RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 7:38 pm 
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Normal ....

Imagina com os cupins daqui ... hahahahah

Quero ver !!


Abços

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MensagemEnviado: Seg Mai 26, 2014 7:42 pm 
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Eu não entendi o que quebrou, parece até que foi o pino que era pra ser de metal...
Se for, menos mal, é melhor um pino frágil, que ai a gente pode pegar outro de outra marca, que uma bandeja...

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Revinho 17/12 =)


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MensagemEnviado: Ter Mai 27, 2014 6:44 pm 
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Galera, a receita deve estar precisando muito de grana, pois nunca vi um pacote meu ser tratado tão rapidamente, foi postado em Cingapura no dia 17 e já está encaminhado para Belo Horizonte, mesmo eu estando no interior acredito que até sexta já está na mão, agora estou só imaginando o tamanho da facada... :rip:


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MensagemEnviado: Ter Mai 27, 2014 7:38 pm 
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Hidden, Singapura é coisa santa, também peguei uma por esse frete (Sing Post) e em coisa de 18 dias tava no correio esperando retirada, taxaram, mas veio que nem uma bala...
E a minha taxa não foi injusta não. Vale muito a pena pagar um pouco mais caro e pegar esse frete, pra não sofrer na mão dos Malasianos, pedi 2 encomendas no mesmo dia, há 20 dia atrás a de Singapura chegou, e só ontem a da Malásia foi chegar no Brasil...

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MensagemEnviado: Qui Mai 29, 2014 1:30 pm 
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Pois é, aqui em Minas, além de termos que pagar um imposto estadual (fora o federal de 60%) ainda ocorre que o pacote chega na agência dos correios mas a guia de arrecadação não, pode ser que chegue amanhã e pode ser que demore uma semana, como já aconteceu comigo... :putz:

Não fosse isso o auto já estaria em mãos agora... :(


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MensagemEnviado: Qui Mai 29, 2014 1:55 pm 
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Liga pra agência e pergunta, geralmente eles passam isso pelo telefone...

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MensagemEnviado: Qui Mai 29, 2014 2:34 pm 
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Antigamente eu conseguia fazer isso, recentemente mudaram o gerente da agencia aqui da minha cidade e agora não passam mais nada por telefone, só depois que toda a documentação chegar e o status passar para aguardando retirada é que compensa eu ir na agencia.

Você não tem noção da agencia aqui na minha cidade, é a única, e não tem um dia lá que dá menos de meia hora de fila...

Agora é aguardar.


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MensagemEnviado: Qua Jun 04, 2014 2:55 pm 
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Tá na mão!!! :drinks:

Hoje mesmo começo a "destrinchar" o bixo, a princípio não pretendo rodar com este carro pois vai ser para venda, mas o review da parte construtiva do mesmo será bem completo, vou desmontar o auto todo!!

Aguardem...


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MensagemEnviado: Qui Jun 05, 2014 1:23 pm 
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Galera, só para ir dando um gostinho...

Chegou assim:

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E já ficou assim:

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MensagemEnviado: Qui Jun 05, 2014 1:44 pm 
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Que coragem. Desmembrar antes de sequer dar uma voltinha.

Por curiosidade, como foi taxado?

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MensagemEnviado: Qui Jun 05, 2014 7:01 pm 
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Electric Mess escreveu:
Que coragem. Desmembrar antes de sequer dar uma voltinha.

Por curiosidade, como foi taxado?



Nada, coragem seria dar uma voltinha antes de desmembrar, encontrei tanto parafuso bambo e sem trava-rosca que se fosse andar daria pau na certa, não acredito em nada RTR que seja de fabricante xing-ling, até traxxas costuma vir com umas "bomba-relógio"...

Amanhã vou redigir o review completo e postar as minhas impressões aqui com as fotos, inclusive vai ter um vídeo em time-lapse da desmontagem/montagem.


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MensagemEnviado: Sex Jun 06, 2014 12:00 pm 
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Tem q desmontar esses diferenciais aí

valeu

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Seja livre, compre um off road.


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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2014 7:53 pm 
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Bem galera, sem mais delongas vou postar aqui meu pequeno review e minhas impressões após o primeiro contato com este auto.
Gostaria de salientar que não rodei com o auto uma vez que o mesmo está destinado à venda, e minhas impressões ficam por conta somente da parte construtiva do carro.

Conforme já disse por aqui, quando se trata de modelismo rádio-controlado em geral, eu não confio em praticamente nada que seja "pronto para usar", principalmente se for ching-ling, vivemos uma época muito boa para a prática do hobby na minha opinião, com a invasão de produtos chineses de baixo custo o hobby está cada vez mais acessível, mas se até as grandes marcas de grife já apelam para a propaganda enganosa, imagina então as marcas de baixo custo, por isso temo que ter muito cuidado com o famoso pronto para usar, rodar, voar, etc...



Pois bem, e assim o auto chegou, não fiz fotos do "unboxing" pois isso já tem de monte na net, seguem algumas fotos dele antes de iniciar a desmontagem:

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Aqui em comparação ao meu buggy 1/8 vintage Mirage Pro para se ter uma idéia de tamanho:

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O auto é bem grande, as medidas entre-eixos são um pouco maiores do que uma REVO da Traxxas, porém tem o perfil mais baixo, aqui a comparação dos pneus com um pneu padrão de buggy 1/8:

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Falando dos pneus e rodas: O hexagonal é padrão de 17mm, o que senti falta foi de uma chave para apertar as porcas, assim como acompanha a Pickup Nitro Circus, pois como as porcas ficam fundas nas rodas, não dá para usar uma chave de boca ou estrias assim como eu faço com meu buggy, tem que usar um soquete ou uma chave tipo canhão, se viesse com a chave de rodas seria uma "mão na roda", rsrs...
As rodas são bem robustas e os pneus vieram muito bem colados, o composto dos pneus é bem macio, o que sugere um bom grip.


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Partindo então para a desmontagem geral do auto, o primeiro ponto que quero ressaltar é com relação aos parafusos que felizmente se mostraram de boa qualidade, sendo em sua grande maioria philips, são de aço endurecido e não apresentaram marcas depois da desmontagem e remontagem do auto.

Com relação à montagem executada pela fábrica, todos os parafusos que vão no plástico estavam montados corretamente, com o aperto correto e sem pontos espanados por aperto excessivo, por outro lado, dos parafusos que vão no metal, a maioria estava sem trava-roscas e com aperto insuficiente, o que ocasionaria problemas provavelmente nas primeiras voltas com o auto, como por exemplo os próprios parafusos do montante do motor, se fosse rodar com o auto com certeza iram bambear e o motor se deslocaria danificando o conjunto coroa/pinhão.


A folga entre coroa e pinhão (gear mesh) estava correta, apesar da falta de aperto dos parafusos e o pinhão foi um dos poucos pontos onde o trava-roscas foi utilizado na fábrica, este estava fixado corretamente:

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O montante do motor parece ser bem sólido mas é fixado ao chassis por apenas dois parafusos, na minha opinião poderiam ser quatro, apesar disso esse montante parece ser uma boa opção para conversões de automodelos nitro em elétrico, no caso de não haver kit de conversão específico, pois o mesmo é bem compacto:

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As medidas do motor original são: Diâmetro: 36mm e comprimento: 74mm, mas o auto aceita motores de 41mm tranquilamente, pelo o que pude perceber pelo ajuste do montante, o menor pinhão possível de se utilizar é de 14T e quanto ao maior não posso dizer com certeza pois não tenho pinhões maiores em mãos, mas creio que nada muito exagerado possa ser utilizado pois o curso de ajuste do montante não é muito grande, talvez até um 19T.

Aqui um motor de 41mm instalado, fica bem próximo do chassis mas tem espaço suficiente:


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Direção: O montante do servo de direção é bem simples mas funcional, pois embora não seja fixado ao deck superior ou outro ponto de suporte, o mesmo é feito de plástico mais duro e fixado ao chassis por 6 parafusos, o que garante boa rigidez, somado a isso o sistema de direção em geral se apresentou bem, sem excesso de folgas e com um funcionamento bem macio.

Apesar da boa impressão inicial, um ponto que pode ser melhorado facilmente na direção é a troca das buchas dos postes por rolamentos, as buchas são de plástico comum mesmo, o que certamente ocasionará desgaste prematuro, os rolamentos seriam de medida 6x10x3mm, bastante comuns.



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Ainda sobre a direção, o servo (pra variar) é um servo sem marca ou etiqueta alguma, o mesmo apresenta folga mínima nas engrenagens e força suficiente para esterçar o auto, não é dos mais rápidos mas é suficiente para rodar bem, apresenta engrenagens de metal e buchas de metal inseridas nos mancais dos eixos na caixa do servo, o eixo de saída é sustentado por dois rolamentos e o servo apresentou boa precisão ao retornar ao centro, obviamente não é digital mas atende muito bem a proposta do carro, creio não ser necessário substituí-lo a não ser em caso de quebra ou falha:


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Como todo mundo já viu, esse auto tem bastante plástico, a impressão que se tem é que o plástico tem uma boa resistência e flexibilidade, mas só na prática mesmo será possível saber o tanto de porrada que ele vai aguentar, entre as peças que são de metal, estão as torres dos amortecedores, que são extremamente grossas, creio até que são feitas assim para dar um ar de robustez ao carro, visto que não precisam ser tão grossas.

Mas alguns pontos poderiam ter sido projetados com mais carinho, como por exemplo a torre dianteira, que é fixada através de quatro parafusos na carcaça do diferencial dianteiro e só, a impressão que se tem é que caso o auto bata muito forte (em um capotamento, por exemplo) a parte de cima da torre, a mesma poderá quebrar facilmente a caixa do diferencial devido ao efeito de alavanca, já na torre traseira não há esse risco pois o suporte do aerofólio traseiro passa pelo centro da torre e é fixado no deck superior.

Ainda com relação às torres, os pinos de suporte dos amortecedores e os ball-links que prendem as barras de cambagem, todos estavam com os parafusos bambos e sem trava-rosca, então esses pontos necessitam de revisão.


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Na suspensão dianteira, a fixação das bandejas inferiores ao chassis é feita através de pinos, com uma "stop plate" de metal fixada à frente do diferencial e um "pára-choques" que serve para fixar os pinos.

No vídeo do AussieRC (https://www.youtube.com/watch?v=y-PvY8HhIes) no finalzinho do vídeo ele tem uma quebra após uma aterrizagem mais dura e dá a impressão que o pino se quebrou, de fato eu tive a impressão de que os pinos das bandejas são um tanto quanto "leves", obviamente eles não são de alumínio, mas também não me pareceram ser de aço muito duro, parece ser uma liga mais leve mesmo, talvez para, quem sabe, servirem de "fusível" nas porradas mais fortes, não tenho nenhum dado técnico sobre isso, mas realmente tive essa impressão.


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Na geometria da suspensão os ajustes básicos estão presentes, obviamente cambagem e convergência podem ser ajustados na dianteira, já na traseira pode-se ajustar cambagem, e também existe a opção de alterar a fixação do hub traseiro para que a geometria da cambagem se altere, a convergência traseira não pode ser alterada.

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Os eixos das rodas são sustentado por dois rolamentos cada, sendo o de dentro de maior diâmetro.

Os CVD da dianteira estavam com o parafuso de trava do pequeno eixo também com pouco aperto e sem trava rosca, tudo bem que neste caso quando o conjunto está montado fica impossível do pino do CVD sair do lugar, pois o rolamento fica por cima do mesmo, mas recomendo revisar.


Conjunto trazeiro:
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Conjunto dianteiro:
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Continuando com a transmissão temos os três diferenciais, desmontei os três e todos estavam lubrificados com graxa mas um deles estava com pouco lubrificante, esse é um ponto também que sempre deve ser verificado nos autos da hobby king, muita gente tem falha nos diferenciais justamente porque eles vem com pouco ou nenhum lubrificante, lembrando que os diferenciais são selados e permitem o uso de óleo de silicone, então quem quiser otimizar o desempenho poderá substituir a graxa por óleo.


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Este é o diferencial que veio com pouco lubrificante, nota-se que a graxa foi aplicada no centro e nem estava em contato com os satélites do diferencial, tudo bem que quando o auto rodasse a graxa tenderia a se espalhar, mas em se tratando de diferencial quanto mais lubrificado melhor, até mesmo porque senão fica muito solto prejudicando a tração.

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Amortecedores: São de alumínio e a princípio bem construídos, não apresentaram vazamentos mas estavam com um óleo muito fino, tão fino que acredito que se tentasse rodar com o auto daquele jeito a estabilidade ficaria muito prejudicada, fora que não absorveria nenhum salto, realmente não dá para entender como anunciam o auto como "pronto para rodar" e mandam com os amortecedores assim...

Desmontei todos para inspeção e troca do óleo, nota-se o pistão de seis furos, somado ao óleo fino praticamente não tinham ação, as tampas dos o-rings de vedação do eixo estavam todas com pouco aperto, o que poderia ocasionar vazamento ou desmontagem durante o uso, recomendo verificar o aperto.

Após a troca do óleo (não me perguntem qual a viscosidade do óleo que usei, é uma garrafa muito antiga que tenho aqui e não tem rótulo, mas creio que seja algo em torno de 100~150) os amortecedores ficaram muito bons, com um funcionamento muito suave e soltando o auto de cerca de um metro do chão o chassis não bate contra o solo.
Obs.: As molas poderiam ser um pouco mais duras, o ajuste da rosca tem que ficar praticamente no máximo, tanto na dianteira quanto na traseira, para que o auto fique com um SAG aceitável.


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Chegando ao final do review temos o ESC, que vem especificado como sendo de 100 ampéres e suporta até 4S, como parece muito uma cópia dos ESCs da HobbyWing como o WP-SC8, pensei que o mesmo pudesse ser ajustado através do programador da HobbyWing, tentei mas não deu certo, fora isso o ESC foi testado, fiz a calibração inicial e o mesmo operou normalmente, como vários ESCs de baixo custo nota-se que não é possível partir do zero de forma muito suave e nem manter uma velocidade muito baixa, mas como não é para um crawler ou escala, creio que dê para o gasto.
O ESC é especificado como a prova d'água e de fato dá para ver que a placa é recoberta por resina, fica ao gosto do cliente testar ou não se o mesmo resiste realmente a água, rsrsrs.


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Tentei, mas o programador HobbyWing não reconhece o ESC, como era de se esperar:
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Depois do auto totalmente remontado resolvi pesá-lo, ele não é lá muito leve e sem as baterias bateu 3,52Kg, duas hardcase 2S 5000mAh vão adicionar cerca de 600g, então teremos em ordem de marcha pouco mais de 4Kg, mas mesmo assim todos os reviews estrangeiros que andei lendo sobre ele dizem saltar bem e ser muito bom de pilotar:

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Por fim retirei o filme de proteção da bolha e coloquei os adesivos, realmente ele fica um auto bonito depois disso, as fotos não passam bem a "presença" que o auto tem ao vivo.

Falando em bolha, não achei ela muito ruim não, é sabido que alguns autos da HK vem com bolhas que são verdadeiras casca de ovo, a do SaberTooth não é tão fina, até poderia ser um pouco mais grossa mas acho que dá bem pro gasto, agora a asa traseira essa sim veio de um plástico fino e molenga, embora flexível dá a impressão de que não vai aguentar muito tempo não, mas sendo uma asa padrão de buggys 1/8 não fica difícil substituí-la.


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Bem, é isso pessoal, a impressão geral que tive do auto nesse contato com ele é que o mesmo tem um bom projeto e componentes que aparentemente irão resistir bem ao uso.

Uma coisa é certa, esse carro não é nenhuma "casquinha de ovo", infelizmente no momento não posso colocar minhas impressões dele rodando pois este não vai ficar comigo, mas posso afirmar que este é um auto que eu gostaria de ter na minha garagem.

Espero que este review seja útil para sanar dúvidas dos colegas foristas, e que em breve tenhamos vários colegas deixando suas impressões sobre ele aqui.

Abraços.

PS.: Como estou com o auto em mãos, se algum colega tiver alguma dúvida ou quiser ver algum detalhe que eu não postei aqui, basta pedir que coloco mais detalhes.


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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2014 8:00 pm 
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Estou editando um vídeo em "timelapse" da desmontagem e remontagem do auto, só para fazer uma graça mesmo, assim que upar no youtube posto aqui também.


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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2014 8:25 pm 
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Vc não pode ser normal... Nunca vi um review tão bem feito...

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