RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 18, 2024 8:49 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Abr 04, 2014 10:40 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 2:14 pm
Mensagens: 25
Images: 28
Boa noite!!
Tenho uma dúvida fácil para quem está há mais tempo correndo: Estou decidido pela compra de um Rustler VXL como primeiro RC. Lí que, para principiantes, talvez seja um RC difícil de pilotar e com muito torque, demandando sensibilidade de quem está pilotando. Li também que ele permite (de fábrica) 4 possíveis configurações de baterias + relação (não sei se esse é o nome certo...).Pensei em começar utilizando um set de baterias mais fracas (se não me engano, são as que vêm na configuração original) e depois passar para as LIPO com maior potência. Queria pedir a opinião de vcs, e também saber se é possível pedir logo de cara para deixá-lo com uma relação para LIPO e utilizar baterias mais fracas enquanto acostumo com o carro.
Alguém me ajuda?

Obrigado!!


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 04, 2014 11:04 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
Cara, não aconselho pegar a Rustler de cara... é um carro pró demais até prá alguns que já têm noção, então pode contar que nas primeiras aceleradas ele vai ser incontrolável!

O ideal é sempre começar pequeno. Compre um escala 1/16 ou 1/18, pois além de serem muito mais baratos, normalmente são um pouco mais dóceis de controlar (menos a Revo 1/16, que pode ficar beeeem nervosa).

Mas se vc tá mesmo decidido, pode tentar fazer assim: consegue umas 2 baterias NiMH (Níquel-metal Hidreto), são baterias mais baratas que as LiPO (polímero de lítio), e descarregam de cara, diminuindo a voltagem e o rendimento de acordo com o tempo de uso. MAS... cuidado. Nem todos os ESC's são próprios prá LiPO, uns só aceitam NiMH. Claro que podem ser feitas pequenas e simples modificações (comprar um BEC esterno, por exemplo), mas tente se informar bem a respeito antes de tentar algo assim. Infelizmente não posso te dar muita informação nesse sentido, pois nunca usei 2 tipos diferentes de bateria no mesmo carro. Já usei NiMH e uso LiPO até hj, mas nunca as duas em um mesmo ESC.

Espero ter ajudado pelo menos um pouco... hehehe

[]'s

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 04, 2014 4:02 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 2:14 pm
Mensagens: 25
Images: 28
Bushido escreveu:
Cara, não aconselho pegar a Rustler de cara... é um carro pró demais até prá alguns que já têm noção, então pode contar que nas primeiras aceleradas ele vai ser incontrolável!

O ideal é sempre começar pequeno. Compre um escala 1/16 ou 1/18, pois além de serem muito mais baratos, normalmente são um pouco mais dóceis de controlar (menos a Revo 1/16, que pode ficar beeeem nervosa).

Mas se vc tá mesmo decidido, pode tentar fazer assim: consegue umas 2 baterias NiMH (Níquel-metal Hidreto), são baterias mais baratas que as LiPO (polímero de lítio), e descarregam de cara, diminuindo a voltagem e o rendimento de acordo com o tempo de uso. MAS... cuidado. Nem todos os ESC's são próprios prá LiPO, uns só aceitam NiMH. Claro que podem ser feitas pequenas e simples modificações (comprar um BEC esterno, por exemplo), mas tente se informar bem a respeito antes de tentar algo assim. Infelizmente não posso te dar muita informação nesse sentido, pois nunca usei 2 tipos diferentes de bateria no mesmo carro. Já usei NiMH e uso LiPO até hj, mas nunca as duas em um mesmo ESC.

Espero ter ajudado pelo menos um pouco... hehehe

[]'s


Opa! Valeu pela ajuda! Quais pequenos vc indicaria que têm uma relação custo x benefício legal? O que significa "descarregam de cara"? significa vida útil menor? Cara, desculpe as perguntas básicas, mas ESC é a mesma coisa que relação (coroa e pinhão)?
Obrigado de novo!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 04, 2014 5:38 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 20, 2012 6:48 pm
Mensagens: 374
Images: 13
Localização: Carazinho/RS
Como diria o tio Jack, vamos por partes... hehehe

Marcelo_Mesa escreveu:
Opa! Valeu pela ajuda! Quais pequenos vc indicaria que têm uma relação custo x benefício legal?

Bom, posso te dizer por experiência própria que os 1/18 da marca Himoto são muito bons prá iniciar. Eu comecei pelo Mastadon, um Monster Truck, mas tem o Spino (buggy), o Centro (stadium truck), o Tyronno (short course)... A Turnigy tb fabrica um short course 1/16, vc localiza ele no site da Hobby King (compra de fora).

Marcelo_Mesa escreveu:
O que significa "descarregam de cara"? significa vida útil menor?

Na verdade não. Significa que quando vc carrega a bateria e coloca ela prá funcionar, ela vai liberar toda a potência de cara, e depois de uns minutos, conforme for descarregando, o modelo perde desempenho (fica mais lento, pode até falhar na hora de virar, etc). As baterias NiMH podem ser 100% descarregadas, já uma LiPO não. Por isso falei no BEC, que é um "corta-corrente" que bloqueia o fluxo de energia vindo da bateria quando ela chega na voltagem mínima por célula (normalmente 3,4V). Isso aumenta a vida útil da LiPO, mas é dispensável nas NiMH.

Marcelo_Mesa escreveu:
Cara, desculpe as perguntas básicas, mas ESC é a mesma coisa que relação (coroa e pinhão)?

Não, a relação é literalmente o resultado da divisão do número de dentes da coroa (engrenagem maior, ligada ao diferencial / eixo cardã) pelo número de dentes do pinhão (engrenagem menor, no motor). Isso determina se o seu modelo vai ter mais aceleração ou mais velocidade final, bem como os efeitos disso (motor esquentar demais, passar muita força e quebrar alguma peça plástica, etc).
O ESC, ou Eletronic Speed Control, ou Controle Eletrônico de Velocidade, é o cérebro do modelo. Digamos que é quem filtra a energia que vem da bateria, dizendo quanto dessa energia vai ser direcionada a cada componente dos eletrônicos (motor, servo e receptor). A potência de cada ESC é medida em Ampéres, e os mais usados em modelos 1/10 são os de 60A. Mas o ESC certo vai depender do motor.

Mas é isso... não se acanhe em perguntar, todo mundo aqui é gente boa e tem prazer em responder às perguntas do pessoal... E se quiser, dá uma olhada no meu blog (tenho que vender meu peixe tb, claro... hehehe), o link tá na minha assinatura, e é voltado a iniciantes, com dicas de mecânica, reviews comentados e um ou dois reviews próprios.

[]'s

_________________
Na garagem:
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16 (na garagem, desmontado)
Traxxas Telluride (sendo convertida para trail)

Quer conhecer mais sobre RC, visite e acompanhe o http://highvoltagerc.wordpress.com/


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Abr 04, 2014 11:35 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 2:14 pm
Mensagens: 25
Images: 28
Beleza! Valeu pelas dicas, aula e paciência! Vou dar uma pensada em tudo isso antes de tomar qualquer decisão de compra. Acho importante ter esses papos para tentar iniciar com um modelo adequado e não acabar desistindo do hobby logo de cara.
Dei uma olhada no blog. Bem legal, cara!
Obrigado mais uma vez. Abs.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Abr 05, 2014 3:02 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Sáb Mar 22, 2014 2:14 pm
Mensagens: 25
Images: 28
Opa! Dei uma olhada em alguns reviews na Net nesse Himoto Mastadon brushless. Cara, me convenci que é um RC prá lá de adequado para o meu caso. Resultado : Ontem mesmo entrei no site da Amazon e arrebatei um espécime com carregador e bateria sobressalente (Lipo). Agora só falta uma semana para pegá-lo no hotel onde mandei entregar e começar a diversão...Hehehe!
Cara, valeu pela paciência e a gente fica em contato aqui no forum.
Abs.


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB