RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Ter Abr 16, 2024 1:56 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jun 12, 2013 2:53 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
ofneiro escreveu:
Me desculpem aí Revo e Summit. Mas o MT4 ofusca vocês. :lol: :lol: :lol:
E aquela Summit ficou bonitona com as rodas/pneus do MT4.


Poxa ofneiro.... confesso que pago um pau pra bolha da Summit.... o MT4 com esta bolha achei que ficou bem legal!!!!
Quem sabe quando obrigatoriamente tiver que comprar uma bolha nova.... :roll:

Pra quem quiser dar uma olhada este site: http://www.wondertiger.com/ tem muitas coisas legais da Thunder Tiger.... estas fotos postadas pelo colega jefta são de um usuário de lá!!!


Abraço!
Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 12, 2013 8:34 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 21, 2012 1:26 am
Mensagens: 193
Images: 0
Localização: Camboriú/ Sc
gostei do nome "WONDER-tiger" muuuuuuuito apropriado ushaushuahsuhas

_________________
Thunder Tiger EB4 S3 Kit Pró Converted!!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 13, 2013 1:20 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
jefta escreveu:
gostei do nome "WONDER-tiger" muuuuuuuito apropriado ushaushuahsuhas



Vc não conhecia este site? Tem um forum dedicado ao seu carro lá!!!!

Abraço!
Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 11:25 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Fala ofneiro, me dá uma opinião aí.... vi que vc falou que colocou óleo 100.000cst no diferencial central e que isso melhora a tração dela.... cara desculpe a ignorância, mas qual é a diferença entre os óleos.... nos fóruns vi gente falando que põe 100.000 (igual vc), 200.000, 500.000.... o que cada um destes óleos no dif faz?
Qual seria o mais "leve", que força menos .... isso pq acredito que um deles (não sei se é o maior ou menor) deve forçar mais o dif (ou as engrenagens)... vc ou alguém poderia explicar melhor as características de cada um?


Valeu!
Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 12:41 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 21, 2012 1:26 am
Mensagens: 193
Images: 0
Localização: Camboriú/ Sc
basicamente se usa engrossar o óleo para que se diminua a atuação do diferencial...

pra entender como isso funciona é necessário que se entenda ou ao menos tenha uma noção de como funciona e qual a função real do diferencial.
de forma resumida pode-se dizer que ele é responsável por compensar a necessidade de rotação diferente entre as rodas de acordo com a situação, por exemplo em uma curva as rodas do lado "de fora" da curva devem girar mais que as do lado interno... o mesmo ocorre com diferenças entre rodas da frente e de trás, ai entra em ação o diferencial central que a grosso modo pode-se dizer ser o responsável por compensar as ações diferentes entre dianteira e traseira de acordo com o momento.

Vou citar a forma mais comum utilizada a partir dai fica mais facil você encontrar o acerto ideal para o seu modelo.

Dif. Traseiro: Normalmente usa-se óleo fino ou ate mesmo graxa.
Justificativa: Se colocarmos óleo grosso ou travarmos ele o carro tende a derrapar nas curvas ja que as duas rodas irão girar com a mesma rotação estando em pontos opostos da curva, normalmente só se usa trava-lo para transpor obstáculos, fora isso fica muito ruim de curva.

Dif. Dianteiro: A maioria opta por usar um óleo mais grosso no dianteiro, para drift usa-se trava-lo.
Justificativa: Com óleo grosso fica mais fácil corrigir derrapagens, por exemplo você escapa de traseira e a dianteira puxa de volta para o traçado...

Dif. Central: Vai depender muito do uso que você pretende, eu costumo usar um óleo mais grosso, mas em algumas utilizações não é o mais apropriado.
Justificativa: Com óleo grosso mantém uma boa parcela de energia sendo enviada a dianteira mesmo quando a traseira esta patinando fato que ajuda a "desenca-lhar", em contrapartida no caso de motores muito fortes acaba forçando um pouco mais os outros diferenciais, e em alguns casos chegando a fazer com que o modelo empine, com óleo fino o modelo não empina, no máximo fica uma fração de segundo com a frente no ar, mas neste momento o diferencial central transfere a energia para a dianteira deixando a traseira sem força para manter o veiculo empinado.

A principio quanto mais grosso o óleo menos o diferencial trabalha como diferencial, logo suas engrenagens internas não sofrem desgaste da forma normal, mas são forçadas como se estivessem bloqueadas, difícil dizer qual força mais as engrenagens internas, mas com certeza ele mais pesado força mais o restante do conjunto de transmissão.

Bom acertos são muitos, eu particularmente prefiro traseira leve, frente quase travada, e central digamos que mais pra pesado do que para leve... não tão pesado quanto a dianteira e nunca tão leve quanto a traseira, isso mantém uma tração muito boa mesmo em terrenos "soltos" visivelmente notado em areia da praia por exemplo, só nunca engrosso demais para que o carro não tire a frente do chão, em suma tento acertar para maior tração, talvez pelo trauma de ter de andar para desencalhar carro com diferenciais "soltos" (com graxa)

Quanto aos tipos de óleo existem duas nomenclaturas mas em ambas quanto maior o numero mais viscoso (mais grosso) o óleo é...

_________________
Thunder Tiger EB4 S3 Kit Pró Converted!!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 3:05 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sex Jun 08, 2012 3:58 pm
Mensagens: 38
jefta escreveu:
basicamente se usa engrossar o óleo para que se diminua a atuação do diferencial...

pra entender como isso funciona é necessário que se entenda ou ao menos tenha uma noção de como funciona e qual a função real do diferencial.
de forma resumida pode-se dizer que ele é responsável por compensar a necessidade de rotação diferente entre as rodas de acordo com a situação, por exemplo em uma curva as rodas do lado "de fora" da curva devem girar mais que as do lado interno... o mesmo ocorre com diferenças entre rodas da frente e de trás, ai entra em ação o diferencial central que a grosso modo pode-se dizer ser o responsável por compensar as ações diferentes entre dianteira e traseira de acordo com o momento.

Vou citar a forma mais comum utilizada a partir dai fica mais facil você encontrar o acerto ideal para o seu modelo.

Dif. Traseiro: Normalmente usa-se óleo fino ou ate mesmo graxa.
Justificativa: Se colocarmos óleo grosso ou travarmos ele o carro tende a derrapar nas curvas ja que as duas rodas irão girar com a mesma rotação estando em pontos opostos da curva, normalmente só se usa trava-lo para transpor obstáculos, fora isso fica muito ruim de curva.

Dif. Dianteiro: A maioria opta por usar um óleo mais grosso no dianteiro, para drift usa-se trava-lo.
Justificativa: Com óleo grosso fica mais fácil corrigir derrapagens, por exemplo você escapa de traseira e a dianteira puxa de volta para o traçado...

Dif. Central: Vai depender muito do uso que você pretende, eu costumo usar um óleo mais grosso, mas em algumas utilizações não é o mais apropriado.
Justificativa: Com óleo grosso mantém uma boa parcela de energia sendo enviada a dianteira mesmo quando a traseira esta patinando fato que ajuda a "desenca-lhar", em contrapartida no caso de motores muito fortes acaba forçando um pouco mais os outros diferenciais, e em alguns casos chegando a fazer com que o modelo empine, com óleo fino o modelo não empina, no máximo fica uma fração de segundo com a frente no ar, mas neste momento o diferencial central transfere a energia para a dianteira deixando a traseira sem força para manter o veiculo empinado.

A principio quanto mais grosso o óleo menos o diferencial trabalha como diferencial, logo suas engrenagens internas não sofrem desgaste da forma normal, mas são forçadas como se estivessem bloqueadas, difícil dizer qual força mais as engrenagens internas, mas com certeza ele mais pesado força mais o restante do conjunto de transmissão.

Bom acertos são muitos, eu particularmente prefiro traseira leve, frente quase travada, e central digamos que mais pra pesado do que para leve... não tão pesado quanto a dianteira e nunca tão leve quanto a traseira, isso mantém uma tração muito boa mesmo em terrenos "soltos" visivelmente notado em areia da praia por exemplo, só nunca engrosso demais para que o carro não tire a frente do chão, em suma tento acertar para maior tração, talvez pelo trauma de ter de andar para desencalhar carro com diferenciais "soltos" (com graxa)

Quanto aos tipos de óleo existem duas nomenclaturas mas em ambas quanto maior o numero mais viscoso (mais grosso) o óleo é...


Ótima explicação.... Me ajudou a entender a função dos diffs...

Obrigado!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 19, 2013 3:47 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
O jefta disse tudo. No meu caso, eu uso o diff central com óleo bem grosso, pois não gosto de diferenciais centrais em carros, à única exceção em buggys 1/8.
Hoje em dia, eu procuro por carros sem diferencial central. Questão de gosto mesmo.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 20, 2013 3:39 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Olá a todos, jefta, valeu pela AULA, ajudou muito..... valeu pela opinião tb ofneiro...

Li um tópico sobre diferenciais tb no forum gringo e pude formar minha opinião!!!!
Valeu pela ajuda de todos!!!
Abraço!
Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 01, 2013 9:59 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Olá a todos, este fim de semana chegou a bateria 5S que eu comprei pra usar no MT4-G3. Assim veio a "necessidade" de cortar o tal "quadradinho" no fundo do chassi. Antes do carro chegar não tinha entendido o porque disso existir, mas quando meu carro chegou fui perceber que aquilo era pra criar um espaço aonde os fios de conexão das baterias (duas em série) pudessem passar e não ficarem prensados.

Bom, pra caber as baterias ZIPPY, que são bem mais baratas que as que entram sem precisar cortar nada, é preciso retirá-lo.
Minha contribuição vai para mostrar como ele vem original e como o meu ficou depois de cortado..... não ficou bonito pq não sou habilidoso e ainda por cima foi a primeira vez que usei a DREMEL. Para cortar, usei uma ponta que veio com minha DREMEL número 191 (acredito que existam outras ferramentas melhores), um estilete e uma lixa que tb veio com minha DREMEL. Acredito que uma lixa com ponta em formato de cone ficaria um pouco mais fácil, mas usei o que tinha na hora.
Seguem algumas fotos em complemento as que o amigo ofneiro ná nos enviou.

Espaçador original
Imagem

Esta foto coloquei pra mostar a sujeita, deixei um aspirador de pó ao lado pra ir limpando e ver direitinho o que estava fazendo
Imagem

Depois de cortado, como disse bonito não ficou, mas fique satisfeito (achei que fosse ficar pior).
Imagem

A bateria 5S que eu comprei
Imagem

Com a bateria, ainda tem espaço dos lados e na frente, ela ainda poderia ser um pouco maior que ia caber
Imagem

Bateria e tampa. Dá pra ver que aumentei o "buraco" original pra sair com mais facilidade os fios.
Imagem

Bateria e tampa 2, não fiquei muito satisfeito, achei que os fios ainda estão meio prensados, preciso ver melhor, talvez abrir um pouco mais o buraco para eles saírem mais folgados.
Imagem

Para fechar precisa de um pouco de pressão, não acredito que esta pressão seja prejudicial, mas precisa forçar um pouco.
Imagem

Bom é isso ai, espero que possa ajudar outras pessoas com as mesmas dúvida que eu tive em colocar a 5S, como disse o amigo ofneiro já postou as fotos de como a dele ficou e achei que colocando mais estas fotos estaríamos complementando ainda mais.

Abraço!
Jo


Editado pela última vez por jojorge01 em Qui Jul 25, 2013 11:29 am, em um total de 2 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jul 01, 2013 2:50 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Legal, Jorge. Ficou muito bom. Fez bem menos estrago que eu. Vc usou a bateria na "vertical". Ficou muito bom. Quanto à tampa, coloque parafusos maiores nas 4 travas, assim vc consegue uma altura melhor, sem pressionar a tampa/bateria. Gostei da adaptação.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jul 02, 2013 9:37 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Fala ofneiro, cara como disse, bonito não ficou, no forum wondertiger vi uns caras que fizeram um trabalho muito mais bonito, mas não tenho tanta habilidade. Aqui cara, tudo foi cópia :lol: não criei nada.... vi como as pessoas fizeram e "tentei" fazer igual :oops: .
Como disse, a posição da bateria tb copie dos caras do outro forum.... estes dias vi um cara que deixou ela deitada com os fios saindo para a lateral (em direção a trava que fica na lateral).... tb ficou legal, mas tem que "arrombar" a saída pro outro lado..... sei lá, talvez tente tb pra ver.

Quanto a altura... sim entra "meio" forçado... não acho que isso vá prejudicar alguma coisa pq como falei esta bateria é maior que o compartimento (tanto no comprimento quanto na largura).... então ficar apertado assim tá ajudando a segura ela no lugar..... sei lá.... acho que não vai estragar nada assim não... mas a ideia dos parafusos suas ainda estão cotadas sim!!!!!

Valeu!!
Abraço!
Jo


ofneiro escreveu:
Legal, Jorge. Ficou muito bom. Fez bem menos estrago que eu. Vc usou a bateria na "vertical". Ficou muito bom. Quanto à tampa, coloque parafusos maiores nas 4 travas, assim vc consegue uma altura melhor, sem pressionar a tampa/bateria. Gostei da adaptação.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 8:51 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 25, 2012 7:27 am
Mensagens: 234
Localização: São Paulo - SP - Saúde
Olá a todos, atualizando o tópico, outro dia estava dando um olhada em uma loja virtual e vi que o pessoal vende uns kits de LED pra colocar nos carrinhos.... tem uns bem legais que piscam, controlam luminosidade e etc.....

Não me ligo muito nisso, mas como tem um monte de LEDs e resistores em casa (as vezes "brinco" com o Arduino).... pensei em fazer um pra experimentar.

Pois bem a primeira versão não durou nem 15 minutos.... cortei as perninhas do LED bem pequenininhas e soldei os fios e sai pra andar.... deis uns pulinhos umas empinadas e quando fui ver.... tinha soltado tudo :putz:

Ai fiz esta segunda versão:
Imagem

Nesta versão usei conectores JST para plugar os LEDS... assim as perninhas do LED ficaram grandes (do tamanho interno do plugue JST) e se queimar não precisa ter o trabalho de soldar tudo de novo.... é só colocar outro no lugar. Quando vi que ficaram mais duráveis assim (desta vez judiei um pouco mais), finalizei com uma chavinha ON/OFF e isolei o plugue JST (apenas para aparência).

Imagem


Bom é isso ai... se alguém quiser mais detalhes estou a disposição!!!!

Abraço!
Jo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 26, 2013 10:14 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Legal, cara. Eu tenho uns kits de LEDs em outros carros. Mas já compro o kit com a central( não manjo de resistor, ...etc.) O que faço é colocar switches( liga-desliga), emendas, e por aí só. Acho legal um carro com LEDs.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 7:20 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Sáb Mai 22, 2010 6:31 pm
Mensagens: 753
Localização: andirá, PR
e ai pessoal como está indo o mt4-g3, vocês estão sentnado o cassete nele??? ta aguentando bem?? e as peças de reposição ja estão achando aqui tambem???queria ver um para comparar com a minha savage ia ser legal andar com os dois perto para comparar....

_________________
Na garagem:
SAVAGE FLUX Xl HP
Zippy 2X3s 5000 40C e 2x2s 5000 40c


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Ago 10, 2013 9:51 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 20, 2012 8:15 pm
Mensagens: 953
Images: 0
Localização: Ribeirão Preto-SP
Cara, pra falar a verdade, ainda não precisei procurar peças para ele. Mas não sei dizer se encontra-se aqui no Brasil. Acho que ainda não. Ando com 5S, mas sempre sem detonar o conjunto. O monstrão aguenta pancada sim e anda muito.

_________________
Qualificações: viewtopic.php?f=3&t=37811
SCX10 Dingo Kit
Axial Wraith
Thunder Tiger MT4 G3
Savage XS Kit
Turnigy Mini Rally Extreme
Losi Micro SCT Brushless


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 66 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB