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MensagemEnviado: Ter Jun 26, 2012 8:35 am 
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aqui tem umas dicas legais

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MensagemEnviado: Ter Set 25, 2012 1:01 pm 
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Senhores,
onde acho um diff central para a Slash 4x4 aqui no Brasil ?
Será que tem em algum lugar ?

Abraço
Cestari


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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 4:27 pm 
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Ola...
Slash montada, ainda não está 100% de set up mas ontem fui andar com ela a noite no Pacaembu.
Tem um pessoal bacana que anda numa das pracinhas de grama em frente ao estadio. Ontem tinha umas 10 SC andando. Colocaram uns cones na grama e as corridnhas duravam 3 ou 4 voltas no máximo. Muito legal. Tinha carros de várias marcas 4x4 e 4x2 correndo junto. Traxxas Slash, aí, HPI etc. Todas elas tem o desempenho bem parecidos. Umas capotam mais do que outras, umas tem o motor mais forte, outras estão mais acertadas, enfim... em 3 ou 4 voltas a diferença não fica tão grande.

Fica aqui o convite para levarem suas SCs lá no Paca de segunda a noite. Carro, controle, 3 packs de baterias e duas horas de corridinhas for free em plano meio da semana. Muito legal, além do que ajuda a manter o dedo afiado para o finais de semana de corrida.

É isso ai.

Um abraço
Cestari


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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 4:31 pm 
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Sera q esse pessoal do Paca ta andando de sexta tbm ??

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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 4:42 pm 
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rodrigojmazzei escreveu:
Entendi !

Quanto mais alto o valor do K, mais duro vai ser o silicone ?
Ele mais duro dará mais estabilidade nas curvas e derrapará menos nas arrancadas ?
Seria isso ?

Abs !



Ola,
acho que posso ajudar um pouco aqui.

Questão da viscosidade dos óleos de diferencial influenciam muito o comportamento do carro. Cada tipo de tocada pede uma combinação de viscosidades para os 2/3 diferenciais do carro, aqui a Slash 4x4. Resumidamente temos:

Diff dianteiro:
Quanto mais grosso o óleo, menos o carro vai entrar na curva, principalmente quando em Off power (momento em que tiramos o dedo do acelerador e o carro rola para dentro da curva), quanto mais fino, mais ele vai entrar. Pórém, nos extremos, um diff dianteiro com óleo muito fino (menos do que 7.000 por exemplo) o carro provavelmente vai entrar tanto na curva que a traseira tenderá a rodar logo ao entrar na curva. Existe um termo para isso no ingles que chama OverSteer em Off Power. Tem muita informação sobre isso no Google. No outro extremo, um diff dianteiro com óleo muito grosso (mais do que 30.000 por exemplo) o carro terá uma tendencia muito forte de passar reto na entrada de curva quendo tiramos o dedo do acelerador. Em pistas ou circuitos pequenos com muitas curvas de 180° isso é algo muito ruim de se ter num carro. O carro fica lento. "Lento no miolo" como o pessoal fala nas competições por ai.
Porém por outro lado, um diff dianteiro com óleo mais grosso, faz com que o carro "alinhe" mais facil nas saidas de curva, quando começamos a acelerar novamente. Isso acontece porque a roda dianteira externa da curva, que é a roda que vai ter mais tração numa curva, vai receber uma carga maior de potencia saindo do diff dianteiro. A viscosidade ideal do óleo de um RC vai depender de várias coisas, dentre elas o quanto a pista tem de grip. Diffs dianteiros muito pesado (óleo 30.000 ex) numa pista solta por exemplo, não funciona. Carro não vai entrar na curva e ficara lento no miolo. Diff muito leve (óleo 5.000 ex) numa pista com grip (asfalto por exemplo) tb não funciona, pois vai tender a entrar demais na curva. Minha Slash tá montada com 15.000 no dianteiro. Ontem andei com ela na grama e acredito que seja possivel baixar um pouco esse óleo. P´roxima vez, quero montar ela com 10.000 no dianteiro.


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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 4:51 pm 
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Diff traseiro:
no diff traseiro a coisa acontece mais ou menos igual. Quanto mais fino o óleo, mais o carro entra na curva. Óleo fino possibilita que a diferenca de rotação entre uma roda e outra do carro no mesmo eixo, tenha rotações diferente facilmente. O carro contorna a curva mais facilmente do que um carro com óleo mais grosso no diff traseiro. Na Slash 4x4, óleo grosso para diff traseiro significa algo entre 5 e 10.000 e óleo fino algo entre 1 e 5.000. So for muito fino, o carro tende a jogar a traseira no momento que viramos a direção para entrar na curva. O carro vira tão rápido que fica muito dificil segurar. Tão rápido que fica muito fácil de errar a curva e perder tempo em vez de ganhar. Tem que ter muito dedo para segurar. Por outro lado, óleo mais grosso faz com que o carro entre mais equilibrado na curva. A traseira rodará mais lentamente e por isso será mais fácil de acertar a curva. Frear, soltar o freio, virar e acelerar será feito mais facilmente.
Ontem meu carro estava montado com 5.000 e achei bem Ok o carro. Tava fácil de entrar e sair nas curvas. Tava bom principalmente nas curvas que tinha que percorrer acelerando com meio dedo.Talvez um teste bom para fazer na próxima vez seria baixar o dianteiro para 10.000 e o traseiro para uns 4.000 e ver o que acontece. Quase certo que o carro ficará um pouco mais nervoso. Preciso ver se vou conseguir segurar o carro.


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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 5:02 pm 
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MensagemEnviado: Ter Out 09, 2012 5:11 pm 
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Diff Central:
O diff central acredito eu, tem basicamente a função de acalmar o carro. Naqueles momentos que exageramos no dedo e o carro tende a levantar a frente do chão, ou ainda nos momentos que acelaremos em saidas de curva o carro tende a escapar de traseira o diff central ajuda a corrigir isso. Indo para o extremo, um diff central sem óleo, ou com óleo muito baixo (1.000 por exemplo) tende a ter um comportamento de um carro tração dianteira. Ao acelerarmos o carro tanto na reta quanto nas curvas, a frente tenderia a levantar, e quando isso acontecesse, toda a potencia que deveria ser jogada metade para o eixo da frente e matade para o eixo traseiro seria transferida apenas para o eixo dianteiro, piorando ainda mais a situação, e reduzindo ainda mais a aderencia do carro no chão. Indo para o outro lado, um óleo muito grosso, tornaria o carro praticamente um carro sem diff central. Praticamente blocado, e o investimento num diff desses seria perdido. Então temos: óleo grosso (na Slash óleo maior que 100.000) carro tende a se tornar um carro 4x4 normal sem diff central. Um carro que roda em saida de curva, porém um carro extremamente rápido em aceleração. Um 4x4 com diff central blocado ou com óleo grosso, tb é um carro que tende a espalhar um pouco de frente nas entradas de curvas em pistas com pouco grip. Já um 4x4 com diff central com óleo mais fino (na Slash algo entre 30.000 e 100.000) é um carro bem mais na mão,mais fácil de sair de curvas, porém é um carro mais lento nas acelerações. Negócio é achar o equilibrio de cada um. O diff centrar da Traxxas vem montado com óleo 100.000. É um bom inicio. Um pouco grosso, mas um bom ponto de inicio para começar a trabalhar o óleo. Na minha opinião o óleo ideal é algo entre 50 e 100.000.
Ontem na minha andada na grama, estava montado com 100.000 no central e achei um pouco grosso demais. Na tal curva de alta, não estava conseguindo fazer com o dedo em baixo. Carro tendia a perder um pouco a traseira e se acelerace um pouquinho além da conta perdia a traseira do carro. Muita tração no eixo de trás. Próxima vez, quero montar com óleo 50.000 e ver como vai ficar.


Os diffs são bastante importantes para ajustar o carro. Acredito que são os ajustes grossos para fazer logo de carro quando pegamos um carro novo. Depois é se concentrar nos "pelos dos ovos" fara fazer os ajustes finos e ganhar aqueles décimos de segundo em cada volta na pista.

É isso.
Bora montar os carros e levar eles lá no Pacaembu de segunda a noite para andar com o pesoal na grama.

Abraço
Cestari


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MensagemEnviado: Seg Jan 14, 2013 3:26 pm 
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Venho andando com minha Slash sempre que consigo tempo e tem alguns pontos que acho que são pontos fracos na minha.
1 - Os parafusos que fixam os amortecedores traseiros esquerdo e dianteiro direito na torre são muito fáceis de se soltarem. Já tentei algums opções para fixa-los a torre, mas não tem jeito. Tem que olhar de 2 em 2 baterias. Senão os amortecedores caem e perde os parafusos.

2 - Muito fácil de entrar pedrinhas entre o cardan central e o chassi. Quando isso acontece, o carro faz um barulho bem estranho e acaba riscanco todo o aluminio azul desse cardan. As pedinhas entram tanto pela frente, no espaço entre o cardan e o chassi, quanto por cima, no espaço que fica perto da coroa. Não tente ainda solucionar esse problema, mas já andei lendo sobre pessoas que colocam uma fita na entrada do cardan no chassi.

3 - Bastante folga na parte da frente. Tanta que é quase impossivel conseguir andar em linha reta com o carro quando ando com ele de ré. Principalmente na roda dianteira esquerda a folga é enorme.

Alguém já teve algum desses problemas com o carro ?


O carro é legal, mas não podemos nunca esquecer que se trata de um RTR, com várias peças de plástico. Talvez essa folga que comentei é por isso. Talvez trocando as peças mais desgastadas da frente isso melhore. Quem sabe....

Abraço

CC


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MensagemEnviado: Qui Jan 24, 2013 9:33 am 
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Muito rico em detalhes essa explicação sobre Diffs Cestaric. Obrigado.

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MensagemEnviado: Qui Jan 24, 2013 8:44 pm 
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Cestaric escreveu:
1 - Os parafusos que fixam os amortecedores traseiros esquerdo e dianteiro direito na torre são muito fáceis de se soltarem. Já tentei algums opções para fixa-los a torre, mas não tem jeito. Tem que olhar de 2 em 2 baterias. Senão os amortecedores caem e perde os parafusos.

Se a torre é a original, pode esquecer, isso acontece por desgaste do plástico. 2 soluções, uma colocar trava rosca, não recomendo, afinal as vezes vai querer tirar o amortecedor. Outra, use um parafuso maior que possa colocar porca do outro lado.

Cestaric escreveu:
2 - Muito fácil de entrar pedrinhas entre o cardan central e o chassi. Quando isso acontece, o carro faz um barulho bem estranho e acaba riscanco todo o aluminio azul desse cardan. As pedinhas entram tanto pela frente, no espaço entre o cardan e o chassi, quanto por cima, no espaço que fica perto da coroa. Não tente ainda solucionar esse problema, mas já andei lendo sobre pessoas que colocam uma fita na entrada do cardan no chassi.

O jeito mais simples, colocar um pedaço de espuma, ou silicone ou comprar a peça que a traxxas fez pra colocar ali.

Cestaric escreveu:
3 - Bastante folga na parte da frente. Tanta que é quase impossivel conseguir andar em linha reta com o carro quando ando com ele de ré. Principalmente na roda dianteira esquerda a folga é enorme.

Não tem solução, as peças de plástico vão se desgastando mesmo e vai ficar com jogo, mesmo se comprar de aluminio com o tempo vai aparecer o jogo. Se puder ir trocando beleza, mas haja dinheiro :)

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