sdrubow escreveu:
RCCRAWLER escreveu:
jotto escreveu:
Bom o que eu entendi esta correto então o motor 8.5T tem muito mais torque que o tintan 12T e pelo tipo de construção roda melhor, e por isso usamos relações mais longas e conseguimos ainda assim otima arrancada e velocidade final?
Obrigado.
exato.
pera aí, 8.5T tem mais torque que 12T ?
o esquema não é quanto menos voltas menos torque e mais rápido gira ??
acho que o negócio é que comparar titan 12T que é escovado com o 8.5t BL nem tem como.
mas se você comparar um 12T BL com o 8.5T BL fica melhor e aí você vai ter o 12T com mais torque que o 8.5T
É o contrário! Vamos tentar as explicações simples:
(CONSIDERANDO SOMENTE MOTORES BRUSHLESS)Quanto menor o número de voltas, mais leve será o estator, consequentemente, mais fácil será para coloca-lo em movimento (e para para-lo também). Por outro lado, quanto mais voltas, mais pesado será o estator (maior quantidade de fios enrolados nele), mais difícil é para acelera-lo, entretanto, uma vez acelerado fica mais fácil manter o movimento rotatório (devido a inércia do estator).
Torque está INDIRETAMENTE relacionado ao número de voltas. Indiretamente porque o torque máximo do motor é obtido quando o rotor forma um ângulo de 90 graus em relação ao estator. Em motores com maior número de voltas, o número de pólos costuma ser alto e é mais complicado obter um ângulo de 90 graus (é mais fácil explicar isso vendo figuras...)
Colocando em termos práticos:
(lembrando, para motores brushless)8.5T é mais "torcudo" (como se fosse um motor a combustão de 8V) que um 12T que é mais "girador" (como se fosse um motor a combustão de 16V)
Quanto ao KV: não é Kilovolt! É RPM / volt
A conta é simples: 4000 kv = 4000 rotações por minuto / volt
Se usar uma bateria 2S (cada S é 3.7V), teremos: 4000 x 7.4 v = 29.600 rotações por minuto
mas, lembre-se, o motor não é conectado diretamente às rodas. Portanto, a RPM é convertida a partir das relações da transmissão.
_________________
Carros: Slash 4x2 onroad, Slash 4x2 offroad, Tamiya TRF417X, Buggy Tekin/MBX6.
Motos: Kyosho HOR e Venom GPV-1 Pro.
Fórum OutRC/RJ: http://outrc.com.br,
qualificações:
viewtopic.php?f=3&t=39687