador a 4,2C de carga :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2:


3. Bom, como queria mais velocidade ainda, montei um pack 4S de life com pinhão de 20t, já não enpinava tanto, mas a aceleração inicial focou absurda de tão forte, mal tocava no acelerador que já fazia zerinho sozinho. Velocidade em torno de 85Km/h(vou colocar o cel que tem gps no carrinho para confirmar) pois o teste foi feito ao lado do meu 1/1(idéia do medina que fez no dele!). O teste não foi tão preciso pois o 1.1 precisa de tempo para chegar aos 80(uno).

dados:
Motor quente em torno de 70 graus.
Cooler do ESC trocado por um maior, pois estava cortanto com o cooler original de 5V, foi colocado um de 12V um pouco maior e está ligado direto na bateria(14,4V).
Bateria: Life 14,4V,4S, 30C, 2300Mah, durava em torno de 20min as lifes de 2300Mah secando elas até o carro não andar mais, saiam um pouco quente do carro e iam direto para o carregador a 4,2C de carga :mrgreen2: :mrgreen2: :mrgreen2:

4. Como ficou muito incontrolavel, comprei os pneus originais da stampede e coloquei no slash, ficou beeemmm mais controlavel a aceleração, acho que ganhou mais velocidade,mas o motor esquentava muito mesmo, troquei o pinhão por 1 de 18t e voltou ao nivel do teste anterior. ficou muito bom de andar, acho que achei um equilibrio de força, digiribilidade e velocidade, apesar de achar que 3S está mais do que bom! Mas quando tem algum nitro coloco a 4S, quando só vou andar nomal e pular alguma rampa deixo 3S mesmo.

dados:

ótima digiribilidade, tem-se um controle muito bom do carrinho com este pneu.
Bateria: Life 14,4V,4S, 30C, 2300Mah dura em torno de 16 a 17 min, saem mornas do carrinho
e já não vão direto para o carregador :rip: pois perdi umas das celulas, acho que abusei um pouco delas, agora eu espero 5 min antes de carrega-las de novo a 4,2C(10amp)
Motor: Fica um pouco quente do carrinho, nesta oportunidade não tinha termometro para conferir a temperatura.
ESC: só com o cooler maior pois o original com 5V do receptor não deu conta. usei um cooler 12V ligado direto na bateria(14,4V) e o ESC sai gelado após o uso.
Devido ao torque absurdo, é bom ter algumas peças reservas pois as quebras são inevitáveis, já quebrei a susp traseira em um pulo, e agora quebrou o eixo da trasmissão do lado esquerdo.



Os testes foram feitos com 2 carrinhos: evader e Slash, creio que a stampede é mais leve que o slash e sendo mais leve o motor tem menos massa a carregar e acho que ficará bem melhor esses números nela.

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:32 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
Rodrigobeg escreveu:
Caramba the same x :blink: :blink: :blink: :blink: :blink:


Pergunta sobre os carros: a caixa deles era de metal?



Só a do Slash!

A noite vou colocar uns videos.

Anderson

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:45 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Isso é do ESC, não tem como ter proteção do motor no ESC já que não existe nenhum dado do motor sobre temperatura que vai para o ESC. O motor agüenta mais que o ESC e se vc exagerar na relação o motor esquenta, mas o ESC esquenta mais e entra em proteção antes do motor abrir o bico servindo como proteção para o motor também.

Rodrigobeg escreveu:
valeu nattis!

Uma duvida...

Essa proteção é contra aquecimento do esc certo? Se o motor forçar demais e o esc aguentar pode queimar o motor antes de ativar a proteção? Ou o esc tem algum sensor ligado ao motor?

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 1:49 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Esta ai mais um relato das alegrias do 8.5T, combo infernal! :twisted:

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jan 05, 2010 11:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
Video:


Não está muito boa a qualidade pois estava medindo a velocidade com o GPS do Meu cel(5800) e tive que usar uma camera velha :cry: para a filmagem, estava com 4S life, não deu para usar todo o acelerador que ele decolava, no gps consegui 75Km antes dele sair voando e dar trocentas estrelinhas no ar..... ainda bem que o cel estava bem protegido... Pena que a camera era muito ruim e não deu para mostrar a velocidade, e também o GPS perdia o sinal com facilidade pois estava muito nublado e não marcava direito a velocidade e apenas 1 teste pegou direitinho e não estava no talo...mas como todos já viram o do outro usuario que conseguiu 76 com o velineon, deixo aqui apenas para mostrar as qualidades do ezrun, que apesar de chines, acho que tem sangue alemão de tanto que gosta de velocidade. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 20, 2010 10:25 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Seg Mar 08, 2010 9:42 pm
Mensagens: 17
Localização: BOMBINHAS SC
Voces não imaginam como estou agradecido por ter conhecido R/C Elétrico e fazer parte daqui pra frente...sou um feliz iniciante no RC e apaixonado pela Slash. Estou fazendo minha primeira "transformação"...adeus 550, e bemvindo combo Ezrun 8,5T 60A. Graças a vcs, tirei todas as minhas dúvidas e agora estou indo pra prática...acelerar...Sofri bastante nas mãos de lojas e "entendidos" vendedores...mas, final feliz. Parabéns pra voces!!! A minha humilde e primeira sugestão que eu gostaria de lembrar é que a combinação motor/ esc com coroa/pinhão vai depender muito de como tu vai usar teu carro. Futuras dores de cabeça podem ser evitadas. Tem que usar de acordo com o que tu planejou...senão queima, esquenta...Um forte abraço .

_________________
SLASH 4X2 Ezrun 8,5T 4000kv 60A
SLASH 4x4 VXL. Lipo 2s 4.0 e 5.2 e 3s 5.0


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Mar 20, 2010 10:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 9:21 am
Mensagens: 2760
Images: 125
Localização: Porto Alegre RS
Ricardo Mauzer escreveu:
Voces não imaginam como estou agradecido por ter conhecido R/C Elétrico e fazer parte daqui pra frente...sou um feliz iniciante no RC e apaixonado pela Slash. Estou fazendo minha primeira "transformação"...adeus 550, e bemvindo combo Ezrun 8,5T 60A. Graças a vcs, tirei todas as minhas dúvidas e agora estou indo pra prática...acelerar...Sofri bastante nas mãos de lojas e "entendidos" vendedores...mas, final feliz. Parabéns pra voces!!! A minha humilde e primeira sugestão que eu gostaria de lembrar é que a combinação motor/ esc com coroa/pinhão vai depender muito de como tu vai usar teu carro. Futuras dores de cabeça podem ser evitadas. Tem que usar de acordo com o que tu planejou...senão queima, esquenta...Um forte abraço .



Eai rapaz! gostou do combo então?

_________________
Clique aqui para ver todos os meus itens a venda: baterias, carregadores, motores, speeds, etc.
http://www.amigomodelista.com.br


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB