dougcwb escreveu:
Eder.Holz escreveu:
dougcwb escreveu:
Blz Clever e Eder.
Vou abrir pra dar uma olhada. Só não abri ontem porque estava meio tarde e o carro tava emporcalhado de areia.
Qual graxa rola usar? Comum, de lítio?
Eu usei uma graxa que já tinha por aqui e que tinha sobrado de um kit que eu havia montado. Essa era branca e de baixa viscosidade.
Mas acredito que qualquer graxa sirva, desde que não seja muito grossa (alta viscosidade), para permitir que as engrenagens rodem com facilidade.
Legal, valeu!
Eu tenho graxa branca que uso em bicicletas. Importada e muito boa.
Estou imaginando outra coisa agora, depois de pesquisar umas coisas na rede.
Vi neste fórum
http://www.rcshortcourse.com/forum/show ... php?t=6196 que os caras comentam sobre desgaste do suporte dos pinos do case da transmissão. Ontem, antes do "rally na areia" um galho entrou no shaft traseiro e forçou ele contra as bandejas...será que isso pode ter gerado algum tipo de stress dentro da caixa de transmissão e ocasionado alguma folga que levou ao barulho?? Viagem total mas pode fazer sentido, porque uma vez aconteceu algo semelhante com minha mini-revo e percebi que exatamente do lado que ocorreu isso, um pequeno vazamento de óleo começou a aparecer através do pino que fixa o yoke da roda (que é o pino que vai para dentro do diff, lubrificado com óleo)...
Somente relatando o que aconteceu pra encerrar este assunto:
Ontem desmontei a transmissão e não encontrei uma falha que justificasse o barulho. A caixa estava limpa, sem resíduos de areia ou sujeira, as engrenagens perfeitas, rolamentos intactos, nada de folga entre os rolamentos e o case da transmissão que justificasse o barulho, enfim, nenhum problema. Só um detalhe que notei é que a caixa veio com quase nada de graxa entre as engrenagens. Abrí o diff também e estava perfeito, muito bem engraxado e sem sujeira ou engrenagens partidas.
Depois de olhar bem nos yokes verifiquei que um deles tinha uma marca de arranhado, tipo como se uma pedra tivesse ficada enroscada alí...e acho que essa foi a origem do problema.
Veredito:
Uma pedrinha da areia enroscada entre o yoke e o case da transmissãoNão vejo outra explicação...
Valeu galera!