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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2014 9:25 pm 
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João Victor escreveu:
Vc não pode ser normal... Nunca vi um review tão bem feito...


Kkkk ...
Concordo totalmente !!!
Apesar do tamanho do post, foi tão bem detalhado ... q me interessei e li tudo !!!
Depois passe as impressões do carro "no chão" !!!
Abração !!!

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 9:44 am 
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GZMR escreveu:
João Victor escreveu:
Vc não pode ser normal... Nunca vi um review tão bem feito...


Kkkk ...
Concordo totalmente !!!
Apesar do tamanho do post, foi tão bem detalhado ... q me interessei e li tudo !!!
Depois passe as impressões do carro "no chão" !!!
Abração !!!




Kkkkkkk, que isso galera, vocês exageram...

Eu de fato costumo ser bem detalhista em quase tudo o que faço, mas o que fez muita diferença pra mim foram os quase 8 anos praticando aeromodelismo, principalmente na categoria helimodelismo, esses hobbys tendem a fazer com que fiquemos mais detalhistas e técnicos, uma vez que envolvem mecânica mais complexa/precisa e não pode haver falha alguma, uma vez no ar, se falhar vai descer igual a uma pedra.

Abraços.


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 9:54 am 
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Substitua a graxa dos diferenciais por silicone. Graxa não lubrifica as planetarias adequadamente. Se deixar assim, vai ter um desgaste precoce delas.

valeu

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 10:09 am 
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Germano escreveu:
Substitua a graxa dos diferenciais por silicone. Graxa não lubrifica as planetarias adequadamente. Se deixar assim, vai ter um desgaste precoce delas.

valeu


Não é bem assim, antes da "era" dos diferenciais selados e óleo de silicone, os diferenciais usavam graxa sem problema algum, lembrando que a graxa é própria para diferencial, é uma graxa bem mais viscosa que graxa comum, e mesmo esse auto da HK veio com a graxa correta.

Veja nas primeiras fotos em que comparo o SaberTooth a um buggy escala 1/8, trata-se de um Mirage PRO que deve ter seus quase 20 anos de fabricação, e os diferenciais são originais dele, naquela época tinha uma galera grande que andava com esses buggys e não lembro de quebras em diferencial.

O que acontece é que atualmente os diferenciais selados permitem uma gama imensa de ajustes, utilizando óleo de silicone de várias viscosidades diferentes, mas um diferencial bem lubrificado com graxa vai rodar bem.

Não aparece nas fotos, mas nesses diferencias do SaberTooth eu coloquei mais graxa em todos eles, estão bem lubrificados agora.

Abraços.


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 10:15 am 
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Digamos assim que nota final daria para ele?
Algum upgrade necessario?
O pinhao eh 3.7 ou 5.0(acho ser estas medidas)
Gostei dele...vai que crio ideia e e pego um

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 10:30 am 
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A graxa perde sua viscosidade com o aumento de temperatura, tende a se liquefazer. Com a força centrifuga, ela sera jogada para as paredes do case. No final das contas, se restar alguma coisa no dentes das planetarias, será apenas uma pelicula da graxa, q não é suficiente pra evitar o desgaste prematuro delas.

valeu

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 12:22 pm 
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Germano escreveu:
A graxa perde sua viscosidade com o aumento de temperatura, tende a se liquefazer. Com a força centrifuga, ela sera jogada para as paredes do case. No final das contas, se restar alguma coisa no dentes das planetarias, será apenas uma pelicula da graxa, q não é suficiente pra evitar o desgaste prematuro delas.

valeu



Lenda urbana amigo.

Os rolamentos da roda do seu carro são lubrificados com graxa comum a base de sabão de lítio, normalmente um carro roda centenas de milhares de quilômetros sem necessidade de manutenção nos rolamentos, só para exemplificar.

O efeito centrífugo vai ocorrer também sobre o óleo de silicone, então no final das contas o que vale é a quantidade correta de lubrificante, ora, se o lubrificante ocupar 50% da área interna do diferencial, ele continuará em contato com as engrenagens mesmo que o diferencial gire a rotações absurdas.


Com relação da perda de viscosidade devido ao aumento de temperatura, isso é chamado "ponto de gota" da graxa lubrificante, o ponto de gota da graxa a base de sabão de lítio varia de 175 a 220 graus centígrados, pode ter certeza que os diferenciais dos nossos automodelos não chegam nem perto disso.

Abraços.


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 12:27 pm 
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É só usar graxa de lítio azul. Ela é resistente à altas temperaturas (até 150°C) e condições extremas. Uso há muito tempo no meu rustler (que não tem diferencial e caixa selada) e nunca tive problemas. Normalmente coloco 2/3 de graxa.

O problema é colocar pouco e a graxa ficar na parede do case como o Germano disse.

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 12:37 pm 
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Entao ...

A graxa so vai pra parede qdo ela se "liquefaz", ou então e mal colocada na planetária.

O silicone aqui e melhor por causa disso pois ele "preenche" a caixa toda e as engrenagens ficam imersas... Sem dizer das viscosidades que é possível alterar .... Coisa que a graxa não permite.


Abços

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 1:07 pm 
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Rolamento não serve como exemplo.
Uma coisa sao as planetarias sendo usadas com graxa outra coisa sao as planetarias num banho de oleo.
Pra não dar desgaste rapido vc tera q refazer o diferencial com muito mais frequencia. Se a pessoa gosta de mexer frequentemente, o uso da graxa não sera tao problematico mas se quer menos manutenção e maior durabilidade das planetarias, use oleo de silicone. O manual de alguns modelos pede pra encher metade ou 2/3, outros pedem pra encher completamente.


valeu

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 3:30 pm 
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Germano escreveu:
Rolamento não serve como exemplo.



Porque não?? Serve sim.

Lubrificação mista
É comum classificar os modos de lubrificação como marginal ou hidrodinâmico. Porém, é sabido que uma considerável proporção de mancais pode trabalhar com uma mistura de ambos os mecanismos ao mesmo tempo. Um mancal hidrodinâmico pode ter algumas regiões de suas superfícies de deslizamento muito próximas, onde interações superficiais e lubrificação marginal contribuem para o atrito total do mancal e as características de desgaste das mesmas são superpostas às das regiões de lubrificação hidrodinâmica. Este modo de lubrificação é encontrado em engrenagens, mancal de esferas (rolamento), retentores e até mesmo em mancais de deslizamento convencionais. Hoje é reconhecido que é difícil eliminar os efeitos da lubrificação hidrodinâmica em experimentos com lubrificação marginal e efeitos 'marginais' ocorrem em experimentos de lubrificação hidrodinâmica mais frequentemente do que é geralmente reconhecido. Isto indica a importância crescente do reconhecimento e estudo do regime de lubrificação mista. Este regime de lubrificação acontece quando a espessura do filme lubrificante é entre uma e três vezes maior que a rugosidade combinada das duas superfícies. Neste caso parte da peça (mancal) opera no regime hidrodinâmico e parte no regime marginal.


Fonte: Wikipedia


Mas tudo bem, vamos deixar esse assunto de graxa pra lá que não levar a nada mesmo, diferencial que dura é diferencial bem lubrificado, já o tipo de lubrificante é outra história... Graxa é igual a parafuso: A maioria das pessoas enxergam como um componente marginal da mecânica e não dão muito valor, mal sabem que são dois componentes muito complexos da engenharia mecânica, e não a toa continuam em uso massivo até hoje.



Voltando ao review do auto, eu já estou upando o vídeo do time-lapse da desmontagem, o foids é minha internet que parece uma carroça, vai demorar... :?


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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 6:22 pm 
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Galera, upei o vídeo em time lapse da desmontagem do auto, espero que gostem:

https://www.youtube.com/watch?v=Jlbk_sLvjHI



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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 7:40 pm 
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Tranquilo gente. Estamos debatendo e aprendendo aqui. Sem crise

Eu uso graxa no rustler (mesma transmissão que stampede, bandit, slash 2wd) pq não é selada. Refiz depois de mais de 1 ano e a graxa continuava lá, tudo muito bem lubrificado. O segredo é usar graxa de lítio.

Com certeza a graxa branca que tem nesses diferenciais desse truggy não vai aguentar tanto tempo. E tendo a possibilidade de usar óleo não vejo por que não optar por isso.

EDIT: Parabéns Hidden por conseguir fazer montagem e desmontagem em 2 dias!

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2014 11:08 pm 
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Hidden;

Concordo plenamente com os amigos João Victor e GZMR, seu review é um espetáculo!!!!

Apesar de não me interessar pela categoria, desde o primeiro momento em que vi você anunciar que faria tal trabalho de Overhaul, eu resolvi acompanhar justamente pela oportunidade de ler outros posts seus, onde foram sempre muito bem detalhados, esclarecedores e com português muito agradável o que naturalmente torna qualquer assunto interessante de se ler.

Mesmo lendo tudo por ter feito um trabalho muito interessante, também acabei adquirindo conhecimentos, o que torna melhor ainda um post como este...


Gostaria de lhe parabenizar pelo serviço, pela dedicação e por compartilhar conosco!



Abraços
:drinks:

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Reputação; viewtopic.php?f=3&t=27741

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MensagemEnviado: Qua Jun 11, 2014 10:04 am 
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Electric Mess escreveu:
Tranquilo gente. Estamos debatendo e aprendendo aqui. Sem crise

Eu uso graxa no rustler (mesma transmissão que stampede, bandit, slash 2wd) pq não é selada. Refiz depois de mais de 1 ano e a graxa continuava lá, tudo muito bem lubrificado. O segredo é usar graxa de lítio.

Com certeza a graxa branca que tem nesses diferenciais desse truggy não vai aguentar tanto tempo. E tendo a possibilidade de usar óleo não vejo por que não optar por isso.

EDIT: Parabéns Hidden por conseguir fazer montagem e desmontagem em 2 dias!



Electric, é isso mesmo, sem stress, até peço desculpas ao amigo Germano se pareci rude em minha resposta acima, não era a minha intenção, somente vamos deixar esse assunto de graxa pra lá, afinal graxa faz uma sujeira danada... :lol:

Quanto a desmontagem, era pra fazer em um dia só (o dia inteiro) mas atualmente trabalho em casa, então acaba que eu paro toda hora para fazer outras coisas...

Olha que interessante: Para fazer o timelapse eu configurei a câmera para bater uma foto a cada segundo, e o total foi de 6802 fotos, parece muito mas se dividirmos por 3600 teremos 1,89 horas (em decimal) ou seja, o que se vê no vídeo não demorou nem 2 horas para ser feito, mas obviamente em vários momentos eu parava a câmera, para fazer outras coisas, ou para entender como desmontar alguma parte, ou como na hora de desmontar os diferencias e amortecedores, mas agora que já peguei a manha do auto se precisar desmontar e remontar de novo teoricamente daria pra fazer em duas horas, mas obviamente isso seria sem parar nem por um segundo, como um robô...



Fábio Alves escreveu:
Hidden;

Concordo plenamente com os amigos João Victor e GZMR, seu review é um espetáculo!!!!

Apesar de não me interessar pela categoria, desde o primeiro momento em que vi você anunciar que faria tal trabalho de Overhaul, eu resolvi acompanhar justamente pela oportunidade de ler outros posts seus, onde foram sempre muito bem detalhados, esclarecedores e com português muito agradável o que naturalmente torna qualquer assunto interessante de se ler.

Mesmo lendo tudo por ter feito um trabalho muito interessante, também acabei adquirindo conhecimentos, o que torna melhor ainda um post como este...


Gostaria de lhe parabenizar pelo serviço, pela dedicação e por compartilhar conosco!



Abraços
:drinks:



Fabio, muito obrigado pelo seu feedback, isso anima a gente a tentar fazer sempre melhor!


Abraços :drinks:


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