Cada um tem um jeitinho de fazer... eu faço da seguinte maneira, primeiro afrouxa o motor e afasta o pinhão da coroa. Depois tira o parafuso de fixação do pinhão e remove o mesmo, coloca o outro, cuidado com o alinhamento no eixo (coisa simples!! Como ele desliza pelo eixo vc tem que tomar cuidado para que ele fique alinhado com a coroa e alem disso, tem um desbaste no eixo que é aonde deve pegar o parafuso de fixação, entendeu? Vendo é fácil), aperte o parafuso e pronto...
Coloque um pedacinho (uma tirinha) de papel A3 (não importa que papel é... mas a gramatura (espessura) do A3 (que normalmente se usa) serve. Coloca essa tirinha entre o pinhão e a coroa e aperte um contra o outro, depois aperte um pouco os parafusos do motor, faça a coroa gira para ela ir jogando o papel fora como se fosse uma cana em uma maquina de moer cana...
O macete é que ele saia com as "mordidas" bem definidas, mas não RASGUE!! Ele não pode rasgar, só sair MOÍDO.
Alem disso, depois que o papel sair, de uma girada e veja se tem algo prendendo... caso não, pode apertar os parafusos do motor (não esqueça de conferir os apertos de todos os parafusos que vc mexeu ok? Isso é muito importante) e boa sorte!!!
Sobre o cooler, Geralmente o cooler do motor é ligado no ESC e o cooler "adicional" no RECEIVER. Mas cada um tem um jeito, vc pode me dizer qual o modelo do seu ESC?