RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Jul 18, 2025 12:21 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 8978 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 287, 288, 289, 290, 291, 292, 293 ... 599  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jan 18, 2011 11:04 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

me ajuda ai :
19/54 = 0,35
19/86 = 0,22
23/86 = 0,26

No caso sua relação e mais pesadaou mais longa que as duas opções que veem junto com a slash e isso né? o que acontece com esses motores eles são fortes mas tem rotação baixa (comparando com o titan12T) e por isso a relação mais longa em relação as que acompanham a slash? e isso mesmo.

Obrigado.

MensagemEnviado: Ter Jan 18, 2011 11:49 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Neste assunto de relação eu gosto de *pensar simples*. Pense numa bicicleta de marchas:

Coroa pequena (pinion gear / pinhão) + catraca grande (spur gear / coroa) = subir morro, ou seja, leve e fácil de arrancar e um lixo de velocidade final

Coroa grande + catraca pequena = descer morro, ou seja, pesadíssima para arrancar e ótima de velocidade final.

Motos brushless existem em diversos ranges de rotação e torque. Entretanto, uma coisa é fácil perceber. Qualquer motor brushless gira mais "solto" que um escovado justamente por não ter atrito. Daí vem a facilidade/versatilidade de se combinar relações.

Do que disse acima, conclui-se que.

Você pode ajustar seu carro para ótima velocidade final, mas será ruim de arrancada (o que não costuma ser bom para off-road)

OU

Você pode ajustar seu carro para ótima arrancada (que, dependendo da pista, pode ser ruim para on-road).

O que vem na Slash é um "meio-termo" para andar bem em ambos os terrenos.

Outro fato que deve-se notar é que, com muita arrancada, tem que usar o pneu certo. Senão vai só cavar buraco sem sair do lugar ou ficar dando backflip.

Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br, qualificações: viewtopic.php?f=3&t=39687

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 1:06 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

jotto escreveu:
me ajuda ai :
19/54 = 0,35
19/86 = 0,22
23/86 = 0,26

eita, acho que isso ai ta errado,

tem que pegar quantos dentes tem a coroa e dividir pelos dentes do pinhao.

jotto escreveu:
No caso sua relação e mais pesadaou mais longa que as duas opções que veem junto com a slash e isso né? o que acontece com esses motores eles são fortes mas tem rotação baixa (comparando com o titan12T) e por isso a relação mais longa em relação as que acompanham a slash? e isso mesmo. É

Obrigado.

a relaçao é mais longa que a usada com o titan porque esse motor, o 8.5t, é muito mais forte e um pouco mais lento.

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 6:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
rnelias escreveu:
Neste assunto de relação eu gosto de *pensar simples*. Pense numa bicicleta de marchas:
Coroa pequena (pinion gear / pinhão) + catraca grande (spur gear / coroa) = subir morro, ou seja, leve e fácil de arrancar e um lixo de velocidade final
Coroa grande + catraca pequena = descer morro, ou seja, pesadíssima para arrancar e ótima de velocidade final.

cara isso foi a forma mais genial de explicar, pqp agora ficou fácil de entender. :drinks:

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 12:08 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Bom o que eu entendi esta correto então o motor 8.5T tem muito mais torque que o tintan 12T e pelo tipo de construção roda melhor, e por isso usamos relações mais longas e conseguimos ainda assim otima arrancada e velocidade final?

Obrigado.

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 1:05 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

jotto escreveu:
Bom o que eu entendi esta correto então o motor 8.5T tem muito mais torque que o tintan 12T e pelo tipo de construção roda melhor, e por isso usamos relações mais longas e conseguimos ainda assim otima arrancada e velocidade final?

Obrigado.

exato.

Imagem

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 1:37 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 0
RCCRAWLER escreveu:
jotto escreveu:
Obrigado.

exato.

pera aí, 8.5T tem mais torque que 12T ?
o esquema não é quanto menos voltas menos torque e mais rápido gira ??

acho que o negócio é que comparar titan 12T que é escovado com o 8.5t BL nem tem como.
mas se você comparar um 12T BL com o 8.5T BL fica melhor e aí você vai ter o 12T com mais torque que o 8.5T

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 1:56 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
sdrubow escreveu:

acho que o negócio é que comparar titan 12T que é escovado com o 8.5t BL nem tem como.
mas se você comparar um 12T BL com o 8.5T BL fica melhor e aí você vai ter o 12T com mais torque que o 8.5T

A comparação q está sendo feita é: Brushless 8.5t vs brushed 12t

A comparação é inevitável tendo em vista q, o slash vem com um brushed 12t e quem muda para brushless, não quer perder desempenho.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 3:52 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

sdrubow escreveu:
RCCRAWLER escreveu:
jotto escreveu:
Obrigado.

exato.

É o contrário! Vamos tentar as explicações simples: (CONSIDERANDO SOMENTE MOTORES BRUSHLESS)

Quanto menor o número de voltas, mais leve será o estator, consequentemente, mais fácil será para coloca-lo em movimento (e para para-lo também). Por outro lado, quanto mais voltas, mais pesado será o estator (maior quantidade de fios enrolados nele), mais difícil é para acelera-lo, entretanto, uma vez acelerado fica mais fácil manter o movimento rotatório (devido a inércia do estator).

Torque está INDIRETAMENTE relacionado ao número de voltas. Indiretamente porque o torque máximo do motor é obtido quando o rotor forma um ângulo de 90 graus em relação ao estator. Em motores com maior número de voltas, o número de pólos costuma ser alto e é mais complicado obter um ângulo de 90 graus (é mais fácil explicar isso vendo figuras...)

Colocando em termos práticos: (lembrando, para motores brushless)

8.5T é mais "torcudo" (como se fosse um motor a combustão de 8V) que um 12T que é mais "girador" (como se fosse um motor a combustão de 16V)

Quanto ao KV: não é Kilovolt! É RPM / volt

A conta é simples: 4000 kv = 4000 rotações por minuto / volt

Se usar uma bateria 2S (cada S é 3.7V), teremos: 4000 x 7.4 v = 29.600 rotações por minuto

mas, lembre-se, o motor não é conectado diretamente às rodas. Portanto, a RPM é convertida a partir das relações da transmissão.

Editado pela última vez por rnelias em Qua Jan 19, 2011 4:04 pm, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 3:56 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Do que disse acima, podemos resumir que:

Motores com alto kv são melhores para carros on-road

Motores com baixo kv são melhores para carros off-road

Carros off-road (como a Slash) não são apropriados para atingirem altíssimas velocidades. Mas, é claro, qualquer adaptação hoje em dia é possível.

Ok, alguns dirão que Short Course é um carro "versátil", um meio termo entre off e on-road. Meu argumento é que a Slash vem preparada para rodar bem no off-road e, para rodar bem em on-road, só fazendo boas modificações. A começar pela suspensão.

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 4:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

rnelias escreveu:

É o contrário! Vamos tentar as explicações simples: (CONSIDERANDO SOMENTE MOTORES BRUSHLESS)

Quanto menor o número de voltas, mais leve será o estator, consequentemente, mais fácil será para coloca-lo em movimento (e para para-lo também). Por outro lado, quanto mais voltas, mais pesado será o estator (maior quantidade de fios enrolados nele), mais difícil é para acelera-lo, entretanto, uma vez acelerado fica mais fácil manter o movimento rotatório (devido a inércia do estator).

Torque está INDIRETAMENTE relacionado ao número de voltas. Indiretamente porque o torque máximo do motor é obtido quando o rotor forma um ângulo de 90 graus em relação ao estator. Em motores com maior número de voltas, o número de pólos costuma ser alto e é mais complicado obter um ângulo de 90 graus (é mais fácil explicar isso vendo figuras...)

Colocando em termos práticos: (lembrando, para motores brushless)

8.5T é mais "torcudo" (é um motor a combustão de 8V) que um 12T que é mais "girador" (é um motor a combustão de 16V)

Quanto ao KV: não é Kilovolt! É RPM / volt

A conta é simples: 4000 kv = 4000 rotações por minuto / volt

Se usar uma bateria 2S (cada S é 3.7V), teremos: 4000 x 7.4 v = 29.600 rotações por minuto

mas, lembre-se, o motor não é conectado diretamente às rodas. Portanto, a RPM é convertida a partir das relações da transmissão.

Cara.. descontando a parte do KV, é o maior apanhando de abobrinhas que eu já li!!!!

Num motor brushless, as bobinas ficam PARADAS!!!! o que gira é o extrator.
O o torque é DIRETAMENTE ligado ao numero de voltas.
Nosso motores brushless comuns tem 3 polos!!!!!
Essa tua comparação com motor a combustão é uma PIADA!!!

Quer dar um explicação teórica que preste? Vai ler um pouco:
http://en.wikipedia.org/wiki/Brushless_ ... tric_motor
http://www.hpieurope.com/walk.php?lang=en&id=21

Esses dois artigos explicam o REAL funcionamento de um motor brushless.

E se for reclamar. na boa, reclama com o Papa ou com a moderação.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 4:22 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Sr joaomedina, embora você não tenha sido educado em sua resposta, vou tentar ser na minha.

Poderia apontar o erro no que escrevi? Postar por postar links, poderia postar uma dúzia dos que li.

Dos links que você postou na sua arrogante resposta:

Citação:
Outrunners typically have more poles, set up in triplets to maintain the three groups of windings, and have a higher torque at low RPMs. In all BLDC motors, the coils are stationary.

Citação:
A motor with windings in delta configuration gives low torque at low rpm, but can give higher top rpm. Wye configuration gives high torque at low rpm, but not as high top rpm.

Você sabe o que é um Delta ou um Tripleto (aliás, é E-S-T-A-T-O-R e não E-X-T-R-A-T-O-R como escrevestes)

desenhe um Delta e um tripleto e entenderá o que disse em relação ao torque máximo ser obtido em um ângulo de 90 graus.

Aliás, se quer link, aqui vão dois (dos que já li):
http://www.allegromicro.com/en/Products ... a17a19.pdf
http://www.copleycontrols.com/motion/pd ... Basics.pdf

Procure por torque que achará a explicação.

E, por favor, não estou aqui para brigar ou provar quem sabe mais ou menos. Estou aqui para ajudar e aprender assim como deveria ser a postura de qualquer pessoa que participa desta thread.

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 4:35 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

outra coisa
Citação:
Num motor brushless, as bobinas ficam PARADAS!!!! o que gira é o extrator.

Estator é que fica parado. Aliás, o nome estator vem de estacionário, ou seja, parado

Existem motores brushless que o estator fica no centro e outros em que o estator fica na periferia. Já ouviu falar de motores innrunner e outrunners? Em automodelos, geralmente só se usa innrunners mas em aeromodelos é comum a aplicação de outrunners.

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 4:47 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Material bem fraquinho não?

Ali explica em que ponto do giro do motor se consegue o ponto máximo de torque e não a influência do número de voltas.

Sobre inrunner e outrunner, aqui usamos inrunner, por isso exclui os outrunner da história.

Anda estou no aguardo de um embasamento técnico que comprove vossa teoria.

Ahhh, desculpe pelo eXtator....

E realmente eu me enganei, na momenclatura, nos brushless o estator são as bobinas a parte que gira é o bell.

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jan 19, 2011 4:55 pm 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

cara, se você considera material da Wikipédia (que qualquer um escreve e coloca a citação da fonte se quiser) algo com bom embasamento técnico. Vá em frente.

Não contestarei nem apagarei nada do que escrevi porque sei que está correto. Talvez, o único ponto que leve a uma interpretação errônea foi quando citei o "mais" pólos. Como disse, é mais fácil compreender vendo figuras. Realmente, motores brushless possuem 3 fases que se alternam (negativo, positivo e neutro/nada).

Por serem enrolados de forma alternada, existem diversas formas de se enrolar gerando diferentes quantidades TOTAIS de pólos (3 x alternância). Aqui tem figuras que ajudam a entender melhor (http://www.tcrconline.com/documents/Bru ... Motors.ppt). A forma mais simples seria uma tríade, entretanto, notem, podemos alternar quantas tríades quisermos. Quanto mais tríades, maior o número TOTAL de pólos e mais difícil de se obter uma condição para aproveitamento máximo do torque (devido ao ângulo --> VEJAM AS FIGURAS).

Quanto a inércia. Não precisa nem ler para entender que é mais fácil acelerar e parar uma bicicleta do que uma carreta. Estendam o conceito aos motores com base na "quantidade de fio" enrolada na bobina que a interpretação é exatamente a mesma.

Como disse, reitero tudo o que disse. Acredite ou confie quem quiser. Não sou de escrever algo do qual eu não saiba ou não tenha lido antes. Portanto, se tiver algo errado na minha explicação, aponte diretamente ao invés de postar links ou tentar simplesmente menosprezar o que eu tenha escrito.

Editado pela última vez por rnelias em Qua Jan 19, 2011 4:59 pm, em um total de 2 vezes.

Criar novo tópico Responder  [ 8978 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 287, 288, 289, 290, 291, 292, 293 ... 599  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas