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MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 11:42 am 
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Olá pessoal,

Seguinte...
já pratico Drifit e atualemte estou querendo começar no Rally.
Porém não entendo muito e gostaria da opinão a respeito de qual auto seria bacana.
Deixo claro que, minha intenção no rally, a principio, é simplismente como uma distração, pois acho muiiiito bacana.
Preteno comprar um carro para correr em pistas de terra batida, pequenos saltos, enfim, apenas para "Brincar".

Pensei nesse carro:

http://www.lojamestre.com.br/lojas/aure ... +subaru+rs

Gostaria da opinião de voces, a respeito do carro citado e se indicam outro modelo em detrimento as minha inteções acima citadas.

Desde já agradeço!

Att.

Rafael Trevenzoli


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 8:37 am 
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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 8:51 am 
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O produto do link não está mais disponível, qual seria o modelo?


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 8:57 am 
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http://www.jahy.com.br/produto-1019-sub ... ew_edition

Obrigado.


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 9:47 am 
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Vi o produto, minha sugestão: Não compre no Brasil e muito menos compre um RTR. Se vc não sabe montar, vc não saberá consertar! E pra um RC de rally, reparos são fundamentais pois é um chassis mais baixo usado em um ambiente off-road, hostil.

Existem basicamente 2 tipos de RCs de rally. O (1) Buggy convertido a Sedan e o (2) Sedan on-road convertido a Rally (sedan off-road).

(1) Buggys Convertidos a Sedan:
São trocados principalmente os braços das suspenção, os amortecedores e o conjunto roda/pneu por um conjunto chamado de "rally block", que são pneus nas dimensões dos normais on-road (26mm largura e 66-68mm de diametro externo) porém com travas off-road.
Citação:
PROS
-São mais leves
-Boa Arrancada
-Saltam Bem


Citação:
CONTRAS:
-Tendencia a "understeer" (sair de frente na curva), pois possuem pouco peso na parte dianteira do chassis e muito atrás.
-Baixa velocidade final devido a curta relação de engrenagens
-Poucas opções de ajuste de raleção de engrenagens
-Fraco desempenho on-road


(2) Sedans convertidos a rally
Nasceram como on-road ou cross-over e receberam uma suspensão com mais curso e o mesmo conjunto de rodas/pneus "rally-block".
Citação:
PROS
-Boa velocidade final devido a relações de engranagens mais longa (on-road)
-Mais opções de ajustes da relação de engrenagens
-Otimo desempenho on-road
-Bom desempenho off-road
-Melhor distribuição de peso

Citação:
CONTRAS:
-Não saltam muito bem pois tem uma distribuição de peso não optimizada para saltos.
-Necessitam mais cuidados quanto a manutenção


Eu sou viciado em Rally, acompanho o WRC e tenho hoje 3 chassis de rally, todos da Tamiya (DF-03ra, TB-01 e XV-01 PRO). Meu primeiro rally foi 1993, quando comprei o TA-02 Toyota Celica da Tamiya. Hoje em dia existem muito mais opções de rally que antigamente, por exemplo, existe toda a linha da Tamiya de Rally, todos na escala 1/10, além de alguns da Kyosho e HPI na escala 1/8.

Citação:
Um breve historico dos Rallys da Tamiya:
TA-02 - foi o primeiro Sedan Rally
TL-01
TB-01 - um dos melhores chassis de rally ja produzidos. Mais tarde esse chassis evoluiu para um excelente competidor on-road (TB-03 e os EVO)
M-03ra - versão rally dos chassis "M" da Tamiya
DF-03ra - Buggy de competição convertido a Sedan de Rally
TT-01 - Sedan de baixo custo com rodas de rally.
XV-01 - Chassis multi-uso, com motor dianteiro e trasmissão por correia. A ultima evolução dos chassis de rally


As outras marcas, os modelos mais notaveis são principalmente numa escala maior, os 1/8 da Kyosho DRX VE e os HPI WR8, ambos com otima reputação, mas são BEM mais caros e maiores.

Agora que vc conhece um pouco do Rally, eu te recomendo o chassis mais novo da Tamiya, o XV-01. Eu comprei o meu no RCmart e mandei entregar no Brasil, chegou em 8 dias e não foi tributado. Eu comprei a versão do PRO do chassis, pois ja vem com alguns opcionais incluidos alem da caixa ser menor e mais leve que a versão normal e menos visada pela Receita Federal, por não conter nem motor, nem ESC e nem bolha, e comprei o resto separado. Afinal de contas, a primeira coisa que eu faria seria trocar o motor latinha e o ESC por algo mais forte! Bolhas dificilmente são taxadas pela RF e podem ser compradas barato direto do Ebay ou até mesmo pelo RCMart.

Se vc se interessar, da uma olhada no topico oficial do XV-01:
viewtopic.php?f=16&t=31128

E não deixa de conferir o topico do Turtle, um americano do estadao do Colorado, que organiza todos os eventos de rally da região. Seus posts são muito interessantes pois ele leva todos os seus RCs de Rally ao extremo de suas capacidades além de dar varias dicas aos praticantes do hobby.

Turtle Modified XV-01
http://www.rccrawler.com/forum/rally/40 ... -01-a.html

Turtle Modified DF-03Ra
http://www.rccrawler.com/forum/rally/31 ... f03ra.html

Turtle Modified TB-01
http://www.rccrawler.com/forum/rally/35 ... -tb01.html


Qualquer pergunta, estamos a disposição para ajudar,
Abs


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 1:08 pm 
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Em que cidade você mora??


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 1:17 pm 
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Muito obrigado pelas dicas!!

Eu ja tinha olhado ess da Tamiya, o XV-01, mais estava na dúvida pois não tenho muito conhecimento de carros para Rally.

Moro em Belo Horizonte - Minas Gerais


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 3:14 pm 
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Onde vc ta pensando em andar com seu rally?

Pergunto isso pois só isso pode te dizer qual o melhor carrinho pra vc. Por exemplo, quando eu comprei o DF-03ra, pensava em andar com ele em qualquer terreno de terra, mas infelizmente aqui em SP não tem nenhum lugar seguro pra fazer, então acabei na maior parte do tempo, andando em terrenos cimentados de má qualidade, como o parque vila lobos e espaços de terra fora de são paulo. Naquele tempo resolvi comprar um TB-01 pois esse chassis nasceu de um carrinho a combustão puramente on-road, herdando sua durabilidade e perfomance on-road, mas com adaptaçoes de rally. Quando lançou o XV-01, não pensei duas vezes pois ja conhecia a reputação de seu predecessor, o TA-03F, de motor dianteiro e transmissão por correia e assim que consegui juntar o $$$ encomendei. Pra mim, esse é o melhor rally 1/10 ja lançado. A qualidade dele é impressionante!

De qualquer forma, se você estiver pensando em andar apenas em pistas OFF-ROAD com muitos pulos, daqueles absurdos que os bugueiros adoram, talvez esse chassis não seja o melhor pra vc. Talvez nenhum 1/10 o seja. Neste caso, um chassis 1/8 dos caros, como o Kyosho DRX Ve seria uma opção melhor. Mas se vc pensa em poder andar em qualquer lugar e ter boa perfomance em todos, mas sem querer dar piruetas e backflips com o carrinho, sem duvida, o XV-01 é a melhor opção. Mesmo pq, logo sai a nova versão desse chassis, o XV-01TC (Touring Car), que deve abrir uma nova seleção de hop-ups voltados para drift e on-road, como barras estabilizadoras, direct couplings, entre outras acessorios mais. Ou seja, com poucas modificações, voce passa de um otimo rally, para um bom on-road, quase no mesmo nivel que o TA-06, que é um chassis puramente on-road da tamiya, de alto nivel, o qual compartilha com XV-01 muitas das suas partes e acessorios.


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 6:02 pm 
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O principal é escolher o terreno em que irá utilizar, dai definir que tipo de chassi vai aguentar esse terreno

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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 6:23 pm 
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meu pensamento é de correr em terrenos de terra batida... não pretendo ficar dando piruetas, quer por exemplo, ir para uma roça, montar uma pista em um local de terra batida com alguns pontos para pequenos saltos, um Rally mesmo...
Acredito que o XV-01 irá me atender muito bem!

porém vou precisar tb da ajuda de vocês quanto aos ajustes que este deve receber, peças que devem ser compradas, etc.

Grato!


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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 7:29 pm 
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se é só pra terra batida então esse chassi vai te servir

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MensagemEnviado: Qui Dez 13, 2012 7:37 pm 
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Pode ficar tranquilo, pois do mesmo jeito que eu voce te ajudar com o que eu sei, tbm vou aprender com vc o que vc descobrir!

Se vc decidiu pelo XV-01 (Rally), a primeira coisa que vc tem que fazer é escolher qual vc quer. A tamiya antes de lançar os modelos on-road (XV-01TC) e o truck (XV-01T), lançou o XV-01 como Rally em duas versões: A normal que vem com a bolha do Subaru Impreza WRX Hatch (Group-N), pilotado pelo Toshi Arai no Rally Japones (que eu particularmente acho bem feinha), motor latinha e esc padrão. A versão "PRO", que vem sem bolha, sem motor nem ESC, mas inclui os amortecedores TRF, os braços ajustaveis de suspensão em aluminio. Fora isso são iguais. A diferença de preço é pequena, o normal custa $199 contra $246 do PRO. Mas a caixa do PRO por não conter motor, nem ESC e nem bolha é menor e mais leve. Na verdade me supreendeu quando chegou pela leveza. Isso com certeza ajudou o kit a passar batido pela Receita!

http://www.rcmart.com/tamiya-xv01-chass ... h=420_1167
http://www.rcmart.com/tamiya-xv01-subar ... h=420_1167

Se você escolheu o PRO, então agora é hora de escolher a sua bolha, caso ja não tenha uma da Tamiya por ai, com as medidas padrões: (190mm de largura e 257mm de entre-eixos ou wheelbase). Tanto a RcMart, quanto o ebay tem bastante opções de bolhas tamiya de rally, como o Celica 1990, o Lancia Delta Integrale 1991, Subaru Impreza WRC 2007, Mitsubishi Lancer EVO, etc. As mais raras como a do Impreza WRC 2001, o Lancer EVO IV e o V, e o Ford Escort Cosworth WRC, só no Ebay mesmo!

Proximo passo é escolher o motor/esc. Eu queria um motor de potencia razovel (entre 2300kv a 3000kv), nada que me faria gastar milhões em peças de reposição, mas algo mais forte que um motor latinha, de preferencia brushless, pela sua economia e eficiencia energética, porém não queria gastar $150 nisso. Comprei um combo da HobbyKing, o X-Car 45A, 3000kv e ja vem com o cartão de programação. Usei ele no meu TB-01 durante um tempo e apesar desse combo não ser muito forte, ele não esquenta nada e é muito barato. $65 dolares mais frete no site da HobbyKing! Outras opções seriam os combos mais caros de 17.5T da Tekin, Novak, Xerun, etc que são padrão competição. Penso em comprar um desses para quando o pessoal que organiza as competições, resolvam nos incluir nos seus planos. Esse chassis aguenta motores de até 5700kv sem problema. O Turtle do site que eu te passei, usa esse motor, da Castle Creations e leva o carrinho até o limite.

Escolhido o combo vc terá também que comprar um cabo de sensor brushless, de 300mm, pois o ESC, de acordo com o manual, deve ser posicionado num compartimento especial, lacrado contra sujeira, bem atrás do chassis, contribuindo para uma melhor distribuição de peso. Fiz as contas no meu e encontrei o centro de gravidade como estando a 60/40 (60% do peso na frente e 40% atrás). Os cabos que vem com a maioria dos combos brushless variam entre 100mm a 200mm de comprimento e ficam um pouco curtos.

Com isso, o carrinho ja ta pronto e voando. Se vc quiser melhorar um pouco mais, logo de cara o que eu recomendo trocar são os suportes dos braços da suspensão. Esse carrinho utiliza o mais ou menos o mesmo sistema do TA-06, onde os braços são presos no chassis através de dois suportes individuais, de plastico. Ja vi pessoas reclamarem que esses suportes não aguentam os excessos do rally. Logo a tamiya em resposta, lançou esses suportes em aluminio.

Outra coisa interessante trocar é o oleo de silicone que vai dentro do diferencial dianteiro. Com o kit, vem um tubinho de oleo de silicone da Tamiya, o Damper Oil Hard, de viscosidade #900. De acordo com o manual ele vai tanto dentro dos diferenciais quanto dos amortecedores. Provavelmente a Tamiya optou por incluir apenas esse para reduzir o peso da caixa e os custos, padronizando o oleo de silicone. Mas, como qualquer carrinho que tem diferenciais lubrificados a oleo de silicone, vc pode ajusta-los e até mesmo bloquea-los utilizando oleos mais viscosos. Andei lendo nos forums da RcTech, o topico do Ta-06 on-road e do Team Associated SC10 4x4 off-road, que o pessoal normalmente coloca um oleo bem viscoso na frente e um mais fino atrás:

Na frente vai desde viscosidade #10.000 (10k) até #100.000 (100k) e atrás pode deixar padrão, entre #900 a #1000.
Esse ajuste eu ainda não testei, pois quero primeiro testar o carrinho com os ajustes padrões e entender como ele funciona, e em seguida mexer no diferencial e na suspensão.


abs


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MensagemEnviado: Seg Dez 17, 2012 8:35 am 
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se puder posta um vídeo, do auto, achei muito interessante e bonito!!!

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HANGAR: BASIC | CESSNA 182| TUCANO T27| EXTRA 300S SHOCK FLYER HELI: TURNIGY FBL 100 3D


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MensagemEnviado: Seg Dez 17, 2012 8:37 am 
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MensagemEnviado: Ter Dez 25, 2012 10:06 pm 
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eu jaá pularia pra quele 1/9 da kyosho ou o 1/8 da hpi sem dúvida!só se vc prefirir esses menor escala...1/10-1/14-1/16... dai vc ve um losi....traxxas ...kyosho ou hpi


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