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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 10:52 am 
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Salve, salve! Como vão os colegas modelistas?

Pois bem... já estou no modelismo desde dez/2012, e iniciei como muitos, com um off pequeno (monster truck himoto mastadon 1/18). Após um tempo, comprei um HSP Flying Fish 1/10 usado prá começar a drifar, mas sempre tive aquela inclinação à terra, tanto que meu 3º modelo é um Turnigy SCT 2WD.

Aconteceu que o pequeno Mastadon faleceu antes do seu tempo (entrou terra e umidade no combinho ESC/SERVO/RX), e faltou $$ e vontade prá comprar a peça e trocar. Então idealizei algo interessante, que comecei a fazer há 2 dias: transformar o Flying Fish (peixe voador) em um Dirt Fish (peixe da terra). E para tanto, vou aproveitar algumas coisinhas que já tenho.

1º - Os pneus do Mastadon são de um padrão bem agressivo para o tamanho do MT, mas na escala 1/10 seriam um pneu para "cascalho" ou terra solta. Levando isso em conta, peguei um jogo de rodas e pneus originais do HSP (um jogo radial slik beeeem surrado), e medi para ver se servia. E não é que deu certo? Com isso em mente, botei o jogo do Mastadon prá ferver... literalmente! Para soltar um pouco a cola, fervi os pneus em água por uns minutos. Fui obrigado a isso, já que o adaptador das rodas do Mastadon é de um tipo mto louco, só serve prá ele.
2º - Pronto, pneus soltos. As espumas e os pneus serviram perfeitamente nas rodas do HSP, até um pouco justas demais. Mas por via das dúvidas, cola neles. Ontem mesmo terminei de montar os pneus, e já coloquei no carro prá ver como ficava o visual. por ser um perfil muito baixo nos pneus do Mastadon, o diâmetro de cada roda ficou apenas uns 3 ou 4 milímetros maior do que como era antes, o que me levou a pensar em um outro detalhe: como um auto Rally vai encarar terrenos não muito planos e amistosos com tão pouca distância do chão?

Hoje à noite vou tentar uma coisa, mas não sei se vai dar certo: vou sacrificar um pouco o outro modelo que tenho, o SCT 2WD e tomar emprestados os amortecedores dele. Por ser um SCT, os braços são bem mais longos, assim como os amortecedores. Mas os originais do HSP já estão até o talo de preload, não tem mais comprimento prá tirar dali. E uma adaptação dos braços de suspa do SCT é inviável, tenho um jogo extra dos dianteiros e outro dos traseiros do SCT, e já medi prá saber isso. Além do que, ia ficar horrível ver aqueles braços enormes saindo da bolha, ia virar um SCT feio, ou um buggy mais feio ainda. resta a esperança de que, com as roscas no mínimo, o amortecedor do Turnigy não fique comprido demais pro HSP.

De antemão, peço desculpas por não ter tirado fotos, mas como o tempo que tenho é cronometrado, não posso me dar ao luxo de tirar fotos, upar e postar. Mas quando o trabalho estiver terminado, garanto que vão rolar umas fotinhos do meu mais novo Frankenstein.
Por enquanto, fotos googladas dos modelos "doadores":

Himoto Mastadon:
Imagem

Turnigy SCT 2WD:
Imagem

HSP Flying Fish:
Imagem

Ah, aceito sugestões de como fazer tudo encaixar perfeitamente, mas já aviso: o orçamento é ZERO, ou seja, vou ter que fazer o que puder com o que já tenho. Ou desistir e usar os pneus prá dar uns rolezinhos de grip... hehehe

Aguardem updates...

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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 1:25 pm 
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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 1:29 pm 
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Bushido ! Show de bola rapaz boa sorte ! rsrs

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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 2:35 pm 
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CAra ...

Que roda linda a do Mastadon !!!

Qeria uma roda dessa na minha summit ... heheheh


Abços e boa sorte !

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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 3:58 pm 
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Pantcholino escreveu:
CAra ...

Que roda linda a do Mastadon !!!

Qeria uma roda dessa na minha summit ... heheheh


Abços e boa sorte !



Nem me fale, Pancho... eu tava louco prá usar a mesma roda, mas ela não usa sextavado... é simplesmente um pino chanfrado, onde se parafusa a porca direto...

Até pensei em fazer de Durepox, mas ia ficar pesado e não ia ficar tão firme... sem falar que eu ia precisar arrumar outros 4 hex... e a roda ia ficar bem prá fora da bolha...

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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 4:04 pm 
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Não dá pra fazer sextavado de aluminio ?

compra uma barra sextavada de aluminio corta e faz o furo kkkk

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MensagemEnviado: Sex Mar 28, 2014 4:46 pm 
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Bushido escreveu:
Pantcholino escreveu:
CAra ...

Que roda linda a do Mastadon !!!

Qeria uma roda dessa na minha summit ... heheheh


Abços e boa sorte !



Nem me fale, Pancho... eu tava louco prá usar a mesma roda, mas ela não usa sextavado... é simplesmente um pino chanfrado, onde se parafusa a porca direto...

Até pensei em fazer de Durepox, mas ia ficar pesado e não ia ficar tão firme... sem falar que eu ia precisar arrumar outros 4 hex... e a roda ia ficar bem prá fora da bolha...



Pois é

Pirei no desenho ..... MAs vi isso na hora que vi a foto !
hehehe

Paciencia ... Nem queria mesmo :( .....kkkkk

Abços

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MensagemEnviado: Sáb Mar 29, 2014 8:21 am 
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Amigos... temos um problema... hehehe

Doido de vontade de trabalhar mais no carro, cheguei em casa ontem e fui direto prá bancada. Primeira coisa a fazer, tirar os amortecedores, um do HSP e outro do SCT prá testar. E aí notei uma coisa: quando tirei o primeiro amortecedor do HSP, notei que o braço da suspa não desceu nem um centímetro a mais. Olhando mais de perto, notei que o próprio chassi limita o movimento do braço, o que pode me dar duas dores de cabeça: a primeira é cortar o chassi, de forma que fique bem feito; a segunda é, se eu cortar o chassi, perco a limitação que tanto me ajuda no drift. Ou seja, surgiu um dilema, já que não quero que essa cirurgia seja definitiva, e sim que eu possa, só trocando os pneus pelos de drift e os amortecedores, voltar para o asfalto e "go sideways"...

Mas não parou por aí... Tentei tirar todo o conjunto do diff e da suspa prá ver o que teria que ser mexido no chassi, e vi que a própria caixa do diff limita também o movimento do braço! Aí o líquido seminal tomou um ar de seriedade, e eu vi que as alterações que eu idealizei são muito mais complicadas do que julgava a minha vã filosofia. Mas ainda não perdi as esperanças!

Amanhã vou pôr a cachola prá funcionar, prá achar um meio de levantar todo o conjunto diff/suspa, e ver se consigo de alguma forma eliminar a limitação que o chassi e a caixa do diff impõe no movimento do braço. Posso, inclusive, tentar usar o diff do Mastadon apesar do tamanho, pois as marcas são compatíveis (HSP, Himoto, Exceed... tudo a mesma coisa...).

Quando tiver novidades e fotos, vocês serão os segundos a saber (já que a minha mulher tb tá louca prá ver aquilo terminado, mas não pela emoção... e sim pela zoeira que eu faço cada vez... AUEhUAHEuaHEuAHuehA)

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MensagemEnviado: Seg Mar 31, 2014 8:07 am 
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Meus caros... boas e más notícias...

Finalizei uma das partes do projeto. E aí é que vêm as más notícias: A minha intenção de usar os amortecedores do SCT morreram antes de nascer. Lembram que eu tinha retirado um de cada carro prá comparar? Pois é. Comparei, e vi que não tem jeito, os amortecedores do SCT são uns 15 mm maiores do que os do FF. Ou seja, o lifting da suspa do FF ficou por conta dos amortecedores originais com preloads.

Os limitadores do chassi? Serra neles! Tirei fora e dei um acabamento com lixa d'água msmo, até que ficou legal, e ganhei uns bons 5 mm, e isso é a notícia boa: Os 5 mm, mais a diferença de perfil dos pneus já vão permitir que o carro passe por cascalho fino, ou mesmo terra solta, mas nada além disso. Os braços da susp tinham uns parafusos daqueles sem cabeça, que se usa uma chave allen beeeeeem pequena prá tirar, e pegavam exatamente nos limitadores que eu mencionei. Tirei eles e tirei os limitadores, e isso deu uma mãozinha. O que poderia ser feito além disso é gastar umas dilmas e umas horas de pesquisa prá localizar uns braços de suspa específicos prá off, mas fabricados pelas empresas genéricas que usam esse chassi. Pensei até em suspa de buggy, mas não é fácil.

Outro problema são as molas dos amortecedores. Como são voltadas prá on e não off, e além disso são progressivas, ficam duras demais prá tentar fazer um off decente... mais uma vez, esbarrei no problema financeiro, pois a minha intenção era fazer tudo sem gastar.

Mais tarde posto umas fotos que tirei prá mostrar como ficou até agora.

EDIT: Acabei de me dar conta de uma coisa. O perfil dos pneus pode ser um fator determinante na altura da susp, como todos sabem. O que acontece é que o Mastadon, por ser escala 1/18, tem pneus com perfil nessa escala, ou seja, um perfil baixo para um 1/10. O que penso que pode funcionar é comprar pneus e amortecedores de buggy 1/10, e só trocar esses itens. Isso pode deixar a susp mais macia e mais alta, mas não sei 100% se vai funcionar. Vamos ver quanto me custa essa brincadeira... hehehe

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MensagemEnviado: Seg Mar 31, 2014 9:55 pm 
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Ano retrasado eu fiz um Flying Fish pra Rally com combo Ezrun 4000kv e esc de 60A, 2s, pneus mistos de on-road, bolha de Subaru Impreza WRX, limitadores de curso serrados como o seu e bastante pre-load nas molas. Ele era muito bom e divertido de andar, mas entrou terra no pinhão e quebrei um dogbone nos saltos, dai acabei vendendo.


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MensagemEnviado: Ter Abr 01, 2014 7:51 am 
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Felipenotdead escreveu:
Ano retrasado eu fiz um Flying Fish pra Rally com combo Ezrun 4000kv e esc de 60A, 2s, pneus mistos de on-road, bolha de Subaru Impreza WRX, limitadores de curso serrados como o seu e bastante pre-load nas molas. Ele era muito bom e divertido de andar, mas entrou terra no pinhão e quebrei um dogbone nos saltos, dai acabei vendendo.


Prá proteger o pinhão/coroa, eu uso aquela proteção de plástico (Spur Gear Cover), que deve prevenir que terra e pedras entrem no meio das engrenagens. E vou ter que conseguir os pre-loads, pois não tenho o suficiente...

Sobre quebrar os dogbones, já que vou ter que comprar uma ou outra coisinha, não custa nada pegar uns 4 sobresalente... até pq vou ter que ajustar melhor os "copinhos" nos hubs, pois já não tem mais folga... tirou férias... :lol:

Mas é bom saber que o carro é divertido... o meu combo é fortinho (esc 100A e um Bullistorm brushless 8.5T), vamos ver como se comporta na terra...

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MensagemEnviado: Qua Abr 02, 2014 6:45 pm 
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coloca umas fotos

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MensagemEnviado: Qui Abr 03, 2014 8:04 am 
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Assim que der, eu coloco. Já tenho elas, mas ando sem tempo de usar o note, só entro no PC da empresa. Preciso tirar mais fotos, prá mostrar como ficou só tirando o limitador do chassi, e com os pneus do Mastadon. Aliás, tô esperando uma resposta do Nattis, que vende peças pro HSP, prá ver se ele tem uns amortecedores um pouco maiores, ou mesmo pre-loads prá colocar nos meus, e umas molas mais macias (pois as onroad são beeeem firmes)...

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MensagemEnviado: Seg Abr 07, 2014 8:09 am 
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Bom, o Nattis ainda não me respondeu, mas já consegui testar algumas coisas...

O carro anda bem, mas testei apenas em piso de garagem com "cimento queimado". Como uso os diffs travados prá drift, ele não fez as curvas como eu esperava, ou seja, sempre que viro, ele escapa. Mas na terra isso não deve ser problema. O que posso fazer é desbloquear os diffs e colocar graxa prá limitar a sua ação. Isso deve me dar apenas movimento suficiente para permitir o drift, e ainda manter uma dirigibilidade no momento de fazer rally.

Ainda não tenho fotos, mas estou documentando como posso. Assim que puder, posto o progresso.

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MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2014 9:31 pm 
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Dirt Fish é nome registrado.
https://www.dirtfish.com/

e se encaixa muito bem com a sua ideia!!!


Boa sorte com o projeto.

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