Olá pessoal,
Meu nome é Renato, sou médico, moro em Curitiba-PR e sempre tive interesse em automodelismo. Nunca tive um RC na vida! Meu sonho sempre foi ter um Revo 3.3, mas, depois de pesquisar muito, decidi começar mais devagar e adquirir um E-Revo VXL 1/16, um rc elétrico, de menor escala e boa qualidade. Portanto, segue aqui a minha saga no mundo do automodelismo elétrico. Espero contar com dicas e ajuda do pessoal mais experiente, além disso, espero também fazer bons amigos. Irei atualizando este tópico com minhas experiências e dicas conforme for adquirindo conhecimento.
Depois de pesquisar em muitas lojas online nacionais e internacionais, comprei meu E-Revo VXL 1/16 na
http://www.amainhobbies.com (Link do carrinho:
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ll-Battery). Esta loja parece ter o melhor preço final, pois o frete é mais em conta, cerca de $30.00, e o carrinho saiu por $299.00. Infelizmente fui sorteado a pagar o imposto de importação no valor de R$321.00, sendo que o custo final do meu carrinho ficou em R$944.00, um preço um pouco mais em conta se comparado ao praticado aqui no Brasil no Mercadolivre. Ser taxado é muito chato, pois dá muita dor de cabeça. A única vantagem de comprar o carrinho fora foi arriscar a possibilidade de não ser taxado, pois assim o carrinho ficaria em R$623.00. Bom, pelo menos valeu de experiência...
Compartilho aqui, então, o conhecimento que adquiri sobre automodelismo. Espero que gostem!
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Automodelismo elétrico:
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Conceitos importantes:
Pensando na eletricidade sendo água:
Volt (V) = pressão
Ampère (A) = vazão
Mili-Ampère/hora (mah) = capacidade da caixa d'água
Watts (W) = quantidade de água que fui = V x A
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Os componentes eletrônicos do carrinho são, basicamente, o transmissor, receptor, ESC (Electronic Speed Control - controlador eletrônico de velocidade), motor e servo.
-- Transmissor e receptor:
O transmissor e o receptor podem ser de diversos tipos, mas os mais comuns e antigos são os AM (não são tão bons, dão muita interferência) ou 24GHz (o melhor). Este sistema é formado por canais, sendo que quanto mais canais, mais componentes você controlará individualmente. No revinho, este sistema apresenta 5 canais, mas só se usa 2 deles, um como acelerador e outro como virador das rodas.
-- ESC:
O ESC é o componente que controla a quantidade de energia que vai para o motor, o que influencia na velocidade do carrinho. Contudo, na verdade, ele é a central de distribuição elétrica do carrinho graças a um componente especial que ele geralmente possui, o BEC, sendo o responsável por distribuir também energia para o receptor, servo, coolers, etc. O ESC sempre tem uma amperagem máxima, que se ultrapassada, pode levar a danos ao próprio. Os ESCs atuais possuem o BEC (Battery Elimination Circuit) e o LVC (Low Voltage Cutoff).
O BEC é o componente do ESC que distribui energia para o receptor, servo, coolers, etc. Ele diminui a voltagem oferecida pela bateria para distribuir voltagem adequada para outros componentes. Um coisa muito importante de saber em relação ao BEC é que se ele foi projetado para trabalhar a 7.4V (LiPo 2S), por exemplo, oferecendo 3A aos outros componentes eletrônicos do carrinho, e você aumentar a voltagem do sistema para 11.1V (LiPo 3S), o BEC irá reduzir sua capacidade de entregar ampères, podendo oferecer agora somente, por exemplo, 0.5A, o que resulta em sobrecarga do sistema e aquecimento. Fique atento, pois pode haver danos ao ESC. Sempre verifique as especificações do seu ESC para ver se ele suporta maiores voltagens. Se você quer usar voltagens mais altas e evitar sobrecarga do BEC do ESC, uma alternativa é desligar o BEC que vem no ESC (cortando o fio vermelho da ponta que vai ser conectada no receptor) e adicionar um BEC externo mais potente, usando uma bateria separada somente para alimentar este BEC. Lembre-se que o servo e os demais componentes eletrônicos, assim como o próprio ESC, são ligados nos slots vazios próprios para cada componente no receptor. Para entender melhor, veja imagem abaixo.
Já o LVC é a chave de segurança da bateria. Ele fica no ESC e quando a bateria atinge uma voltagem "X" (3.2V por célula para baterias tipo LiPo), ele desliga o fornecimento de energia para o carrinho no intuito de impedir danos à bateria (LiPo - veja adiante).
-- Motor:
Existem basicamente dois tipos de motores elétricos no automodelismo. O motor pode ser escovado (brushed) e não-escovado (brushless). O primeiro é de baixa eficiência (40-50% - transforma muita eletricidade em calor e não em movimento) e requer manutenção freqüente (troca das escovas, limpeza e lubrificação). O segundo possui uma alta eficiência (70-90%) e quase não precisa de manutenção (limpeza e lubrificação). Um motor eficiente é importante, pois ele transforma mais energia em movimento, ou seja, a bateria é melhor aproveitada, uma vez que a maior parte da energia drenada dela é usada para produzir movimento e não calor. Existem ainda os motores brushless sensorados, que possuem um sensor que dá maior precisão em baixas rotações, evitando "trepidações" e melhorando significativamente a precisão do movimento.
Para medir o quão rápido é um motor, usa-se a medida Kv, que é o número de voltas que o motor dá em 01 minuto (RPM) quando aplicado 1V sob condições ideais. Por exemplo, se aplicarmos 1V em um motor de 4000 Kv (o do revinho), em condições ideais, ele girará a 4000 RPMs. O Kv aumenta conforme o número de voltas dos fios no motor diminui. Quanto maior o Kv, mais ampères o motor consome. Um Kv alto significa que o motor gira muito rápido, mas possui pouco torque, já um Kv baixo significa que o motor gira mais devagar, mas possui mais torque. Carrinho com motor de alto Kv (motor inrunner) atinge maior velocidade final, mas possui menos arrancada. Ao contrário, carrinho com motor de baixo Kv (motor outrunner) atinge menor velocidade final, mas possui mais arrancada.
-- Servo:
Este é o componente eletrônico responsável por fazer a roda girar para esquerda ou para direita. Os servos diferem em suas características por tamanho, força, velocidade e precisão. Existem basicamente dois tipos de servos, os analógicos e os digitais. Enquanto os analógicos calculam o movimento cerca de 50 vezes por segundo, os digitais calculam cerca de 400 vezes por segundo. Sendo assim, os digitais são muito superiores, pois possuem maior precisão e são capazes de realizar um movimento mais limpo, sem "trepidações" (ainda mais em movimentos lentos). Por ultimo, os motores dos servos podem ser escovados, coreless (escovado melhorado) e brushless (não escovado), sendo esta a ordem de pior para melhor.
-- Bateria:
Existem muitos tipos de bateria, mas as mais comuns no automodelismo são:
Níquel Cádmio (NiCd). Foram uma das primeiras a serem usadas no automodelismo. Elas têm a menor relação energia armazenada/peso. Isso quer dizer que, para uma dada capacidade elétrica, este tipo de bateria será a maior e mais pesada em comparação aos outros tipos. Ainda, elas são as quem mais tem efeito memória. No entanto, elas têm a capacidade de serem recarregadas mais rapidamente do que as outras e liberaram rapidamente sua energia. Embora ainda sejam usadas, estão caindo em popularidade, pois os outros tipos estão evoluindo muito rápido e ganhando da NiCds nos quesitos carga rápida e descarga rápida. Cada célula NiCd possui 1,2V nominais.
Hidreto metálico de níquel (NiMH). Vieram depois e hoje são as mais usadas. Estas baterias possuem cerca de 40-60% mais carga por determinado peso do que as NiCds. Contudo, em geral, elas ainda perdem para as NiCds nos quesitos carga rápida e descarga rápida, embora este cenário esteja mudando. Possuem menos efeito memória que as NiCds. Cada célula NiMH possui 1,2V nominais, o mesmo que as células NiCd.
Células de lítio são tipicamente as de polímero de lítio (LiPoly ou LiPo) e, menos usadas, as de íons-lítio. As LiPos são as mais novas baterias no mercado, são muito potentes, mas, em contrapartida, são perigosas, requerendo todo um cuidado especial no seu uso e recarregamento. As baterias de polímero de lítio são a fonte de energia preferida dos automodelistas, pois elas oferecem altas taxas de carga e descarga e uma alta proporção de armazenamento de energia/peso. Cada célula de lítio possui 3.7V nominais. Na prática, uma célula LiPo descarregada DEVE conter no mínimo 3.0V (menos que isso danifica a bateria. Fique com 3.2V para ter maior margem de segurança) e uma célula carregada DEVE conter no máximo 4.2V (mais que isso danifica a bateria, podendo gerar explosões).
As baterias LiPo, assim como as outras, possuem algumas medições, a saber:
"C" = capacidade de carga e descarga da bateria. É o quão rápido uma bateria pode ser carregada ou descarregada em sua máxima capacidade em determinado tempo. Esses valores são diferentes, tendo um "C" para carga e um "C" para descarga. Por exemplo, se temos uma bateria de 7.4V com 1000 mah (miliampere/hora = capacidade da caixa d'água) e com 8C de descarga e 1C de recarga, ela poderá nos dar 8A (1000 mah x 8C = 8000 miliamperes => /1000 = 8A) e só poderá ser recarregada com, no máximo, 1A (1000 mah x 1C = 1000 miliamperes => /1000 = 1A).
"S" e "P" das baterias LiPos: "S" é o número de células da bateria em série e "P" é o número conexões em paralelo. Células em série dizem respeito à voltagem e à quantidade de energia armazenada (capacidade da caixa d'água). Já células em paralelo dizem respeito SOMENTE à quantidade de energia armazenada. Cada célula das baterias LiPos possuem cerca de 3.7V, sendo assim 1S = 3.7V; 2S = 7.4V; 3S = 11.1V e assim por diante. Por exemplo, em uma bateria LiPo 7.4V 6000 mah 2S1P 35C de descarga, temos 2 células conectadas por uma conexão em paralelo. Saber o número de células será muito importante na hora de recarregar a bateria LiPo.
-- Recarregando baterias LiPo:
As baterias de lítio são a fonte de energia preferida para a maioria dos automodelos elétricos. No entanto, usá-las corretamente e recarregá-las corretamente não é uma tarefa fácil. Há muitas coisas a considerar antes de usar células de lítio. Mas nada é mais importante do que segurança. Até que você esteja disposto a seguir todas as precauções de segurança, NÃO use baterias de lítio. Se você for do tipo de pessoa que prefere ultrapassar os limites dos produtos ou ser "corajoso" quanto a seguir os requisitos de segurança, a tecnologia de lítio não é para você.
Células de lítio devem ser carregadas de maneira muito diferente do que as NiCad ou NiMH. Elas exigem um carregador especial projetado especificamente para recarregar as células de lítio. Em geral, qualquer carregador que pode recarregar baterias de íon-lítio pode recarregar as LiPos, assumindo que a voltagem e amperagem estejam corretas. Contudo, você NUNCA deve recarregar as células de lítio com um carregador de bateria NiCad ou NiMH. O carregamento das baterias LiPos é a parte mais perigosa do uso dessas baterias. Extremo cuidado deve ser tomado. É importante definir no seu carregador a voltagem e a amperagem corretas. Não fazer isso pode causar danos às baterias, levando a explosões e incêndios. Tem havido muitos incêndios causados diretamente por baterias de lítio. POR FAVOR, SEJA RESPONSÁVEL ao recarregar baterias de lítio.
Aqui estão algumas orientações OBRIGATÓRIAS para recarregar ou usar LiPos:
1. Use apenas um carregador próprio para baterias de lítio. O carregador pode ser projetado para Li-Ion ou Li-Poly, pois ambas as baterias são recarregadas da mesma forma. Hoje a maioria dos carregadores apresenta também a função de balanceamento das células. Carregadores de LiPos são amplamente disponíveis. Portanto, compre um e não tente gambiarras.
2. Verifique sempre a voltagem de cada célula individualmente antes de recarregar, usando um medidor de voltagem. Depois faça isso após cada 10 ciclos de carga e descarga. Isto é absolutamente importante, pois se uma célula estiver desequilibrada das demais, há um sério risco de explosão durante o recarregamento, mesmo que a contagem de células corretas seja escolhida no carregador. Se as células possuírem mais de 0,1V de diferença uma das outras, recarregue cada célula individualmente para 4.2V de modo que elas fiquem com a mesma voltagem. Para que as baterias LiPos funcionem adequadamente, elas devem apresentar a mesma voltagem em cada uma de suas células, pois, quando em uso, se uma célula estiver desbalanceada para menos, ela se descarregará mais rápido que as demais e danificará a bateria, reduzindo sua vida util. Se depois de uma descarga da bateria, as células estiverem desequilibradas, é provável que sua bateria esteja danificada, sendo necessário o descarte da mesma em locais apropriados. A maioria dos carregadores atuais apresenta medição da voltagem das células e a função de balanceamento das células.
3. Certifique-se de definir em seu carregador a voltagem e a amperagem corretamente. Acompanhe o recarregamento nos primeiros minutos para garantir que a voltagem e amperagem corretas continuam a ser exibidos. Se você não sabe como fazer isso, peça ajuda para quem sabe e não se arrisque.
4. NÃO RECARREGUE a mais de 1C, a menos que especificamente autorizado pelo fornecedor da bateria. Incêndios freqüentemente são causados por violação desta regra. As baterias de hoje possuem maior "C" de recarregamento, mas recarregá-las no limite muitas vezes diminui a vida útil da bateria. Eu recomendo recarregar a 0.7C. Prefira ter várias baterias para quando a carga de uma acabar você a substitua por outra já recarregada, do que ter só uma bateria e recarregá-la correndo quando ela acabar.
5. Baterias LiPo novas devem ser recarregadas à 0.5C nas primeiras 10 vezes para evitar danos.
6. NUNCA recarregue as baterias sem estar por perto. O período de recarregamento é o mais crítico, havendo risco sério de incêndio e explosão.
7. Use uma superfície segura para recarregar suas baterias de modo que se elas explodirem nenhum dano ocorrerá. Sacolas especiais de recarregamento de LiPos, pratos pirex com areia no fundo, lareiras, vasos de plantas, são todas boas opções.
8. Mantenha um balde de areia nas proximidades quando você estiver pilotando o carrinho ou carregando as baterias. Esta é uma boa forma de extinguir os possíveis incêndios. Isto é muito barato e absolutamente necessário. NÃO use água, pois componentes eletrônicos são inimigos da água. Inclusive, se você for pilotar em local molhado, coloque as baterias do carrinho dentro de uma bexiga plástica ou preservativo, fechando com um elástico na abertura, para evitar contato com a água.
9. Recarregue as suas baterias em uma área aberta ventilada, pois se a bateria explodir, gazes e materiais perigosos serão lançados.
10. Sempre guarde as baterias completamente recarregadas e dentro de um local seguro. Dê preferência use sacolas especiais de recarregamento de LiPos, que são a prova de incêndios.
11. NÃO fure a bateria com uma agulha NUNCA! Se sua bateria inchar, coloque-a em um lugar seguro para incêndios. Faça isto especialmente quando ela inchar enquanto você a estiver recarregando. Depois de duas horas descansando em lugar seguro, descarregue sua bateria lentamente com uma lâmpada incandescente (corte os fios da bateria e ligue-os no soquete da lâmpada. Deixe até que a luz desapareça) e a descarte em local apropriado. Por ultimo, verifique se seu sistema não está exigindo demais da bateria, pois esta pode ser a causa de ela ter inchado.
12. Se você colidir sua bateria em algum lugar, ela poderá danificar de tal forma que as células entrarão em curto-circuito. As células podem até parecerem intactas, mas tenha cuidado. Remova a bateria do carrinho e a observe por 20 minutos no mínimo. Vários incêndios são causados por células danificadas que estão sendo usadas no carrinho e, em seguida, explodem, pegam fogo e destroem o carrinho completamente.
13. Nunca misture baterias diferentes, pois a de menor mah será sobrecarregada. Isso também vale para baterias de mesmo mah, mas de marcas diferentes. Lembre-se sempre que as baterias devem ser da mesma marca e modelo, apresentando o mesmo mah e "C" de descarga.
14. Não pense que acidentes só acontecem com os outros. Lembre-se da Lei de Murphy: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".
Vídeos de LiPos em fogo:
http://www.youtube.com/watch?v=6vYn2lbBh0Qhttp://www.youtube.com/watch?v=VswaFOrVM6Ihttp://www.youtube.com/watch?v=773yPtIsl-0Dicas:
Os carregadores geralmente não apresentam fios para ligar na tomada. Eles apresentam fios para ligar em bateria de carro. Sendo assim, compre uma fonte/transformador potente (muito caro - o pessoal anda usando fonte de computador) que atenda às especificações do carregador se você o quiser ligar na tomada. Ou invista um pouco mais e já compre um carregador que tenha um transformador embutido. Eu uso o IMAX B6-AC Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUINE) (
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=6478). Só uma coisa, nunca ligue os fios para bateria de carro na tomada, pois irá queimar seu carregador.
Exemplo prático:
Vou recarregar uma bateria LiPo 2SP1 com 2200mah e com 35C de descarga e 1C de recarga com o carregador IMAX B6-AC. Primeiro eu ligo o carregador, conecto a bateria e seleciono no menu 2S 7.4V, 2200 mah e recarregamento em 1C (2.2A) ou 0.7C (1.5A - mais seguro). Assisto um pouco o recarregamento para ver se nada dará errado e pronto! Depois de uns 20 minutos, mais ou menos, minha bateria deve estar recarregada. Agora, verifico a voltagem de cada célula, que devem conter no máximo 4.2V e é só!
Para melhor entender, veja os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=iUabHoB9aLUhttp://www.youtube.com/watch?v=lPP1O_ru9zYhttp://www.youtube.com/watch?v=26W57CUgwMo-- Entendendo o combo motor/ESC/bateria:
Não dá para separar a bateria do motor quando montamos um combo. Apesar de ser a bateria que dita a voltagem e a quantidade de ampères que pode ser oferecida, é o motor que dita quantos ampères sob determinada voltagem é necessário para o combo. Por exemplo, se temos um motor que puxa 50A a 7.2V, termos que ter uma bateria capaz de oferecer esses 50A e um pouco mais, pois se lembre que há outros componentes eletrônicos que a bateria deve abastecer. Somado a isso, é bom lembrar que as baterias LiPos podem perder um pouco do seu potencial "C" de descarga com o tempo, sendo isso mais verdadeiro ainda nos casos em que são poucos usadas e incorretamente recarregadas ou descarregadas. Portanto, poderíamos usar uma bateria LiPo 2S de 7.4V com 2200 mah e com 10C de descarga (2200 mah x 10C /1000 = 22A)? Não, né? Teríamos que usar no mínimo uma bateria 2S de 7.4V com 2200 mah e com 25C (2200 mah x 25C /1000 = 55A). Contudo uma opção mais segura sería usar uma bateria 2S de 7.4V com 2200 mah e com 35C (2200 mah x 30C /1000 = 77A). O motivo dessa margem de segurança será falada logo abaixo. Se o compartimento de bateria do carrinho comportar o tamanho, poderíamos até usar uma bateria 2S de 7.4 com 5000 mah e com 15C (5000 mah x 5C /1000 = 75A). Inclusive, o tamanho da bateria é a primeira coisa que deve ser vista ao se escolher uma LiPo, sendo que a segunda é a mili-ampreragem e a terceira é o "C" de descarga.
No caso do revinho, dá para se usar ao mesmo tempo 02 baterias LiPos 2S de 7.4V com 2200 mah e com 20C, uma em cada compartimento, pois se multiplica a capacidade (2 x 2200 mah x 20C /1000 = 88A). Neste caso, nunca use somente uma, pois você terá somente 44A (2200 mah x 20C /1000 = 44A), nada bom! Por isso eu já comprei 04 baterias 2S com 2200mah e com 35C (2 x 2200 mah x 35C /1000 = 154A), pois caso eu queira usar uma única, é possível (2200 mah x 35C /1000 = 77A).
Se você decidir usar uma bateria LiPo que não oferece a quantidade de ampères que o motor exige sob determinada voltagem, seu carrinho irá trabalhar em um estresse elétrico, em que os componentes eletrônicos irão aquecer e se desgastar com o tempo, além disso, a bateria irá funcionar no limite, irá diminuir sua vida útil, inchar e pode até explodir. Já o inverso não há problema, pois o motor não puxará mais ampères sob determinada voltagem do que ele precisa. No mercado quase não há diferença de preço de uma bateria de, por exemplo, 10C para uma de 40C. Ainda, não há problema nenhum em usar um alto "C", na verdade é até melhor por questões de segurança, pois, como dito acima, o motor não puxará mais energia do que ele precisa e com isso sobra bastante ampère para os demais componetes eletrônicos. Mas preste atenção na voltagem, pois se você aumentar a voltagem, o motor puxará mais ampères e você precisará de baterias com maiores "C" (para uma mesma mah). Certamente, tanto o motor quanto o ESC (inclusive o BEC) apresentam especificações quanto à voltagem e amperagem que suportam, vale a pena conferir para não sobrecarregar o sistema.
Em relação ao ESC, ele tem um máximo de volts e ampères que ele agüenta sem queimar. Portanto se temos um motor de 50A e um ESC de 30A, não vai dar, o ESC vai queimar. Teremos que ter um de pelo menos 60A, pois há outros componentes que o ESC alimenta, além do motor. O mesmo vale para a voltagem, pois um ESC que suporta 7.4V não agüentará muito tempo rodando a 11.1V. Não há problema em ter um ESC que suporta mais volts e ampères que o combo bateria-motor trabalha. Lembre-se: nunca é bom trabalhar no limite quando se trata de componentes eletrônicos.
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Referências:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=209187http://www.wattflyer.com/forums/showthread.php?t=31071http://www.ultimaterc.com/forums/showth ... p?t=115264-------------------------------------------------------------------------
Dicas gerais (videos feitos por mim):
Melhores tintas para bolha:
http://www.youtube.com/watch?v=UWb2Hung2Wo&feature=plcpDicas para deixar eletrônicos à prova d'água (waterproof) Parte1:
http://www.youtube.com/watch?v=PoujWXpwXbY&feature=plcpDicas para deixar eletrônicos à prova d'água (waterproof) Parte2:
http://www.youtube.com/watch?v=m4e8OR-toIY&feature=plcp-------------------------------------------------------------------------
Dicas sobre o revinho:
-- A primeira coisa que você deve fazer quando comprar um revinho é ler o manual pelo menos umas 3 vezes. Tô falando sério! Manual do revinho em português:
http://www.mediafire.com/?xe12haw0kn46uot-- O pessoal anda falando que o ESC original do revinho não aguenta muito com LiPo 3S, por isso, é interessante instalar um cooler para ESC. Neste caso, vale sempre a pena monitorar a temperatura desse componente com um termómetro digital. Eu comprei os seguintes adicionais:
Digital Compact LCD Thermometer with Outdoors Remote Sensor $2.90
http://www.dealextreme.com/p/digital-co ... nsor-15553Yeah Racing YA0180 Tornado High Speed Fan 30x30mm for ESC $11.90
http://www.rcmart.com/rc-yeah-racing-ya ... 27394.htmlYeah Racing YA-0200Bk Arctic Aluminum Fan Adaptor (BK) $4.90
http://www.rcmart.com/rc-heat-sink-yeah ... 29376.htmlTem que fazer bastante modificação para conseguir colocar esse cooler no ESC original do revinho. Eu fiz uma armação de plástico para conseguir colocar o cooler em cima do ESC.
-- Vale a pena também colocar um cooler para o motor para mantê-lo mais resfriado, o que é ainda mais importante quando se anda com 3S. Eu comprei os seguintes componentes:
STARS Professional Thermal Compound with Injection Tube (10-Pack) $2.30
http://www.dealextreme.com/p/stars-prof ... pack-13915Yeah Racing Heat Sink 380 Azul $2.90
http://www.rcmart.com/rc-heat-sink-yeah ... ath=293_32Yeah Racing Heat Sink w/fan 380 Azul $5.50
http://www.rcmart.com/rc-heat-sink-yeah ... ath=293_32The Toyz VXL Brushless Motor Heatsink w/ Cooling Fan $15.99 ---> o melhor!!
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... oyz/12474/-- As melhores baterias para o revinho são as seguintes, visto que são especialmente projetadas para este auto.
Turnigy nano-tech 2200mah 2S 40~80C Lipo Pack (TRA2820 Traxxas 1/16 models) $11.22
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=20390 Turnigy nano-tech 1400mah 3S 40~80C Lipo Pack (TRA2823 Traxxas 1/16 models) $11.76
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... dels_.html-- Dizem que o servo original do revinho esquenta muito e queima facilmente. Acredite, é verdade. O meu queimou depois de umas 5 pilotadas. Pesquisando na internet, tenho visto o pessoal substituir o original pelo Hitec HS-85MG ou Hitec HS-82MG. Contudo a Hitec lançou recentemente um servo digital à prova d'água com as mesmas dimensões do HS-85MG (que não é à prova d'água), o HS-5086WP. Os servos digitais são muito superiores aos equivalentes analógicos, ganhando em potência, velocidade e precisão.
Eu comprei o HS-5086WP e me arrependi. Apesar de os servos da Hitec serem de excelente qualidade, eles são caros, exigem sempre uma modificação aqui e outra ali e existem opções mais baratas no mercado. Para instalar este servo eu tive que me esforçar bastante e fazer muitas modificações no chassis do carrinho. Este servo é maior que o original do revinho e não encaixa como uma luva no compartimento do servo (veja
http://www.ultimaterc.com/forums/showth ... p?t=139333).
Outro ponto é que os servos da Hitec usam uma pinagem diferente, sendo que o servo horn (o bracinho que vai encaixado no servo) da traxxas não cabe, ficando uma folga. Sendo assim, você terá que comprar um servo horn novo que encaixe.
Opções excelentes, baratas, que não exigem modificações de nenhum tipo, nem mesmo precisam de novos servos horns são os servos D-MG16, Turnigy 380MAX e o Turnigy 390DMH (digital). Contudo não são à prova d'água.
Eu já comprei o D-MG16 e o Turnigy 390DMH (e um chassis novo) e vou transformá-los para ficarem à prova d'água. Segundo o pessoal dos fóruns internacionais, eles são excelentes, não perdendo em nada para os da Hitec.
Portanto, faça sua escolha:
Traxxas Waterproof Micro Servo TRA2080 ~$24.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... icro-Servohttp://www.rcplanet.com/Traxxas_VXL_Servo_p/tra2080.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XXKM7&P=MLhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... xas/12048/http://www.rcmart.com/rc-erevo-7107-710 ... 31363.html OU
Hitec HS-5086WP (Waterproof) ~$45.00
http://www.rcplanet.com/Hitec_Waterproo ... 35086s.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXBJCC&P=7 OU
Hitec HS-85MG ~$32.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ring-Servohttp://www.rcplanet.com/Hitec_HS_85MG_M ... 32085s.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XN685&P=MLhttp://www.thetoyz.com/Brushless-Electr ... itec/9063/ OU
Hitec HS-82MG Micro Metal Gear Servo ~$19.99
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Gear-Servohttp://www.rcplanet.com/Hitec_Micro_Met ... 32082s.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XTRE2&P=MLhttp://www.thetoyz.com/Brushless-Electr ... itec/9894/http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 12sec.html OU
D-MG16 Metal Gear 2.9kg/.08sec/18.8g $8.86
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=6608 OU
Turnigy 380MAX Micro Servo (Metal Gear) 4.1kg / .16sec / 17.4g $14.28
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=8760 OU
Turnigy 390DMH High Performance MG Digital Servo (Extra Strong) 5.4kg / .11sec / 22.5g $27.43
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=11627Servos Horns compativel com a pinagem do Hitec:
Losi Aluminum Crawler Servo Arm (Hitec) $9.25
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Arm-HitecRacers Edge Aluminum Pro Adjustable Single Arm Hitec Servo Horn (Black) $10.99
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Horn-Black-- Subistitutos de boa qualidade para os Upper & Lower A-Arms:
RPM Front Upper & Lower A-Arms Black ~$13.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Revo-Blackhttp://www.rcplanet.com/RPM_Racing_Fron ... m80692.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXYWY8&P=Zhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... RPM/12607/RPM Rear Upper & Lower A-Arms Black ~$13.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Revo-Blackhttp://www.rcplanet.com/RPM_Products_Re ... m80602.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXYZV7&P=Zhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... RPM/12718/-- Os Knuckles originais do revinho são uma vergonha, pois deixam grande folga/jogo nas rodas, sendo assim, os subistitutos de boa qualidade são os:
Hot Racing Black Aluminum Knuckle Hubs $20.99
http://www.thetoyz.com/email_product_de ... o?id=12101Hot Racing Red o-ring Lock ball cap for VXS2101 $6.99
http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... ng/12329/#-- Subistitutos de boa qualidade para os Center Drive Shaft e Universal Drive Shafts são os:
Integy Center Drive Shaft (2) ~$18.00
http://www.rcplanet.com/Integy_Center_D ... tt3409.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XYPF2&P=PUhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... egy/12419/Integy Universal Drive Shafts (2) ~$18.00
http://www.rcplanet.com/Integy_Drive_Sh ... tt3408.htm-
http://www.rcplanet.com/Integy_Drive_Sh ... tt3432.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XYPT9&P=PU-
http://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XZEX9&P=PUhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... egy/13061/-
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... egy/12420/Não compre os da Golden Horizon, pois, por serem de alumínio, são pouco duráveis. O melhor é de ferro mesmo.
-- O pessoal dos fóruns internacionais dizem que os melhores armotecedores para o revinho são os:
Traxxas GTR Hard Anodized Shock Set (4) [TRA7061X] ~$40.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... hock-Set-4http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... as/12057/# OU
GPM Silver Aluminum Shock Dampers $16.00
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... GPM/12502/http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... GPM/13192/O melhor de todos é o EXOTEK Big Bore Aluminum Threaded Shock Damper Set $65.99
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... EK/13640/#Evite os da Integy, pois dizem serem péssimos, além de muito caros.
-- A suspensão que vem original no revinho é muito "mole" e permite que o chassis fique batendo no chão toda hora, até com leves saltos. Por isso, vale a pena trocar as molas e o fluído do amortecedor. Há duas famosas configuraççoes, a primeira é usar na frente a mola Tan, na traseira a mola Black e óleo 70wt. A segunda é usar na frente a mola Black, na traseira a mola Pink da mini Summit e óleo 100wt.
Traxxas Shock Spring (Tan - GTR 2.06) (2) ~$4.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -16-E-Revohttp://www.rcplanet.com/Traxxas_GTR_Sho ... ra7147.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXXKW2&P=7http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... xas/11991/Traxxas Shock Spring (Black - GTR 2.22) (2) ~$4.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -16-E-Revohttp://www.rcplanet.com/Traxxas_GTR_Sho ... ra7148.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XXKW3&P=MLhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... xas/11992/Traxxas GTR Shock Spring Set (2.77 Rate - Pink) (2) ~$4.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ate-Pink-2http://www.rcplanet.com/Traxxas_Spring_ ... ra7244.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXASZA&P=7http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... xas/13635/Team Associated Silicone Shock Oil (70wt) (2oz) ~$4.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... l-70wt-2ozhttp://www.rcplanet.com/Associated_Sili ... sc5437.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXMZ18&P=7Losi Silicone Shock Oil (100wt) (2oz) ~$4.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -100wt-2ozContudo, lembre-se que que mortecedores mais "duros" tiram a estabilidade do carro quando estes passam em buracos sob alta velocidade.
-- Fluídos: é muito difícil falar sobre a periodicidade da troca dos fluídos dos amortecedores e diferenciais, pois depende muito do tanto que você corre com o carrinho e da pista onde você corre. Contudo, realizar a troca periódica completa dos fluídos é de extrema importância, pois com isso você remove as impurezas que possam ter entrado nos sistemas quando você corria com o carrinho, coisas como finos grãos de areia, poeira, etc.
Amortecedor: alguns dizem ser necessário a troca o óleo do amortecedor a cada 10 corridas. Outros dizem só ser necessário a troca quando o fluído apresentar sinais de que está sujo, com cor amarela/marrom. O fluído original do revinho tem densidade de 40wt, mas o pessoal afirma que o de 70wt ou 100wt fica mais adequado para quem gosta de saltos grandes e não de muita velocidade, visto que amortecedores mais "duros" tiram a estabilidade do carro quando estes passam em buracos sob alta velocidade. Ainda, tem se falado em usar molas mais "duras", tipo a "tan", "black" ou "blue" (da mini Summit). No meu revinho eu coloquei na frente a mola "tan", na traseira a "black" e óleo 70wt. Ficou bem melhor que o original. Ao trocar o óleo, evite que permaneca ar no cilindro. Veja alguns vídeos demostrativos de como se trocar o óleo (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=ZlFenP63uy8 ;
http://www.youtube.com/watch?v=1_d1nEquS6Y ;
http://www.youtube.com/watch?v=dRxIs1q9tKE .
Diferencial: a troca do óleo do diferencial é muito menos frequente do que a do amortecedor. Dizem que um troca deve ser feita a cada 100-300 corridas. O fluído original tem densidade de 30k no da frente e no de trás. Se você decidir instalar um diferencial central, recomenda-se usar 100k. Quanto maior for a densidade do fuído usado no diferencial, menos independente as rodas irão girar uma em relação a outra (roda dianteira em relação a outra roda dianteira, roda traseira em relação a outra roda traseira, nunca uma dianteira em relação a uma traseira), isso é bom para terrenos acidentados, em que você precisa de distribuição mais igual da tração entre as rodas, mas é ruim para terrenos planos, pois o carrinho tenderá a tombar em curvas. Quando se trocar o óleo do diferencial, encha apenas 75%. Por fim, sempre use um pouco de graxa na coroa e pinhão do diferencial. Veja alguns vídeos demostrativos de como se trocar o óleo (em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=o-ckIT4EOPc ;
http://www.youtube.com/watch?v=5odHj016UMQ .
Traxxas Silicone Differential Fluid 30k $6.89
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Oil-30000Traxxas Silicone Differential Fluid 100k $7.29
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Oil-100000Traxxas Silicon Grease $1.89
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... one-GreaseHPI Racing Molybdenum Grease $2.79
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... 497/n/HPI-Molybdenum-Grease
Traxxas Differential Lube $2.79
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ntial-Lube-- O uso do diferencial central nos automodelos ajuda na melhor distribuição de tração nas rodas dianteiras e traseiras, com isso, o carrinho tende a empinar menos.
Traxxas Center Differential Kit ~$23.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... ential-Kithttp://www.rcplanet.com/Traxxas_Differe ... ra7014.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... XXKK6&P=MLhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... xas/11814/-- Muitas pessoas dizem ter problemas com os diferenciais do revinho. Relatam que com o tempo eles começam a fazer um "click". A solução para isso é simples e se chama "shimagem" do diferencial. Para isto, você precisará desta peça:
Team Associated Differential Shim Set (4) ~$02.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... x409x005-4http://www.rcplanet.com/Associated_Diff ... c21141.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXJZH4&P=7http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... ated/8009/A "shimagem" é super fácil de ser feita. Vale a pena dar uma olhada em um post deste fórum:
viewtopic.php?f=62&t=11089&start=810#p301977 ou aqui
http://www.ultimaterc.com/forums/showth ... p?t=149863. Ela consiste em colocar uma arruela para apertar mais o diferencial, aproximando mais seus componentes.
Alguns dizem que a causa deste problema é a alta elasticidade dos Bulkheads originais do revinho, ou seja, eles não conseguem comprimir de maneira eficas a coroa e pinhão do difenrencial. Uma peça opcional que ajuda a preservar os difenrencias são Bulkheads de alumínio, entre os modelos disponíveis, para mim, o que tem melhor custo-benefício é o conjunto:
GPM Silver Aluminum Bulkhead Gearbox Set $109.99
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... PM/14442/#-- A melhor roda e pneu para o revinho é:
(2x) Pro-Line 2.2 Dirt Hawg I Off-Road Tires Mounted on Black/Black Titus Bead-loc Wheels ~$33.00
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... 6-E-Revo-2http://www.rcplanet.com/Pro_Line_Mnted_ ... 107113.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... LXYEA6&P=Zhttp://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... ine/12266/-- Apesar de eu ter escolhido uma rua muito pouco movimentada, na primeira vez que corri com meu carrinho, ele foi atropelado. Tive muito azar e sorte ao mesmo tempo, pois não quebrou e nem entortou nada, só marcou a bolha quando esta prensou no motor. Por este motivo, recomendo comprar:
New Era Racing Steel Tube Roll Bar $15.99 -> achei uma porcaria...
http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... ng/12392/# OU
Integy Traxxas Mini 1/16 Revo Steel Roll Cage $25.99
http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... egy/14675/ OU
Vantage Chrome Roll Cage $64.99
http://www.thetoyz.com/Traxxas/Mini-1-1 ... ge/14548/#-- Para proteger melhor o carrinho, vale muito a pena comprar o seguinte item:
T-Bone Racing Chassis Skid Bumper Set $35.95
http://www.thetoyz.com/Traxxas/MINI-1-1 ... ing/13091/-- Sempre limpe seu revinho depois de uma corrida. Um bom método para a limpeza é usando uma escova de dentes ou pincel e um pano úmido. Evite "dar banho" no carrinho, pois apesar de ele ser waterpoof, isso não quer dizer que a água não possa entrar em algum componente eletrônico. Lembre-se sempre da Lei de Murphy...
-- Muito cuidado ao montar e desmontar qualquer componente do revinho, pois por ele ter um chassis de plástico, a rosca dos parafusos podem espanar facilmente. É sério mesmo, eles espanam por qualquer coisa, dá até raiva...
-- A seguir, seguem as melhores lojas para compras de peças para o revinho (já na seção certa):
http://www.amainhobbies.com/index.php/c ... -16-E-Revohttp://www.rcplanet.com/Traxxas_1_16_Sl ... s/2499.htmhttp://www3.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... AD18**&P=Zhttp://www.thetoyz.com/traxxas/mini-1-16-revo/1420/http://www.rcmart.com/traxxas-erevo-710 ... _1397.htmlLoja de peças eletrônicas e acessórios em geral:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/index.rcA loja
http://www.amainhobbies.com para mim é a melhor a de comprar, pois se sua compra passar de $25 o frete sai só $1.29.
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Sugestões e dicas do pessoal do fórum:
- Tópico com tudo sobre o revinho (E-Revo VXL 1/16) desde seu lançamento:
viewtopic.php?f=62&t=11089(contribuição de marcelogil2001. Obrigado!)
- Muito util consultaro canal
http://www.youtube.com/user/ObliviunRC o Arthur posta muitas coisas sobre a revinho.
(contribuição de naganocs. Obrigado!)
- Alterar tudo para conector XT60 para não usar nenhum tipo de adaptador.
(contribuição de marcelogil2001. Obrigado!)
- Aos interessados em aumentar a suspensão do E-Revo VXL 1/16 (revinho): trocar a peça TRA7158 pela TRA7156 e colocar uma mola mais "dura", tipo a de cor preta, TRA7148. Ref:
http://www.youtube.com/watch?v=m4IktyDj9VA- Um servo bom e barato para o revinho é o:
D-MG16 Metal Gear 2.9kg/.08sec/18.8g $9.36
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... oduct=6608(contribuição de naganocs. Obrigado!)
- Vale a pena comprar a peça TRA7033x, pois ela elimina a folga no Axle carriers (TRA7034):
Traxxas Aluminum Pivot Ball Cap Set w/Tool (Hard-Anodized) (8) $17.99
http://www.amainhobbies.com/product_inf ... Anodized-8(contribuição de naganocs. Obrigado!)
- Onde eu ligo o cooler para o motor e ESC? Precisa de adaptadores ou novos conectores?
O cooler para o ESC, é ligado nos slots vagos do receptor.
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Informações importantes sobre o revinho:
- Especificações da Taxxas para o motor Velineon 380 do E-Revo 1/16 (vxl):
RPM máximo: 50,000 rpm
Kv (RPM/volt): 4000 (8-Turn)
Amperagem: 25a constante / 50a em pico
Comprimento: 48.15mm (1.9")
Diametro: 28mm (1.1")
Comprimento do eixo: 12.7mm (0.50")
Diamentro do eixo: 3.15mm (0.12")
Peso: 140g (4.94oz)
- Especificações do ESC Traxxas VXL-3M:
Input Voltage: 6 to 12 cells NiMH, 2S to 3S LiPo
Case Size: 26.5mm W x 46.5mm D x 22mm H
Weight: 38 grams
Motors: Sensorless Brushless
Motor Limit: None
On Resistance: 0.0005 Ohms
PWM Frequency: 12,000Hz
Peak Current: 326A
Continuous Current: 52A
BEC Voltage: 6.0V DC
Motor / Battery Wiring: 16-Gauge Maxx® Cable
Transistor Type: MOSFET
Low Voltage Detection: 2-Stage indicators, switchable (on or off)
Thermal Protection: 2-Stage thermal shutdown
Single-button setup: Yes, Traxxas EZ-Set®
Battery Input Connector: Traxxas High-Current Connector
Motor Connector: TRX 3.5mm Bullet Connectors
- Especificações da Taxxas para a bateria do E-Revo 1/16:
Compartimento: 101.9 x 35.5 x 20.3mm
Standard JST/XH Balance Plug
Length (comprimento): 89mm (92.5mm w/wires)
Height (altura): 21mm
Width (largura): 30mm
- Especificações da Taxxas do fluído do amortecedor (Silicone Shock Fluid):
40wt vem no original
70wt para suspensão mais dura
- Especificações da Taxxas do fluído do diferencial (Silicone Differential Fluid):
Dianteiro: 30k vem no original.
Traseiro: 30k vem no original.
Central: recomenda-se 100k . Dá para usa o 300k para mais estabilidade
Sempre usar um pouco de graxa na coroa e pinhão do diferencial
- Especificações do servo TRA2080:
Comprimento: 29,5mm
Comprimento do encaixe: 40mm
Largura: 14mm
Altura: 29mm
Torque: 41,7oz/in
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Veja itens interessantes de se comprar logo abaixo no post (comentários) número 4, logo abaixo (link:
viewtopic.php?f=62&t=27341&p=307873#p307873).
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Abraços!