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MensagemEnviado: Qui Jul 12, 2012 11:05 pm 
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Pessoal decidi abrir esse tópico para facilitar a consulta dos upgrades, das técnicas, manutenção e sites de compra de peças.

As técnicas aqui descritas foram baseadas no nosso fórum do Clube Savage Flux
http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=62&t=14464
Nos vídeos do Savage Junky (vou postar os links abaixo)
http://www.youtube.com/user/SavageJunky
E também em algumas experiencias que eu mesmo tive com a minha SAVAGE FLUX HP.

Como é muita informação eu irei postando aos poucos, algumas coisas irei editar frequentemente também devido às dicas dos demais colegas que sempre serão citados aqui... algumas partes vou acabar repetindo nos tópicos só para facilitar.

Minha idéia é centralizar neste tópico apenas as informações para serem consultadas e quaisquer dúvidas sobre alguma coisa peço para vocês utilizarem o post do Clube (link acima)
Mais para frente verei com os moderadores se há possibilidade de travar esse tópico...

Bem, vamos ao que interessa...
Criei um índice para facilitar

1 - Upgrades necessários para evitar quebras
2 - Peças de reposição para uso em caso de quebras
3 - Upgrades que devem ser evitados para Bashing
4 - Upgrades para velocidade
5 - Dicas de Manutenção
A - Diferencial
B - ESC
C - Motor
D - Relação
E - Baterias
F - Braços da suspensão
6 - Relação de peças/códigos
7 - Sites sugeridos para compra das peças
_____________________________________________________________________________________

1 - Upgrades necessários para evitar quebras

A maioria das dicas aqui foram extraídas dos vídeos do SAVAGEJUNKY, porém, traduzi e interpretei para facilitar o entendimento de todos, principalmente daqueles que têm dificuldade com a língua inglesa.

Upgrades que vc deve instalar o mais rápido possível para evitar futuros danos e economizar.

- RPM Center Skid plate (RPM82172), acho que esse é o primeiro upgrade que todo dono de SAVAGE deve ter, ele vai proteger a parte de baixo da SAVAGE, bem abaixo da caixa de marchas, evita que qualquer pancada na caixa de marchas nas aterrisagens.

- HD Drive Gear (HPI102514), a engrenagem original é feita de aluminio e ocorre um desgaste prematuro, em alguns casos ela pode quebrar dentro da caixa de câmbio e estragar as demais engrenagens da caixa de câmbio. O melhor preço que encontrei foi no http://www.ebay.com

- Integy Rear Hub Carrier (T6979), este upgrade é recomendado para qualquer um, porém, é mais indicado para quem vai utilizar a SAVAGE para BASH. Trocando o Rear Hub você previne danos nos turnbuckles e upright set traseiros. Este vocês só encontram no site http://www.integy.com

- Bulkhead Braces da Alza Racing, este upgrade é recomendado para qualquer um, porém, é mais indicado para quem vai utilizar a SAVAGE para BASH. Trocando os arm braces você evita uma quebra nos bulkheads (caixa dos diffs dianteiros e traseiros), há duas opções, o kit completo ou apenas o Arm Braces (se vc decidir comprar só os Arm Braces é necessário comprar 2 kits). Este você só encontra no site da Alza-racing.com, eles são mais grossos que o original, abaixo o link das duas opções
Kit completo - http://shop.alza-racing.com/parts/23-savage-bulkhead-brace-conversion-kit.html
Braces - http://shop.alza-racing.com/parts/49-savage-bulkhead-braces.html

- Molas Hellfire (HPI#86555) essas são extra-fortes, ideais para saltos mais “nervosos” mas se vc salta pouco ou saltos baixos, use as originais mesmo que não fará muita diferença. Os melhores preços encontrei no http://www.ebay.com mas você pode procurar em outras lojas (os sites das lojas estão no final do post).

- Óleo de silicone para os amortecedores entre 30wt a 45wt, são mais “duros” que os originais, deixando a suspensão mais firme e robusta, se combinado com as molas Hellfire #86555 vc terá uma suspensão bem firme para saltos extremos. Quanto à marca, vai do gosto de cada um... eu utilizo os óleos da LOSI (LOSA5254 / LOSA5256). Os melhores preços encontrei no http://www.ebay.com mas você pode procurar em outras lojas (os sites das lojas estão no final do post).

- Óleo de silicone para o diferencial - eu estou usando a marca nacional PRO-BR de 30.000, funciona bem, porém é um pouco firme... talvez você queria utilizar um óleo mais fino mas nao tão fino quanto os óleos para amortecedor.

- HPI VORZA ESC Tray (HPI#103676), O ESC é a peça mais cara da SAVAGE para evitar um prejuízo que pode chegar a R$ 500,00 utilize esse suporte do ESC do VORZA que vai torná-lo mais forte. (mais para frente há um tópico de manutenção do ESC, não deixe de vê-lo). Os melhores preços encontrei no http://www.ebay.com mas você pode procurar em outras lojas (os sites das lojas estão no final do post).

- Castle Link USB Program Kit (HPI100573), com ele você pode configurar o CUT-off, o punch, timing, força do freio, curva de freio e aceleração e outras configurações. Dá para "amansar" a SAVAGE evitando possíveis capotagens por conta da forte aceleração, assim outras peças acabam durando mais principalmente a bolha... Procure no http://www.ebay.com, Vou preparar um tutorial mais para frente explicando como utilizá-lo.

2 - Peças de reposição para uso em caso de quebras
Essas são as peças que é bom ter de reserva no caso de quebras repentinas, assim vc não fica sem rodar com sua SAVAGE.

- RPM Arms (RPM82012 e RPM82002), estas bandejas de suspensão são mais reforçadas que as stock da HPI, são feitos de nylon e são mais fortes e flexíveis. Também achei com bom preço nohttp://www.ebay.com. Repare que são necessários 2 kits da 82012 e 2 kits da 82002 para ter o kit completo. Esses códigos são da cor preta, mas também tem de cor azul e roxa.

- TCS Crawlers Chassis (SKU14253), Estes chassis da TCS possuem 5mm de espessura e são mais fortes que os originais da HPI que têm apenas 2,5mm, os encaixes são perfeitos, e estão disponíveis nas cores preta, vermelha, azul e laranja. Este você só encontra no http://www.tcscrawlers.com, também há o chassi da XL mas irei abordar esse assunto mais para frente.
Além do chassi da TCS Crawlers, também tem o da Alza Racing, http://shop.alza-racing.com/parts/44-savage-flux-chassis-5mm.html somente na cor cromo, mas na versão 5mm ou 4mm.

- HD Diff Spiders gears (HBC8101-1 ou HBSC81011), as engrenagens originais dos diffs da SAVAGE são de alumínio, portanto com o tempo e uso extremo essas engrenagens podem e vão quebrar, um ótimo e importante investimento e não custam tão mais caras que as originais. Achei ótimos preços no http://www.rcboyz.com procure pelo código para facilitar.

- Arruela de alumínio para o Diff (HPI86599). As arruelas originais são feitas de um tipo de papel, não são ruins, mas caso você precise abrir o diff pode ser necessária sua troca pois são muito sensíveis, se não tirá-las com cuidado elas podem rasgar facilmente e caso ocorra e não sejam trocadas ocorrerá o vazamento do óleo do diff levando a um desgaste prematuro das spiders. As arruelas de alumínio são melhores e não são tão mais caras que as stock. Os melhores preços que encontrei foi no http://www.ebay.com vêm 2 unidades no blister dá para os 2 diffs, mas eu sempre tenho mais 2 sobrando.

- Amortecedores BIG BORE de reserva (os originais mesmo), Se você for usar sua SAVAGE para “Extreme Bashing” é possível que ocorra a quebra de alguma parte plástica do amortecedor, desta forma é interessante manter peças dos amortecedores sobressalentes ou até mesmo um ou mais amortecedores completos e montados, assim economiza tempo na pista apenas fazendo sua troca. Os amortecedores completos e montados é possível encontrar a ótimos preços no http://www.ebay.com porém se preferir manter as peças sobressalentes procure pelos códigos HPI100949, HPI85231, HPI86383, HPI100961.


3 - Upgrades que devem ser evitados para Bashing

Não que estes upgrades sejam de má qualidade, mas não foram feitos para Bashing então, não vai fazer diferença se você colocá-lo ou se vc colocá-lo terá quebra prematura...

- Peças em alumínio - para bashing não é recomendado que a torre dos amortecedores, os braços da suspensão, os parachoques, os amortecedores, battery Box, Skid Plate, postes da bolha, roll cage e outras peças que estão totalmente expostas às pancadas das aterrisagens que são originais de plástico sejam substituídas por peças feitas em alumínio, uma que adicionam peso desnecessário ao chassi, são mais caras que as partes plásticas, e como não são flexíveis, nas quedas, elas acabam empenando ou na maioria das vezes quebrando, aí não tem jeito, é prejuízo na certa.
Porém se vc não vai usar sua SAVAGE para Bashing a substituição das peças não irá influenciar em nada no seu desempenho e performance, vai apenas deixá-la mais vistosa, portanto, pense no custo e em qual benefício esta troca lhe traria.

- Rodas e pneus grandes e muito mais largos - Pneus e rodas como “Big Joe” e “Goliaht" devem ser evitados para Bashing por conta do seu tamanho e peso maiores acaba por causar um stress maior nas engrenagens das transmissão e do diff podendo até danificá-las... note que não são pneus ruins mas são muito grandes e pesados para os saltos estilo Bashing, porém para pequenos saltos não terá problema.

- Rodas e pneus on-road como o “Phaltline” também devem ser evitados devido ao pneu de perfil muito baixo e pouquíssima espuma no seu interior que não ajuda em nada na abosorção de impacto e isso acarreta no direcionamento da pancada da aterrisagem para outras partes como braços e torres de suspensão e amortecedores podendo danificá-los com maior frequência.

- A maioria das engrenages stock da SAVAGE são ótimas e resistentes com exceção da Drive Gear e das Spiders do diff, as demais não precisam ser trocadas. O pinhão e a coroa já são suficientemente fortes e tb não precisam ser trocadas pois não devem apresentar desgates ou quebras prematuras , caso ocorra é por conta de má instalação do pinhão/coroa, ou estão muito folgados ou estão muito apertados, veja na parte de “Motor” abaixo a correta instalação ou veja no manual da SAVAGE.

- Barra de estabilidade - Elas só servirão para a SAVAGE se você for utilizá-la para corrida, e ainda, só tem efeito em altas velocidades e nas curvas, se você for utilizar sua SAVAGE para Bashing não gaste dinheiro com elas pois não produzirão efeito algum.


4 - Upgrades para velocidade
Primeiramente deve-se levar em consideração que a SAVAGE não foi feita para altas velocidades e comparada com um Buggy, por exemplo, ela vai ficar para trás... Outra coisa é que ela também não faz curva como ele faz e então, deve-se entender que é possível melhorar a velocidade final da SAVAGE, mas não pense que ela vai andar junto com um Buggy em uma pista.

Bem, a primeira coisa que se deve fazer é rebaixar a SAVAGE para que melhore a estabilidade. Para isso é só utilizar uma mola mais macia que a original para que ela fique um pouco mais baixa, também é possível rebaixar a suspensão utilizando outros amortecedores, eu por exemplo estou usando o GST 7.7 da CEN Racing (tem no ebay por 30 dólares o jogo) Uso apenas 1 jogo (4 unidades) e já está ótimo.

Outra coisa importante é utilizar as rodas on-road como as Blast ou as Tremor com os pneus Phaltline para ajudar ainda, é comum colar linha de pesca no friso do pneu com superbonder... dá pra ver como fazer neste vídeo (o vídeo é de outro pneu mas dá o mesmo efeito)

Além disso é comum utilizar o chassi estendido da TCS Crawlers ou da Alza-Racing, também é possível utilizar o chassi original da HPI porém o original é mais fino 2,5mm e o da TCS Crawlers é de 5mm, já o da Alza Racing tem mais opções entre 4mm e 5mm, este chassi estendido ajuda na estabilidade nas arrancadas, pois evita que a SAVAGE empine em qualquer toque mais forte no acelerador. (é necessário utilizar o dogbone da XL – Veja no item 6 a lista das peças e no 7 o site das lojas)

Também é comum utilizar os Axles da SAVAGE XL, eles ajudam a aumentar a largura da SAVAGE.

Baterias... se você quer mesmo atingir altas velocidades com a SAVAGE terá que investir em um pack de 6S, eu recomendo as Turnigy nano-tech 5000mah 3S 35~70C Lipo Pack

Além das baterias é necessário mudar a relação (coroa pinhão) e não precisa inventar muito, basta apenas trocar o pinhão 20T pelo 25T que veio junto no kit da sua SAVAGE que já é suficiente.

E por último recomendo utilizar as Barras Estabilizadoras que vão auxiliar um pouco nas curvas.



5 - Dicas de Manutenção

A - Diferencial


Para identificar uma quebra no diferencial sem abri-lo é simples levante o eixo da SAVAGE e girar apenas um dos lados da roda... se a roda do outro lado deve girar livremente em sentido contrário, caso isso não ocorra e você sentir alguma resistência enquanto gira, ou até mesmo a outra roda não girar provavelmente tem algum problema... precisa então abrir o diferencial e procurar por dentes quebrados nas engrenagens.
O que você provavelmente vá precisar para reparo é:
• Óleo de silicone específico para o diferencial – Geralmente os recomendados são de 30k a 50k. Eu uso 30.000 do óleo nacional da PRO-BR.
• Graxa – Eu uso graxa comum mesmo comprada em lojas de peça automotiva. Um blisterzinho custa R$ 2,00 e dá o mesmo efeito da graxa para hobby, é 5x mais barata e vem uma maior quantidade.
• Arruela para vedação do diferencial – Recomendo você trocar a arruela original (HPI#86099) que parece ser de papel/papelão pelas HPI#86599 que são feitas de alumínio, mais fortes e podem ser retiradas e colocadas várias vezes sem quebrarem como as stock e por um custo muito parecido com as stock.
• Engrenagens (spiders) de reposição – As originais são de alumínio, e podem quebrar facilmente, por isso recomendo utilizar a HBC8101-1 (ou HBSC81011 na http://www.RCBOYZ.com tem para venda) da Hot Bodies, essas feitas de aço e muito mais fortes que as stock da HPI e custam a mesma coisa.
• Arruelas – se tiver folga entre o bulkhead e o diff é necessário adicionar arruelas, entre o diff case e o rolamento, são elas Z877 e Z892 (são de tamanhos diferentes então não adianta comprar uma ou outra, tem que ser as duas).

Retirando o diferencial da Savage e desmontando.
Remover a parte dianteira do Bulkhead. São apenas 3 parafusos de cada lado e os 2 primeiros parafusos que ficam sob o skid, retira a peça plástica e você já consegue sacar o diferencial.
Antes de tirá-lo do bulkhead, mova o diferencial lateralmente para verificar se há folga entre os rolamentos e as laterais do bulkhead. Se houver folga terá que adicionar algumas arruelas depois na montagem do diff de volta ao bulkhead, veja como mais abaixo.
Ok retire os 4 parafusos tomando muito cuidado para não danificar a cabeça do parafuso senão ele não sai mais e você perdeu o diff todo!! Use uma chave Philips de tamanho adequado, nem muito pequena nem muito grande.
Depois de tirar os parafusos retire as spider gears, limpe o excesso do óleo (silicone) lubrificante e caso tenha encontrado alguma folga do diff dentro do bulkhead faça o seguinte antes da montagem:

Feche o mesmo sem as spider gears e sem o pino que trava os HD Diff Shaft parafusando os quatro parafusos, coloque o diferencial montado no bulkhead veja o tamanho da folga.
Como o diff foi fechado sem os pinos que travam o HD Diff Shaft tire diferencial do bulkhead, tire o HD Diff Shaft e o rolamento do diff de cada lado e adicione uma arruela (de acordo com o tamanho dela) em cada lado e coloque de volta o rolamento e o HD Diff Shaft e verifique se ainda há folga... vá adicionando as arruelas até eliminar toda a folga, o ideal é que se tenha o mesmo número de arruelas de cada lado, se não der não tem problema, um lado pode ficar com uma a menos, mas nunca com duas ou mais... assim que encontrar o número certo de arruelas verifique a folga do diff com o pinhão do bulkhead, se tiver muita folga ou pouca folga, mude uma das arruelas de lado, a folga é igual à do pinhão do motor com a coroa da relação. Mas em geral, o mesmo número de arruelas de cada lado já é correto.

Montagem e colocação do diferencial na Savage
O processo é exatamente o inverso da desmontagem. Porém caso você esteja fazendo a troca das spider gears devido à quebra, retire todas as gears do diff case, limpe totalmente o óleo de silicone e faça uma perfeita inspeção de todas as gears e também do diff case pois se ainda houve algum pedaço de metal por menor que seja com certeza você terá uma nova quebra das spider gears.
Se você tiver dúvidas da posição das gears é só olhar no manual página 42. Depois de ter as spider gears montadas e encaixadas em seu devido lugar, feche o diff (sem o óleo de silicone mesmo) e gire e movimente o HD Diff Shaft para cima e para baixo para ver se o mesmo está movimentando livremente, caso tenha alguma resistência, há alguma coisa errada na montagem... desmonte remonte e veja novamente se está tudo o Ok, aí sim reabra o diff e coloque o óleo de silicone diretamente nas gears, quanto à quantidade, tem que ser o suficiente para cobrir toda diff case até a metade das spiders gears, não se esquecendo que ao fechar o diff haverá pouco espaço vazio dentro dele, então se colocar demais vai vazar por algum lugar na hora de fechar (provavelmente perto dos parafusos) abra, retire um pouco do excesso e feche novamente, se tiver muito óleo pode causar muito stress na drive Shaft.
Não se esqueça de colocar o trava rosca nos parafusos que fecham o diff senão a vibração extrema vai fazer com que se soltem, causando a perda do óleo de silicone e consequentemente maior desgaste ou quebra das spider gears, não use o vermelho pq é muito forte e terá problemas para retirar o parafuso no futuro, use o azul que é mais fraco e já é suficiente, mesmo assim use pouquíssimo, bem menos de um pingo (se tiver dúvidas há vídeo no youtube de como usar o trava rosca).


B - ESC
O ESC é a parte mais cara que tem na SAVAGE (160 dólares lá fora, quem dirá aqui dentro!) seguida do motor que inclusive não é à prova d’agua, portanto é melhor você ter 2 cuidados quando for rodar com a sua SAVAGE.
A primeira seria não andar com ela na água ou em poças/lama e a segunda seria, proteger bem o seu ESC para em uma queda mal executada ele não se danifique.
Mas bem se vc quiser rodar com ela na água ou em poças/lama vc precisa isolar a placa eletrônica do seu ESC, para isso você pode procurar no youtube que tem muitos vídeos explicativos sobre o assunto mas ele se resume em abertura do case do ESC e aplicação de uma manta de fita isolante liquida na parte de baixo da placa eletrônica do ESC. Mas não se esqueça de fazer isso por sua conta e risco, pois pode danificar a placa se não souber o que está fazendo, por este motivo não vou explicar aqui como se faz isso. E outra... se a SAVAGE ainda estiver na garantia você irá perdê-la!
A segunda é proteger o ESC contra pancadas... há três coisas que você precisa fazer que são bem simples, a primeira é reforçar a parte de baixo da carcaça do ESC com fita isolante , isso vai prevenir que o encaixe se rache ou quebre. A segunda é reforçar a fiação, eu usei o famoso termo-retrátil você terá que retirar os conectores dos fios se quiser usar o termo-retrátil, ou então utilize fita isolante mesmo em toda a extensão dos fios. Aproveite que você já tirou os conectores e troque-os por . E a terceira exige gasto mas vale a pena, que seria utilizar o suporte de ESC que vem junto com o HPI VORZA lá fora custa na faixa de 10 dólares.
Sempre é bom checar a temperatura do ESC, e evite que ele chegue e principalmente ultrapasse os 60°C. Compre um termômetro a laser, o custo é mínimo comparado ao estrago que pode acontecer com o motor, tem à venda no ebay a preço bem reduzido. Se por acaso a temperatura estiver muito alta, pare de rodar principalmente nos dias mais quentes.


C - Motor
Há duas coisas que você pode fazer para prevenir danos no motor. Uma delas é a mesma do ESC que seria proteger os fios, no meu caso também utilizei também o termo-retrátil, mas novamente pode ser usada a fita isolante. A segunda é prevenir que o motor se movimente no montante no caso de alguma pancada de frente ou uma má aterrissagem de um salto, que consiste em colocar uma presilha plástica (eu gosto de chamar de enforca gato, embora seja totalmente contra maus tratos aos animais) tanto na parte da frente quanto na traseira, a foto abaixo ilustra minha idéia. Isso previne que o pinhão saia da posição de contato com a coroa.
Com relação ao pinhão, pode ser que o mesmo se solte do eixo do motor, mesmo utilizando trava rosca no parafuso do pinhão, um método para evitar isso é usar trava rosca no próprio eixo do motor. Lixe o eixo do motor antes de colocar o pinhão, não precisa lixar muito, apenas para dar uma “riscada” no eixo, aplique o trava rosca, coloque o pinhão e gire-o bastante no eixo e movimente para cima e para baixo para ter certeza de que há trava rosca em toda a extensão do eixo, depois é só colocá-lo no lugar e parafusar o pinhão.
Se no futuro você precisar retirar o pinhão do motor para trocá-lo por outro maior ou menor, retire o motor da SAVAGE e leve-o até a boca do fogão para esquentar o pinhão até que este se solte (vc pode usar até um mini maçarico ou isqueiro), não tente forçar pq provavelmente você não conseguirá tirar puxando, nem tente dar pancadas com seja lá o que for que você use pois vc pode danificar tanto o motor quanto o pinhão.
Bem, se vc trocou o pinhão por exemplo, vai ter que reajustar a distância do motor em relação à caixa de marchas e o correto a fazer é virar a SAVAGE de cabeça pra baixo (tá bom vc vai falar que ela não tem cabeça... mas vc entendeu né!) soltar os 4 parafusos que prendem o montante do motor para que este possa correr livremente para as laterais. O correto é ter uma pequena folga entre a coroa e o pinhão, esta folga não pode ser muito grande senão pode haver quebra dos dentes de ambas as engrenagens e se estiver muito apertada (entenda sem folga) pode haver o superaquecimento. Então conforme manda o manual, a folga que deve existir deve ser mínima o suficiente para que você consiga passar um pequeno pedaço de papel entre as engrenagens e este tem que sair “mordido” do outro lado (ou marcado, como vc preferir) e mesmo assim faça o teste segurando o pinhão e movimentando a coroa, ao fazer isso você tem que ouvir um “tiq” (barulho do dente da coroa batendo no dente do pinhão) de ambos os lados do dente da coroa. Bem, o teste do papel já é suficiente, não se esqueça de re-apertar os parafusos do montante do motor utilizando trava rosca.
Sempre é bom checar a temperatura do motor, e evite que ele chegue e principalmente ultrapasse os 88°C. Compre um termômetro a laser, o custo é mínimo comparado ao estrago que pode acontecer com o motor, tem à venda no ebay a preço bem reduzido. Se por acaso a temperatura estiver muito alta, pare de rodar principalmente nos dias mais quentes.


D - Relação (pinhão/coroa)
A SAVAGE vem de fábrica com 2 pinhões, um de 20 dentes e um de 25 dentes... se você olhar no manual da SAVAGE a HPI recomenda utilizar o pinhão 20 com baterias 4S e 25 com baterias 6S, a diferença aí neste caso é que com o 20 vc terá mais torque e menos velocidade final e com 25 seria o contrário, menos torque e mais velocidade final, ocorre que com 4S você tem um torque ideal para a voltagem requerida com 20, se você utilizar 6S com certeza terá muito mais torque devido ao aumento da voltagem, porém isso vai tornar a dirigibilidade um pouco mais incontrolável do que com 4S, uma vez que um pequeno toque na aceleração vai entregar muito mais força e com certeza ela vai empinar com mais facilidade e com esta configuração (44/20 6S) vai aumentar o consumo da bateria e também vai acabar por aumentar a temperatura do conjunto motor/ESC/bateria o que não é nada bom pois força demais o motor.
Já utilizando o 25 com 4S você teria uma velocidade final maior que com 20 mas não teria o mesmo torque. Já com 6S você teria o torque ideal melhorando a dirigibilidade em relação ao 20.
Caso você queria também há outras coroas e pinhões de medidas diferentes que você pode utilizar mas eu não vejo necessidade. Vale informar que mantendo a coroa 44 se você aumentar o pinhão (de 20 para 25 por exemplo) terá velocidade final maior e torque menor, se você diminuir o pinhão (de 20 para 18 por exemplo) terá velocidade final menor e torque maior. Se você manter o pinhão 20 e aumentar a coroa (de 44 para 46 por exemplo) terá o efeito inverso do aumento do pinhão, ou seja, terá velocidade final menor e maior torque e se vc diminuir a coroa (de 44 para 42 por exemplo) terá velocidade final maior e menor torque.

Para você entender melhor, um cálculo simples é:
44/25 = 1,76
44/20 = 2,20
1,76/2,20 = 0,8 * 100 = 80%
Sendo assim, a relação 44/20 por ser maior (2,2) vai ter 20% mais torque e 20% menos velocidade final que a 44/25 e vice-versa. Essa configuração levando em conta 4S.


E - Baterias
As baterias recomendadas pelo manual seria no mínimo 4S com 4000mAh e 25C de descarga, trocando em miúdos a bateria tem que ter uma descarga de no mínimo 100A. (4000*25/1000). Portanto, se você quiser utilizar uma bateria de 5000mAh de 20C também é possível levando em consideração que 5000*20/1000 = 100A.
Porém, não é recomendado que você utilize o mínimo de descarga recomendada levando em consideração de que essa descarga é o máximo que a bateria pode fornecer, pois sempre há casos em que o pico da descarga é superior aos 100A podendo atingir 180A e isso provoca aumento de temperatura podendo danificar suas baterias fazendo-as inchar e diminuir sua capacidade de carga e vida útil.
O ideal seria utilizar no mínimo 120A para que a bateria não trabalhe na sua capacidade máxima de descarga constantemente, então utilize baterias com no mínimo 5000mah e 25C para gerar os 120A de descarga contínua (5000*25/1000=125A). Com 120A de descarga você provavelmente não terá problemas de aquecimento, se tiver, veja novamente o ajuste da coroa com o pinhão, o mesmo pode estar muito apertado.
Com relação ao uso de 4S, 5S ou 6S isso vai depender do seu orçamento. Você pode utilizar 4S com as engrenagens stock (44/20) que você terá diversão garantida, mas quando você passar para 6S não vai mais querer voltar para 4S. Eu recomendaria começar com 6S mesmo, aí você pode reduzir o timing do motor para low o que vai diminuir um pouco a entrega de potência do motor, e também, utilizar o pinhão de 25T, para reduzir o torque inicial. Muitos que começam com 4S e passam para 6S não vão querer voltar mais para 4S. Se você quiser utilizar 5S não tem problema, mas as baterias têm de ter mesma amperagem e mesma descarga e mesma marca. Eu por exemplo utilizo 2S e 3S 5000mah 25C da Turnigy com pinhão 23T.
Também é importante proteger os terminais da bateria com os fios usando tanto o termo-retrátil quanto a fita isolante, já os conectores de balanceamento, proteja com saco plástico preso com elástico para evitar que entre terra/poeira nos terminais.
Quanto à caixa das baterias eu troquei elas de lado (a que estava no lado direito eu passei para o lado esquerdo e vice versa), ou seja ao invés de abrirem no sentido do chassi elas abrem no sentido oposto, foi necessário cortar um pedaço do plástico da caixa para facilitar a saída dos fios. Você até pode até utilizar o espaço original, mas os fios da bateria ficarão voltados para fora e pode ser que em alguma pancada nessa área quebre os fios ou o silicone que os protege (mais uma vez reforce os fios com fita isolante!) Fazendo isso a tampa da caixa abre totalmente, o que facilita tirar e colocar as baterias, uma vez que no modo stock a tampa não abre totalmente e você tem que “brigar” para tirar a bateria de dentro da caixa e claro, quanto maior a bateria mais complicado fica para por e tirar.
Eu também tirei aquelas borrachas que “prendem” a presilha, uma que eu acho que aquilo não ajuda muito e outra que não vai dar pra você abrir e fechar usando elas... ao invés disso utilize velcro dupla face para “abraçar” a caixa da bateria inteira com certeza dá maior segurança de que a caixa não vai abrir repentinamente. Esse velcro dupla face pode ser bem difícil de encontrar, os que eu tenho retirei do meu Helicoptero classe 500, veio 2, porém também tem esse outro tipo de velcro que você pode usar e é fácil de encontrar no ebay.
Sempre é bom checar a temperatura do motor e ESC, e evite que ele chegue e principalmente ultrapasse os 88°C/60°C. Compre um termômetro a laser, o custo é mínimo comparado ao estrago que pode acontecer com o motor, tem à venda no ebay a preço bem reduzido. Se por acaso a temperatura estiver muito alta, pare de rodar principalmente nos dias mais quentes.


F - Braços da suspensão
Se você usa sua SAVAGE para pequenos saltos não precisa se preocupar muito, talvez não tenha problemas, mas se você gosta de dar backflips e saltos exagerados provavelmente será pego de surpresa quando um dos braços quebrarem. Os originais não são ruins, você não vai precisar comprar novos braços imediatamente, mas quando isso acontecer a melhor opção hoje em dia são os braços da RPM que são feitos em nylon que mais durável, forte e flexível que os originais. Custa o dobro do preço dos originais, mas provavelmente você não terá quebra dos braços tão cedo como teria com os stocks.
OS braços da RPM têm opção de 0 ou -2 graus, é recomendado comprar (ainda não comprei os meus!) -2 graus que isso vai facilitar na manobridade da SAVAGE.
Muitas pessoas gostam de melhorar o visual da SAVAGE colocando os braços de alumínio, ok, também acho lindo, mas se você gosta de dar saltos eu não recomendo. Uma que os braços de alumínio não torcem, portanto qualquer pancada mais forte eles empenam (entortam) e na maioria das vezes quebram, aí o prejuízo é maior pq eles custam muito mais caro que os originais/RPM.
Turnbuckles ends, principalmente os traseiros podem quebrar com mais frequencia os dianteiros nem tanto. Se quebrar tome cuidado para não comprar a peça errada, a da SAVAGE Flux é código 100949, que é maior e mais forte que o 85050 (original da Savage XL). Eu tenho na minha SAVAGE 2 turnbuckles totalmente entortados, consegui desentortar na mão mesmo, mas qualquer pancada eles voltam a entortar com mais facilidade, mesmo assim eu continuo desentortando até que um deles se quebre e aí sim eu faço a troca.
Quanto aos dogbones, caso eles entortem não precisa comprar outro e repor, você pode simplesmente “sentar” o martelo neles que eles voltam (não totalmente é claro) ao normal, tenho feito isso nos meus e tem dado certo mesmo pq já procurei dogbones mais fortes e não encontrei, a não ser os de titânio (recomendaria os da GPM), só que eu acho que são caros demais e não vale a pena para quem quer fazer BASH... agora se você não se importa em gastar um pouco com eles, tudo bem né!!!
Para melhora da estabilidade recomendasse aumentar a largura do chassi, que pode ser realizado de duas maneiras, uma é utilizando um jogo de rodas que contenham um off-set maior que as rodas originais através das rodas da RPM modelos Stablemaxx e outra é utilizando os Axles da SAVAGE XL procure no Ebay código #86249.


6 - Relação de peças/códigos

- HPI86276 - HD Cup joint
- HPI86277 - HD Cup joint
- HBSC81011 - Hot Bodies Hard Steel Differential Gear Set Lightning (talvez precise de arruelas adicionais no Diff - Z877 e Z892)
- HPI86599 - Arruelas de vedação do Diff de alumínio
- HPI102522 - HD Servo Saver Spring
- LOSA5254 - Shock Oil 30WT
- LOSA5256 - Shock Oil 40WT
- HPI86555 - Molas Hellfire Red
- SKU14253 - TCS 5mm Chassi
- SKU15444 - TCS 5mm Chassi XL (HPI86054 - Savage XL Dogbone 8x142mm)
- HPI86249 - Axles da SAVAGE XL
- RPM Arms - RPM 82012 e RPM 82002 (tem que comprar 2 de cada para ter o kit das 4 rodas)
- RPM82172 - RPM Center Skid plate
- HPI102514 - HD Drive Gear
- T6979 - Integy rear hub Carrier
- HPI103676 - VORZA ESC Tray
- HPI100573 - Castle Link ou Castle Field Link
- Savage Bulkhead Brace conversion kit da Alza Racing (não tem código!)
- Savage Bulkhead Braces (não tem código!)
- Ball Bearings 6x10x3 (procure no ebay não tem código)
- Z892 Washer
- Z877 Washer


7 - Sites sugeridos para compra das peças

Active Power Sports
Phils Hobby Shop
Omnimodels
Alza Racing
TCS Crawlers
RC Monster
Ebay
RC Boyz
HobbyKing


Por enquanto vou parar por aqui... mas logo eu atualizo mais... quem tiver dúvidas, lembre, utilize o tópico do Clube, quem tiver alguma dica pode me mandar por MP ou solicite meu email por MP e envie...
Abs!

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MensagemEnviado: Dom Jul 29, 2012 9:25 pm 
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Pessoal, atualizei o post

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MensagemEnviado: Dom Jul 29, 2012 9:47 pm 
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Tá muito show esse seu tópico Prego, umas fotos ficariam legal também... :drinks:

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MensagemEnviado: Dom Jul 29, 2012 10:18 pm 
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Fala aí Furieri!
Até pensei em colocar algumas fotos, mas como o tópico é enome, achei que ia ficar meio bagunçado... então evitei de por fotos direto no post... mas posso colocar através de link também né...

Já quanto à manutenção, até posso tirar umas fotos, mas só quando for fazer a manutenção na minha! hahahah

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MensagemEnviado: Seg Jul 30, 2012 4:43 pm 
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muito show parabéns pelo tópico, ótimo.


Abs !

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Parabéns, já estou fazendo minha lista....com esse tópico a savage será eterna.


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MensagemEnviado: Qua Ago 01, 2012 10:39 pm 
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Legal neh obrigado e se tiverem alguma dica ou coisa pra falar fiquem a vontade. Ai eu posso atualizar o post pra facilitar pra todos. Agora q eu lembrei q faltou falar do hex hub. Depois eu atualizo

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MensagemEnviado: Ter Ago 07, 2012 12:58 pm 
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Muito bom o seu tópico prego...gostei...mais acho que so faltou 1 detalhe os das rodas e sextavados...poderia dar a dica de compar os da ofna ou parafuzar o hex na roda como eu fiz....

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MensagemEnviado: Ter Ago 07, 2012 11:53 pm 
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verdade Henrique... pode deixar que vou incluir esses itens no tópico das rodas.

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Não tinha visto este tópico ainda, esta bem legal...nao li tudo ainda, mais outra hora vejo com calma...e a sugestão do Henrique é uma boa...precisa falar sobre o Hex e Sext. das Rodas...

seria legal orientar o pessoal sobre as boas opções que temos, recentemente comprei um jogo da pro line Road Rage com rodas desperados...depois comento sobre a qualidade deste jogo pois ainda não chegou.

Mais valeu a iniciativa, ficou bom o post!


:drinks: :drinks:

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MensagemEnviado: Sex Out 19, 2012 3:56 pm 
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Opa Renato... valeu pela dica... se quiser manda pra mim por MP ou email e aí eu coloco ela no post original...

Realmente ficou faltando falar dos hex hub mesmo... to com um tempinho se pá posto ele ainda hoje...

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MensagemEnviado: Sex Out 19, 2012 4:51 pm 
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Prego escreveu:
Opa Renato... valeu pela dica... se quiser manda pra mim por MP ou email e aí eu coloco ela no post original...

Realmente ficou faltando falar dos hex hub mesmo... to com um tempinho se pá posto ele ainda hoje...


Sim, pode deixar...assim que eu receber as rodas tudo certinho eu tiro umas fotos testo elas e lhe passo um relato sobre o pós e contra.

tbm adquiri antes mesmo de ver este post, os amortecedores da CEN Racing Nemesis 7.7 e fiz mais algumas compras que ainda falta chegar e depois vou relatar tudo no Tópico da Savage Clube.

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MensagemEnviado: Ter Nov 06, 2012 4:41 pm 
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Legal Senhor Prego,

Devido ao seu tópico nao venderei mais a Jabiraca !!!!!

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MensagemEnviado: Ter Nov 06, 2012 10:47 pm 
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Baaagu escreveu:
Legal Senhor Prego,

Devido ao seu tópico nao venderei mais a Jabiraca !!!!!


Opa cara... nao vende nada não ahahaha só se tiver precisando de dinheiro!!!!

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MensagemEnviado: Qua Nov 07, 2012 9:51 am 
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Prego escreveu:
Baaagu escreveu:
Legal Senhor Prego,

Devido ao seu tópico nao venderei mais a Jabiraca !!!!!


Opa cara... nao vende nada não ahahaha só se tiver precisando de dinheiro!!!!


Esquece vender heheheheh. Vou seguir suas dicar e comprar alguns ups. Vou curtir ela no asfalto. Valeu mesmo.

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