DESABAFOWTF, malditos conectores!!!!
Fiquei mais de duas horas ontem tentando soldar os conectores Traxxas em umas baterias novas que chegaram e nada!!! Frustrante! No inicio, com paciência, se faz tudo como manda o figurino: limpa superfícies, estanha o fio, estanha o conector, junta tudo e...... nada, a porcaria da solda se quebra, não prende, escorre, fica rebarba. PQP, que troço chato!!!
O pior de tudo é que os cabos das baterias com descarga alta da HK (40C para cima) são grossos e, para soldar nos conectores pequenos, a tarefa fica ainda mais complicada. Isso porque já havia abandonado os malditos Deans que usava nos helis...
Ontem mesmo pensei em substituir todos os Traxxas por XT60 mas, quando olhei o tamanho do buraquinho dos XT60 e comparei com a espessura do cabo da bateria, desisti na hora. Pelo menos o conector Traxxas é uma chapinha que é soldada a parte e inserida na capa depois. Isso deveria facilitar (eu disse deveria...).
Em tempo... aproveito o desabafo para fazer deixar algo que geralmente não se pensa quando se compra bateria:
Meu sistema é:
ESC de 60A e baterias de 5.4/40C e 5.0/50C uma continha rápida me leva a concluir que:
bateria de 5.4/40C = 5400 x 40 / 1000 = 216A
bateria de 5.0/50C = 5500 x 50 / 1000 = 250A
MAS O ESC É DE 60A!!!Conclusão: o conector deve suportar até 60A. Deans, XT60 e Traxxas aguentam perfeitamente. O 60 do XT60 refere-se exatamente a isso. Meu ESC nunca vai puxar mais do que 60A das baterias e, os cabos que vem na bateria são um exagero para minhas necessidades (well, mas foram projetados para a bateria e não para o meu sistema...).
Quando alguém se perguntar por que a HK manda baterias com capacidade acima de 40C com plugues banana (ou similares), entenda que eles são dimensionados para a capacidade da bateria.
Fica como um recado para aqueles que compram ESC's maiores (80A para cima) e continuam usando conectores menores. Aguentar até vai porque, geralmente, o consumo do carro não é contínuo, entretanto, dependendo do uso, o conector vai esquentar, esquentar, esquentar e dissipar energia que deveria ser consumida no carro, na forma de calor...
qualificações:
viewtopic.php?f=3&t=39687