Thiago H.F. escreveu:
Galera, sei que não tem muito a ver com o tópico, mas vendo o tutorial do evedalmagro lembrei dessa dúvida.Eu nunca consegui entender como funciona essas slipper clutch, ja pesquisei imagens mas não entendo.E outra coisa, junto com esse slipper clutch tem uns discos com pastilhas eu também queria saber pra que serve e como funciona esse conjunto.
Fotos:
http://www.traxxas.com/products/electri ... clutch.jpghttp://www.traxxas.com/products/electri ... clutch.jpgValeu pessoal.

Da esquerda para direita:

A primeira peça é a que fica presa ao eixo, e tem a função de fazer o eixo girar.

A segunda peça, se encaixa na primeira e tem a função de evitar a primeira de se desgastar, ele fica fixo na primeira, fazendo que a primeira gire.

A terceira peça, são as sapatas da embreagem, elas tem a função de fazer a segunda peça girar, como esse processo é por fricção, há desgastes dessas peças, disco e sapatas.

A quarta peça é a coroa, que é parafusada ao suporte das sapatas, elá tem a função de transmitir o giro do motor para as sapatas.

A quinta peça é um rolamento, que permite que o sistema gire independente (eixo e engrenagens), ele tem a função de receber a pressão aplicada pela mola e transferir para as sapatas.

A sexta peça, é a mola... é aqui que está o pulo do gato, a mola aplica preção sobre as sapatas que fazem o sistema girar. Se estiver muito frouxo, vai patinar bastante, se estiver apertado, quase não patina, podendo quebrar peças do sistema de transmissão. O ideal é achar um meio termo que permita transferir a força da melhor forma possível, sem fazer o sistema quebrar. No asfalto é sempre bom deixar mais aliviado.

A sexta peça, é a porca que permite aplicar preção sobre a mola e respectivamente sobre todo o conjunto. Como ela está presa ao eixo, existe a necessidade do rolamento (quinta peça).
Espero ter ajudado,
pô cara muito obrigado pela ajuda, foi mal a demora pra responder....
Hoje desmontei um rc de brinquedo e tinha uma parecida, não tinha sapatas nem nada mas era uma engrangem com uma mola que fazia o eixo das rodas girarem e quando voce travava as rodas a engrenagem girava sobre o proprio eixo mas...
Eu tive uma e-revo 1/16 que pelo que lembro tinha uma mola dessas mas não sabia como funcionava.
Então essa slipper clutch se voce travar as rodas do automodelo essa embreagem fica patinando ?
Eu achava que nos eletricos o motor era ligado direto na transmissão e nas rodas, pra que serve a embreagem nos elétricos ?