kikes_cig escreveu:
Glr, alguem pode me informar onde encontro informaçoes sobre a relação de descarga/combo da e-revo/slash 1/16?
Estou usando uma Zippy 2s 20c, sei que a descarga dela e um pouco baixa, mas por mim por enquanto da pro gasto!
Queria apenas saber se não vou estar forçando o combo/bateria utilizando essa spec..
Lembrando que ja dei uma pesquisada e não encontrei as informaçoes que queria '-' obg.
Véio, tá na primeira página do tópico:
"Entendendo o combo motor/ESC/bateria:
Não dá para separar a bateria do motor quando montamos um combo. Apesar de ser a bateria que dita a voltagem e a quantidade de ampères que pode ser oferecida, é o motor que dita quantos ampères sob determinada voltagem é necessário para o combo. Por exemplo, se temos um motor que puxa 50A a 7.2V, termos que ter uma bateria capaz de oferecer esses 50A e um pouco mais, pois se lembre que há outros componentes eletrônicos que a bateria deve abastecer. Somado a isso, é bom lembrar que as baterias LiPos podem perder um pouco do seu potencial "C" de descarga com o tempo, sendo isso mais verdadeiro ainda nos casos em que são poucos usadas e incorretamente recarregadas ou descarregadas. Portanto, poderíamos usar uma bateria LiPo 2S de 7.4V com 2200 mah e com 10C de descarga (2200 mah x 10C /1000 = 22A)? Não, né? Teríamos que usar no mínimo uma bateria 2S de 7.4V com 2200 mah e com 25C (2200 mah x 25C /1000 = 55A). Contudo uma opção mais segura sería usar uma bateria 2S de 7.4V com 2200 mah e com 35C (2200 mah x 30C /1000 = 77A). O motivo dessa margem de segurança será falada logo abaixo. Se o compartimento de bateria do carrinho comportar o tamanho, poderíamos até usar uma bateria 2S de 7.4 com 5000 mah e com 15C (5000 mah x 5C /1000 = 75A). Inclusive, o tamanho da bateria é a primeira coisa que deve ser vista ao se escolher uma LiPo, sendo que a segunda é a mili-ampreragem e a terceira é o "C" de descarga.
No caso do revinho, dá para se usar ao mesmo tempo 02 baterias LiPos 2S de 7.4V com 2200 mah e com 20C, uma em cada compartimento, pois se multiplica a capacidade (2 x 2200 mah x 20C /1000 = 88A). Neste caso, nunca use somente uma, pois você terá somente 44A (2200 mah x 20C /1000 = 44A), nada bom! Por isso eu já comprei 04 baterias 2S com 2200mah e com 35C (2 x 2200 mah x 35C /1000 = 154A), pois caso eu queira usar uma única, é possível (2200 mah x 35C /1000 = 77A).
Se você decidir usar uma bateria LiPo que não oferece a quantidade de ampères que o motor exige sob determinada voltagem, seu carrinho irá trabalhar em um estresse elétrico, em que os componentes eletrônicos irão aquecer e se desgastar com o tempo, além disso, a bateria irá funcionar no limite, irá diminuir sua vida útil, inchar e pode até explodir. Já o inverso não há problema, pois o motor não puxará mais ampères sob determinada voltagem do que ele precisa. No mercado quase não há diferença de preço de uma bateria de, por exemplo, 10C para uma de 40C. Ainda, não há problema nenhum em usar um alto "C", na verdade é até melhor por questões de segurança, pois, como dito acima, o motor não puxará mais energia do que ele precisa e com isso sobra bastante ampère para os demais componetes eletrônicos. Mas preste atenção na voltagem, pois se você aumentar a voltagem, o motor puxará mais ampères e você precisará de baterias com maiores "C" (para uma mesma mah). Certamente, tanto o motor quanto o ESC (inclusive o BEC) apresentam especificações quanto à voltagem e amperagem que suportam, vale a pena conferir para não sobrecarregar o sistema.
Em relação ao ESC, ele tem um máximo de volts e ampères que ele agüenta sem queimar. Portanto se temos um motor de 50A e um ESC de 30A, não vai dar, o ESC vai queimar. Teremos que ter um de pelo menos 60A, pois há outros componentes que o ESC alimenta, além do motor. O mesmo vale para a voltagem, pois um ESC que suporta 7.4V não agüentará muito tempo rodando a 11.1V. Não há problema em ter um ESC que suporta mais volts e ampères que o combo bateria-motor trabalha. Lembre-se: nunca é bom trabalhar no limite quando se trata de componentes eletrônicos.
----------
Referências:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=209187http://www.wattflyer.com/forums/showthread.php?t=31071http://www.ultimaterc.com/forums/showth ... p?t=115264"